A floresta tropical é um tipo de vegetação que se desenvolve na zona tropical do planeta Terra, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. As florestas tropicais são caracterizadas pela densidade de plantas, não obstante o solo pouco fértil, e pela enorme diversidade biológica, proporcionadas pelo clima quente e que tem, ao menos, uma estação chuvosa, além da intensa luminosidade disponível. Assim, florestas tropicais são identificadas no continente americano, mais precisamente nas Américas Central e do Sul, na África, no sul da Ásia e no norte da Oceania.
As florestas tropicais, como a Mata Atlântica brasileira, são fundamentais para o equilíbrio do meio ambiente e para a manutenção do planeta Terra por conta dos ciclos naturais que nelas acontecem. No entanto, elas enfrentam uma séria ameaça que é o desmatamento motivado por fatores econômicos, como a abertura de novas áreas para o desenvolvimento da agropecuária e da mineração.
Leia também: Afinal, o que são as florestas?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre floresta tropical
- 2 - O que é uma floresta tropical?
- 3 - Características da floresta tropical
- 4 - Onde se localizam as florestas tropicais?
- 5 - Floresta tropical no Brasil
- 6 - Desmatamento nas florestas tropicais
- 7 - Qual a importância da floresta tropical?
- 8 - Floresta tropical x floresta equatorial
- 9 - Exercícios resolvidos sobre floresta tropical
Resumo sobre floresta tropical
- Floresta tropical é um tipo de ecossistema com vegetação florestal que se desenvolve em áreas de média e baixa latitude do planeta Terra, entre os trópicos de Câncer e Capricórnio.
- Elas são típicas de áreas de clima tropical, caracterizado por alta luminosidade, temperaturas elevadas e grande disponibilidade hídrica.
- Os solos das florestas tropicais são pobres em nutrientes. A vegetação se desenvolve graças à fertilidade proporcionada pela matéria orgânica depositada diariamente sobre eles.
- Por conta do clima, são abastecidas por mananciais perenes, ou seja, que não secam durante o período de estiagem ou com a diminuição das chuvas.
- A biodiversidade é uma das principais características da floresta tropical, que tem milhões de espécies de animais e de plantas, muitas das quais não foram catalogadas ainda.
- A vegetação da floresta tropical é bastante densa e formada por plantas em todos os estratos, desde pequenos arbustos a árvores com dezenas de metros de altura.
- A Mata Atlântica é um exemplo de floresta tropical no Brasil, que recobre 17 estados do país e está presente desde o Nordeste até o Sudeste.
- O desmatamento é, hoje, uma das maiores ameaças às florestas tropicais de todo o mundo, sendo motivado principalmente por questões econômicas.
O que é uma floresta tropical?
Uma floresta tropical é um tipo de ecossistema com vegetação típica de floresta, com dossel alto, densidade elevada de árvores e marcado pela diversidade biológica. Está presente em áreas específicas do planeta Terra, mais precisamente nas latitudes médias e baixas que estão inseridas na chamada zona tropical. Portanto, essa vegetação ocorre entre o Trópico de Câncer (23º27’ N) e o Trópico de Capricórnio (23º27’ S), desenvolvendo-se em condições específicas de clima e também de solo.
Características da floresta tropical
Ainda que as florestas tropicais se distribuam por diferentes regiões da superfície terrestre, é possível identificar aspectos em comum que nos permitem classificá-las como tal. A seguir, conheça as principais características das florestas tropicais.
→ Clima da floresta tropical
A floresta tropical leva o nome do clima das áreas em que ela se desenvolve. Esse tipo de vegetação é característico de climas tropicais que têm como principal aspecto as elevadas temperaturas durante o ano, com médias que ficam em torno de 24 ºC e 25 ºC, com máximas atingindo 30 ºC ou mais. Esses climas apresentam uma estação amena, que, a depender da localidade, pode ser fria, com as temperaturas caindo até 15 ºC.
Outra característica importante desse clima, e que permitiu o surgimento de florestas densas, é a sua elevada taxa de umidade. Em suas diversas variações regionais, o clima tropical apresenta, ao menos, uma estação do ano chuvosa. A precipitação anual média fica em torno de 1500 mm, mas existem muitas regiões de clima tropical que registram 1800 mm ou até mais, sobretudo em áreas onde as monções são uma realidade, como no sul da Ásia.
→ Solo da floresta tropical

Ao observarmos uma floresta tropical, marcada pela densidade vegetacional e pelas árvores de grande porte, é comum pensarmos que ela se sustenta sobre um solo de elevada fertilidade. Entretanto, esse não é o caso. As florestas tropicais, assim como as florestas equatoriais, se desenvolvem sobre substratos cuja fertilidade química é baixa ou muito baixa.|1|
O que proporciona a menor disponibilidade de nutrientes nos solos das florestas é principalmente o grande volume de água que eles recebem e acumulam. A água intensifica o processo de intemperismo químico do solo e provoca a lixiviação dos seus principais minerais.
No caso das regiões tropicais, conforme explica a Embrapa, os solos que se desenvolvem são do tipo laterítico (alto teor de óxidos de ferro e alumínio) e caulinítico (alto teor de caulinita, um tipo de argilomineral). O que vai favorecer o desenvolvimento de uma vegetação exuberante como a das florestas tropicais, portanto, não é a estrutura química original do seu solo, mas sim o material orgânico depositado sobre ele de maneira constante e fatores como a luminosidade e a disponibilidade hídrica adequadas das áreas em que essas florestas se desenvolvem.
→ Hidrografia da floresta tropical
Estando localizada em áreas de clima chuvoso ou parcialmente chuvoso, a maioria das florestas tropicais se estende por áreas em que os cursos d’água são perenes. Isso significa que elas são frequentemente abastecidas por um sistema hídrico que não seca em determinado período do ano, beneficiando, assim, a manutenção de sua vegetação e das diferentes formas de vida que fazem delas seus habitats.
→ Fauna da floresta tropical

A biodiversidade animal é uma das principais características das florestas tropicais, sobretudo quando se considera, nessa categoria, as florestas equatoriais, frequentemente chamadas de tropicais úmidas.
A fauna das florestas tropicais é composta por milhões de espécies de animais, muitas delas não catalogadas ainda. Inclui insetos, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e se diferencia bastante de região para região. Por exemplo, as florestas tropicais da Nova Guiné e da Austrália têm uma espécie de marsupial conhecida como canguru-arborícola, presente somente nesses dois países. Também no sudeste da Ásia habitam as aves-do-paraíso, típicas daquela região, assim como os mamíferos ocapi, na África Central, e o mico-leão-dourado, no Brasil.
Outros animais presentes em florestas tropicais são:
onça-pintada |
diabo-da-tasmânia |
capivaras |
arara-azul |
tucano |
papagaios |
gorila |
preguiça |
sapos |
elefantes |
carunchos (besouros) |
anacondas |
rinocerontes |
jaguar |
lêmures |
→ Flora da floresta tropical

A diversidade biológica das florestas tropicais inclui a sua flora. O conjunto de plantas que forma esse tipo de vegetação é muito variado e se encontra em todos os estágios da sucessão ecológica. Por isso, encontraremos desde pequenos arbustos, gramíneas e trepadeiras até árvores de grande porte nas florestas tropicais. Nesse sentido, sua flora é formada por espécies diversas, incluindo líquens, samambaias, orquídeas, bromélias, plantas carnívoras, pau-brasil, seringueira, figueira, jequitibá, pinheiro etc.
A título de curiosidade, a árvore mais alta do mundo foi encontrada em uma floresta tropical de Bornéu, na Ásia. Ela tem 100,5 metros de altura, e recebeu o nome de Manara (“torre” em malaio), sendo um espécime de meranti-amarelo.
Onde se localizam as florestas tropicais?

As florestas tropicais recebem esse nome por estarem localizadas na zona tropical do planeta Terra, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Elas se distribuem por territórios na América (Central e do Sul), na África, na Ásia e também na Oceania.
Floresta tropical no Brasil

A Mata Atlântica é um exemplo de floresta tropical no Brasil. Ela é um dos principais biomas do país, com área original de 1,3 milhão de km2. A Mata Atlântica ocupava inicialmente 15% do território nacional, estendendo-se desde a região Nordeste até o litoral sul, ocupando ainda parte significativa do interior dos estados da região Sudeste, totalizando 17 estados.
No entanto, uma vez que essas são áreas densamente povoadas e onde se concentram algumas das principais atividades econômicas do país, responsáveis por 80% do PIB nacional, a degradação da Mata Atlântica aconteceu (e acontece) em ritmo acelerado. Sua vegetação original recobre, hoje, quase metade da área original, e cobre menos de 8% do território brasileiro.
Considerando que as florestas equatoriais são chamadas de florestas tropicais úmidas, a Floresta Amazônica pode ser considerada, também, como um exemplo de floresta tropical no Brasil. Localizada na região Norte do país, ela compreende outros territórios sul-americanos e abriga a maior biodiversidade do mundo. No entanto, assim como a Mata Atlântica, tem passado por um sério processo de degradação motivada por interesses econômicos.
Desmatamento nas florestas tropicais

O desmatamento nas florestas tropicais é um dos maiores problemas ambientais enfrentados atualmente. A remoção da cobertura vegetal nas regiões florestadas se deve principalmente ao avanço de atividades econômicas, como a agropecuária comercial e a mineração, incluindo o garimpo. Não se deve deixar de lado, ainda, a urbanização crescente, que também demanda a abertura de novas áreas em meio à vegetação, o que compreende a instalação de indústrias e de infraestrutura, como pontes e estradas.
Ambos os processos anteriormente descritos foram intensos na Mata Atlântica desde a colonização brasileira, já que foi o primeiro bioma com o qual os europeus tiveram contato, e acontecem em taxas alarmantes, tanto na Amazônia quanto na própria Mata Atlântica, descrita como a floresta mais devastada do Brasil.
O mundo perdeu mais de 76 milhões de hectares de florestas primárias úmidas, o que inclui as florestas tropicais e equatoriais (tropicais úmidas), entre os anos de 2002 e 2023, de acordo com os dados do Global Forest Watch. Esse dado é referente à cobertura vegetal original, e representa 16% da perda de árvores no mesmo intervalo. Somente entre 2021 e 2022, 10% das áreas de florestas tropicais foram perdidos. Considerando a atual cobertura, as florestas tropicais representam apenas 6% da superfície.|2|
Qual a importância da floresta tropical?
As florestas tropicais são formações vegetais de suma importância para a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. Elas abrigam milhões de espécies de animais e de plantas, que desempenham funções ecológicas e ambientais fundamentais para a sua sobrevivência e para a garantia de ciclos naturais, como o da água, do carbono e do oxigênio, que asseguram a sobrevivência dos seres humanos e, também, do planeta Terra.
Além da biodiversidade que as florestas tropicais resguardam, elas auxiliam em fatores como a regulação térmica, a produção de oxigênio e, sobretudo, o sequestro de carbono da atmosfera. A manutenção das florestas tropicais é, por essa razão, essencial para o controle do aquecimento global (ou da ebulição global), principal causador das mudanças climáticas.
A importância das florestas tropicais se estende para as comunidades tradicionais, como os povos indígenas, que ajudam na proteção desses ecossistemas ao mesmo tempo que retiram dele os elementos para a sua subsistência em uma convivência harmoniosa que já perdura milênios. Além dos indígenas, outras populações em todo o mundo dependem das florestas para a obtenção de recursos naturais, e conseguem retirá-los de maneira sustentável, pensando na sobrevivência da floresta e na garantia da existência de tais recursos para as gerações futuras.
Floresta tropical x floresta equatorial
Florestas tropicais |
Florestas equatoriais |
São formações florestais que se desenvolvem na região tropical do planeta Terra, limitada pelos trópicos de Câncer e de Capricórnio. Desenvolvem-se, por isso, em climas tropicais quentes e úmidos, com, ao menos, uma estação chuvosa. |
São formações florestais que se desenvolvem nas áreas de baixa latitude próximas da Linha do Equador. Desenvolvem-se em clima equatorial, também descrito como tropical úmido, marcado pelo calor e pela elevada umidade do ar. As chuvas são constantes durante o ano. Pode ser descrita como um tipo de floresta tropical a floresta tropical úmida. |
Para saber mais sobre floresta equatorial, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre floresta tropical
Questão 1
(Etec) Nas florestas tropicais úmidas, encontra-se mais da metade das espécies vivas do planeta Terra. Nos diversos estratos dessas florestas, criam-se diversos hábitats, onde convive um grande número das mais variadas espécies. Quando a quantidade de espécies é muito elevada, podemos dizer que se trata de uma área com megadiversidade.
Algumas das principais causas da elevada biodiversidade nas florestas citadas são:
A) presença de tundra, solo fértil e vegetação xerófita exuberante.
B) grande luminosidade, muita umidade e elevada temperatura média.
C) baixa temperatura média, solos rasos e chuvas convectivas abundantes.
D) forma plana do terreno, baixa temperatura média e elevada amplitude térmica.
E) rios intermitentes, grande quantidade de vegetação rasteira e pequena luminosidade.
Resolução:
Alternativa B.
A elevada biodiversidade das florestas tropicais é devido ao clima local, do tipo tropical, caracterizado pelo calor, pela elevada umidade e pela luminosidade recebida, intensa durante a maior parte do ano. A depender da localidade, a quantidade de luz solar recebida não se altera o ano todo.
Questão 2
(Etec) Fazer uma trilha é muito divertido, desde que o passeio seja realizado com a presença de um guia, com roupas e calçados adequados e muita água potável.
Em uma trilha pela Mata Atlântica, o ambiente observado se caracteriza principalmente por:
A) vegetação densa, latifoliada e heterogênea.
B) floresta aciculifoliada homogênea e densa.
C) selva de tundra com cactáceas esparsas.
D) arbustos esparsos com galhos retorcidos.
E) plantas esparsas, caducifólias e xerófitas.
Resolução:
Alternativa A.
Sendo uma floresta tropical, a Mata Atlântica tem vegetação densa e muito diversa, com árvores e plantas de folhas largas.
Notas
|1| ZARONI, Maria José. Formação do solo tropical. Portal Embrapa, [2021]. Disponível em: https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/tematicas/solos-tropicais/formacao-do-solo-tropical.
|2| WWF. Tropical rainforest. WWF, [s.d.]. Disponível em: https://wwf.panda.org/discover/our_focus/forests_practice/importance_forests/tropical_rainforest/.
Fontes
BARBOSA, Vanessa. Cientistas descobrem a árvore tropical mais alta do mundo (e já ameaçada). Exame, 09 abr. 2019. Disponível em: https://exame.com/ciencia/cientistas-descobrem-a-arvore-tropical-mais-alta-do-mundo-e-ja-ameacada/.
FAO. Forests. FAO, [2022]. Disponível em: https://www.fao.org/forests/en.
GAGEN, Mary. The world's tallest known tropical tree has been found—and climbed. National Geographic, 03 abr. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/environment/article/worlds-tallest-tropical-tree-discovered-climbed-borneo.
Global Forest Watch. Disponível em: https://www.globalforestwatch.org/.
HURT, Avery. Rainforest Habitat. National Geographic Kids, [s.d.]. Disponível em: https://kids.nationalgeographic.com/nature/habitats/article/rain-forest.
Instituto Brasileiro de Florestas. Disponível em: https://www.ibflorestas.org.br/.
SMITH, Jeremy M.B. Tropical rainforest. Encyclopedia Britannica, [s.d.]. Disponível em: https://www.britannica.com/science/tropical-rainforest.
SOS Mata Atlântica. Disponível em: https://sosma.org.br/.