O que é Biologia?

A Biologia é uma ciência fundamental que se dedica a compreender os mecanismos naturais relacionados à vida e às suas múltiplas manifestações.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Afinal, o que é Biologia? A Biologia é uma ciência dedicada ao estudo da vida em suas múltiplas manifestações. Cada área da Biologia é focada em processos e níveis de organização específicos, sendo exemplos Biologia celular, genética, fisiologia, ecologia, zoologia, botânica e microbiologia. A Biologia é uma ciência fundamental que tem como objetivo compreender os mecanismos do mundo natural relacionados à vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Afinal, o que é ciência?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre Biologia

  • A Biologia é a ciência que estuda a vida em todas as suas manifestações e níveis de organização.
  • Engloba disciplinas como Biologia celular, genética, fisiologia, ecologia, zoologia, botânica e microbiologia.
  • A Biologia é uma ciência fundamental que tem como objetivo compreender os mecanismos do mundo natural.
  • Os conhecimentos biológicos contribuem para o desenvolvimento de campos aplicados, como medicina, agricultura, biotecnologia e conservação ambiental.
  • A área de formação acadêmica que qualifica profissionais para atuarem no campo da Biologia são os cursos de Ciências Biológicas.

Áreas da Biologia

A Biologia é uma área científica que se dedica a compreender a vida em suas múltiplas manifestações. Inclui um conjunto diversificado de disciplinas especializadas que investigam os distintos níveis de organização biológica e seus processos vitais específicos. As principais áreas da Biologia são:

  • Biologia celular: investiga a unidades fundamentais da vida, as células. Estuda a estrutura e função das células por meio de análise das organelas, dos processos de divisão celular e dos mecanismos de transporte.
  • Genética: investiga a hereditariedade e a variação biológica. Estuda os genes, sua expressão, herança e evolução. Abrange subáreas como genética molecular, genética de populações e genômica.
  • Fisiologia: analisa o funcionamento dos organismos vivos e de seus sistemas, órgãos e tecidos. Estuda os processos físicos e químicos relacionados à manutenção da homeostase e às funções vitais.
  • Ecologia: investiga as interações entre os organismos e com o ambiente em que vivem. Aborda temas como cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos e dinâmicas populacionais.
  • Zoologia: investiga os animais e analisa suas classificações utilizando análises da morfologia, ecologia, fisiologia, reprodução, comportamento e evolução.
  • Botânica: investiga as plantas e analisa suas classificações utilizando análises da morfologia, ecologia, fisiologia, reprodução e evolução.
  • Microbiologia: estuda os microrganismos e inclui investigações sobre bactérias, vírus, fungos e protozoários. Analisa suas características, patogenicidade e aplicações biotecnológicas.
  • Biologia evolutiva: investiga os processos de mudança nos seres vivos ao longo do tempo. Analisa as adaptações e a diversidade biológica e tem com o base a teoria da evolução.
  • Biologia molecular: investiga os processos biológicos em nível molecular. Estuda a estrutura e função de biomoléculas, como ácidos nucleicos (DNA e RNA) e proteínas, e suas interações nos sistemas vivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Importância da Biologia

Os desenvolvimentos científicos da Biologia constroem conhecimentos relacionados ao funcionamento e aos mecanismos do mundo natural, sendo considerada uma ciência fundamental (ou ciência de base).  As contribuições da Biologia podem ser identificadas na compreensão da natureza e no desenvolvimento de tecnologias e aplicações que se relacionam ao desenvolvimento humano. Algumas das esferas que evidenciam a importância da Biologia são:

  • Compreensão da vida e da evolução: a Biologia busca compreender a vida desde suas origens até as suas diversas manifestações. O estudo da evolução biológica fornece um arcabouço teórico para entender a diversidade das espécies e as relações filogenéticas entre os organismos. Essas investigações consolidam a base do conhecimento biológico.
  • Saúde e medicina: o conhecimento sobre o funcionamento dos organismos, a patogenia de doenças, o desenvolvimento de vacinas e antibióticos e a engenharia genética são derivações diretas da pesquisa biológica. Exemplos incluem a compreensão do ciclo de vida de parasitas, o desenvolvimento de terapias gênicas e a produção de biofármacos.
  • Agricultura e produção de alimentos: conhecimentos construídos pela Biologia envolvem o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à segurança alimentar global. Exemplos incluem o melhoramento genético de plantas e animais e o desenvolvimento de técnicas de cultivo sustentáveis.
  • Meio ambiente e conservação: diversas áreas da Biologia constroem conhecimentos essenciais para a compreensão dos ecossistemas, da biodiversidade e dos impactos das atividades humanas. Ferramentas voltadas à gestão de recursos naturais são desenvolvidas com base nesses conhecimentos com objetivo de promoverem a sustentabilidade ambiental. São exemplos a restauração de habitats degradados, a proteção de espécies ameaçadas e a mitigação das mudanças climáticas.
  • Biotecnologia e bioeconomia: a biotecnologia utiliza sistemas biológicos e organismos vivos para desenvolver tecnologias e produtos. Inclui bioengenharia, produção de biocombustíveis, biorremediação de ambientes poluídos e criação de novos materiais.

Biologia x ciências biológicas

Os termos “Biologia” e “Ciências Biológicas” são frequentemente utilizados como sinônimos, mas, no contexto acadêmico e profissional, eles têm distinções. De forma geral, Biologia se refere ao corpo de conhecimento científico e à disciplina de estudo. Ciências Biológicas se referem ao campo de formação acadêmica que prepara o profissional (o biólogo) para aplicar e expandir esse conhecimento científico.

  • Biologia (disciplina): refere-se à área da ciência que se dedica ao estudo da vida em as suas manifestações. É a ciência biológica propriamente dita e engloba os princípios teóricos, os métodos de investigação e o corpo de conhecimento acumulado sobre os fenômenos do mundo natural investigados por esse campo de estudo.
  • Ciências Biológicas (área de conhecimento/graduação): referem-se à área de formação acadêmica que qualifica profissionais para atuarem nos diversos ramos da Biologia. O curso de graduação em Ciências Biológicas confere o título de biólogo conforme reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) no Brasil. A regulamentação da profissão permite ao biólogo:
    • desenvolver pesquisa científica em laboratórios ou campo;
    • atuar em conservação ambiental e manejo de fauna e flora;
    • trabalhar em controle de qualidade em indústrias (farmacêutica, alimentícia, biotecnológica);
    • realizar análises clínicas e forenses;
    • atuar na educação como professor de Biologia ou Ciências.

Acesse também: O que é Química?

Curiosidades de Biologia

Conhecimentos de Biologia podem ser utilizados como fonte de inspiração para inovações tecnológicas. Diferentes padrões, estratégias e processos encontrados nos seres vivos já foram utilizados para criar soluções na engenharia e no design. A Biologia como fonte de inspiração e criatividade é chamada de biomimética. Alguns exemplos de inovações tecnológicas que se inspiraram nos seres vivos são:

  • Velcro (fecho de contato): o engenheiro suíço George de Mestral, em 1941, observou como os carrapichos se aderiam às suas roupas e ao pelo de seu cão. Ao analisar a estrutura do carrapicho sob o microscópio, ele identificou pequenos ganchos que se prendiam nas fibras do tecido. Essa observação inspirou o desenvolvimento do sistema de fecho de velcro, replicando o mecanismo de aderência natural para uma aplicação industrial que se tornou popular.
  • Trem-bala Shinkansen (Japão): o ruído gerado por esse trem ao sair de túneis era um problema significativo nas regiões próximas. Engenheiros observaram o bico do martim-pescador, uma ave que mergulha na água com mínima resistência e respingos. O design aerodinâmico e alongado do bico do martim-pescador foi replicado na parte frontal do trem, resultando em uma redução drástica do ruído de saída do túnel e uma melhoria na eficiência energética.
  • Superfícies autolimpantes (efeito lótus): a folha de lótus (Nelumbo nucifera) tem uma superfície hidrofóbica com microestruturas que impedem a aderência da água e da sujeira. Gotículas de água, ao rolarem pela superfície, coletam as partículas de sujeira, deixando a folha limpa. Esse fenômeno inspirou o desenvolvimento de tintas, vidros e revestimentos autolimpantes para edifícios e veículos, reduzindo a necessidade de limpeza e o uso de produtos químicos.
  • Sistemas de climatização eficientes (cupinzeiros): uma espécie africana de cupim (Macrotermes michaelseni) constrói cupinzeiros que naturalmente mantêm a temperatura interna estável e a ventilação constante, mesmo com grandes flutuações da temperatura externa. Esse sistema é baseado em uma rede complexa de túneis e chaminés que promovem a convecção natural do ar. O edifício Eastgate Centre, no Zimbábue, foi projetado com um sistema de ventilação e termorregulação que imita o cupinzeiro, resultando em uma economia significativa da energia utilizada com climatização.
  • Adesivos cirúrgicos não invasivos (patas de lagartixas): as lagartixas conseguem permanecer aderidas a superfícies lisas devido a milhões de microestruturas em suas patas chamadas setas. A adesão com a superfície resulta das interações de Van-der-Waals entre as inúmeras setas e a superfície. Esse princípio inspirou o desenvolvimento de adesivos secos, reutilizáveis e não tóxicos para aplicações cirúrgicas e médicas, que podem fixar tecidos sem a necessidade de suturas ou grampos.
Imagem explicando o que é Biologia. [imagem_principal]
A Biologia é uma ciência fundamental que estuda as diversas manifestações da vida.

Fontes

BENYUS, JM. Biomimética: inovação inspirada pela Natureza. São Paulo: Cultrix, 2012.

BRASIL. Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, n. 170, p. 12761, 4 set. 1979.

URRY, L. A. et al. (org.). Biologia de Campbell. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.

Escritor do artigo
Escrito por: Marilia Lazarin Bióloga e educadora formada pela Universidade de São Paulo e pós-graduanda em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista. Se dedica à produção de conteúdos educacionais didáticos e paradidáticos na área das ciências da natureza.

Artigos de O que é Biologia?


O que é alelo?

Compreender o que é alelo é fundamental para entender como as características são passadas para os descendentes.

O que é amígdala?

O que é amígdala? Ao aprender o que é amígdala, conseguimos compreender melhor seu papel no nosso organismo e entender as doenças que afetam esse órgão.

O que é androceu?

Entender o que é androceu e sua função é fundamental para compreender melhor o processo de reprodução sexuada das angiospermas, ou seja, das plantas com flores.

O que é anterídio e arquegônio?

O anterídio e o arquegônio são estruturas relacionadas com a produção dos gametas masculinos e femininos em alguns grupos de planta.

O que é antibiótico?

Os antibióticos são medicamentos de origem natural ou sintética que inibem o crescimento ou causam a morte de bactérias.

O que é anticorpo?

Entender o que é um anticorpo ajuda-nos a compreender melhor como o organismo prepara-se para infecções.

O que é antígeno?

Entender o que é antígeno ajuda-nos a compreender o funcionamento do sistema imune e do mecanismo que leva à prevenção de doenças pelas vacinas.

O que é apendicite?

Entender o que é apendicite e conhecer os seus sintomas é fundamental para evitar o agravamento do quadro e garantir tratamento rápido ao paciente.

O que é Archaea?

Para entender o que é Archaea, é necessário saber a classificação dos seres vivos em três domínios e a consequente extinção do reino Monera.

O que é ATP?

Entender o que é ATP ajuda-nos a compreender melhor as diversas reações que ocorrem nas células e seu papel na homeostase celular.

O que é autofagia?

Ao compreender o que é a autofagia e como esse processo ocorre, torna-se mais fácil entender a importância desse mecanismo para o funcionamento da célula.

O que é autotrófico e heterotrófico?

O ser autotrófico é capaz de produzir seu próprio alimento, diferentemente do ser heterotrófico.

O que é biodiversidade?

O que é biodiversidade? Esse termo faz referência à variedade genética e de funções ecológicas desempenhadas pelas diferentes espécies.

O que é Biologia Forense?

A biologia forense atua auxiliando a resolução de crimes.

O que é bioluminescência?

A bioluminescência consiste na produção de luz fria e visível pelos seres vivos.

O que é bioma?

Biomas são unidades geográficas e biológicas em que são identificados aspectos naturais em comum, tais como a vegetação, a composição da fauna e da flora, o relevo e o clima.

O que é biosfera?

Compreender o que é a biosfera ajuda-nos a entender a complexidade do planeta quando avaliamos os seres vivos e os locais que eles ocupam na Terra.

O que é bolo alimentar?

Entender o que é o bolo alimentar é importante para compreender melhor o processo de digestão dos alimentos no organismo.

O que é brotamento?

Para entender o que é brotamento, deve-se saber que esse tipo de reprodução assexuada forma o broto, o qual pode soltar-se do organismo que o gerou e formar novo indivíduo.

O que é cadeia alimentar?

Entender o que é a cadeia alimentar e conhecer seus componentes é fundamental para compreendermos melhor o equilíbrio de um ecossistema.

O que é câncer?

Compreender o que é câncer e seu desenvolvimento é importante para entendermos melhor como fatores, como nosso hábito de vida, podem levar ao seu surgimento.

O que é carboidrato?

Entender o que é carboidrato é fundamental para compreender o papel dessa importante biomolécula em nosso corpo. Dentre suas funções está o fornecimento de energia.

O que é cariótipo?

Ao entender o que é cariótipo, torna-se mais fácil compreender sua importância na identificação de alterações cromossômicas numéricas e estruturais.

O que é célula?

A compreensão do que é uma célula e de que todos os organismos são formados por essa estrutura foi essencial para o avanço da Biologia.

O que é celulose?

Entender o que é celulose ajuda-nos a compreender a estrutura da parede celular e, consequentemente, sua função nos vegetais.

O que é cissiparidade?

Entender o que é cissiparidade é importante para compreender melhor a reprodução de alguns organismos, tais como bactérias e algumas espécies de protozoários e leveduras.

O que é citoplasma?

Apreender o que é o citoplasma é fundamental para entender a estrutura de uma célula e os diferentes processos que ocorrem no interior dessa unidade.

O que é clivagem?

Compreender o que é clivagem e as diferentes formas como esse processo ocorre é essencial para entender o início do desenvolvimento embrionário dos animais.

O que é clorofila?

Compreender o que é clorofila é fundamental para entender o funcionamento dos organismos fotossintetizantes.

O que é cloroplasto?

Compreender o que é cloroplasto e sua estrutura é importante para entender o funcionamento das células vegetais e das algas verdes.

O que é codominância?

Compreender o que é codominância permite-nos entender várias questões da genética, como o fato de três alelos do sistema ABO gerarem quatro tipos sanguíneos diferentes.

O que é corona radiata?

Para entender o que é corona radiata, é fundamental compreender as etapas do desenvolvimento do ovócito.

O que é cromossomo?

Entender o que é cromossomo permite a compreensão do processo de divisão celular e também de hereditariedade.

O que é desmossomo?

Ao entender o que é desmossomo, torna-se mais fácil compreender a forma como algumas células estão unidas, como as encontradas no estrato espinhoso da epiderme.

O que é diafragma?

Ao entender o que é diafragma e suas principais características, passamos a compreender melhor como ocorre o processo de respiração pulmonar.

O que é DNA?

Compreender o que é DNA, bem como sua estrutura, nos permite entender os processos que garantem a transferência de informação genética entre os indivíduos.

O que é dominância e recessividade?

Compreender o que é dominância e recessividade ajuda-nos a entender melhor como algumas características expressam-se em um organismo.

O que é ecologia?

Compreender o que é ecologia é fundamental para entender o funcionamento do planeta e como nossas ações afetam cada organismo.

O que é ecossistema?

Ecossistemas são caracterizados pela interação e pela interdependência entre as comunidades e o ambiente não vivo.

O que é ectotermia e endotermia?

Endotermia é a capacidade que alguns animais possuem de utilizar o metabolismo para produzir calor, diferentemente da ectotermia, que utiliza fatores externos.

O que é edema?

O edema pode ser definido como um aumento da quantidade de líquido intersticial e pode ocorrer em razão do uso de medicamentos e algumas doenças.

O que é energia eólica?

A energia eólica é gerada a partir da força dos ventos e tem um enorme potencial para a geração de energia elétrica.

O que é escorbuto?

Entender o que é escorbuto ajuda-nos a compreender a grande mortalidade de marinheiros no século 18, além de nos ajudar a prevenir essa doença relacionada com a vitamina C.

O que é especiação?

Entender o que é especiação é importante para compreender melhor os processos evolutivos e o surgimento de novas espécies.

O que é espécie?

Definir o que é espécie não é uma tarefa fácil e requer muito cuidado. Nenhum conceito existente na atualidade é capaz de contemplar todos os seres vivos.

O que é espermatozoide?

Compreender o que é um espermatozoide e suas funções é fundamental para aprender a respeito da reprodução humana e suas diversas etapas.

O que é estróbilo?

Ao compreender o que é estróbilo, fica mais fácil entender como é a reprodução das gimnospermas e evitar erros, como chamar essas estruturas reprodutivas de flores.

O que é extinção?

Denominamos de extinção o desaparecimento total de um organismo. Esse processo é de suma importância para a evolução.

O que é fagocitose?

A fagocitose é o processo no qual algumas células englobam partículas através de seus pseudópodes.

O que é fator Rh?

O fator Rh recebeu esse nome porque sua descoberta foi feita utilizando-se sangue do macaco do gênero Rhesus.

O que é febre?

Compreender o que é febre e as variações de temperatura no corpo é fundamental para a manutenção da saúde do organismo.

O que é fecundação?

Ao compreendermos o que é fecundação e as diferentes formas como esse processo ocorre, passamos a entender melhor o processo de reprodução dos seres vivos.

O que é fenótipo?

A compreensão do que é fenótipo possibilita entender melhor as diferenças apresentadas entre os organismos e suas mudanças ao longo do tempo.

O que é fitoplâncton?

Entender o que é fitoplâncton, assim como a sua função no ambiente, permite-nos compreender melhor o funcionamento do ecossistema aquático.

O que é floema?

Ao compreender o que é o floema e as células que o compõem, torna-se mais fácil entender como ocorre o transporte de substâncias no corpo do vegetal.

O que é flurona?

Muitas pessoas não sabem o que é flurona e acreditam, erroneamente, que se trata de uma nova doença. O termo, na realidade, se refere a uma dupla infecção.

O que é fotossíntese?

Compreender o que é fotossíntese e como esse processo ocorre é fundamental para a entender como os organismos fotossintetizantes produzem seu alimento.

O que é gameta?

Ao entender o que é gameta e as principais características dessas células, torna-se mais fácil compreender o processo de reprodução sexuada.

O que é genoma?

Entender o que é genoma ajuda-nos a compreender a necessidade de conhecer os genes de cada um dos seres vivos e suas respectivas funções.

O que é genótipo?

Ao compreender o que é genótipo, torna-se mais fácil entender como as características de um organismo são determinadas.

O que é gineceu?

Entender o que é gineceu é extramente importante para uma melhor compreensão da estrutura de uma flor e da reprodução das angiospermas.

O que é glândula endócrina?

A glândula endócrina é a glândula responsável pela produção de hormônios.

O que é glândula?

Entender o que é glândula é importante para a compreensão de alguns aspectos da fisiologia humana e animal.

O que é habitat?

Ao compreender o que é um habitat, entendemos melhor a importância de cuidar do meio ambiente e adotar um comportamento mais sustentável.

O que é hemólise?

A hemólise pode ser definida como uma ruptura das membranas das hemácias e a consequente liberação de hemoglobina.

O que é hemorragia?

A hemorragia é caracterizada por uma perda de sangue em virtude de um rompimento dos vasos sanguíneos. Ela pode ser classificada em interna ou externa.

O que é homeostasia?

Saber o que é homeostasia é importante para compreender como o organismo responde às diversas modificações no meio externo sem que o meio interno altere-se.

O que é hormônio?

Entender o que é hormônio facilita a compreensão da influência dessa sustância em nosso organismo e da importância de manter as taxas hormonais adequadas.

O que é hotspot?

O que define um hotspot é a quantidade de espécies endêmicas e o tamanho da área degradada.

O que é impulso nervoso?

O neurônio é a célula responsável por propagar o impulso nervoso.

O que é infecção?

Compreender o que é infecção nos permite entender melhor como os agentes infecciosos agem em nosso corpo, e como esses organismos podem ser responsáveis por causar doenças.

O que é inflorescência?

As inflorescências – os ramos que possuem flores – podem ser de dois tipos: as racemosas e as cimosas.

O que é inspiração e expiração?

A inspiração e a expiração são processos que controlam a entrada e a saída de ar e são determinados pela movimentação dos músculos intercostais e do diafragma.

O que é leucócito?

Entender o que é leucócito e sua função ajuda-nos a compreender por que alterações nessas células podem desencadear graves problemas de saúde.

O que é lúpulo?

O lúpulo é uma planta utilizada na fabricação da cerveja, por possuir uma flor que contém substâncias que conferem amargor e também aroma ao produto.

O que é massa magra?

Entender o que é massa magra permite-nos saber melhor o papel de cada atividade física e como isso influencia no aspecto do nosso corpo.

O que é meiose?

Compreender o que é meiose possibilita-nos entender a função dessa divisão celular para os animais e vegetais e a diferenciá-la da mitose.

O que é membrana plasmática?

Entender o que é membrana plasmática é extremamente importante para compreender como uma célula interage com outra e mantém seu meio interno constante.

O que é meristema?

Compreender o que é meristema é importante para entendermos como ocorre o crescimento primário e secundário de um vegetal.

O que é metabolismo?

Ao compreender o que é metabolismo, podemos conhecer melhor o funcionamento do nosso corpo e entender a necessidade de uma vida saudável.

O que é metamorfose?

Compreender o que é metamorfose é importante para que possamos entender melhor o processo de desenvolvimento do corpo dos seres vivos.

O que é metástase?

Entender o que é metástase é fundamental para compreender a importância do diagnóstico precoce e do tratamento imediato do câncer a fim de evitar problemas maiores.

O que é mitocôndria?

Entender o que é mitocôndria é importante para a compreensão de todas as reações que ocorrem nessa importante organela e garantem a produção de energia para a célula.

O que é mitose?

Compreender o que é mitose ajuda no entendimento da divisão celular, processo importante para o crescimento de organismos multicelulares.

O que é mutação?

Entender o que é mutação é importante para compreender a existência de variabilidade genética entre os indivíduos e, consequentemente, o surgimento de novas espécies.

O que é necrose?

A respeito do que é necrose, é possível dizer que esse processo compreende tanto a morte quanto a degeneração das células de um tecido afetado por determinadas alterações.

O que é néfron?

Compreender o que é néfron é essencial para entendermos o mecanismo de formação da urina. Essa estrutura é a unidade funcional do rim.

O que é neurodiversidade?

Neurodiversidade é um termo usado para descrever a grande variedade de formas como a mente humana se comporta. O termo foi cunhado por Judy Singer.

O que é neurônio?

Saber o que é neurônio, assim como conhecer suas estruturas básicas, possibilita-nos compreender como os impulsos nervosos são transmitidos em nosso corpo.

O que é núcleo?

Compreender o que é núcleo, conhecendo suas estruturas e funções, é fundamental para entender o funcionamento da célula como um todo.

O que é nucleoide?

Compreender o que é nucleoide pode ajudar você a entender a disposição do material genético nas células procariontes, um tipo de célula que não possui núcleo definido.

O que é o ciclo menstrual?

Compreender o que é o ciclo menstrual é fundamental para entender o funcionamento do organismo feminino.

O que é o exoesqueleto quitinoso?

Os artrópodes apresentam um exoesqueleto quitinoso que protege o animal.

O que é o modelo do mosaico fluído?

Segundo o modelo do mosaico fluído, as membranas são formadas por uma dupla camada lipídica e proteínas.

O que é o nucléolo?

Saber o que é o nucléolo é fundamental para a compreensão de como são formados os ribossomos, estruturas relacionadas com a síntese de proteínas.

O que é o sistema ABO?

Compreender o que é o sistema ABO é fundamental para entender as transfusões sanguíneas e os problemas desencadeados quando elas são feitas de forma incorreta.

O que é órgão vestigial?

Um órgão é chamado de vestigial quando é uma estrutura atrofiada que apresenta pouca ou nenhuma função a determinado organismo.

O que é ovulação?

Compreender o que é ovulação permite-nos entender melhor como ocorre o ciclo reprodutivo da mulher e, desse modo, descobrir como o corpo feminino prepara-se para uma gravidez.

O que é Papanicolau?

O exame de Papanicolau é fundamental para observar alterações nas células do colo do útero que podem originar o câncer.

O que é parasita?

O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica.

O que é patógeno?

Compreender o que é patógeno nos ajuda a compreender melhor as doenças que afetam os seres vivos. Como exemplo de patógenos podemos citar vírus e bactérias.

O que é Patologia?

Entender o que é Patologia permite saber como esse ramo da Ciência relacionado com a Medicina é importante para a compreensão dos sintomas e tratamento das doenças.

O que é piracema?

Entender o que é piracema ajuda-nos a compreender a importância de se restringir a pesca em algumas épocas do ano e realizar uma análise ambiental antes da construção de barragens.

O que é placebo?

Placebo é um tratamento que não possui nenhuma ação contra um sintoma ou uma determinada doença, entretanto, muitas vezes, leva o paciente à cura.

O que é plâncton?

O plâncton é formado por micro-organismos que ficam suspensos na água.

O que é plasma sanguíneo?

Entender o que é o plasma sanguíneo ajuda-nos a compreender melhor o funcionamento do organismo e o papel do sangue na manutenção da nossa saúde.

O que é plastídio?

Ao compreender o que é plastídio, torna-se mais fácil entender a relação dessa organela com o processo de fotossíntese e atração de polinizadores.

O que é polinização?

Compreender o que é polinização e como as plantas estão adaptadas a esse processo ajuda-nos a entender a reprodução desses importantes organismos.

O que é príon?

A descoberta dos príons foi fundamental para compreender algumas doenças que afetam o sistema nervoso de animais. No entanto, os príons também causam doenças em humanos.

O que é proteína?

Uma proteína é formada por um conjunto de aminoácidos ligados entre si.

O que é pseudofruto?

Você já se perguntou o que é um pseudofruto ou fruto acessório? Essa estrutura é muitas vezes confundida com frutos verdadeiros, sendo fundamental entender a diferença entre os dois.

O que é quarentena?

Quarentena é um procedimento adotado em situações em que se deseja evitar uma epidemia. Apesar das críticas envolvendo o procedimento, ele ainda é aplicado.

O que é queratina?

Entender melhor o que é queratina e conhecer sua estrutura ajuda-nos a compreender a importância dessa proteína para o corpo e como ela atua.

O que é quimo e quilo?

O quimo e o quilo são produzidos graças a transformações ocorridas no alimento ingerido no processo de digestão.

O que é RNA?

Ao compreendermos o que é RNA, fica fácil entender a função dessa molécula no organismo e sua fundamental participação no processo de síntese de proteínas.

O que é saneamento básico?

Saneamento básico é um conjunto de serviços essenciais para a manutenção da limpeza dos espaços urbano e rural e para a garantia da qualidade de vida da população.

O que é sarampo?

Compreender o que é sarampo, seus sintomas e como prevenir contra essa doença é essencial para garantir a saúde da população em geral.

O que é seleção natural?

Compreender o que é seleção natural é fundamental para entender como os organismos sofrem modificações ao longo do tempo e novas espécies surgem.

O que é sepse?

A sepse é uma resposta inflamatória sistêmica responsável por um grande número de mortes todos os anos nas UTI.

O que é ser vegano?

Muitas pessoas se perguntam o que é ser vegano. A resposta é simples: ser vegano é adotar um estilo de vida que luta pelo respeito e bem-estar dos animais.

O que é sinapse?

A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso.

O que é sinusite?

Sinusite ou rinossinusite é um problema de saúde que atinge a mucosa dos seios da face ou seios paranasais, desencadeando sintomas como dor de cabeça e dor na face.

O que é soro antipeçonhento?

Os soros antipeçonhentos são utilizados em casos de picada de cobra, escorpião e aranhas.

O que é tecido?

Para entender o que é tecido, é necessário compreender primeiro os diferentes níveis de organização do corpo humano.

O que é teia alimentar?

Entender o que é teia alimentar é fundamental para conhecer as relações de alimentação entre os seres vivos e compreender como ocorre o fluxo de energia e nutrientes.

O que é testosterona?

A testosterona é um hormônio sexual masculino produzido principalmente nos testículos.

O que é vacúolo?

Compreender o que é vacúolo nos ajuda a entender o funcionamento das células e não cometer o erro de pensar que essa estrutura está unicamente presente em células vegetais.

O que é virose?

As viroses são doenças causadas por vírus que geralmente apresentam sintomas inespecíficos, tais como febre e dores no corpo.

O que é xilema?

Sobre o que é xilema e suas principais características, é possível afirmar que esse tecido possui a função de conduzir água e sais mineirais por todo o corpo do vegetal.

O que é zigoto?

A compreensão do que é o zigoto, bem como suas principais características, é importante para o entendimento de como ocorre o desenvolvimento embrionário humano.

O que é zooplâncton?

Entender o que é o zooplâncton é essencial para compreender o funcionamento dos ecossistemas aquáticos.

O que são cianobactérias?

Cianobactérias são microrganismos procariontes e fotossintetizantes, essenciais para a manutenção da vida na Terra.

O que são gametófito e esporófito?

A importância de saber o que são gametófito e esporófito está relacionada com o conhecimento do ciclo reprodutivo dos vegetais e do processo de alternância de gerações.

O que são hemácias?

As hemácias são as células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigênio e de gás carbônico pelos tecidos por meio da hemoglobina.

O que são insetos ametábolos e metábolos?

O tipo de desenvolvimento dos insetos classifica-os como ametábolos ou metábolos.

O que são linfonodos?

Quando compreendemos o que são linfonodos e seu papel no organismo, torna-se mais fácil entender como nosso corpo atua em uma infecção.

O que são organelas celulares?

Organelas celulares são estruturas envoltas por membranas que estão presentes nas células eucariontes. Mitocôndria e retículo endoplasmático são exemplos de organelas.

O que são plaquetas?

Compreender o que são plaquetas é fundamental para o entendimento da coagulação sanguínea, processo que evita hemorragias no organismo.

O que são plasmídeos?

Ao compreender o que são plasmídeos é mais fácil entender o funcionamento de uma bactéria e sua capacidade de adaptação.

O que são relações ecológicas?

Compreender o que são relações ecológicas é importante para entender a dinâmica das populações e comunidades.

O que são seres vivos?

Seres vivos são organismos que possuem características como capacidade de reprodução, metabolismo, material genético e capacidade de responder a estímulos.