Topo
pesquisar

Permafrost

Geografia

O Permafrost, também chamado de Pergelissolo, é um tipo de solo formado por gelo, rocha, sedimentos e que armazena uma grande quantidade de carbono.
O Permafrost é formado por rochas, terra e gelo
O Permafrost é formado por rochas, terra e gelo
PUBLICIDADE

O Permafrost (do inglês perm: permanente + frost: congelado), também chamado de Pergelissolo, é um tipo de solo congelado formado na região do Ártico, caracterizado por fazer parte tanto da geosfera, por apresentar rochas e sedimentos, quanto da criosfera, por apresentar camadas de gelo.

Sua formação é diretamente ligada às grandes latitudes e altitudes, onde as temperaturas são muito baixas. Sua área é de cerca de 13 milhões de Km², algo em torno de 25% das terras do Hemisfério Norte.

É possível haver vegetação sobre o permafrost. Isso poderá ocorrer desde que as raízes das plantas consigam penetrar em sua camada superficial e, abaixo dela, encontrar água.

O Pergelissolo, durante o seu longo processo de congelamento, abrigou consigo uma grande quantidade de restos de plantas e animais. Todavia, o que poderia ser uma fonte de conservação de fósseis, pode se tornar um grande problema ambiental. Com o aquecimento global e o derretimento do permafrost durante os meses mais quentes, a decomposição desses restos de seres vivos pode emitir uma quantidade sem igual de metano e dióxido de carbono, alguns dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Cientistas especializados nessa questão afirmam que 45 bilhões de toneladas desses gases poderão ser liberadas nos próximos 30 anos.

Por outro lado, há também indícios de que o degelo poderia também estimular o crescimento e disseminação da vegetação, que poderia atuar na absorção do dióxido de carbono e diminuir a sua emissão na atmosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No entanto, ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas sobre o descongelamento do permafrost, uma vez que todos os resultados e conclusões dos estudos realizados são parciais. De um lado existe muito alarde sobre as consequências do degelo, de outro lado há um discurso mais ameno. Os próximos anos poderão ser fundamentais para entender mais e melhor essa questão.

Tipos de Permafrost

Existem vários tipos de permafrost, que foram classificados conforme a oscilação das camadas de gelo:

Permafrost Isolado: caracterizado pela quantidade de terra e rocha ser maior que a de gelo, que aparece de maneira isolada em pequenos espaços.

Permafrost Contínuo: caraterizado pela quantidade de gelo ser muito maior que a de terra e rochas, formando camadas contínuas de gelo.

Permafrost Descontínuo: caracterizado pela quantidade de gelo ser um pouco maior ou igual à de terra e rochas, sofrendo alguns rompimentos em suas camadas, acarretando na formação de blocos de gelos não contínuos.

Permafrost Esporádico: caracterizado pela quantidade de gelo ser um pouco menor que a de terra e rochas, formando pequenas placas desconexas entre si.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Permafrost"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/permafrost.htm. Acesso em 23 de agosto de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola