Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rochas metamórficas

As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão.

As rochas metamórficas, como o gnaisse, a ardósia e o mármore, são muito utilizadas na construção civil
As rochas metamórficas, como o gnaisse, a ardósia e o mármore, são muito utilizadas na construção civil
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.

Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas. Por causa de alterações de temperatura e pressão resultantes dos movimentos da crosta terrestre, no decorrer do tempo geológico, as rochas podem modificar-se, tanto em sua composição química quanto em seu aspecto visual e textura, mantendo ainda a sua forma sólida.

Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

  • Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.

  • Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.

Esses tipos de rochas têm muita importância econômica em virtude de sua ampla utilização na construção civil e na fabricação de objetos ornamentais, pois são materiais de revestimento muito duráveis, além de conferirem solidez e nobreza aos produtos.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Amarolina Ribeiro Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Rochas metamórficas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rochas-metamorficas.htm. Acesso em 25 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

O processo de metamorfismo que origina as rochas metamórficas ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:

a) o intemperismo e a erosão.

b) o local e a estrutura do lugar onde se encontra a rocha.

c) a ação humana e as condições climáticas.

d) o vulcanismo e os processos tectônicos.

e) a temperatura e a pressão do ambiente.

Exercício 2

As rochas metamórficas são resultantes de um processo de metamorfismo de rochas magmáticas ou sedimentares em que ocorre modificação de sua composição atômica. Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

a) gnaisse, ardósia e mármore.

b) ouro, hulha e carvão mineral.

c) cobre, prata, estanho e xisto betuminoso.

d) bauxita, hulha e gnaisse.

e) estanho

Artigos Relacionados


A classificação dos minerais

Confira aqui algumas características para a classificação dos minerais!
Geografia

Bacias Sedimentares

Compreenda o que são as bacias sedimentares, como elas se formam e qual a importância delas para as atividades científicas e econômicas.
Geografia

Ciclo das Rochas

Compreenda, de forma simples e direta, como se estrutura o ciclo das rochas.
Geografia

Crátons

Veja o que são os crátons, como se formaram e qual a sua classificação. Entenda a importância deles na formação dos recursos minerais e energéticos do planeta Terra.
Geografia

Dobramentos modernos

Compreenda a formação dos dobramentos modernos e as principais características desse tipo de estrutura geológica.
Geografia

Eras geológicas

Leia nosso texto e entenda melhor o que são as eras geológicas. Conheça também um pouco mais dos principais eventos que caracterizam cada uma delas.
Geografia

Estruturas Geológicas da Terra

Conheça as três principais estruturas geológicas da Terra, suas características e a distribuição delas pelo espaço geográfico.
Geografia

Rochas sedimentares

Afinal, o que são rochas sedimentares? Clique aqui, entenda como essas rochas se formam e descubra qual é a sua importância para o nosso cotidiano.
Geografia

Tempo histórico e tempo geológico

Entenda as diferenças entre tempo histórico e tempo geológico e adquira uma maior noção da amplitude dos eventos que marcaram a formação e evolução do nosso planeta!
Geografia

Tipos de rocha

Clique e conheça os diferentes tipos de rocha. Saiba como as rochas são classificadas e veja exemplos de cada uma das categorias.
Geografia