Topo
pesquisar

Aquífero Guarani

Geografia do Brasil

O Aquífero Guarani está presente em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
PUBLICIDADE

Aquífero é um grande reservatório de águas subterrâneas localizado a centenas de metros de profundidade. Pesquisas indicam que o território brasileiro abriga 27 aquíferos, sendo que o maior em extensão e em volume de água é o Aquífero Guarani.

Com cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o Aquífero Guarani está presente em quatro países sul-americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Aproximadamente 70% desse reservatório de água está localizado no Brasil, espalhado pelo subsolo de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A estrutura geológica da região que abrange o Aquífero Guarani é responsável pelo armazenamento de água no subsolo. Essa área é formada por rochas sedimentares, muita areia e pouca argila, características que facilitam a absorção das águas das chuvas, que, após absorvidas, ficam confinadas em rochas impermeáveis a centenas de metros de profundidade. 

A quantidade exata de água armazenada nesse aquífero ainda é uma questão a ser esclarecida. No entanto, estimativas apontam para uma média de aproximadamente 40 trilhões de metros cúbicos. Esse potencial é explorado através da perfuração de mais de mil poços com profundidades de 100 a 300 metros, fornecendo água para milhares de pessoas no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar da importância do Aquífero Guarani, as atividades humanas, sobretudo as industriais e agrícolas, têm provocado a contaminação da água. Os maiores vilões desse processo são o agrotóxico utilizado na agricultura e o vinhoto (resíduo da destilação fracionada da cana-de-açúcar), que atingem o reservatório.

Com intuito de utilizar a água do aquífero de forma sustentável e planejada, está sendo desenvolvido o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani. Esse projeto, elaborado em conjunto pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, visa ao uso racional da água e à preservação do Aquífero Guarani.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

 

Aquífero Guarani: destacado em azul no mapa sul-americano
Aquífero Guarani: destacado em azul no mapa sul-americano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Aquífero Guarani "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/aquifero-guarani.htm. Acesso em 13 de dezembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

(FUVEST) Observe o mapa:

Mapa que representa o Sistema Aquífero Guarani.
Mapa que representa o Sistema Aquífero Guarani.

Considere estas afirmações sobre o Sistema Aquífero Guarani:

I. Trata-se de um corpo hídrico subterrâneo e transfronteiriço que abrange parte da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

II. Representa o mais importante aquífero da porção meridional do continente sul-americano e está associado às rochas cristalinas do Pré-Cambriano.

III. A grande incidência de poços que se observa na região A é explicada por sua menor profundidade e intensa atividade econômica nessa região.

IV. A baixa incidência de poços na região indicada pela letra B deve-se à existência, nesse local, de uma área de Cerrado com predomínio de planaltos.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

b) I e III, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) II e IV,apenas.

e) I, II, III e IV.

Questão 2

(UNIFAP - adaptada)

 Mapa representando o maior reservatório de água subterrânea do mundo.
Mapa representando o maior reservatório de água subterrânea do mundo.

Mapa: Área de abrangência do Aqüífero Guarani.
Fonte: LUCCI, E. A; BRANCO, A. L; MENDONÇA, C.
Geografia Geral e do Brasil– Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2003 (Com adaptações).

O mapa acima representa o maior reservatório de água subterrânea do mundo. Com base nesse mapa e nos conhecimentos geográficos a ele associados, julgue os itens a seguir e assinale a soma correta:

(01) O mapa representa o Sistema Aquífero Guarani, que ocupa trechos do Brasil, da Argentina, Paraguai e do Uruguai.

02) No Brasil, esse reservatório de água subterrânea está localizado na região de maior dinâmica econômica, concentração populacional e consumo de água.

04) A importância geoeconômica desse reservatório de água subterrânea para o desenvolvimento do Mercosul tem gerado conflitos pelo seu controle, como a Guerra do Paraguai.

(08) A hegemonia política e econômica do Brasil, diante dos outros países da América Latina, atribui-se ao controle desse reservatório, localizado, em sua maior parte, no território brasileiro.

a) 01 + 02+ 04 = 07

b) 01 + 08 = 09

c) 01+ 02 = 03

d) 02+04 = 06

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola