Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Vulcanismo

O vulcanismo é um fenômeno geológico que envolve derramamento ou movimentação do magma, gases e outros materiais advindos do interior da Terra para a superfície.

A fantástica visão de uma erupção vulcânica.
A fantástica visão de uma erupção vulcânica.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos. A ciência que tem como objetivo estudar o fenômeno e também o comportamento dos vulcões é a vulcanologia, sendo que o profissional que a executa é chamado de vulcanólogo.

O processo de vulcanismo é resultado das características de pressão e temperatura contidas no subsolo. Além disso, os vulcões se estabelecem, em geral, em regiões que limitam placas tectônicas, salvo o vulcanismo ligado ao ponto quente, neste caso esse processo pode ocorrer no interior de uma placa.

O entendimento do fenômeno em questão teve início na primeira metade do século XX, no entanto, sabe-se muito pouco, diante desse fato não se pode prever precisamente quando haverá uma nova erupção vulcânica. Por exemplo, existem vulcões localizados em áreas de contato com placas tectônicas, que entram em atividade com explosões extremamentes violentas, sem mesmo ter dado nenhum tipo de sinal antes do acontecimento do fenômeno.

Ao entrar em atividade, seus efeitos representam um grande risco para os moradores que vivem nas proximidades, isso em razão dos gases, fumaça, explosões, dentre outros. As lavas expelidas podem destruir tudo o que encontrar em seu caminho, entretanto, se por um lado elas são destrutivas, por outro formam ilhas e contribuem na formação do relevo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Vulcanismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/vulcanismo.htm. Acesso em 21 de dezembro de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

 “Os episódios vulcânicos ocorrem desde o início da evolução da Terra (4,5 bilhões de anos). Portanto, numa escala distinta de desenvolvimento da humanidade (séculos). Assim, a aparente quietude de um vulcão para nós decorre simplesmente do fato de não ter havido nenhum relato histórico de sua erupção [...]”.

TEIXEIRA, W. Vulcanismos: produtos e importância para a vida. In: TEIXEIRA, W. et. al (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p.349.

Como podemos notar com o texto acima, os comportamentos vulcânicos obedecem a uma escala de tempo superior à do tempo histórico humano. A liberação do material magmático ocorre em função:

a) da liberação de calor interno acumulado durante longos períodos em áreas instáveis.

b) da ausência de pressão atmosférica externa para conter a emissão do material vulcânico.

c) da estrutura geologicamente antiga do relevo incapaz de conter o magma terrestre.

d) do processo de transformação físico-química das rochas ao longo das eras geológicas.

e) do estado de conservação inadequado da crosta terrestre em áreas continentais.

Exercício 2

Uma manifestação geomorfológica resultante da consolidação do material magmático na superfície é:

a) a constituição de formas de relevo aplainadas.

b) a maior atuação dos agentes exógenos do relevo.

c) o reposicionamento das camadas sedimentares.

d) a formação de rochas ígneas extrusivas.

e) o desencadeamento de processos intempéricos.