Topo
pesquisar

Epirogênese e orogênese

Geografia

Existem dois tipos de movimentos tectônicos, sendo eles: epirogênese e orogênese.
PUBLICIDADE

O relevo é formado a partir de fatores internos (endógenos) e externos (exógenos), os internos ou endógenos são provenientes de movimentos tectônicos ou de massas continentais.

Os movimentos tectônicos são reconhecidos de acordo com o tipo de deformação que produz nas placas, além da intensidade das forças empregadas nas mesmas. Nesse sentido, existem dois tipos de movimentos denominados de epirogênese e orogênese.

Epirogênese

Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical. Caso esse movimento seja para cima, recebe o nome de soerguimento e para baixo, subsidência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Orogênese

Orogênese é um movimento tectônico que ocorre de forma horizontal, e pode ter duas configurações: convergente, quando duas placas se chocam; e divergente, quando duas placas se afastam. A primeira provoca o surgimento de dobramentos e cordilheiras e a segunda responde pela formação das dorsais (cordilheiras submarinas).

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

As cordilheiras são provocadas pelo movimento orogênese
As cordilheiras são provocadas pelo movimento orogênese

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Epirogênese e orogênese"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/epirogenese-orogenese.htm. Acesso em 15 de novembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola