Voçoroca, também chamada de boçoroca, é uma cratera que se abre em uma região de solo exposto em decorrência da ação erosiva da água. É o produto da erosão causada por um conjunto de fatores, que engloba o desmatamento, a declividade do terreno, a ocorrência de chuvas volumosas e o tipo de solo envolvido, comumente arenoso. A abertura inicial de sulcos evolui com o tempo e gera buracos de ampla extensão territorial e profundidade de dezenas de metros, chegando até o lençol freático. Quando acontecem em áreas urbanizadas, as voçorocas podem representar uma ameaça para cidades e populações inteiras.
Leia também: Fenômenos naturais — o que são e tipos
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre voçoroca
- 2 - O que é voçoroca?
- 3 - Causas da voçoroca
- 4 - Diferenças entre erosão e voçoroca
- 5 - Como recuperar uma voçoroca?
- 6 - Voçoroca x ravina
- 7 - Maiores voçorocas do Brasil
- 8 - Maiores voçorocas do mundo
Resumo sobre voçoroca
-
Voçoroca é uma cratera resultante do processo intenso de erosão sobre um solo exposto. Seu principal agente intempérico, nesse caso, é a água.
-
Elas atingem tamanha profundidade que seu ponto mais baixo pode coincidir com o nível do lençol freático, que contribui para a continuidade do processo erosivo.
-
As voçorocas, ou boçorocas, podem ter dezenas de metros de profundidade e centenas de metros de largura.
-
São diversos fatores em conjunto que causam as voçorocas, como: desmatamento, alta declividade dos terrenos, chuvas intensas e solos arenosos.
-
A recuperação dessas crateras é lenta e deve ser feita mediante a retomada dos nutrientes do solo e da vegetação que o recobre.
O que é voçoroca?
Voçoroca, chamada também de boçoroca, é uma cratera resultante da ação erosiva da água em um solo desprotegido. As voçorocas são, nesse sentido, um buraco de grandes dimensões que se abre em função do intemperismo físico que incide sobre uma região desmatada, sendo ainda mais intenso nas áreas com declividade acentuada, ou seja, em terrenos muito inclinados. Trata-se de feições muito profundas e evoluídas, a maioria das quais atinge dezenas de metros de profundidade, com largura igualmente ampla, chegando a 500 metros em alguns casos.
Causas da voçoroca
As voçorocas são causadas por uma combinação de fatores que envolvem tanto os aspectos físicos da paisagem quanto a ação dos seres humanos no meio natural. Levando isso em consideração, podemos apontar como causa das voçorocas:
-
remoção da cobertura vegetal do solo, deixando-o exposto aos agentes intempéricos;
-
declividade do terreno, que intensifica a ação da água (principal causador da erosão nesse caso) e acelera o intemperismo físico que acontece no solo desnudo;
-
registros de chuvas volumosas e intensas, que causam o acúmulo de água no solo;
-
expansão das áreas urbanizadas, que promovem alterações no substrato e representam o principal fator causador do desmatamento;
-
solos menos estruturados e com granulometria maior, como é o caso de solos arenosos, que se tornam mais propensos à erosão e à formação de voçorocas.
Leia também: O que é intemperismo?
Diferenças entre erosão e voçoroca
Compreender as diferenças entre erosão e voçoroca é simples: erosão é o processo, enquanto a voçoroca é o produto.

Um solo exposto representa uma superfície que está suscetível à desagregação e ao transporte do seu material, sendo essa a definição da erosão. Quando a água das chuvas atinge o substrato, esse processo tem início, tornando-se ainda mais intenso em áreas inclinadas e que são formadas por solos arenosos. Nesse caso, o carregamento de material é ainda mais fácil e se torna mais grave com chuvas fortes. A depender da profundidade dos sulcos inicialmente produzidos, a erosão é intensificada mediante o solapamento da base desses buracos também pela ação da água, uma vez que pode atingir o lençol freático.
Na medida em que a erosão avança e o buraco se torna maior, ele evolui para o estágio que conhecemos como voçoroca. Nesse sentido, erosão e voçoroca são dois termos da geomorfologia que estão diretamente relacionados, uma vez que é a erosão que causa as crateras nos terrenos.
Como recuperar uma voçoroca?
A recuperação das voçorocas é um processo que demanda tempo e pode demorar muitos anos para que o solo e a paisagem retomem a sua forma original, ou o mais próximo dela.
Conforme vimos até aqui, as voçorocas representam áreas intensamente degradadas tanto no que diz respeito à estrutura física do solo quanto no carregamento dos nutrientes pelas águas das chuvas (lixiviação). De imediato, é fundamental cobrir o solo para protegê-lo da ação contínua dos agentes intempéricos. Caso a formação da voçoroca tenha acontecido em área urbanizada, há necessidade de remoção dos habitantes para que não haja nenhuma (nova) tragédia por conta da evolução da cratera. Medidas urgentes devem ser tomadas, ainda, com relação a cursos d’água e outros corpos hídricos que banham a área.

Pensando no processo a longo prazo, a primeira etapa de recuperação de uma área com erosão tão avançada como as voçorocas é a retomada desses nutrientes para o solo mediante o plantio de espécies vegetais. Por se tratar de um solo degradado, as gramíneas são a melhor opção para iniciar a reversão de uma voçoroca|1|. A evolução observada permite a introdução de diferentes espécies de plantas, como as árvores, em áreas estratégicas, como a borda das voçorocas e as paredes internas|2|, evitando, assim, movimentos de massa que possam ampliar o problema ao invés de resolvê-lo.
Voçoroca x ravina

Voçoroca |
Ravina |
Uma voçoroca é um buraco ou cratera formado pela ação contínua da água sobre um solo exposto. Ela representa um estágio de erosão mais avançado que o das ravinas, o que é indicado pela sua profundidade. As voçorocas podem ser tão profundas que atingem o nível do lençol freático, e a erosão tem continuidade na sua base. |
Uma ravina é uma abertura (ou um sulco) formada no solo exposto decorrente da ação da água sobre ele, dando início ao processo de erosão. Não apresenta muita profundidade. |
Maiores voçorocas do Brasil
As voçorocas da cidade de Buriticupu, no estado do Maranhão, estão entre as maiores do Brasil. Elas tem 80 metros de profundidade e são verdadeiras ameaças à integridade do município. Aliás, essas estruturas já engoliram cerca de 50 casas e provocaram mortes na cidade ao longo dos trinta anos em que permanecem ativa, sendo ainda um risco iminente para os seus 55.499 habitantes (IBGE, 2022).
Na região Centro-Oeste do Brasil, próximo da nascente do rio Araguaia, existem também voçorocas de grandes dimensões, totalizando 21 crateras. Uma delas é a Voçoroca Olho D’Água, que tem 40 metros de profundidade de acordo com informações coletadas pela Embrapa. Já no Sudeste, no município de Lupércio, no interior do estado de São Paulo, o caso descrito para o Maranhão se repete: enormes crateras com 15 metros de profundidade ameaçam a estrutura de uma cidade de menos de 4 mil habitantes.
Leia também: Quais são os tipos de erosão?
Maiores voçorocas do mundo
As regiões de clima tropical, principalmente a sua variação mais úmida, são aquelas mais propensas ao desenvolvimento de voçorocas profundas e de ampla abrangência territorial. Entretanto, o Canadá, mais precisamente a cidade de Toronto, abriga um dos maiores sistemas formados por ravinas e voçorocas do mundo, cobrindo uma área de 120 mil km². Por essa razão, ele já faz parte da geomorfologia local, caracterizando boa parte do relevo daquela cidade.
Voçorocas de grandes dimensões são um problema em muitos países africanos, dentre os quais se destacam a Nigéria, a Angola e a República Democrática do Congo.
Notas
|1| MAYOR, Eduardo Sotto. EESC, IGc e Embrapa comprovam que erosões “vizinhas” interagem entre si. EESC – USP, 21 mai. 2021. Disponível em: https://eesc.usp.br/biblioteca/post.php?guidp=19854&catid=noticias.
|2| FRÓES, Rafaelle. Entenda o que são as voçorocas que formam crateras e abismos de terra no Maranhão. G1, 07 mar. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/03/07/entenda-o-que-sao-as-vocorocas-fenomeno-que-provoca-abismos-de-terra-e-ameaca-engolir-cidade-no-maranhao.ghtml.
Fontes:
BORGES, Rogério. Rio Araguaia: Erosões colocam nascentes em risco. O Popular / UFG Notícias, 09 ago. 2010. Disponível em: https://secom.ufg.br/n/12961-rio-araguaia-erosoes-colocam-nascentes-em-risco.
FILIZOLA, Heloísa Ferreira; GOMES, Marco Antonio Ferreira; BOULET, René. Principais voçorocas. Agitec – Embrapa, [2021]. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/agricultura-e-meio-ambiente/manejo/reabilitacao-de-areas/principais-vocorocas.
FRÓES, Rafaelle. Entenda o que são as voçorocas que formam crateras e abismos de terra no Maranhão. G1, 07 mar. 2025. Disponível em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2025/03/07/entenda-o-que-sao-as-vocorocas-fenomeno-que-provoca-abismos-de-terra-e-ameaca-engolir-cidade-no-maranhao.ghtml.
REDAÇÃO. O que é voçoroca, fenômeno por trás de imensa cratera em cidade paulista. UOL Notícias, 22 abr. 2024. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/04/22/o-que-e-vocoroca-imensa-cratera-que-preocupa-prefeitura-no-interior-de-sp.htm.
SUZUKI, Shin. As voçorocas que ameaçam cidade brasileira - e são problema global. BBC, 22 abr. 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-61d57e25-d458-4785-8a37-3ef119a504c7.