Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Climas do mundo

Você sabe quantos são e quais são todos os climas do mundo? Existem ao menos 11 ocorrências climáticas, determinadas pela distribuição desigual de calor e umidade no mundo.

Representação dos vários tipos de clima do mundo.
A distribuição diferencial de calor e de umidade pelo planeta Terra condiciona a existência de diferentes climas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os climas do mundo são determinados pela distribuição desigual de calor e umidade pelo planeta Terra, além da atuação de outros fatores climáticos locais. Identificam-se ao menos 11 tipos de clima no mundo, alguns dos quais apresentam também subclimas, como é o caso dos tipos tropical e temperado. Os extremos climáticos do globo, isto é, os climas mais frios e mais quentes se localizam respectivamente nas áreas de alta e de baixa latitude, sendo eles os climas polar e desértico.

Leia também: Como são definidas as zonas térmicas do planeta Terra?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os climas do mundo

  • Existem ao menos 11 climas no mundo, cuja existência é condicionada pela distribuição desigual de calor e de umidade pelo planeta Terra.

  • Os principais climas do mundo são clima equatorial, clima tropical, clima tropical de monção, clima semiárido, clima desértico ou árido, clima subtropical, clima mediterrâneo, clima temperado, clima subpolar ou subártico, clima frio de montanha e clima polar.

  • Os climas mais frios do mundo são aqueles de alta latitude, como os climas subpolar e polar.

  • Os climas mais quentes do mundo acontecem em áreas de baixa latitude, como o clima desértico (ou árido).

Quais são os climas do mundo?

Os climas do mundo são determinados pela distribuição diferencial do calor proveniente do Sol e da umidade, dependendo ainda de outros fatores climáticos que atuam localmente e influenciam no comportamento do que chamamos de elementos do clima.

Veja na sequência as principais ocorrências climáticas do mundo e as características que definem cada uma delas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Clima equatorial

O clima equatorial está presente nas áreas de baixa latitude próximas da Linha do Equador. Essa é a região do planeta Terra em que os raios solares incidem com maior intensidade, o que resulta em temperaturas elevadas durante todo o ano. As médias, a depender do local, podem chegar a até 27 °C. Outro aspecto importante do clima equatorial é a elevada umidade do ar, que fica em torno de 80%.

Não é possível diferenciar as estações do ano no clima equatorial devido à baixa amplitude térmica e ocorrência de chuvas durante todo o ano. Assim, mesmo nos meses correspondentes ao inverno, as temperaturas não caem abaixo dos 20 °C. O volume anual de chuvas pode superar 2000 mm.

Clima tropical

O clima tropical ocorre na zona tropical do planeta, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Em função da maior recepção de luminosidade e calor nessa área, o clima tropical é marcado pelas elevadas temperaturas médias anuais, que podem ser de 24 ou 25 °C, e pela baixa amplitude térmica no mesmo período.

Identificam-se ao menos duas estações do ano nas áreas de clima tropical. O verão é quente e chuvoso, registrando temperaturas superiores a 27 °C. Os invernos são amenos e secos, com temperaturas na faixa de 15 a 20 °C.

Devemos ressaltar ainda que pode haver mudanças no regime de umidade pela preponderância de fatores climáticos, como a maritimidade nas zonas costeiras, por exemplo. O volume anual de chuvas é de 750 mm nas regiões mais secas e 2000 mm naquelas de maior umidade.

Clima tropical de monção

O clima tropical de monção é uma ocorrência climática bastante específica que está presente principalmente no Sul e Sudeste do continente asiático. O clima tropical de monção é regido pelos ventos conhecidos como monções.

No verão, as monções atuam levando calor e umidade do oceano em direção ao continente. Esse movimento provoca chuvas intensas e volumosas, e, em muitos casos, até 75% das chuvas anuais registradas se concentram nesse período. Já as monções que acontecem nos meses correspondentes ao inverno caracterizam uma estação seca, com ventos quentes soprando do continente em direção aos oceanos.

Consequências do clima tropical de monções, um dos vários climas do mundo.
As monções de verão provocam fortes chuvas em países como a Índia, o que pode resultar em alagamentos e enchentes.

Clima semiárido

O clima semiárido está presente nas áreas de latitude média do planeta e é caracterizado pelo calor persistente durante o ano, baixa amplitude térmica e escassez de chuvas, o que faz com que esse tipo climático apresente ainda baixa umidade relativa do ar.

A precipitação anual média varia na faixa de 250 mm a 750 mm, sendo o segundo caso típico da zona do semiárido nordestino no território brasileiro. Além de escassas, as chuvas são mal distribuídas e tendem a se concentrar em um curto período de tempo, que pode ser seguido por secas de vários meses.

Clima desértico ou árido

Dois aspectos principais definem os climas desérticos, chamados também de áridos, que são a baixíssima umidade relativa do ar e a amplitude térmica anual também baixa, o que indica que não há variação significativa das temperaturas ao longo do ano. Utiliza-se essa denominação para categorizar os climas dos desertos quentes, situados em baixas latitudes.

As temperaturas no clima desértico tendem a ser extremamente altas durante o dia, alcançando 50 °C, e o completo oposto durante a noite, baixando para valores negativos em algumas regiões. Assim, outra característica importante desse clima é a alta amplitude térmica diária. O volume anual de chuvas é muito baixo, variando entre praticamente zero e até 200 mm.

Deserto de Merzouga, no deserto do Saara, em Marrocos, região de ocorrência do clima desértico ou árido.
Calor intenso e escassez hídrica são as principais características do clima desértico.

Clima subtropical

O clima subtropical é um tipo de clima que está presente nas áreas imediatamente acima e abaixo dos trópicos, ou seja, nas imediações das regiões de clima tropical. Assim, o clima subtropical é comum da zona temperada do planeta Terra, sendo as suas propriedades mais pronunciadas no Hemisfério Sul.

A característica mais marcante do clima subtropical é a distinção entre as quatro estações do ano e a elevada umidade do ar. Dessa forma, registra-se elevada pluviosidade anual com chuvas bem distribuídas durante o ano. Os verões são quentes, com temperaturas médias de 27 °C, enquanto os invernos variam de amenos a frios, alcançando entre 10 e 18 °C. Nessa estação do ano, pode haver ainda a formação de geada.

Clima mediterrâneo

O clima mediterrâneo é característico de áreas de média latitude e presente não somente nos países que são banhados pelo mar Mediterrâneo, mas também em áreas da costa oeste estadunidense e no sul da América do Sul, África e Oceania.

No clima mediterrâneo, a umidade do ar é elevada em função da maritimidade. Além disso, o verão e o inverno são as duas estações do ano mais pronunciadas. A primeira é quente e seca, com chuvas raras ou escassas, enquanto a segunda é marcada por temperaturas amenas e chuvas recorrentes. Anualmente, a pluviosidade é de 900 mm em média.

Clima temperado

O clima temperado está presente nas zonas temperadas do planeta Terra, que correspondem à faixa localizada entre os trópicos e os círculos polares em ambos os hemisférios. Sua presença é mais acentuada no Hemisfério Norte, enquanto no Sul temos a presença do clima subtropical.

Esse clima é marcado por temperaturas amenas na maior parte do ano e umidade do ar que varia de acordo com a proximidade do mar, o que faz com haja uma subdivisão nesse tipo climático entre clima temperado continental, mais seco, e temperado oceânico, mais úmido. Em geral, identifica-se a alternância entre as quatro estações do ano no clima temperado, que se distingue ainda pela alta amplitude térmica anual e diária e chuvas bem distribuídas durante o ano.

Clima subpolar ou subártico

O clima subpolar ou subártico acontece nas áreas de média e alta latitude, especialmente naquelas mais próximas do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte. O clima subpolar apresenta baixas temperaturas durante a maior parte do ano, com verões bastante curtos marcados por temperaturas amenas e frias, e longos invernos de frio intenso, com termômetros registrando comumente temperaturas negativas.

O volume anual de chuvas varia de moderado a elevado, a depender da região. Durante o inverno, a precipitação que acontece é na forma de neve.

Clima frio de montanha

Esse clima está presente nas áreas de maior altitude do planeta Terra, que correspondem aos grandes complexos montanhosos ou cordilheiras, como os Andes, os Himalaias e o Cáucaso, por exemplo. O relevo é, portanto, o principal fator climático atuante.

Nesse tipo climático, as temperaturas anuais são baixas e diminuem à medida que a altitude aumenta. Em média, a temperatura é reduzida em 6,4 °C a cada 1000 metros de elevação. Também nas áreas elevadas, há condições para a manutenção de uma camada permanente de neve, ou seja, ela não derrete. A precipitação anual varia de acordo com a latitude, com média de 1000 mm ao ano e chuvas bem distribuídas.

Cordilheira do Cáucaso, região de ocorrência do clima frio de montanha, um dos vários climas do mundo.
O clima frio de montanha é característico das áreas de maior altitude do planeta.

Clima polar

O clima polar é característico das áreas de maior latitude do planeta Terra, que são aquelas situadas acima dos círculos polares na faixa que vai de 66°33’ de latitude até 90° em ambos os hemisférios. Trata-se das regiões que recebem menor incidência de luz solar, razão pela qual o frio é permanente.

Em decorrência dos amplos volumes de água congelada nas geleiras e calotas polares, o clima polar é árido, isto é, apresenta umidade do ar baixíssima. A pluviosidade anual é semelhante à do clima desértico, com máximas variando entre 200 e 300 mm. Em algumas regiões, tanto o solo quanto a cobertura de neve são permanentes, o que é condicionado pelas temperaturas negativas.

Leia também: Mudanças climáticas — as alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo

Quais são os climas mais frios do mundo?

Urso polar em Svalbard, na Noruega, região de ocorrência do clima polar, um dos climas mais frios do mundo.
Os climas mais frios do mundo ficam nas áreas de alta latitude.

Os climas mais frios do mundo são aqueles que ocorrem nas áreas de mais alta latitude, que são os climas subpolar e polar. As menores temperaturas do planeta Terra são registradas nas regiões de clima polar, com destaque para a região da Antártica, onde os termômetros já marcaram temperaturas entre -82,2 °C e -94 °C.

Fora do continente antártico, registram-se as temperaturas mais baixas em áreas como a Groenlândia, o Alasca e o norte da Rússia, mais precisamente a região da Sibéria. A cidade de Yakutsk, na Sibéria Oriental, é considerada a cidade mais fria do mundo. Por lá, a mínima temperatura já registrada foi de -64,4 °C.

Quais são os climas mais quentes do mundo?

Vale da Morte, nos Estados Unidos, região de ocorrência do clima desértico, um dos climas mais quentes do mundo.
A temperatura do ar mais alta da história até o momento foi registrada no Vale da Morte.

Os climas mais quentes do mundo são aqueles que ocorrem nas áreas de baixa latitude, com destaque para o clima desértico ou árido. Embora o frio durante a noite seja intenso, as temperaturas diurnas dos desertos é extremamente elevada, variando entre os 40 e 50 °C. A temperatura do ar máxima registrada no mundo foi de 56,7 °C no Vale da Morte, situado na costa oeste dos Estados Unidos, em 10 de julho de 1913.

Saiba mais: Qual é a diferença entre tempo e clima?

Exercícios resolvidos sobre climas do mundo

Questão 1

(Mackenzie) No mapa, estão destacadas as regiões:

Mapa-múndi com regiões de ocorrência de climas secos em destaque.

A) onde há a ocorrência de climas muito úmidos, com influências das “monções”.

B) de grandes concentrações populacionais.

C) com as principais áreas de vegetação adaptada a ambientes secos.

D) das mais importantes áreas de criação de bovinos no mundo.

E) onde se localizam as maiores jazidas de ferro e de manganês no mundo.

Resolução:

Alternativa C

O mapa indica as regiões de clima árido e semiárido do planeta, onde, portanto, há vegetação com adaptações a climas secos.

Questão 2

(Unesp) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos dois tipos climáticos representados.

Climograma do clima tropical no Hemisfério Sul e do clima temperado oceânico ou marítimo no Hemisfério Norte.

A) Clima tropical e clima temperado oceânico ou marítimo.

B) Clima tropical e clima temperado continental.

C) Clima subtropical e clima temperado oceânico ou marítimo.

D) Clima subtropical e clima temperado continental.

E) Clima semi-úmido mediterrâneo e clima temperado oceânico ou marítimo.

Resolução:

Alternativa A

O climograma da figura A representa um clima quente na maior parte do ano, com verões chuvosos e invernos amenos e secos, assim como o clima tropical. Na figura B, o clima representado tem chuvas melhor distribuídas, é ameno e apresenta verões quentes e secos, com invernos frios e chuvosos, como nas áreas de clima temperado oceânico. Lembre-se que B representa o Hemisfério Norte, onde o verão vai de junho a setembro e o inverno acontece entre dezembro e março.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Climas do mundo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/climas-no-mundo.htm. Acesso em 13 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

São as condições atmosféricas de um determinado lugar durante um longo período de tempo. Para sua classificação, são necessárias as observações sobre o comportamento atmosférico durante, no mínimo, trinta anos.

O enunciado acima faz referência:

a) às temperaturas.

b) à pressão atmosférica.

c) ao tempo.

d) ao clima.

e) à umidade do ar.

Exercício 2

Os elementos do clima são as grandezas atmosféricas que, em conjunto, são responsáveis pela caracterização de um determinado tipo climático.

Assinale a alternativa que NÃO indica um elemento do clima:

a) Temperatura.

b) Pressão atmosférica.

c) Umidade do ar.

d) Relevo.