Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Termosfera

A termosfera é a camada mais quente da atmosfera do planeta Terra, sendo ela a responsável pela absorção da maior parte dos raios X e dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol.

Paisagem natural na qual pode ser vista uma aurora polar, fenômeno atmosférico que se forma na termosfera.
A termosfera é a camada da atmosfera terrestre onde se formam as auroras polares.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Termosfera é uma das camadas da atmosfera do planeta Terra, situada entre a mesosfera e a exosfera. A termosfera recebe esse nome por causa das suas temperaturas elevadas, que podem chegar a até 2.000º C. Essa importante camada, composta por gases como oxigênio, nitrogênio e hélio, absorve a maior parte dos raios X e ultravioleta provenientes do Sol. É nela, também, onde se formam as auroras polares.

Leia também: Estratosfera — a camada da atmosfera situada entre a troposfera e a mesosfera

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a termosfera

  • Termosfera é uma camada da atmosfera terrestre, situada entre a mesosfera e a exosfera.

  • É composta por nitrogênio, oxigênio e hélio.

  • Começa a partir de 85 quilômetros de altitude, e se estende até 600 quilômetros.

  • Absorve raios UV e raios X, sendo a camada mais quente da atmosfera.

  • Na termosfera, as temperaturas variam entre -120º C e 2.000º C.

  • Abriga a ionosfera, onde acontece o fenômeno luminoso das auroras polares.

  • A termosfera protege o planeta Terra da radiação nociva do Sol e abriga importantes satélites, entre os quais está a Estação Espacial Internacional.

O que é termosfera?

Termosfera é uma das camadas em que se divide a atmosfera do planeta Terra. A termosfera fica em uma parte mais elevada do envoltório gasoso terrestre, motivo pelo qual é conhecida, também, como atmosfera superior. Ela está situada acima da mesosfera e abaixo da exosfera, e abriga a maior parte da ionosfera. O nome termosfera significa camada de calor, dado em função de uma de suas principais características.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Componentes da termosfera

Assim como as demais camadas da atmosfera, a termosfera é formada essencialmente por gases. Os gases que compõem a termosfera são os seguintes:

  • oxigênio (O);

  • nitrogênio (N);

  • hélio (He).

Na porção inferior da termosfera existe, ainda, um conjunto de partículas de gases que se encontram eletricamente carregadas que recebem o nome de íons. Esses íons originam a ionosfera, que é resultante da absorção de radiação.

Características da termosfera

A termosfera é a quarta camada da atmosfera a partir da superfície terrestre. Acima dela fica a exosfera, existindo uma zona de transição entre elas denominada termopausa. Abaixo da termosfera está a mesosfera, sendo a mesopausa a transição entre ambas. A termosfera começa a partir de 85 quilômetros a 90 quilômetros do solo e chega a 600 quilômetros de altitude.

O ar presente na termosfera é muito rarefeito, e a sua densidade diminui muito com a altitude. Entretanto, essa camada é a responsável pela absorção de uma enorme quantidade de radiação ultravioleta (UV) e de raios X emanados pelo Sol, quantidade essa que aumenta significativamente quando a atividade solar atinge seu máximo. Em função disso, as temperaturas na termosfera se elevam, motivo pelo qual ela é considerada a camada mais quente da atmosfera.

As temperaturas na termosfera são mais altas nas camadas superiores. Enquanto na sua parte inferior registra-se média de -120º C, no topo da termosfera as temperaturas chegam a 2.000º C. É importante saber que, durante o dia, diferentes partes da termosfera gradualmente têm a sua temperatura elevada em 200º C. Durante intensas atividades solares, essa variável pode subir em até 500º C. Por conta do calor, aliás, a termosfera pode sofrer expansão em determinados momentos.

Para além do calor, a constante absorção de calor pela termosfera origina a ionosfera, uma camada situada no interior da termosfera formada por partículas eletricamente carregadas: os íons. A interação dos íons com a luz solar gera um fenômeno visual conhecido como aurora polar, que é observado em áreas de elevada latitude no Hemisfério Norte (aurora boreal) e no Hemisfério Sul (aurora austral).

Veja também: Troposfera — a camada mais interna da atmosfera terrestre

Importância da termosfera

Estação Espacial Internacional em órbita na termosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre.
A Estação Espacial Internacional orbita a Terra na termosfera.

A termosfera é uma camada de proteção muito importante para o planeta Terra, já que ela absorve boa parte dos raios X e ultravioleta provenientes do Sol. Esse tipo de radiação solar é muito prejudicial para os seres humanos, e teriam efeitos devastadores para todas as formas de vida no planeta caso não fossem filtradas.

Além disso, a termosfera é importante porque é nela onde está situada a Estação Espacial Internacional e outros satélites artificiais fundamentais para a comunicação e a captação de imagens da superfície terrestre.

Fontes

ANAC. Camadas Atmosféricas significativas. ANAC, 14 fev. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/seguranca-operacional/meteorologia-aeronautica/destaques-1/camadas-atmosfericas-significativas.

BRANCO, Pércio de Moraes. Atmosfera Terrestre. Serviço Geológico do Brasil – CPRM, 18 ago. 2014. Disponível em: https://www.sgb.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/Atmosfera-Terrestre-2567.html.

NASA. Thermosphere. Space Place – NASA Science, 28 jun. 2019. Disponível em: https://spaceplace.nasa.gov/thermosphere/en/.

NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY. Encyclopedic entry: Atmosphere. National Geographic, 19 out. 2023. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/atmosphere/.

NOAA. Layers of the Atmosphere. NOAA, [s.d.]. Disponível em: https://www.noaa.gov/jetstream/atmosphere/layers-of-atmosphere.

OLIVEIRA, Sonia Maria Barros de; CORDANI, Umberto Giuseppe; FAIRCHILD, Thomas Rich. Atmosfera, clima e mudanças climáticas. In: AIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 108-127.

UCAR. The Thermosphere. UCAR, [s.d.]. Disponível em: https://scied.ucar.edu/learning-zone/atmosphere/thermosphere.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Termosfera"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/termosfera.htm. Acesso em 29 de maio de 2024.

De estudante para estudante