Topo
pesquisar

Clima desértico

Geografia

O clima desértico é encontrado em regiões muito áridas, com baixíssima ou nula pluviosidade e amplitude térmica diária elevada.
PUBLICIDADE

O clima desértico é encontrado em extensas áreas do planeta Terra. É marcado pela baixa umidade, elevada amplitude térmica e temperaturas elevadíssimas durante o dia. Nele se desenvolvem espécies de animais e plantas com mecanismos avançados de adaptação à escassez de umidade. Vamos conhecer melhor esse clima?

Desertos quentes

Neste artigo trataremos do clima desértico presente nos desertos quentes. Os desertos frios, como os encontrados no Ártico e na Antártida, que é o maior deserto do mundo, estão sob o domínio do clima polar, que também tem baixa umidade.

Características do clima desértico

  • Pluviosidade – a característica principal do clima desértico é a baixa umidade. A pluviosidade, em muitos casos, não chega a 300 mm anuais. Para se ter uma ideia, esse número representa a pluviosidade de apenas alguns dias do clima equatorial.

  • Temperaturas e amplitude térmica – Os desertos quentes, durante o dia, quando há presença da luz solar, apresentam elevadíssimas temperaturas. No entanto, quando a noite chega, o calor acumulado no solo arenoso dissipa-se, e as temperaturas caem significativamente.

  • Amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima) é altíssima no clima desértico. Durante o dia, as temperaturas são superiores a 35°C, podendo chegar a mais de 50°C a depender dos fatores climáticos. À noite, essas temperaturas podem alcançar números negativos.

  • Vegetação – Em virtude da baixíssima umidade, os climas desérticos têm vegetação escassa e adaptada à hostilidade climática. As raras árvores e arbustos encontrados nesse tipo de clima, em geral, possuem o tronco recoberto por espinhos para reter água em meio ao clima árido.

Oásis

No clima desértico, podem ser encontradas pequenas áreas mais úmidas que possuem maior diversidade de animais e plantas do que as áreas circundantes. Esse fenômeno ocorre, normalmente, pelo afloramento das águas subterrâneas, que formam poços ou pequenos lagos.

Os oásis são muito importantes para os povos que habitam os desertos. Nesses locais, a prática da agricultura possibilita aos moradores a obtenção de alimentos por meio da produção de frutos, cereais, hortaliças, além da criação de pequenos animais. No maior deserto do mundo, o Saara, há vários oásis, como o Agadez, Atar e In Salah.

Os oásis são formações que ocorrem no deserto em decorrência do afloramento do lençol freático
Os oásis são formações que ocorrem no deserto em decorrência do afloramento do lençol freático

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Animais no deserto?

Sim, existem animais nos climas desérticos. No entanto, eles são espécies adaptadas à escassez de água. Podemos encontrar répteis, como lagartos e serpentes, que dividem espaço com roedores, aves, insetos e mamíferos, como os camelos, comuns nas regiões de clima desértico.

Os camelos possuem grande importância para os povos dos desertos, pois, graças à sua capacidade de resistir a longos períodos sem beber água, tornaram-se um meio de transporte essencial para a população local.

Curiosidade

A adaptação dos animais ao clima desértico é realmente impressionante. Exemplo disso é um besouro que habita o deserto da Namíbia. À noite esse inseto fica de bruços, com o dorso ao relento. O orvalho vindo do Oceano Atlântico deposita-se em seu dorso e, ao amanhecer, esse inseto “bebe” a água acumulada pelas gotículas de orvalho durante a noite. Besouro esperto!


O clima desértico é encontrado especialmente na zona intertropical, onde a incidência dos raios solares é mais intensa
O clima desértico é encontrado especialmente na zona intertropical, onde a incidência dos raios solares é mais intensa

Localização

O clima desértico está presente em quase todos os continentes. A maior parte das regiões que possuem esse tipo climático está na zona intertropical, ou seja, nas latitudes médias e baixas, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer.

  • Ásia – A península arábica é quase toda tomada pelo deserto da Arábia.

  • África – Além do famoso deserto do Saara, que é o maior deserto quente do planeta, o clima desértico é também encontrado no deserto da Namíbia e no Kalahari.

  • Oceania – O clima desértico é predominante na Austrália, destacando-se os desertos de Gibson, de Areia, Vitória, Sturt Stony e Simpson.

  • América – No continente americano, encontramos o clima desértico no deserto do Atacama (América do Sul) e no deserto da Califórnia (América do Norte).


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

No clima desértico, o desenvolvimento de espécies vegetais é reduzido, uma vez que a umidade é escassa
No clima desértico, o desenvolvimento de espécies vegetais é reduzido, uma vez que a umidade é escassa

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Clima desértico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-desertico.htm. Acesso em 16 de setembro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola