PUBLICIDADE
As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.
Os protólitos podem ser rochas ígneas, rochas sedimentares e até mesmo metamórficas. Por causa de alterações de temperatura e pressão resultantes dos movimentos da crosta terrestre, no decorrer do tempo geológico, as rochas podem modificar-se, tanto em sua composição química quanto em seu aspecto visual e textura, mantendo ainda a sua forma sólida.
Os principais exemplos de rochas metamórficas são:
-
Gnaisse: é uma rocha metamórfica muito utilizada na construção civil e na pavimentação. Ela é originada a partir do granito. O Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, é uma formação rochosa em gnaisse.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) -
Ardósia: formada a partir do xisto, que é também uma rocha metamórfica, a ardósia é outra rocha muito utilizada na construção civil. É comum nos pisos em bordas de piscinas, em fachadas e muros.
-
Mármore: tipo de rocha metamórfica originada do calcário exposto à alta temperatura e pressão. É muito utilizado na produção de pias, bancadas, fachadas, pisos e na construção em várias aplicações.
Esses tipos de rochas têm muita importância econômica em virtude de sua ampla utilização na construção civil e na fabricação de objetos ornamentais, pois são materiais de revestimento muito duráveis, além de conferirem solidez e nobreza aos produtos.
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia