PUBLICIDADE
O Encceja é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino fundamental e Médio.
Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) surgiu como uma ferramenta de avaliação de participantes que não estavam frequentando regularmente as escolas e pretendiam obter o certificado.
O Inep transferiu a certificação do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009, tendo o mesmo critério de idade e exigindo do participante nota superior a 450 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. Para certificação do ensino médio, o Encceja ficou restrito a brasileiros no exterior.
Em 2017, o Ministério da Educação (MEC) decidiu adotar novamente o Encceja para a certificação do ensino médio. O motivo é que o Enem tornou-se uma porta de entrada para a universidade, não sendo o melhor meio de avaliar os conhecimentos dos participantes que desejam concluir a educação básica.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2024
Tópicos deste artigo
- 1 - Para que serve a prova do Encceja?
- 2 - Quem pode participar do Encceja?
- 3 - Vídeo sobre o Encceja
- 4 - Como faço a inscrição no Encceja?
- 5 - Qual o valor da prova do Encceja?
- 6 - Datas do Encceja 2024
- 7 - Como são as provas do Encceja?
- 8 - Onde pego meu certificado do Encceja?
- 9 - Diferença entre Enem e o Encceja
Para que serve a prova do Encceja?
A prova do Encceja serve para medir o conhecimento e as habilidades de estudantes que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio na idade considerada apropriada para cada etapa do ensino.
Se o estudante faz a prova do Encceja e alcança a nota mínima exigida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pode obter os certificados de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
Quem pode participar do Encceja?
Para obter a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos.
Vídeo sobre o Encceja
Confira o que é o Encceja, para que serve e como funciona o exame no vídeo abaixo:
Como faço a inscrição no Encceja?
As inscrições do Encceja são feitas pela página oficial do exame, sendo a participação totalmente gratuita. O Inep costuma abrir inscrições para o exame no mês de maio e as provas são realizadas em agosto.
Para as provas aplicadas no Brasil, o estudante precisa ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Para quem mora no exterior, é necessário CPF e número do passaporte.
Pessoas privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas precisam de um responsável pedagógico para que a inscrição no Encceja seja feita. Todos os inscritos têm que responder ao Questionário Socioeconômico (QSE) para concluir o cadastro no Encceja. Para conferir o passo a passo de como fazer a inscrição, clique aqui.
Qual o valor da prova do Encceja?
As inscrições para a prova do Encceja são gratuitas.
Datas do Encceja 2024
Encceja regular
-
Inscrições: 29/04 a 10/05
-
Provas: 25/08
-
Resultado: 23/12
Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL)
-
Adesão: 15/07 a 02/08
-
Indicação de unidades e cadastro/vinculação de responsáveis pedagógicos: 15/07 a 02/08
-
Cadastro de novas unidades: 15 a 31/07
-
Inscrições: 22/07 a 09/08
-
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 22/07 a 09/08
-
Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado: 19/08
-
Recursos do atendimento especializado: 19 a 23/08
-
Resultado após recursos do atendimento especializado: 30/08
-
Prova do ensino fundamental: 15/10
-
Provas do ensino médio: 16/10
-
Gabaritos: 28/10
-
Resultado da prova: 23/12
Datas do Encceja Exterior Regular e PPL 2024
-
Inscrições: 22/07 a 02/08
-
Pedidos de atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 22/07 a 02/08
-
Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especializado: 12/08
-
Recursos: 12 a 16/08
-
Resultado dos recursos: 22/08
-
Provas do Encceja Exterior Regular: 20/10
-
Provas do Encceja Exterior PPL: 21/10 a 01/11
-
Resultado: 23/12
Como são as provas do Encceja?
O Encceja avalia o conhecimento escolar dos participantes, mas também leva em consideração sua relação com a família, comunidade e trabalho, se for o caso. As provas são aplicadas em um único dia, nos turnos da manhã e da tarde.
A parte de avaliação do conhecimento sobre as disciplinas é feita por meio de provas aplicadas pelo Inep. O Encceja é composto por 60 questões objetivas em cada turno e uma redação, independentemente do nível para o qual é a certificação. O que muda nos testes é a divisão das disciplinas e o conteúdo abordado.
ENSINO FUNDAMENTAL
MATUTINO | Ciências Naturais e Matemática | 60 QUESTÕES (30 cada) | 4 HORAS |
VESPERTINO | Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; Redação |
60 QUESTÕES (30 cada) |
5 HORAS |
ENSINO MÉDIO
MATUTINO | Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias | 60 QUESTÕES (30 cada) | 4 HORAS |
VESPERTINO | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação | 60 QUESTÕES (30 cada) | 5 HORAS |
A redação tem a pontuação tradicional de 0 a 10, sendo necessária uma média de 5 pontos para que o participante seja aprovado. O certificado é concedido ao candidato que consegue pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva.
Onde pego meu certificado do Encceja?
Quem fizer o Encceja no Brasil deve procurar a Secretaria de Educação da sua cidade e instituições de ensino conveniadas ao Inep. Privados de liberdade terão acesso ao certificado por meio de seus responsáveis pedagógicos. Já para quem mora no exterior, o Inep envia o documento ao Ministério das Relações Exteriores, o qual encaminha para embaixadas e consulados do Brasil nos países que recebem o exame.
O estudante que fizer o Encceja e não conseguir a pontuação mínima em cada prova objetiva e redação tem a opção de pedir a Declaração de Proficiência. Basta levar o número de inscrição e as notas do exame às Secretarias, para quem está no Brasil, ou órgãos responsáveis no exterior para que um documento seja emitido e essa disciplina não tenha que ser feita novamente no próximo Encceja. Para saber mais sobre como conseguir o certificado do Encceja, clique aqui.
Diferença entre Enem e o Encceja
A diferença entre o Enem e o Encceja é o público-alvo de cada prova. Podem fazer o Enem estudantes que terminaram o ensino médio e querem aproveitar as notas do exame educacional para ingressar em instituições de ensino superiores. Já a prova do Encceja é voltada a estudantes que querem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
Por Lorraine Vilela
Equipe Brasil Escola