Topo
pesquisar

Laguna

Geografia

A laguna é formada em terrenos rebaixados, ou seja, depressões, e abriga água parada de pouca profundidade que pode ser doce, salobra ou salgada.
PUBLICIDADE

A ciência responsável pelo estudo da dinâmica das águas é a hidrologia. Através dela é possível analisar o ciclo da água, suas características, além de diferenciar os vários corpos d’água existentes no planeta Terra. A laguna, que muitas vezes é erroneamente confundida com os lagos, é um dos ambientes aquáticos analisados pela hidrologia.

O termo laguna vem do latim lacuna. Esse ambiente é formado em terrenos rebaixados, ou seja, em depressões, e abriga águas paradas e de pouca profundidade que pode ser doce, salobra ou salgada. As lagunas localizam-se na borda litorânea, sendo alimentadas pelas águas dos rios (doce) e, em alguns casos, por águas oceânicas, através das marés e por canais.

As águas das lagunas e do mar são separadas por cordões litorâneos, no entanto, muitos desses ambientes possuem canais que proporcionam contato permanente com o oceano. Esse fator é determinante no grau de salinização das águas de uma laguna, pois quanto maior o contato dos dois ambientes, maior será sua salinidade. Nas regiões onde ocorre maior vazão de descargas de água doce, a sailinidade é menor. A temperatura é outro elemento responsável por essa característica da água: temperaturas elevadas intensificam o processo de evaporação, havendo, portanto, maior concentração de sal na água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de abrigar poucas espécies animais e vegetais, as lagunas são de grande importância para o equilíbrio ambiental, pois fornecem alimentos ricos em nutrientes para a base da cadeia alimentar oceânica. Esse ambiente também é utilizado como refúgio e para a reprodução de algumas espécies marinhas.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Área de Laguna
Área de Laguna

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Laguna"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/laguna.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola