O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
PUBLICIDADE
Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado tanto de forma coletiva quanto individual e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura popular e que estão enraizados na tradição desse povo são parte do folclore.
As manifestações do folclore dão-se por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc. O folclore é parte integrante da cultura de um povo e, por isso, é considerado pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial, sendo imprescindível a realização de esforços para a sua preservação.
Acesse também: O dia em que é comemorado internacionalmente o folclore
A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.
O termo de Thoms baseava-se em duas palavras:
Folk, que significa povo;
Lore, que significa conhecimento, saber.
Assim, a junção das duas palavras, conforme o próprio Thoms, significa saber tradicional de um povo. A palavra proposta de Thoms não foi adotada logo de imediato e só se popularizou quando surgiu a Sociedade do Folclore em Londres, no final do século XIX.
O folclore enquanto área de estudo começou a consolidar-se a partir do século XVIII, mas se firmou de fato somente no final do século XIX, quando instituições voltadas para estudos nessa área começaram a surgir na Europa e nos Estados Unidos. Seus especialistas consideram que os grandes pioneiros do estudo do folclore são Johann Gottfried von Herder e os irmãos Grimm.
Na medida em que o interesse pelo assunto disseminou-se, começaram a surgir sociedades voltadas para o estudo do folclore, sendo a citada Sociedade do Folclore (Folklore Society), fundada em 1878, a primeira delas. Essa determinou que dentro do folclore poderia incluir-se:
Narrativas tradicionais: contos, mitos e lendas populares;
Costumes tradicionais: costumes como as festas populares;
Crenças e superstições: saberes relacionados à magia, bruxaria etc;
Linguagem popular: dialetos falados e os jargões populares.
Por meio dessa sociedade londrina, o interesse no estudo do folclore espalhou-se, alcançou outros países da Europa, os Estados Unidos e, por fim, chegou ao Brasil. Claro que, ao longo desse processo, e na medida em que os estudos na área avançavam, novas definições surgiram e avanços sensíveis aconteceram.
Aqui no Brasil, alguns nomes, como Luís Câmara Cascudo, Mário de Andrade e Florestan Fernandes, destacaram-se no estudo do folclore. O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em 1951, sendo realizado no Rio de Janeiro. Um dos debates mais importantes que ocorreram nesse evento foi sobre as características para definir-se o que é folclore, algo que até hoje gera muita discussão entre os especialistas.
As características do que pode ser definido ou não como folclore foram arduamente debatidas por intelectuais europeus e americanos. Esse debate, no entanto, não se encerrou, e aqui no Brasil diversos elementos do que se caracteriza como folclore ou são rebatidos ou são relativizados. Sendo assim, percebe-se que não existe um consenso entre os especialistas, e as características levantadas aqui não são unânimes.
Algumas das características do folclore são:
Origem anônima: Muitos definiram que um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima, mas essa característica tem sido bastante questionada pelos estudiosos;
Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente;
Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo;
Surgimento espontâneo: Os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.
Leia também: 17 de julho - data comemorativa ligada à figura folclórica do Curupira
O cavaleiro sem cabeça é um personagem que surgiu na Europa e é famoso no folclore dos Estados Unidos.
O folclore naturalmente não é um elemento presente em lugares específicos, mas é algo manifestado por todas as culturas, pois todas elas têm o seu conjunto de crendices, mitos, tradições e personagens que compõem seu saber popular. Sendo assim, separamos esse espaço para citar alguns personagens que são parte do folclore de outras culturas que não a brasileira.
Cavaleiro sem cabeça: lenda tradicional que surgiu na Europa medieval e que chegou aos Estados Unidos, onde se popularizou. A lenda fala de um cavaleiro decapitado que vaga à procura de sua cabeça.
Gashadokuro: figura sobrenatural do folclore japonês. Na lenda japonesa, é um esqueleto gigante, formado dos ossos daqueles que morreram de fome, que vaga pelos campos do Japão à procura de viajantes para alimentar-se deles.
Chorona: personagem presente no folclore mexicano, que fala de uma mulher aos prantos e que ficava às margens de rios e lagos. Aqueles que ousavam aproximar-se dela morriam ou sofriam com outras consequências.
Acesse também: A origem da Festa Junina, importante festa popular do Brasil
O saci-pererê é um dos personagens mais famosos do folclore brasileiro.
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
Crédito de imagem
[1] Orhan Cam e Shutterstock
Por Daniel Neves
Graduado em História
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SILVA, Daniel Neves. "Folclore"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/folclore. Acesso em 12 de agosto de 2022.
Assassinando as lendas Brasileiras, o fim do folclore brasileiro, a cultura do folclore, o folclore e a identidade cultural de um povo, a importância do folclore na cultura de um povo.
Quem nunca teve medo do bicho-papão? Clique aqui e conheça as lendas do bicho-papão pelo mundo afora.
Acesse este texto e conheça o boitatá, um ser presente no folclore brasileiro. Conheça as características, origens e variações dessa lenda.
Acesse e conheça essa importante lenda do folclore brasileiro. Veja detalhes sobre a origem da lenda do boto-cor-de-rosa.
Conheça a festa do bumba meu boi, importante manifestação cultural e folclórica brasileira. Aprenda os outros nomes dessa festa e quando costuma ser comemorada.
Saiba mais sobre a caipora, tradicional personagem do folclore brasileiro. Entenda o papel que ela cumpre e conheça diferentes versões de sua lenda.
O que são as cavalhadas, a origem das cavalhadas, as cavalhadas e a tradição européia, a luta entre cristãos e mouros, as cavalhadas de pirenópolis.
Clique no link para conhecer o corpo-seco, lenda do folclore brasileiro. Entenda as características dessa lenda, e veja as regiões em que ela é popular.
Saiba mais sobre a Cuca, uma das lendas mais tradicionais do folclore brasileiro. Entenda como esse ser é representado.
A Dama da Meia Noite,o que diz a lenda da dama da meia noite, o vestuário da dama da meia noite, o que a dama da meia noite faz, como a dama da meia noite vai embora.
Acesse e conheça detalhes dessa importante lenda do folclore brasileiro. Veja o que a lenda da Iara nos conta e conheça a origem dessa narrativa.
Clique para conhecer mais detalhes sobre a lenda do lobisomem. Confira de onde surgiu e conheça as versões clássica, portuguesa e brasileira dessa famosa história!
Acesse e conheça a lenda da mula sem cabeça, uma das mais populares do folclore brasileiro. Veja onde essa lenda surgiu e como chegou ao Brasil.
A lenda do negrinho do pastoreio, o castigo do negrinho do pastoreio, o cavalo baio, o milagre do negrinho do pastoreio.
Saiba mais sobre o Saci-pererê, um personagem muito importante do folclore brasileiro. Conheça a lenda, saiba sua origem e veja quem popularizou sua história!
Clique no link para conhecer o tutu, monstro presente no folclore brasileiro que constava nas canções de ninar e era relacionado com o bicho-papão.
A história que deu origem à lenda da vitória-régia.
Entender como funciona o nosso sistema eleitoral é de extrema importância. Leia!
Afinal, quais os motivos que levaram a Rússia a invadir o território ucraniano?
Tire um tempo para conhecer as funções do presidente da República
O território da Crimeia foi disputado por dois países. Descubra quais!
Votar é cooperar para a manutenção da democracia. Entenda!
É inegável que as redes sociais hoje fazem parte do dia-a-dia de grande parte da população. Mas...
Nessa aula aprenderemos que em uma expressão numérica resolvemos primeiro a multiplicação,...
Nesta aula, trouxemos uma análise de um texto produzido para o banco de...