Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima tropical de altitude

Geografia

O clima tropical de altitude é predominante em áreas de altitude igual ou superior a 800 metros. Caracteriza-se por médias de até 22 °C e chuvas que acumulam 1.500 mm anuais.
O clima tropical de altitude é característico das regiões serranas e planaltos do sudeste brasileiro.
O clima tropical de altitude é característico das regiões serranas e planaltos do sudeste brasileiro.
PUBLICIDADE

O clima tropical de altitude ocorre predominantemente nas porções mais elevadas da região Sudeste do Brasil, abrangendo áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. É caracterizado por temperaturas médias amenas, em torno de 18 °C a 22 °C, e ocorrência de chuvas durante todo o ano, com volumes maiores no verão. Esse clima é fortemente influenciado pelas massas tropicais e pela massa polar atlântica, que condiciona tempo frio no inverno, chuvas frontais e ocorrência de geadas.

Leia também: Influência da altitude sobre o clima

Resumo sobre clima tropical de altitude

  • O clima tropical de altitude ocorre nas áreas elevadas da região Sudeste do Brasil, predominantemente.

  • Diferencia-se do clima tropical típico por causa de suas temperaturas mais amenas.

  • As temperaturas médias variam entre 18 °C e 22 °C, com verões relativamente mais quentes.

  • Embora ocorram chuvas durante todo o ano, elas são mais abundantes no verão. Registra-se anualmente 1.500 mm de precipitação.

  • Algumas localidades registram a formação de geada no inverno.

  • As principais massas de ar atuantes no clima tropical de altitude são as massas tropicais continental e atlântica e a massa polar atlântica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude é característico de áreas situadas em altitude igual ou superior a 800 metros, ocorrendo nas faixas latitudinais correspondentes à zona intertropical do planeta. O principal aspecto que o difere do clima tropical típico é a temperatura, que, em função da elevação geográfica, é mais amena do que nas áreas rebaixadas.

  • Temperatura do clima tropical de altitude

As temperaturas no clima tropical de altitude são consideravelmente mais amenas do que no clima tropical típico, conforme vimos. As médias ficam em torno de 22 °C, e a amplitude térmica anual, isto é, a variação de temperatura durante o ano, fica entre 7 °C e 9 °C.

O verão é a estação mais quente do ano, mas as máximas ficam entre 25 °C e 28 °C, comumente abaixo dos 30 °C. Sob a atuação das massas frias, o inverno é a estação do ano que registra as menores temperaturas, que podem variar entre 15 °C e 18 °C.

  • Precipitação e umidade no clima tropical de altitude

O aporte de umidade do clima tropical de altitude é influenciado pela atuação das massas de ar mais úmidas, como a mTa e a mPa, e também pela intensa evapotranspiração que decorre nos meses mais quentes do ano.

As chuvas ocorrem durante todos os meses do ano, mas são mais abundantes no período que vai de outubro a março, compreendendo boa parte da primavera e os meses do verão. O volume pluviométrico diminui consideravelmente no inverno, principalmente entre junho e agosto. Anualmente, registra-se em média 1.500 mm de chuvas.

No inverno, algumas localidades registram a ocorrência de geadas, fenômeno caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre as folhagens.

  • Vegetação do clima tropical de altitude

Vista de área florestal da Mata de Araucárias
Entre as formações vegetais encontradas no clima tropical de altitude estão a Mata Atlântica e a Mata de Araucárias.

Muitos locais de clima tropical de altitude são recobertos por formações florestais como as florestas tropicais, a exemplo da Mata Atlântica na região Sudeste e parte do Sul do Brasil. Nesta região, outra formação típica e que pode ser encontrada principalmente na porção central do estado do Paraná é a Mata de Araucária.

Os campos abertos, com vegetação de médio e pequeno porte, como espécies arbustivas, pequenas árvores e gramíneas, também são formações que podem ser observadas em áreas de altitude elevada e clima com estação alternadamente úmida e seca.

Leia também: Domínios morfoclimáticos do Brasil — áreas definidas com base na sua composição paisagística

Massas de ar que atuam no clima tropical de altitude

Assim como os demais tipos de clima, o clima tropical de altitude é influenciado pela atuação de diferentes massas de ar. Esses grandes corpos atmosféricos carregam consigo as características de temperatura e umidade do local onde se formam (região de origem) e, à medida que se deslocam, transferem essas propriedades para as áreas que atravessam.

Levando isso em consideração, temos a atuação das seguintes massas de ar no clima tropical de altitude:

  • Massa Tropical Atlântica (mTa): essa massa de ar se origina na zona tropical, sobre a superfície das águas do Oceano Atlântico. Em função disso, dispõe de temperaturas elevadas e alto teor de umidade. A mTa é uma das principais causadoras de chuvas nas áreas de ocorrência do clima tropical de altitude e a sua atuação é mais intensa no verão.

  • Massa Tropical Continental (mTc): também tem origem na zona intertropical, mas, diferentemente da mTa, ela se forma sobre o continente. Trata-se de uma massa quente e de baixa umidade. Ela atua durante todo o ano, principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, e sua passagem condiciona a ocorrência de altas temperaturas e tempo seco.

  • Massa Polar Atlântica (mPa): de modo distinto das anteriores, a massa polar é uma massa de ar fria e úmida que se forma sobre o oceano na zona polar. Assim como a mTa, ela leva chuva para as áreas onde o clima tropical de altitude ocorre, o que se deve principalmente à formação das chamadas frentes frias. Além disso, a mPa é responsável pela queda das temperaturas e atua com maior força nos meses correspondentes ao inverno.

Clima tropical de altitude no Brasil

O clima tropical de altitude é exclusivo a algumas porções das regiões Sudeste e Sul do Brasil, mais precisamente aquelas que estão situadas acima de 1.000 metros de altitude. Esse clima abrange as seguintes áreas:

Videoaula sobre climas do Brasil

Execícios resolvidos sobre o clima tropical de altitude

Questão 1

Observe com atenção o climograma abaixo. As barras em azul indicam o volume de chuvas registrado para cada mês, ao passo que a linha vermelha representa a variação na temperatura.

Fonte: Estação Meteorológica do IAG/USP – Seção Técnica de Serviços Meteorológicos. Disponível em: <http://www.estacao.iag.usp.br/seasons/index.php>. Acesso em 1º out. 2021.

Climograma de São Paulo

Identifique qual o tipo climático representado acima:

a) Clima subtropical.

b) Clima tropical árido.

c) Clima equatorial.

d) Clima tropical de altitude.

e) Clima litorâneo.

Resolução: Alternativa D. O climograma acima representa o clima da cidade de São Paulo (SP). O gráfico de chuvas indica a concentração das precipitações nos meses correspondentes ao verão, sobretudo em dezembro e janeiro. O inverno é a estação mais seca, com menor índice pluviométrico entre junho e agosto. As temperaturas no verão são altas, mas ficam em torno de 22 °C, ao passo que no inverno a mínima registrada é de 15 °C. Essas características são representativas do clima tropical de altitude.

Questão 2

O clima tropical de altitude se diferencia do clima tropical típico pelas temperaturas mais amenas. Ele ocorre nos planaltos e serras da região Sudeste do Brasil, podendo ser observado em outras localidades do território nacional. Todas as características listadas abaixo são indicativas desse clima, exceto:

a) verões relativamente quentes e invernos frios, com a ocorrência de geadas.

b) chuvas abundantes e bem distribuídas durante o ano.

c) avanço de frentes frias que dão origem a chuvas frontais.

d) temperaturas médias em torno de 18 °C.

d) atuação de massas polares e tropicais.

Resolução: Alternativa B. No clima tropical de altitude, as chuvas ocorrem durante todo o ano, mas os maiores volumes se concentram nos meses de verão. Isso significa que elas não são bem distribuídas. Essa alternativa reflete, na verdade, uma característica do clima subtropical.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima tropical de altitude"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-tropical-de-altitude.htm. Acesso em 30 de novembro de 2021.

Artigos Relacionados
As principais características dos climas identificados em território brasileiro.
Saiba mais sobre o clima tropical, que apresenta paisagens variadas e duas estações do ano bem definidas.
Entenda a diferença entre fatores e elementos climáticos e os seus principais tipos.
Clique aqui e aprenda sobre massas de ar. Entenda como esses grandes corpos atmosféricos se formam, sua caracterização e como eles atuam na composição do clima.
Você sabe quais são os principais tipos de climas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!