PUBLICIDADE
O movimento de translação é um dos movimentos realizados pelo planeta Terra. Esse movimento está associado à existência das estações do ano e a dinâmicas climáticas, além de eventos como os solstícios e os equinócios. Como sabemos, a Terra está em constante movimento e a translação é um dos principais movimentos do nosso planeta. Eles são primordiais para que os ciclos de vida nela funcionem perfeitamente, como o ciclo hidrológico. Todo planeta no Sistema Solar tem seus movimentos de acordo com a distância que possuem em relação ao Sol. Eles influenciam dinâmicas climáticas, alterações de marés, estações do ano, consequências de dias e noites, e outras inúmeras atividades ligadas à vida na Terra.
Leia também: O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o movimento de translação
- 2 - Características do movimento de translação
- 3 - Efeitos do movimento de translação
- 4 - Outros movimentos da Terra
- 5 - Exercícios resolvidos sobre movimento de translação
Resumo sobre o movimento de translação
- O movimento de translação é um dos movimentos realizados pela Terra.
- Esse movimento dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas.
A cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro devido a essas seis horas, sendo chamado de ano bissexto.
As principais consequências do movimento de translação são a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.
As estações do ano são a primavera, o outono, o inverno e o verão.
O solstício e o equinócio são fenômenos que marcam o início das estações do ano.
Ao todo, a Terra realiza 14 movimentos. Alguns desses movimentos são: rotação, elíptica, eclíptico, afélio e periélio.
Características do movimento de translação
O movimento de translação é o movimento que a Terra realiza dando uma volta completa ao redor do Sol. Esse movimento dura, aproximadamente, 365 dias e seis horas. Diante disso, a cada quatro anos, um dia é colocado a mais no ano no mês de fevereiro. Quando isso ocorre, tal ano é chamado de ano bissexto.
Efeitos do movimento de translação
Assim como a rotação traz os dias e as noites e a elevação do nível do mar, comparando-se litorais do Hemisfério Leste com os do Hemisfério Oeste, a translação também gera algumas consequências, como a definição das estações do ano e fenômenos como solstícios e equinócios.
→ Estações do ano
As estações do ano são a primavera, o outono, o inverno e o verão. Elas variam de acordo com a posição orbital do planeta em relação ao Sol. Elas ocorrem graças ao movimento que a Terra faz em torno dessa estrela.
Por conta da posição de órbita, os hemisférios Norte e Sul sempre estarão com as estações opostas. Por exemplo: enquanto no Brasil for verão (Hemisfério Sul), na Espanha será inverno (Hemisfério Norte) e vice-versa. Em algumas áreas do planeta é mais difícil distinguir essas estações, como é o caso de regiões localizadas nas zonas tropicais do mundo.
Veja no quadro a seguir as características de cada estação e suas respectivas datas de início, no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.
Estações do ano |
Início e fim - Hemisfério Norte |
Início e fim - Hemisfério Sul |
Características |
Verão |
21 de junho a 23 de setembro |
22 de dezembro a 20 de março |
Altas temperaturas e dias mais longos. Chuvas constantes devido ao calor — evaporação da água acumulada no solo é acentuada. |
Outono |
22/23 de setembro a 22 de dezembro |
20 de março a 21 de junho |
Temperaturas amenas. Quedas de folhas das árvores. Temperatura cai no fim da estação, marcando a chegada do inverno. |
Inverno |
22 de dezembro a 20 de março |
21 de junho a 23 de setembro |
Estação fria. Noites mais longas e dias mais curtos. Hibernação de alguns animais. |
Primavera |
20 de março a 21 de junho |
22/23 de setembro a 22 de dezembro |
Temperaturas amenas. Florescer das flores. Dias e noites com a mesma duração. |
Para saber mais sobre as estações do ano, clique aqui.
→ Solstício e equinócio
O solstício e o equinócio são fenômenos que marcam o início das estações do ano. Por conta do ângulo de inclinação da Terra em relação ao Sol, a iluminação solar não atinge todas as regiões de forma igual. Dessa forma, algumas áreas recebem mais luz solar (áreas próximas à Linha do Equador), e outras menos (os polos do planeta).
Devido a isso, aproximadamente no dia 21 de dezembro tem-se o dia mais longo do Hemisfério Sul, além do início do verão. Os raios solares incidem sobre o Trópico de Capricórnio, tornando o sul mais iluminado. No Hemisfério Norte ocorre o contrário, com o início do inverno e o dia mais curto do ano. Esse fenômeno é conhecido como solstício de verão (Hemisfério Sul) e solstício de inverno (Hemisfério Norte). É momento em que um hemisfério está mais iluminado pelo Sol do que o outro. O mesmo fato inverte-se nos dois hemisférios no dia 21 de junho, quando os raios solares incidem sobre o Trópico de Câncer: é o dia mais longo no norte e o dia mais curto no sul.
Entre os dias 21 e 23 de março e 21 e 23 de setembro, o planeta recebe raios solares de forma perpendicular na Linha do Equador. Dessa forma, esses raios irradiam igualmente para os dois hemisférios. Com isso, a insolação possui as mesmas condições, deixando o dia com 12 horas e a noite também. Tal fenômeno é chamado de equinócio de primavera e equinócio de outono, dependendo do hemisfério e do período, em março ou setembro. Durante o equinócio, dias e noites possuem a mesma duração, 12 horas.
Para saber mais sobre esses eventos astronômicos, clique aqui.
Outros movimentos da Terra
Ao todo, a Terra realiza 14 movimentos. A seguir, veja alguns desses movimentos.
→ Rotação
Rotação é o movimento que o planeta faz em torno do seu próprio eixo, ou seja, uma volta em torno de si. Ele ocorre no sentido anti-horário, o que possibilita que o Sol seja visto primeiramente no Hemisfério Leste. Daí a expressão popular sobre o Japão, “a terra do Sol nascente”.
Cada movimento de rotação dura, em média, 23 h e 56 min, ou 24 h (dia solar). Além disso, a rotação do planeta é responsável pela existência de dias e noites, pela elevação do nível do mar no litoral leste em comparação com o litoral oeste, e também pelo desvio para oeste das correntes marítimas e da circulação do ar atmosférico.
Para saber mais sobre o movimento de rotação, clique aqui.
→ Elíptica, eclíptico, afélio e periélio
Nosso planeta não é uma esfera perfeita, tendo os polos achatados, forma essa conhecida como geoide. Diante disso, a trajetória da Terra em torno do Sol ocorre de forma oval, recebendo o nome de trajetória elíptica, e seu caminho recebe o nome de plano eclíptico.
Durante sua órbita, em alguns momentos, a Terra pode estar mais próxima ou mais distante do Sol. Quando há uma menor distância entre os dois, chamamo-la de periélio, o que mede, aproximadamente, 147 milhões de quilômetros. Da mesma forma, quando a Terra está mais distante do Sol, chamamos esse ponto de afélio, que pode ser de, aproximadamente, 152 quilômetros.
Veja também: Oito curiosidades sobre o Sistema Solar
Exercícios resolvidos sobre movimento de translação
Questão 1
(UFRGS/2016) A coluna da esquerda apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a da direita, alguns desses fenômenos.
Associe adequadamente as colunas.
1. Rotação
2. Translação
( ) Afélio e periélio
( ) Desvios dos ventos
( ) Movimento aparente do Sol
( ) Estações do ano
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 2 – 1 – 1 – 2
B) 1 – 2 – 1 – 2
C) 1 – 2 – 2 – 1
D) 2 – 2 – 1 – 1
E) 1 – 1 – 2 – 2
Resolução:
Alternativa A.
Fenômenos como afélio e periélio, além da existência das estações do ano, são consequências da translação da Terra.
Questão 2
Sobre os movimentos da Terra, marque a alternativa correta.
A) As estações do ano existem graças ao movimento de rotação.
B) O movimento que a Terra faz em torno de si é chamado de translação.
C) O sentido da rotação do planeta é horário, ou seja, de leste para oeste.
D) Os hemisférios N e S recebem a mesma quantidade de luz solar o ano todo.
E) Os dias e as noites ocorrem graças à rotação do planeta, movimento em torno de si.
Resolução:
Alternativa E.
Graças ao movimento de rotação, dias e noites acontecem, além das diferenças de horários em diferentes regiões do planeta.