close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geografia Física

Geografia Física é uma subárea relacionada com o estudo da Terra e seus fenômenos, seja na superfície terrestre, seja no seu interior, ou sua relação com a atmosfera.

A Terra e suas manifestações naturais são estudadas pela Geografia Física.
A Terra e suas manifestações naturais são estudadas pela Geografia Física.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Geografia Física é a área dos estudos geográficos relacionada com as manifestações terrestres naturais, envolvendo os processos superficiais e os elementos do interior do planeta que possuem direta relação com as formas e as alterações do relevo.

Tópicos deste artigo

O que a Geografia Física estuda?

A Geografia Física aborda temas que se aglutinam, geralmente, em torno de quatro temas: a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera. Para isso, mantém diretas relações com inúmeras outras áreas do conhecimento, como a Geologia e a Biologia.

Quando falamos em litosfera, referimo-nos à porção rochosa do planeta. É claro que a sua compreensão também deverá estar relacionada com as demais camadas internas da Terra, pois sabemos que elas interferem direta e indiretamente nas transformações das formas de relevo.

Já os estudos da atmosfera englobam temas referentes não tão somente aos elementos presentes no ar e à sua movimentação, mas a todos os processos que acontecem acima da superfície terrestre, como as transformações dos climas e do tempo e as demais ocorrências.

A hidrosfera, por sua vez, envolve, nos estudos nela realizados, questões referentes ao comportamento das formas e cursos d'água da superfície terrestre, envolvendo tanto os rios e lagos quanto os mares e oceanos. As bacias hidrográficas também constituem um importante tema nesse campo.

Por fim, os assuntos relacionados com o estudo da biosfera, em uma ampla intersecção com a Biologia, abordam questões pertinentes às três temáticas acima estabelecidas, além das relações dessas com os seres vivos. Portanto, a sua compreensão demanda um melhor entendimento de todos os elementos terrestres, sejam eles bióticos, sejam abióticos.

Nesse ínterim, é importante destacar que a Terra é, acima de tudo, um sistema dinâmico. Sua composição e sua dinâmica não se limitam a essas separações temáticas, que foram inventadas pelo homem apenas para estabelecer uma compreensão didática sobre as questões naturais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ramos da Geografia Física

São diversos os ramos que compreendem a Geografia Física, envolvendo diversas abordagens voltadas ao estudo da dinâmica da Terra, no que tange à sua superfície, bem como ao seu interior.

Os principais ramos são:

  1. Climatologia

Ramo da Geografia Física que estuda os fenômenos da atmosfera e as relações com a superfície terrestre. O clima é o principal objeto de estudo da Climatologia.

São exemplos de temas estudados nessa área:

Fenômenos como furacões são estudados pela Climatologia.
Fenômenos como furacões são estudados pela Climatologia.

  1. Geomorfologia

É o ramo da Geografia Física que estuda as formas da superfície terrestre (relevo) abrangendo a sua formação geológica e toda a dinâmica estrutural.

São exemplos de temas estudados nessa área:

As superfícies terrestres e suas diversas formas são estudadas pela Geomorfologia.
As superfícies terrestres e suas diversas formas são estudadas pela Geomorfologia.

  1. Hidrologia

É o ramo da Geografia Física que estuda a água na superfície terrestre e no subsolo, bem como os fatores que determinam sua ocorrência e distribuição.

São exemplos de temas estudados nessa área:

Os recursos hídricos e sua distribuição são estudados pelo ramo da Geografia conhecido como Hidrologia.
Os recursos hídricos e sua distribuição são estudados pelo ramo da Geografia conhecido como Hidrologia.

  1. Pedologia

É o ramo da Geografia Física que estuda os solos — sua formação, composição, classificação e mapeamento.

São exemplos de temas estudados nessa área:

O solo é estudado pelo ramo da Geografia Física chamado Pedologia.
O solo é estudado pelo ramo da Geografia Física chamado Pedologia.

  1. Glaciologia

É o ramo da Geografia Física que estuda a origem das geleiras, seus processos de formação e os fenômenos a elas associados.

São exemplos de temas estudados nessa área:

As geleiras e os fenômenos relacionados à água no seu estado sólido são estudados pela Glaciologia.
As geleiras e os fenômenos relacionados à água no seu estado sólido são estudados pela Glaciologia.

  1. Orografia

É o ramo da Geografia Física que estuda a descrição do relevo, bem como a descrição das montanhas.

São exemplos de temas estudados nessa área:

O estudo e descrição das montanhas é feito pelo ramo da Geografia Física chamado Orografia.
O estudo e descrição das montanhas é feito pelo ramo da Geografia Física chamado Orografia.

Geografia Física do Brasil

A Geografia Física do Brasil estuda no território brasileiro:

  • a litosfera, como seus aspectos geológicos, estruturais e formas de relevo;

  • as características da hidrosfera, de acordo com a distribuição dos recursos hídricos;

  • a atmosfera e os fenômenos atmosféricos que abrangem o país classificando seus climas, fenômenos meteorológicos, dentre outros;

  • e a biodiversidade, que se relaciona à biosfera, apresentando seus biomas, domínios morfoclimáticos e características da fauna e da flora brasileiras.

Resumidamente, o Brasil:

  • é um país tropical, localizado próximo à Linha do Equador, no continente americano, especificamente no subcontinente América do Sul;

  • é um país de dimensões continentais, o que justifica sua grande biodiversidade, seja na fauna, seja na flora;

  • é um país privilegiado em termos de disponibilidade de água, contando com várias bacias hidrográficas;

  • Apresenta climas diversificados em seu território, assim como diversos tipos de vegetação que variam conforme a localização geográfica.

A formação geológica do relevo brasileiro é antiga, apresenta em sua paisagem diferentes formas.

São exemplos de temas estudados nessa área:

Geografia Física no Enem

A Geografia Física é bastante recorrente nas provas do Enem — elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um órgão do Ministério da Educação.

A avaliação preza pela interdisciplinariedade, portanto as disciplinas dialogam umas com as outras. Os conteúdos relacionados com a Geografia Física encontram-se associados aos conteúdos de Ciência da Natureza e suas tecnologias.

De acordo com estudos realizados pelo Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), o Enem, em diversos anos, trouxe questões a respeito do clima, relevo e hidrografia. Muitas dessas questões dialogam com áreas da Biologia, Química e Matemática, bem como tratam da relação homem e natureza, fazendo um paralelo com a Geografia Humana, por exemplo, ao abordarem a questão da hidrografia associada à poluição dos recursos hídricos.

Atualmente, há uma grande tendência a questões associadas ao meio ambiente, ao uso e exploração dos recursos naturais e também às mudanças climáticas (efeito estufa e aquecimento global). Normalmente, essas questões vêm associadas a informações atuais, gráficos, climogramas, fazendo referência não só aos aspectos físicos da questão mas também à interferência humana nesses estudos.

São outros conteúdos:

  • distribuição de recursos minerais na litosfera, sendo esses associados à produção de energia;

  • biomas e sua conservação;

  • ciclo hidrológico;

  • unidades de conservação ambiental;

  • climas e fenômenos atmosféricos, como furacão e tornados, que atingem diversos países.

Exercícios resolvidos de Geografia Física

(Questão 1 - Enem) A atmosfera terrestre é composta pelos gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%, e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e óxido nitroso (N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos. Os gases traços, por serem constituídos por, pelo menos, três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da Revolução Industrial (século XIX), a concentração de gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem aumentado significativamente, o que resultou no aumento da temperatura em escala global. Mais recentemente, outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento. Considerando o texto, uma alternativa viável para combater o efeito estufa é

a) reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a substituição da produção primária pela industrialização refrigerada.

b) promover a queima da biomassa vegetal, responsável pelo aumento do efeito estufa devido à produção de CH4.

c) reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o potencial da vegetação em absorver o CO2 da atmosfera.

d) aumentar a concentração atmosférica de H2O, molécula capaz de absorver grande quantidade de calor.

e) remover moléculas orgânicas polares da atmosfera, diminuindo a capacidade delas de reter calor.

RESOLUÇÃO: alternativa C.

Uma alternativa viável ao combate do aumento do efeito estufa é reduzir o desmatamento, pois a vegetação possui capacidade de reter CO2 durante o processo de fotossíntese, sendo assim, o nível de concentração (responsável pelo efeito estufa) desse gás na atmosfera reduziria.

(Questão 2 - Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto. Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:

a) desenvolver processos de reutilização da água.

b) explorar leitos de água subterrânea.

c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.

d) captar águas pluviais.

e) importar água doce de outros estados.

Resolução: alternativa A.

Se o problema é a escassez de água, já se identifica que os recursos hídricos disponíveis não estão sendo suficientes para a demanda, devido não só ao aumento populacional mas também ao mau uso. Sendo assim, é necessário, então, que sejam desenvolvidos processos que reutilizem a água. O reaproveitamento é um bom caminho para evitar o esgotamento dos recursos hídricos.

(Questão 3 - Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:

a) reduzida área de solos agricultáveis.

b) ausência de reservas de águas subterrâneas.

c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.

d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.

e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

Resolução: alternativa E.

O Brasil é um país privilegiado em termos de recursos hídricos. Estamos localizados sob uma região de enormes aquíferos (águas subterrâneas) bem como possuímos uma extensa rede hidrográfica. A questão da água no país, portanto, não seria motivada pela falta de rios, bacias ou águas subterrâneas, mas sim devido ao elevado desperdício no consumo e à degradação, mau uso e exploração inadequada dos mananciais.

(Questão 4 - Enem) Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa faz-se sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas. CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (adaptado).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de

a) inversão térmica.

b) poluição atmosférica.

c) eutrofização da água.

d) contaminação dos solos.

e) desertificação de ecossistemas.

Resolução: alternativa E.

A desertificação corresponde ao processo em que o solo perde a fertilidade, acarretando também a perda de biodiversidade, especialmente em regiões de clima árido, semiárido e subúmido. Esse processo natural é agravado pela ação do homem.

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Geografia Física"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geografia-fisica.htm. Acesso em 18 de maio de 2022.

Lista de exercícios


Exercício 1

A Geografia Física é uma importante área do pensamento geográfico, pois carrega consigo o estudo e a análise de diversos aspectos do espaço da superfície terrestre. Assinale, a seguir, a alternativa que indica o tema que não é estudado pela Geografia Física.

a) Litosfera

b) Biosfera

c) Atmosfera

d) Hidrosfera

e) Magnetosfera

Exercício 2

Com alguma frequência se compara a crosta, superfície fraturada da Terra, com a casa quebrada de um ovo cozido. Cada porção inteira, na casca fraturada do ovo, seria uma placa. Mas essa analogia, como qualquer outra, tem limitações. As placas tectônicas, comparativamente, quase sempre são blocos maiores que as menores e mais numerosas porções da casca partida de um ovo cozido. Outra analogia que ajuda a compreender a estrutura da Terra é considerar a crosta, superfície sobre a qual vivemos, como a casca de uma maçã em relação à polpa, neste caso, as camadas inferiores”.

(CAPOZZOLI, U. Scientific American Brasil. Ed. 92, jan./2010.)

O movimento das placas tectônicas é um dos principais elementos de formação dos diferentes tipos de relevo da superfície terrestre. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a principal causa desse movimento e uma forma de relevo oriunda de tal processo.

a) Células de convecção interna e as cordilheiras

b) Fissuras do manto terrestre e as bacias sedimentares

c) Aquecimento interno do núcleo terrestre e as ilhas vulcânicas

d) Agentes erosivos e cadeias montanhosas

e) Vulcanismo e fossas oceânicas

Artigos Geografia Física


Dunas, exemplo de erosão eólica
Geografia

A ação das geleiras e dos ventos na formação do relevo

Confira aqui a ação das geleiras e dos ventos na formação do relevo!

O diamante é um mineral não metálico
Geografia

A classificação dos minerais

Confira aqui algumas características para a classificação dos minerais!

Lavatório feito de mármore
Geografia

A importância econômica das rochas

Clique aqui e saiba mais sobre a importância econômica das rochas.

Regiões polares são mais frias em razão das variações das latitudes e dos raios solares
Geografia

A relação entre a latitude e o clima

Entenda como se estabelece a relação entre a latitude e o clima e como isso interfere nas temperaturas de todo o planeta.

Rio de águas rápidas provoca um grande desgaste no relevo
Geografia

A relação entre hidrografia, clima e relevo

Confira aqui qual é a relação entre hidrografia, clima e relevo!

A floresta do Congo fornece umidade para a atmosfera
Geografia

A relação entre vegetação, clima e solo

Clique aqui e conheça qual é a relação entre vegetação, clima e solo!

A ação antrópica no meio ambiente apresenta impactos positivos e negativos.
Geografia

Ações antrópicas no meio ambiente

Conheça um pouco mais sobre a ação antrópica e seus efeitos no meio ambiente. O texto aborda como as ações humanas têm alterado o meio ambiente, quais são os impactos positivos e negativos...

A formação de montanhas, em muitos casos, resulta da atuação dos agentes endógenos de transformação do relevo
Geografia

Agentes endógenos de transformação do relevo

Confira quais são e como funcionam os agentes endógenos de transformação do relevo e entenda um pouco mais da dinâmica da superfície terrestre!

Muitas formas de relevo são modeladas pelos agentes exógenos de transformação do relevo
Geografia

Agentes exógenos do relevo

Saiba quais são os principais agentes exógenos do relevo e como eles atuam no processo de transformação dos solos e das rochas.

A neve é um agente formador do relevo
Geografia

Agentes formadores do relevo

O tectonismo, abalos sísmicos, chuvas e ventos são alguns dos agentes formadores do relevo.

Vista do Monte Ama Dablam, no vale Khumbu, no Parque Nacional Sagarmatha, no Nepal.
Geografia

Altitude

Entenda o que é altitude e como é feita sua medição. Saiba também de que maneira ela influencia na dinâmica do clima e como ela se relaciona com a latitude.

Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região
Geografia

Amplitude térmica

Você sabe o que significa amplitude térmica? Clique aqui e saiba mais sobre esse conceito que auxilia na análise climática.

Mapa de localização do Anel de Fogo do Pacífico
Geografia

Anel de Fogo do Pacífico

Compreenda as características do Anel de Fogo do Pacífico e sua participação nos maiores desastres geológicos da história.

Escoamento de material sedimentar arenoso e formação da arenização
Geografia

Arenização

Entenda o conceito de arenização dos solos, as causas e efeitos desse processo, bem como a diferença entre arenização e desertificação.

<p>O arquipélago grego inclui mais de 6000 ilhas espalhadas pelo Mar Egeu e o Mar Jônico.<sup>1</sup></p>
Geografia

Arquipélago

Clique aqui e entenda como se forma um arquipélago e as suas principais características.

O Grand Cânion (EUA) é um exemplo claro de relevo esculpido pela ação das águas
Geografia

As águas como modeladoras do relevo

O Grand Canyon (EUA) é um exemplo claro de como a água pode agir como modelador de relevo. Clique e entenda!

A Cordilheira dos Andes surgiu em decorrência de dobramentos
Geografia

As dobras e falhas na formação do relevo

Confira aqui como ocorre as dobras e as falhas na formação do relevo terrestre.

O assoreamento prejudica o escoamento das águas fluviais
Geografia

Assoreamento de rios

Entenda a definição de assoreamento, como ocorre esse processo e as suas principais consequências e formas de combate.

As rochas das bacias sedimentares organizam-se em camadas
Geografia

Bacias Sedimentares

Compreenda o que são as bacias sedimentares, como elas se formam e qual a importância delas para as atividades científicas e econômicas.

A biosfera reúne os elementos naturais do sistema terrestre
Geografia

Biosfera

Conheça a biosfera, o espaço da vida na Terra e a conjunção complementar entre as distintas “esferas” do nosso planeta!

Geografia

Camada de ozônio

Clique e veja o que é a camada de ozônio, como ela se forma e qual a sua principal função. Entenda o que está destruindo-a e como promover sua reintegração.

Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
Geografia

Camadas da atmosfera

Conheça mais sobre as camadas da atmosfera, que compreendem a disposição da atmosfera em níveis com características distintas. Essa divisão atmosférica é baseada na variação de temperatura....

As principais camadas da Terra são crosta, manto e núcleo
Geografia

Camadas da Terra

Saiba quais são as camadas da Terra, as descontinuidades existentes entre elas e suas composições predominantes.

Chuvas são a precipitação da água em seu estado líquido. Elas são causadas pela ascensão de correntes de ar quente e úmido na atmosfera.
Geografia

Chuvas

Clique para entender quais são as causas e os impactos das chuvas. Saiba como é feita a medição do volume de chuvas e como classificá-las conforme sua intensidade.

Geografia

Ciclo das Rochas

Compreenda, de forma simples e direta, como se estrutura o ciclo das rochas.

Ciclone são tempestades tropicais que se formam geralmente nos oceanos, em uma zona de baixa pressão atmosférica.
Geografia

Ciclone

Descubra o que são os ciclones e quais suas principais características. Saiba também o que é anticiclone e se no Brasil há ocorrência desse fenômeno atmosférico.

Geografia

Circulação Atmosférica

Entenda como funciona a circulação das massas de ar na atmosfera e quais são as suas consequências.

Rio São Francisco, exemplo de um curso de água perene
Geografia

Classificação dos Rios

Clique aqui e aprenda como ocorre a classificação dos rios!

No clima desértico, o desenvolvimento de espécies vegetais é reduzido, uma vez que a umidade é escassa
Geografia

Clima desértico

Saiba mais sobre o clima desértico, típico de locais com solo arenoso, baixa umidade e alta amplitude térmica diária.

O clima equatorial é responsável por manter uma vegetação densa e sempre verde
Geografia

Clima equatorial

Clique aqui e saiba mais sobre o clima equatorial, tipo climático que possui paisagens exuberantes com florestas e muitos rios.

A vegetação mediterrânea está adaptada aos verões quentes e secos e aos invernos frios
Geografia

Clima mediterrâneo

Clique aqui e saiba mais sobre o clima mediterrâneo, tipo climático propício à produção de uvas.

O clima polar é marcado pelas baixas temperaturas
Geografia

Clima polar

Clique aqui e conheça o clima polar e as características que marcam esse clima típico das áreas de altas latitudes.

Paisagem característica de regiões de clima semiárido.
Geografia

Clima semiárido

Clique aqui e conheça as principais características do clima semiárido no Brasil e no mundo. Entenda os problemas ambientais e socioeconômicos a ele associados.

A depender da região, o clima subtropical pode favorecer a formação de florestas, como as florestas decíduas temperadas.
Geografia

Clima subtropical

Leia nosso texto e conheça as principais características do clima subtropical. Conheça as suas particularidades no Brasil, e entenda como ocorre sua formação.

O clima temperado está presente entre os trópicos e os círculos polares e é caracterizado por precipitação bem distribuída durante o ano.
Geografia

Clima temperado

Leia sobre o clima temperado, conheça as principais características desse tipo climático e identifique os locais onde ele ocorre, além do modo como ocorre no Brasil.

Nas regiões de clima tropical, a paisagem sofre modificações no decorrer do ano
Geografia

Clima tropical

Saiba mais sobre o clima tropical, que apresenta paisagens variadas e duas estações do ano bem definidas.

O clima tropical de altitude é característico das regiões serranas e planaltos do sudeste brasileiro.
Geografia

Clima tropical de altitude

Clique aqui para ler nosso texto e compreender melhor a dinâmica de formação do clima tropical de altitude. Saiba onde ele ocorre no Brasil e suas características.

Os climas conforme os trópicos
Geografia

Climas no Mundo

Clique aqui e conheça as principais características dos climas no mundo!

O trajeto da corrente de Humboldt
Geografia

Corrente de Humboldt

Você já ouviu falar da corrente de Humboldt? Clique aqui para conhecê-la!

As correntes de convecção encontram-se no manto da Terra
Geografia

Correntes de Convecção da Terra

As correntes de convecção e sua importância para a dinâmica superficial da Terra.

As correntes marítimas são grandes porções de água que se deslocam de um ponto a outro no oceano.
Geografia

Correntes marítimas

Sabia que correntes marítimas podem condicionar o aparecimento de paisagens como os desertos? Clique e leia mais sobre a formação e atuação das correntes marítimas.

Geografia

Crátons

Veja o que são os crátons, como se formaram e qual a sua classificação. Entenda a importância deles na formação dos recursos minerais e energéticos do planeta Terra.

O Mar Cáspio, um tipo de depressão, está localizado entre o continente europeu e o continente asiático
Geografia

Depressões

Venha conhecer um pouco mais sobre a unidade de relevo conhecida como depressão. O conteúdo do texto a seguir contém informações sobre a definição dessa forma de relevo, processos que a...

O movimento das placas tectônicas, descobertas em meados do século XX, condicionou a forma atual dos continentes.
Geografia

Deriva continental

Clique aqui para ler nosso texto sobre a teoria da deriva continental e compreender como se deu a evolução do pensamento sobre a formação dos continentes.

A desertização deu origem ao deserto do Saara e a outras paisagens inóspitas da Terra
Geografia

Desertização

Entenda o que é desertização, como ocorre a formação dos desertos e a diferença entre esse processo e a desertificação.

Os deslizamentos de terra acontecem em qualquer lugar, mas são mais comuns em áreas de relevo íngreme.[1]
Geografia

Deslizamento de terra

Leia nosso texto e se informe a respeito dos deslizamentos de terra. Entenda quais são as suas causas e consequências. Conheça algumas possíveis formas de evitá-los.

Os deslizamentos de terra no Brasil são frequentes durante o verão, época em que há maior ocorrência de chuvas intensas. [1]
Geografia

Deslizamento de terra no Brasil

Entenda quais são as principais causas e consequências dos deslizamentos de terra no Brasil. Saiba quais medidas devemos tomar a fim de evitar esse tipo de problema.

O intemperismo e a erosão atuam na transformação do relevo e formam novas paisagens
Geografia

Diferença entre intemperismo e erosão

Descubra a diferença entre intemperismo e erosão, além de conhecer um pouco mais desses processos de desgaste e transformação do relevo.

Embora tempo e clima sejam comumente usados para designar o mesmo estado atmosférico, são conceitos diferentes.
Geografia

Diferença entre tempo e clima

Descubra quais são as diferenças entre tempo e clima, conceitos comumente empregados como sinônimos pela maioria das pessoas. Além disso, o texto a seguir irá apresentar a definição e a...

Cordilheira dos Andes, um exemplo de dobramento moderno
Geografia

Dobramentos modernos

Compreenda a formação dos dobramentos modernos e as principais características desse tipo de estrutura geológica.

O relevo submarino nas dorsais oceânicas costuma ser mais acidentado
Geografia

Dorsais oceânicas

Veja o que são as dorsais oceânicas, suas principais características morfológicas e como esse tipo de relevo submarino é formado.

Mapa dos impactos do El Niño no mundo.
Geografia

El Niño

Clique para ler sobre o El Niño, fenômeno responsável por transformações significativas no tempo do Brasil. Entenda como se forma, onde atua e suas consequências.

As cordilheiras são provocadas pelo movimento orogênese
Geografia

Epirogênese e orogênese

Clique aqui e confira as características dos movimentos de epirogênese e orogênese!

Representação de um equinócio
Geografia

Equinócio

Você sabe o que é um equinócio? Não? Clique aqui para aprender!

As eras geológicas representam subdivisões na escala de tempo geológico.
Geografia

Eras geológicas

Leia nosso texto e entenda melhor o que são as eras geológicas. Conheça também um pouco mais dos principais eventos que caracterizam cada uma delas.

Geografia

Erosão

Entenda o que é uma erosão e suas causas, bem como as consequências desse processo e como evitá-lo. Aprenda também quais são os tipos de erosão que existem.

Charles F. Richter, criador da escala Richter
Geografia

Escala Richter

Você sabe o que é e como funciona a Escala Richter? Clique aqui e descubra!

As principais camadas da Terra
Geografia

Estrutura Terrestre

Clique aqui e conheça as características dos componentes da estrutura terrestre!

Cordilheira do Himalaia, na Ásia, um exemplo de dobramento moderno
Geografia

Estruturas Geológicas da Terra

Conheça as três principais estruturas geológicas da Terra, suas características e a distribuição delas pelo espaço geográfico.

As faixas climáticas estão ligadas às latitudes
Geografia

Faixas Climáticas

Clique aqui e confira as características das faixas climáticas da Terra!

Falésias são escarpas íngremes formadas a partir da ação erosiva da água do mar, da chuva e dos ventos.
Geografia

Falésias

Você sabe o que é falésia? Clique e entenda o que são essas feições. Entenda como elas se formam e a sua importância. Saiba onde se localizam no Brasil e no mundo.

Imagem de um princípio de falha geológica em um corpo rochoso
Geografia

Falhas geológicas

Veja o conceito e os principais tipos de falhas geológicas, além de alguns exemplos no Brasil e no mundo.

A composição e formação dos solos obedece a uma combinação caótica de diferentes fatores
Geografia

Fatores de formação dos solos

Entenda o processo de formação dos solos e saiba quais são os principais fatores responsáveis pela sua constituição e composição natural.

Os climas possuem vários elementos determinados por inúmeros fatores
Geografia

Fatores e elementos climáticos

Entenda a diferença entre fatores e elementos climáticos e os seus principais tipos.

Existem várias condições que controlam a ação do intemperismo e permitem a diferenciação das paisagens
Geografia

Fatores que controlam o intemperismo

Conheça os vários fatores que controlam o intemperismo e entenda por que esse processo atua mais em algumas áreas do que em outras.

A energia interna do planeta apresenta-se em dinamismo pela manifestação dos fluxos geotérmicos
Geografia

Fluxo geotérmico

Entenda o que é o fluxo geotérmico e saiba como ocorre o processo de distribuição do calor interno da Terra.

Área com estágio avançado de erosão
Geografia

Formas de proteger o solo contra erosão

Confira aqui algumas formas de proteção do solo contra erosão!

Processo de formação da fossa oceânica
Geografia

Fossa Oceânica

Clique aqui e aprenda o que é e como é formada a fossa oceânica!

Vale do Rift, na África. Exemplo de relevo formado por uma fossa tectônica
Geografia

Fossas Tectônicas

Conheça o conceito de fossas tectônicas e confira alguns exemplos no Brasil e no mundo.

Furacão são tempestades tropicais que se formam sobre o oceano.
Geografia

Furacão

Aprenda mais sobre os furacões. Descubra como esse fenômeno forma-se, suas principais características e os furacões mais destrutivos da história.

A Geomorfologia é responsável por estudar a dinâmica do relevo terrestre
Geografia

Geomorfologia

Entenda o que é a Geomorfologia, conheça as suas utilidades e os seus níveis de abordagem científica.

A hidrosfera é a parte líquida da Terra
Geografia

Hidrosfera

Clique aqui e aprenda sobre a distribuição de água na hidrosfera!

A mineração é uma atividade econômica e industrial associada a diversos impactos ambientais, como a contaminação de recursos hídricos.
Geografia

Impactos ambientais causados pela mineração

Saiba quais são os impactos ambientais provocados pela mineração, especialmente de ferro e do ouro, e quais os impactos ambientais vividos no estado de Minas Gerais.

Regiões mais altas costumam apresentar temperaturas mais baixas
Geografia

Influência da altitude sobre o clima

Você sabe como descrever a relação entre altitude e o clima? Leia e aprenda!

Vista área de uma corrente marítima próxima ao litoral da Costa Rica
Geografia

Influência das correntes marítimas no clima

Entenda a influência das correntes marítimas no clima, fato que é responsável pela existência de florestas e desertos!

A atividade pesqueira é uma das mais atingidas pelo fenômeno El Niño
Geografia

Influência do El Niño no Brasil e na atividade pesqueira

Análise das principais consequências resultantes do El Niño para a pesca e para o Brasil.

Vista aproximada de uma grande rocha, com uma rachadura no meio, próxima a outras rochas menores.
Geografia

Intemperismo

Você sabe o que é intemperismo? Entenda como esse processo ocorre. Veja também quais fatores o influenciam e saiba a diferença entre intemperismo e erosão.

O La Niña ocorre quando os ventos alísios sopram com intensidade sobre o oceano Pacífico, deslocando a camada de água quente para o oeste.
Geografia

La Niña

Clique aqui e aprenda sobre o fenômeno La Niña. Saiba onde ele se forma, como ocorre e entenda quais são os seus principais impactos no Brasil e no mundo.

Área de Laguna
Geografia

Laguna

Você já ouviu falar de laguna? Não? Clique aqui e saiba mais!

Exemplo de solo resultante da laterização. Essas pequenas rochas são chamadas de lateritos
Geografia

Laterização dos solos

Entenda o que é a laterização dos solos, suas causas e consequências, bem como a utilidade econômica dos materiais lateríticos.

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.
Geografia

Linha do Equador

Entenda o que é a Linha do Equador e qual a sua importância. Descubra quais são os países que ela atravessa, e revise também o que são as latitudes e as longitudes.

A Linha Internacional de Data demarca o limite entre os dias, padronizando assim os calendários em todo o mundo.
Geografia

Linha Internacional da Data

Você sabe como funciona a Linha Internacional da Data? Clique aqui e saiba tudo sobre esse meridiano, incluindo a utilidade desse sistema e sua importância.

A litosfera compõe a camada mais externa da Terra
Geografia

Litosfera

Conheça as principais características da Litosfera, a camada química mais externa da Terra.

Localização do manto terrestre
Geografia

Manto Terrestre

Inteire-se sobre algumas das principais características da maior camada do nosso planeta: o manto terrestre.

Representação de tsunami – um efeito provocado pelo maremoto
Geografia

Maremoto

Saiba mais sobre o maremoto, que nada mais é do que terremotos ocorridos no assoalho oceânico e provocados pelos movimentos das placas tectônicas. O conteúdo do texto a seguir abordará não só...

A Lua é a principal responsável pela movimentação das águas de mares e oceanos na superfície terrestre
Geografia

Marés

O sobe e desce das marés têm relação direta com o nosso satélite natural. Entenda como a lua influencia o movimento das águas do nosso planeta.

As áreas costeiras sofrem os efeitos da maritimidade
Geografia

Maritimidade e Continentalidade

Os efeitos da influência da Maritimidade e continentalidade no clima.

As massas de ar possuem características próprias que podem alterar as condições temporais e influenciar diretamente no clima de uma região.
Geografia

Massas de ar

Clique aqui e aprenda sobre massas de ar. Entenda como esses grandes corpos atmosféricos se formam, sua caracterização e como eles atuam na composição do clima.

Geografia

Mata Ciliar e Mata de Galeria

Você sabe a diferença entre Mata Ciliar e Mata de Galeria? Clique aqui para descobrir!

Geografia

Monções

Saiba mais sobre as monções, fenômeno climático que caracteriza o clima do sul e sudeste da Ásia.

Geografia

Movimento de rotação

Descubra o que é o movimento de rotação realizado pela Terra. Veja suas principais características e quais são as suas consequências.

Geografia

Movimento de translação

Entenda os movimentos de translação e rotação da Terra e suas consequências para a vida no planeta. Conheça o solstício e o equinócio e como eles acontecem.

A Terra realiza vários movimentos
Geografia

Movimentos da Terra

Você sabia que o nosso planeta realiza, ao todo, catorze movimentos? Clique e descubra quais são os movimentos da Terra!

Continentes do mundo
Geografia

O significado de Península e Continente

Como se caracteriza uma península e um continente.

Mapa com as placas litosféricas do mundo
Geografia

Os movimentos das placas tectônicas

O deslocamento provoca colisões e afastamentos.

Prejuízos provocados por terremoto
Geografia

Os Terremotos e seus efeitos

Clique aqui e conheça quais são os possíveis efeitos dos terremotos!

Mapa representando as variações de temperatura do Pacífico. *
Geografia

Oscilação Decadal do Pacífico (ODP)

Saiba o que é e como funciona a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), além de se informar sobre as variações climáticas da Terra nos últimos anos.

Conhecer as partes de um rio é importante para analisar qualquer rede ou bacia hidrográfica
Geografia

Partes de um rio

Clicando aqui você entenderá o que é uma foz, embocadura, leito e afluente, isto é, as partes de um rio.

O solo é considerado um organismo vivo
Geografia

Pedogênese

Entenda como funciona a pedogênese e fique por dentro do processo de formação e transformação dos solos!

A Flórida, nos Estados Unidos, é um exemplo de península
Geografia

Península

Entenda o que é uma península, suas principais características e também quais são as principais penínsulas do planeta.

O Permafrost é formado por rochas, terra e gelo
Geografia

Permafrost

Descubra o que é o Permafrost e qual é a relação desse tipo de solo com o Aquecimento Global.

O mundo é dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores.
Geografia

Placas tectônicas

Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre as placas tectônicas, seus movimentos, zonas de divergência e convergência.

Chapada dos Guimarães, localizada no Mato Grosso, Planalto Central.
Geografia

Planaltos

Venha descobrir um pouco mais sobre a unidade de relevo denominada planalto. Ao longo do texto explicamos os processos erosivos que dão origem a esse relevo bastante encontrado em todo o mundo, sua...

Planície do Pampa, localizada no sul do Brasil
Geografia

Planícies

Aprenda mais sobre a unidade de relevo denominada planície. O texto abordará as classificações desse tipo de relevo baseadas na estrutura geológica da Terra, os processos que dão origem a essa...

Os furacões formados no Oceano Atlântico Norte geram um espiral no sentido anti-horário
Geografia

Por que os Estados Unidos são tão atingidos por furacões e tornados?

Entenda por que os Estados Unidos são atingidos todos os anos por tantos furacões e tornados, fenômenos que podem causar mortes e grande destruição.

O planeta Terra realiza inúmeros movimentos
Geografia

Precessão dos Equinócios

Conheça a precessão dos equinócios, um entre os mais variados movimentos que a Terra realiza.

A vegetação da Tundra é composta principalmente por musgos e líquens
Geografia

Principais biomas do mundo

Você sabe quais são os principais biomas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!

Principais placas tectônicas
Geografia

Principais Placas Tectônicas

Clique aqui e confira quais são as principais placas tectônicas!

Esquema ilustrativo sobre a formação da Terra
Geografia

Qual é a Idade da Terra?

Você sabe qual é a Idade da Terra? Leia e descubra!

O conjunto de diferentes feições topográficas encontradas na superfície terrestre recebe o nome de relevo.
Geografia

Relevo

Leia nosso texto sobre relevo e aprenda sobre a fisionomia da superfície terrestre. Entenda quais são os agentes modeladores do relevo e como ele se classifica.

Os oceanos abrigam uma variedade de relevos
Geografia

Relevo submarino

Clique aqui e conheça as características das várias formas de relevo submarino!

Geografia

Rio Ganges

Conheça as principais características do rio Ganges. Entenda o percurso do rio Ganges. Saiba quais países são banhados pelo Ganges.

Obsidiana, um exemplo clássico de rocha ígnea
Geografia

Rochas ígneas

Conheça as principais características das rochas ígneas, como elas se formam e quais seus os seus tipos e classificações.

As rochas metamórficas, como o gnaisse, a ardósia e o mármore, são muito utilizadas na construção civil
Geografia

Rochas metamórficas

Descubra como se formam e quais são as principais características das rochas metamórficas.

As rochas sedimentares possuem importantes funções econômicas
Geografia

Rochas sedimentares

Conheça as rochas sedimentares, suas classificações, suas propriedades, além de alguns exemplos e importâncias.

A salinização torna os solos improdutivos
Geografia

Salinização do solo

Entenda os fatores relacionados com a salinização do solo, um problema para a preservação das áreas agricultáveis na atualidade.

Imagem de satélite que mostra a dinâmica da atmosfera
Geografia

Sistema Atmosférico

Você sabe o que é um sistema atmosférico? Clique aqui e aprenda!

Os solos são meios naturais de vida
Geografia

Solo

Entenda o que é o solo, seus principais aspectos, os seus diferentes horizontes e algumas formas de classificá-lo.

Geografia

Solstício

Entenda como e quando ocorre o solstício. Saiba quais são as consequências desse fenômeno para a vida terrestre e a diferença entre solstícios e equinócios.

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados com o movimento aparente do Sol e a inclinação da Terra.
Geografia

Solstício e equinócio

Saiba o que são os fenômenos conhecidos como solstício e equinócio, qual a relação entre eles e a existência das estações do ano, bem como as datas em que ocorrerão.

O tempo geológico explica como alguns tipos de relevo levaram milhões de anos para serem formados
Geografia

Tempo histórico e tempo geológico

Entenda as diferenças entre tempo histórico e tempo geológico e adquira uma maior noção da amplitude dos eventos que marcaram a formação e evolução do nosso planeta!

Geografia

Terremotos

Entenda como ocorrem os terremotos e as consequências desse fenômeno natural. Veja também os principais terremotos que aconteceram no mundo.

A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação.
Geografia

Tipos de chuva

Aprenda mais sobre os tipos de chuva e como esta é classificada. Saiba também como os tipos de chuva são influenciados pelo seu local de formação.

O clima equatorial ocorre no Brasil, na região da Amazônia, e é quente e muito úmido
Geografia

Tipos de clima

Você sabe quais são os principais tipos de climas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!

As erosões, quando intensificadas, tornam-se problemas estruturais
Geografia

Tipos de erosão

Confira os principais tipos de erosão e compreenda melhor esse fenômeno de desgaste e transformação do relevo.

Uma jazida de minérios
Geografia

Tipos de Rochas

Clique aqui e conheça as características dos diferentes tipos de rochas.

Geografia

Tsunami

Você sabe o que é um tsunami e como se forma? Aprenda aqui sobre esse fenômeno. Saiba diferenciá-lo dos maremotos, e conheça os tsunamis mais destrutivos da história.

Ciclones
Geografia

Tufão e Furacão

Você já ouviu falar de tufão e furacão? Clique aqui e descubra o que são!

As chuvas são consequências da saturação da umidade atmosférica
Geografia

Umidade atmosférica

Clique aqui e aprenda o que é umidade atmosférica absoluta e relativa!

A saturação do ar acontece quando o ambiente está muito úmido
Geografia

Umidade atmosférica e umidade relativa do ar

Entenda o que é a umidade relativa do ar e qual é a sua especificidade em relação ao conceito geral de umidade atmosférica.

Higrômetro: aparelho utilizado para medir a umidade do ar
Geografia

Umidade do Ar

Clique aqui e aprenda o que é umidade do ar e qual sua importância!

Os ventos alísios, em convergência, interferem no clima da Amazônia e de outras áreas equatoriais
Geografia

Ventos alísios

Descubra o que são os ventos alísios e como ocorre o seu sistema de movimentação em direção às zonas de convergência.

A fantástica visão de uma erupção vulcânica.
Geografia

Vulcanismo

Clique aqui para entender em que consiste o fenômeno do vulcanismo!

Geografia

Vulcões

Aprenda mais sobre os vulcões. Descubra como essas estruturas formam-se, qual a sua relação com as placas tectônicas, seus principais tipos, e curiosidades.

Peixe típico das profundezas dos oceanos
Geografia

Zona Abissal

Você sabe o que é uma zona abissal? Aprenda em apenas um clique!

Mapa de Localização da Zona Morta do Golfo do México
Geografia

Zona Morta do Golfo do México

Conheça o estranho fenômeno da Zona Morta do Golfo do México e as suas consequências para a vida marinha e para a economia.

Cordilheira dos Andes: resultado das ações endógenas nas zonas de convergência da Terra
Geografia

Zonas Endógenas de Tensão

As zonas endógenas de tensão são os pontos da Terra que mais sofrem as consequências das ações do tectonismo.

Mapa-múndi com as faixas apresentando as zonas térmicas.
Geografia

Zonas térmicas da Terra

Clique aqui e entenda o que são as zonas térmicas do planeta Terra. Saiba os fatores que determinam seu estabelecimento e as características de cada uma delas.

PUBLICIDADE