PUBLICIDADE
Península é um pedaço de terra quase totalmente cercado por água que possui uma ligação ao continente ou à outra porção maior de terra por meio de um istmo (estreita faixa de terra que faz a conexão, sobre as águas de um oceano ou mar, entre duas porções de terras emersas de grande proporção). Podemos também definir península como uma parte de terra continental que avança sobre o mar e tem água por todos os lados.
Formação das penínsulas
A maior parte das penínsulas teve sua formação relacionada com o fenômeno da deriva continental. Entretanto, algumas penínsulas possuem sua gênese em outros processos, como é o caso da Índia, que é uma porção de terra semelhante a uma ilha que se ligou ao continente asiático. Há também penínsulas de formação vulcânica, como é o caso da Kamchatka, na Rússia.
Principais penínsulas do planeta
Muitos países são encontrados em penínsulas, como Portugal e Espanha, que compõem a Península Ibérica, ou a Coreia do Sul, que está em uma parte de uma península.
Vejamos a seguir algumas das principais penínsulas do mundo:
-
Península Arábica: é a maior do mundo (2,6 milhões de km2);
-
Penínsulas europeias: A Europa tem o litoral bastante recortado e há muitas penínsulas. As principais são:
- Península Ibérica: é formada por Portugal, Espanha, Andorra, Gibraltar e uma pequena porção do território da França;
- Península Escandinava (Suécia e Noruega);
- Península da Jutlândia (Dinamarca);
- Península do Peloponeso (Grécia);
- Península Itálica (Itália, San Marino e Vaticano).
-
Penínsulas do Extremo Oriente:
- Península da Malásia, Península da Coreia e Indiana.
Pequenas penínsulas
As penínsulas também podem ser pequenas, muitas vezes com tamanho suficiente para abrigar apenas um único farol, por exemplo. Essas pequenas penínsulas são geralmente escolhidas para abrigar os faróis, que têm a finalidade de avisar os navegadores se estão próximos da terra ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro.
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia