Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Política

A palavra “política” faz menção a tudo que está vinculado ao Estado e sua administração, mas definições modernas defendem que política é meramente o exercício do poder.

Uma prática comum de políticos é o ato de discursar em público, buscando, principalmente, conquistar eleitores.
Uma prática comum de políticos é o ato de discursar em público, buscando, principalmente, conquistar eleitores.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A política é o nome que se dá para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida. Essa palavra também faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração pública com o objetivo final de administrar o patrimônio público e promover o bem público, isto é, o bem de todos.

Para o ato de governar, uma característica fundamental é a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas. Sendo assim, o político deve conduzir sua gestão de forma a mediar os conflitos existentes na sociedade de forma a encontrar uma saída que seja boa para todos.

Tópicos deste artigo

Surgimento da política

O surgimento da política remonta à Grécia Antiga, e um dos grandes articuladores políticos desse período foi Aristóteles, que falava que a política era um mecanismo que tinha como fim último a felicidade dos homens. Uma definição mais moderna de política trabalha com a ideia de que a política é meramente o ato de buscar exercer o poder dentro de uma nação.

Acesse também: Entenda a diferença entre Estado, nação e governo

O que são políticas públicas?

Políticas públicas são as ações realizadas pelo governo. Sendo assim, as ações, programas ou decisões tomadas por um governo independente, se na esfera municipal, estadual ou federal, são considerados políticas públicas. Estas, por sua vez, são realizadas com o objetivo de trazer melhorias para a vida dos cidadãos.

As políticas públicas podem ser realizadas nas diferentes áreas de atuação dos governos, como habitação, saúde, educação, saneamento, transporte etc. Além disso, são direcionadas para atender um grupo específico ou para atender a população em geral.

Sendo assim, se o governo de uma cidade cria uma lei específica para o trânsito ou se aprova o aumento salarial dos servidores públicos ou mesmo determina por lei que determinado grupo tem direito a pagar 50% do valor no transporte público, todas essas ações são políticas públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Formas de governo

Uma nação pode ser governada de diferentes maneiras, por isso que os diferentes mecanismos institucionais que são utilizados para se governar um Estado são chamados de formas de governo. As duas formas de governo em vigência atualmente no mundo são a República e a Monarquia. Uma terceira opção seria a Anarquia, que consiste na ausência de forma de governo ou ausência de Estado.

Dentro das formas de governo, estão os regimes políticos, isto é, a maneira como os governos exercem o seu poder. Existem diversos regimes políticos, como a democracia, o autoritarismo e o totalitarismo.

Partidos políticos

Quando nos referimos à política, uma das primeiras coisas que nos veem a mente são os partidos políticos, isto é, as entidades que agrupam políticos em torno de uma mesma ideologia e procuram lançar candidatos para tentar elegê-los aos diferentes cargos políticos que existem. A ideia atual que temos de partidos políticos nasceu na Inglaterra durante a Idade Moderna.

No século XVII, houve grandes transformações na Inglaterra, como a consolidação de uma monarquia constitucional no país por meio da Revolução Gloriosa. Todo esse processo político que a Inglaterra viveu nesse período contribuiu para o fortalecimento do Parlamento inglês com a atuação de dois grupos políticos: os whigs (liberais) e os tories (conservadores).

No final do século XVIII, a França também viu o fortalecimento dos grupos políticos que surgiram durante os anos da Revolução Francesa: os girondinos e jacobinos. Essa estrutura partidária que surgiu na Europa gradativamente a partir do século XVII só ganhou estrutura e status de entidade política profissional a partir do século XIX.

No caso do Brasil, os primeiros partidos políticos remontam ao século XIX e ao período monárquico. Ao longo desse período, destacou-se a atuação do Partido Liberal e do Conservador. Atualmente, a importância dos partidos políticos é tão grande que a legislação brasileira não permite que uma pessoa concorra a um cargo político sem estar devidamente filiada a um partido político.

Acesse também: Conheça a história dos partidos políticos nos EUA

História política do Brasil

A história política do Brasil é recheada de acontecimentos marcantes e, naturalmente, possui características distintas de acordo com a fase histórica de nosso país.

No caso do período monárquico, como citado, a estrutura política e partidária do Brasil girava em torno de dois partidos políticos: o Liberal e o Conservador. Os dois partidos possuíam leves divergências de ideologia, mas uma pauta dividia a política brasileira naquele momento: a questão federalista. Havia um grande debate em torno da autonomia ou não das províncias brasileiras e do poder centralizado ou não do imperador.

Além disso, a participação na política era limitada a um grupo muito pequeno. Uma lei de 1880 reduziu mais ainda o grupo de pessoas que poderiam participar da política no Brasil. Essa foi a Lei Saraiva, que decretou que o voto passaria a ser direto (antes o voto era indireto) e que teriam direito a votar os homens com renda superior a 200 mil réis anuais que fossem capazes de assinar o documento de alistamento militar.

No período republicano, mudanças no nosso sistema político foram acontecendo de forma muito gradativa. No que se refere à Primeira República, os destaques da política nacional foram a Política do Café com Leite, que era a prática de revezamento existente entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais, e a Política dos Estados, uma rede de troca de favores. Também se destacaram as eleições fraudadas desse período.

Na Era Vargas, mudanças importantes aconteceram. O Código Eleitoral instituído em 1932 estabeleceu o voto secreto, concedeu o sufrágio universal feminino, tornou o voto obrigatório e criou instituições que futuramente atuariam de forma independente para garantir a legitimidade das eleições realizadas no país.

Na Quarta República, o Brasil teve a sua primeira experiência de fato democrática. As eleições não eram fraudadas, e a aproximação do eleitor com os partidos políticos foi notória. Essa consolidação democrática e da vida político-partidária em nosso país foi interrompida pelo Golpe de 1964 e pela Ditadura Militar, que impôs inúmeras restrições aos direitos políticos dos cidadãos brasileiros.

Após a ditadura, iniciou-se a Nova República, um período abertamente democrático em que o nosso sistema político foi construído em torno da Constituição de 1988. O Brasil é atualmente uma república presidencialista, e as eleições presidenciais acontecem a cada quatro anos com o presidente eleito tendo direito a disputar uma única reeleição.

 

Por Daniel Neves
Graduado em História

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SILVA, Daniel Neves. "Política"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/politica. Acesso em 12 de agosto de 2022.

Videoaulas


Artigos Política


A democracia e seus descaminhos no cenário político brasileiro
Política

A questão democrática no Brasil

Uma análise extensa sobre a experiência democrática em terras brasileiras.

O fortalecimento da autoridade real atendeu aos anseios de diferentes grupos sociais
Política

Absolutismo

O regime em que o rei exerce amplos poderes.

Política

Administração Pública

Saiba como funciona a administração pública!

A boca de urna é proibida pela Justiça Eleitoral
Política

Algumas determinações da Legislação eleitoral

As permissões e restrições em época de eleições.

O uso da anistia, em 1979, marcou o fim do regime militar brasileiro
Política

Anistia

O princípio que anula as punições de uma lei.

Sabia que fazer propaganda eleitoral no dia da votação é um ato criminoso?
Política

Boca de urna

Veja este texto a respeito da boca de urna e entenda, com embasamento na legislação brasileira, o que é boca de urna e quais atos não devem ser realizados no dia de votação. Veja também quais...

Vista da frente do Congresso Nacional, em Brasília
Política

Câmara dos Deputados

Acesse este texto e conheça sobre a Câmara dos Deputados. Entenda quem trabalha nesse local, como são eleitos seus membros e quais são suas funções, entre outros.

Vote consciente
Política

Candidatos à presidência da República: 2010

Dados dos candidatos à presidência do Brasil.

Vista da frente do Congresso Nacional
Política

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

Clique e acesse o texto para saber o que é uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Entenda como é formada e como funciona.

As eleições presidenciais nos EUA são feitas por meio do voto facultativo e distrital
Política

Como são feitas as eleições presidenciais nos Estados Unidos?

Você sabe como são feitas as eleições presidenciais nos Estados Unidos? Leia este texto e entenda as etapas para eleger o presidente dos EUA!

Os crimes eleitorais estão definidos no Código Eleitoral de 1965 e na Lei das Eleições de 1997.
Política

Crimes eleitorais

Veja este texto e entenda o que são crimes eleitorais. Conheça alguns crimes eleitorais que são previstos pela legislação brasileira, tais como boca de urna, corrupção eleitoral e desordem,...

A democracia direta e a democracia indireta expõem as mudanças e limitações do sistema representativo.
Política

Democracia Direta e Indireta

Duas formas de organização experimentadas no interior do regime democrático.

Vista da frente da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Política

Deputado estadual

Clique para saber o que é um deputado estadual. Veja também como atua na política e os critérios existentes para se tornar um deputado estadual.

O Plenário da Câmara dos Deputados é onde os deputados se reúnem para debater e votar suas pautas. [1]
Política

Deputado federal

Clique aqui e saiba mais sobre as funções de um deputado federal. Descubra como ocorre sua eleição, quantos existem e qual sua importância na política brasileira.

Tanto o voto branco como o voto nulo são considerados pela lei brasileira como votos não válidos.*
Política

Diferença entre voto nulo e voto branco

Veja este texto a respeito da diferença existente entre voto branco e voto nulo. Conheça uma rápida definição de voto branco e de voto nulo e esclareça suas dúvidas sobre ambos, por meio da...

A polaridade ideológica entre “direita” e “esquerda” remonto ao contexto da Revolução Francesa e ainda hoje costuma dividir o debate político
Política

Direita e Esquerda

Entenda melhor o par de opostos Direita e Esquerda e saiba as origens das disputas ideológicas da política contemporânea. Os termos Direita e Esquerda tiveram origem no ambiente revolucionário da...

No Brasil, o voto universal foi conseguido apenas no final do século XX, o que demonstra a importância dessa prática política para o país.
Política

Eleições e a importância do voto

Acesse este texto e conheça um pouco sobre a história do voto no Brasil, além de algumas características do modelo eleitoral encontradas em nosso país.

A crise atual no governo Temer pode resultar em eleições indiretas*
Política

Eleições indiretas no Brasil

Sabe o que são eleições indiretas e quantos presidentes brasileiros foram eleitos dessa forma? Clique aqui e entenda tudo sobre o assunto!

O estado de sítio é adotado, muitas vezes, em casos de Guerra ou de risco à segurança nacional
Política

Estado de Sítio

O estado de sítio é uma medida extrema e pode acarretar restrições às liberdades individuais. Leia e entenda! Em muitos casos, a expressão estado de sítio é utilizada no sentido figurado e...

Política

Estado Fantoche

O que é Estado fantoche? Clique aqui e descubra!

O governador é o cargo político que executa a administração estadual.
Política

Governador

Clique aqui e saiba sobre o cargo de governador. Entenda suas funções, seus requisitos mínimos e como é o processo de escolha de uma pessoa para esse cargo.

Impeachment é o nome que se dá ao processo de deposição de um agente político de determinado cargo público
Política

Impeachment

Fique sabendo o que é Impeachment, qual é a sua origem e como ele funciona no ordenamento jurídico brasileiro.

Política

Inflação e indexação

Saiba como a inflação é gerada e como surge a endexação!

A “lavagem de dinheiro” procura tornar lícito o dinheiro oriundo de ações ilícitas
Política

Lavagem de dinheiro

Saiba o que é lavagem de dinheiro, quais são as suas fases, como é combatida e quando teve origem essa expressão.

Liberalismo X Keynesianismo
Política

Liberalismo X Keynesianismo

Conheça as definições de liberalismo e keynesianismo.

O lobby representa o campo de influências e interesses no meio político
Política

Lobby

O conceito de lobby e o debate em torno de sua conduta ética e regulamentação.

O nepotismo é uma prática ilegal na administração pública brasileira.
Política

Nepotismo

O termo nepotismo aparece muito nos noticiários políticos brasileiros. Acesse este link e fique por dentro do que é, suas consequências e quais leis vedam essa prática.

Política

O que esperar para o ano 2008 político?

Reflexões de um professor, jornalista e escritor mineiro!

Apenas um grupo seleto tem o privilégio de governar no sistema oligárquico
Política

Oligarquia

O regime político em que um único grupo toma as principais decisões.

As raízes do patrimonialismo político, no Brasil, são tão antigas quanto a própria nação
Política

Patrimonialismo

Entenda o que é Patrimonialismo e que importância tem esse conceito para se entender melhor a política e as relações sociais.

No sistema pluripartidário, várias tendências podem concorrer aos cargos políticos
Política

Pluripartidarismo

O sistema que permite a existência de vários partidos políticos.

Ex-presidenta Dilma discursando em púlpito
Política

Poder Executivo

Acesse este texto e conheça mais detalhes acerca do Poder Executivo. Veja quem são os seus representantes e como eles são escolhidos para a função.

Fachada do Congresso Nacional
Política

Poder Legislativo

Acesse este texto e conheça mais detalhes acerca do que é o Poder Legislativo. Veja quem são os seus representantes e como são escolhidos.

Política

Política

Clique aqui e conheça a definição de política segundo o filósofo Aristóteles.

Getúlio Vargas
Política

Populismo

Clique para entender o que é populismo e como esse conceito se apresentou nos mais diversos contextos.

Política

Prefeito

Clique aqui para tirar uma dúvida que aparece com frequência no Brasil de quatro em quatro anos, nas eleições municipais: o que faz um prefeito?

O presidente brasileiro é determinado, a cada quatro anos, por uma eleição.[1]
Política

Presidente da República

Acesse o texto para saber mais sobre o cargo de presidente no Brasil. Entenda suas funções, como ocorre seu processo de eleição e quem sucede o presidente.

Cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas também vetar e elaborar propostas de leis quando achar necessário.
Política

Qual é a função do Prefeito?

Conheça um pouco mais sobre a importância e o papel do cargo de prefeito, representante da sociedade e do poder executivo municipal.

Os interesses da coletividade devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis.
Política

Qual é a função do vereador?

Conheça um pouco mais sobre a importância e o papel do cargo de vereador, representante da sociedade e do poder legislativo municipal.

Política

Quem tem medo da lista de corruptos?

Que a lista da AMB nos ajude a identificar quem anda confundindo as coisas Brasil afora!

Política

Sem pão para São Francisco

A transposição do rio São Franscisco e a greve de fome do bispo Luiz Flávio Cappio

Vista interna do Senado Federal, em Brasília
Política

Senado Federal

Acesse este texto e aprenda sobre o Senado Federal. Entenda quem trabalha nesse local, como seus membros são eleitos, quais são suas funções, entre outros.

Vista do Plenário, no Senado Federal
Política

Senador

Acesse este texto para saber mais a respeito do trabalho de um senador. Entenda sobre a duração de seu mandato, como ele é eleito e quais são suas funções.

Título de eleitor
Política

Título de eleitor

Clique para saber mais sobre o título de eleitor. Entenda para que serve o documento, quem deve tirar e como fazer o título de eleitor.

Montesquieu
Política

Três Poderes

Clique e acesse para saber do que se trata a teoria dos Três Poderes. Entenda sua origem e conheça suas funções no Brasil.

Política

Tribunal de Haia

Clique e conheça o Tribunal de Haia, corte localizada nos Países Baixos. Entenda a função dessa corte, quando surgiu, e conheça alguns casos julgados por ela.

Urna eletrônica
Política

Urna eletrônica

Acesse este texto e conheça um pouco da história da urna eletrônica no Brasil. Saiba da importância desse aparelho, quando foi criado e utilizado pela primeira vez.

Política

Vereador

Clique e saiba o que são e o que fazem os vereadores. Entenda a história desse cargo aqui no Brasil e quais os requisitos para se tornar um.

Ilustração de um indivíduo pressionando o botão de confirmação em uma urna eletrônica.
Política

Você sabe como funciona o sistema eleitoral brasileiro?

Clique aqui e saiba como funciona o sistema eleitoral brasileiro. Entenda também a diferença entre o sistema majoritário e o sistema proporcional.

O voto nulo é capaz de interferir nos rumos de uma eleição?
Política

Votar nulo funciona?

Será que uma eleição é invalidada com o voto nulo?

Estude agora


Eça de Queirós: vida e obra

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor português Eça de Queirós....

Adição e subtração de números complexos na forma algébrica

Nesta aula, vamos aprender como fazer a adição e a subtração de números complexos na forma algébrica.