Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é a cadeia montanhosa mais extensa do mundo. Ela atravessa sete países na parcela oeste da América do Sul, situando-se na região do Círculo de Fogo.

Cordilheira dos Andes
A Cordilheira dos Andes é a mais longa em extensão do mundo, além de abrigar o ponto culminante das Américas.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Cordilheira dos Andes é como é conhecida a cadeia montanhosa localizada na costa oeste da América do Sul. Ela atravessa o subcontinente de norte a sul, passando por um total de sete países. O fenômeno que deu origem aos Andes é chamado de orogênese e foi desencadeado pelo choque entre duas placas tectônicas. Existem nos Andes centenas de vulcões, muitos deles ativos, vales encaixados e picos que superam os 6 mil metros de altitude, como o monte Aconcágua. A região é habitada por milhões de pessoas e dispõe de uma enorme diversidade cultural, além de grande importância para a economia e o turismo nos países andinos.

Leia também: Qual é a maior montanha do planeta?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Cordilheira dos Andes

  • A Cordilheira dos Andes é uma cadeia montanhosa localizada na América do Sul.

  • Atravessa sete países e está situada na costa oeste do subcontinente, estendendo-se de norte a sul da Venezuela à Patagônia.

  • Formou-se por meio do choque de placas tectônicas.

  • Localiza-se em uma das regiões mais tectonicamente instáveis do planeta, o Círculo de Fogo.

  • Sua fauna é diversificada, especialmente no que diz respeito aos pássaros. Além disso, um dos animais característicos da região é a lhama.

  • A flora dos Andes é composta por gramíneas, arbustivas e herbáceas em sua maioria, mas há áreas recobertas por vegetação mais densa, como florestas subtropicais.

  • O clima predominante é o frio de montanha.

  • A Cordilheira dos Andes é importante tanto para as dinâmicas geomorfológicas e climáticas da região quanto para a economia e o turismo nos países da América Andina.

Quais as características da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes, ou simplesmente os Andes, é considerada o mais longo complexo montanhoso do mundo. Sua formação é datada entre o final da era Mesozoica e o início da era Cenozoica, mais precisamente o período Terciário, que ocorreu há aproximadamente 65,5 milhões de anos.

Os Andes são resultantes dos processos endógenos de formação do relevo terrestre, em específico os movimentos das placas tectônicas ou tectonismo. As grandes montanhas e cadeias montanhosas têm origem no encontro (ou choque) de duas ou mais placas tectônicas, o que é conhecido como orogênese. No caso em questão, o movimento convergente aconteceu com a subducção da placa de Nazca sob a placa Sul-Americana. Em função desse mecanismo, os Andes são classificados como cinturão orogenético, sendo uma área de instabilidade tectônica.

Na sequência, vamos conhecer algumas das principais características dessa importante cadeia montanhosa sul-americana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Localização da Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes está localizada no subcontinente da América do Sul, estendendo-se por 8 mil quilômetros desde o norte da região até o extremo sul, percorrendo toda a sua faixa ocidental, separando o estreito litoral banhado pelo oceano Pacífico do restante do continente. Essa área é conhecida como América Andina.

Os Andes correspondem à borda leste do Círculo de Fogo ou Anel de Fogo do Pacífico, que apresenta grande sismicidade e é considerada a região de maior instabilidade tectônica do planeta.

Países que compõem a Cordilheira dos Andes

As montanhas que compõem a Cordilheira dos Andes atravessam sete países, os quais são, por esse motivo, denominados países andinos. A partir do norte, a cadeia montanhosa perpassa os seguintes países:

Venezuela;

Colômbia;

Equador;

Peru;

Bolívia;

Chile;

Argentina.

A Cordilheira dos Andes se estende até o ponto mais ao sul da América do Sul, que corresponde à região da Patagônia, situada entre os territórios chileno e argentino.

  • Fauna da Cordilheira dos Andes

Alpacas
As alpacas (foto) e as lhamas são representativas da fauna dos Andes.

A biodiversidade dos Andes varia bastante conforme a região, o que se deve às condições atmosféricas, como o ar bastante rarefeito, decorrentes das elevadas altitudes. Em linhas gerais, a fauna andina é composta por 1700 espécies de pássaros, 600 espécies de répteis, 400 espécies de peixes e cerca de 600 espécies de mamíferos e herbívoros, além de insetos e outros pequenos animais.

Muitos dos animais que vivem hoje nos Andes pertencem a espécies endêmicas, isto é, que se originaram naquela região.

As lhamas e as alpacas são talvez os animais mais representativos da fauna dos Andes. Eles são caracterizados pela pelagem densa e bastante quente, que serve para proteção, e possuem alto valor econômico na produção de lã. Esses animais são utilizados ainda para os transportes e para a alimentação.

Outros animais que compõem a fauna dos Andes são os seguintes:

→ porquinho-da-índia;

→ vicunha;

→ chinchila;

→ puma-andino;

→ anta-da-montanha;

→ raposa;

→ urso-de-óculos;

Oreonax flavicauda (espécie de primata endêmica do Peru);

→ guemal;

→ cervo-sul-andino;

→ truta;

→ condor-dos-andes.

  • Flora da Cordilheira dos Andes

Assim como a fauna, a flora da Cordilheira dos Andes varia consideravelmente conforme a região e a altitude, dependendo diretamente da influência climática e do tipo de solo presente. Na maior extensão das montanhas andinas se observa a presença de vegetação de baixo porte, composta essencialmente por arbustivas, gramíneas e herbáceas. Uma espécie bastante comum nos Andes, especialmente na região do Peru, é chamada de ichu.

Nas áreas mais úmidas tanto ao norte quanto ao sul é possível encontrar uma vegetação um pouco mais densa, com formações de floresta subtropical ou andina.

 Stipa ichu encontrado no altiplano boliviano.
 Stipa ichu encontrado no altiplano boliviano.
  • Clima da Cordilheira dos Andes

Uma vez que os Andes se estendem desde a zona tropical, próximo da linha do Equador, até a zona temperada do Hemisfério Sul, há uma variação na ocorrência climática nas diferentes localidades. A altitude é também um importante fator determinante do clima na Cordilheira dos Andes, além de elementos como a maritimidade, as correntes marítimas, em especial a Corrente de Humboldt, e o próprio relevo.

Nas áreas de menor latitude, os trechos recobertos permanentemente com neve e de frio duradouro estão situados a pouco mais de 4500 metros de altitude, enquanto nas áreas com maior latitude a neve permanente é observada nas elevações superiores 800 metros.

Em linhas gerais, o clima na Cordilheira dos Andes é caracterizado como frio de montanha. As temperaturas são menores nas áreas de maior altitude e onde o ar é mais rarefeito, como vimos, e apresentam maior variabilidade na região tropical, em países como Colômbia e Peru. As chuvas são moderadas e acumulam máximas de 950 mm em algumas áreas.

Leia também: Deserto do Atacama — uma das paisagens marcantes da América do Sul

Qual a importância da Cordilheira dos Andes?

A Cordilheira dos Andes é a feição de relevo mais importante da América do Sul, sendo por vezes descrita como a espinha dorsal do subcontinente. Nela nascem alguns dos principais rios da região, com destaque para o rio Amazonas, além de ser um elemento determinante para o clima e para os microclimas nos territórios sul-americanos. No entanto, a sua importância não se restringe somente a aspectos fisiográficos.

Quase metade da população de todos os países da América Andina (aproximadamente 85 milhões de pessoas) vive na região da cordilheira, embora o adensamento populacional seja baixo na maior parte de sua extensão. A exceção fica com as grandes cidades situadas em altitude, como La Paz (Bolívia), considerada a capital mais elevada do mundo, Quito (Equador), Bogotá (Colômbia) e Cusco (Peru).

Importantes economias se desenvolveram nos vales férteis dos Andes, como os cultivares de café colombiano, algodão, tabaco, além da criação de gado e outros animais como as ovelhas, lhamas e alpacas, muito visadas para a produção de vestuário. Destaca-se ainda a atividade mineradora, com a presença de recursos como cobre, prata, ouro e platina.

Duas mulheres com roupas tradicionais andando em paisagem natural no Peru
Mais de 80 milhões de pessoas vivem nas terras elevadas dos Andes, conferindo uma enorme riqueza cultural à região.
  • Turismo na Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes apresenta um grande conjunto de paisagens naturais ímpares, desde o norte até o sul, na Patagônia ou Terra do Fogo, o que lhe confere um enorme potencial turístico. Dentre essas paisagens podemos citar o lago Titicaca e suas inúmeras ilhas, a salina de Uyuni, os vulcões chilenos e o monte Aconcágua, na Argentina, que corresponde à maior elevação do mundo fora da Ásia, situado a 6.961 metros de altitude.

A cordilheira abriga ainda importantes sítios históricos que remontam ao império Inca, como a cidade de Machu Picchu (Peru) e o Vale Sagrado dos Incas, além de uma enorme riqueza e diversidade cultural das populações andinas.

Curiosidades sobre a Cordilheira dos Andes

  • A altitude média nos Andes é de 4000 metros.

  • A maior parte dos picos montanhosos dos Andes são vulcões.

  • Existem aproximadamente 150 vulcões ativos nos Andes.

  • O vulcão mais elevado do mundo fica na Cordilheira dos Andes. Trata-se do vulcão Ojos del Salado, localizado na fronteira do Chile com a Argentina, a 6893 metros de altitude.

  • O pico do monte Chimboraço, no Equador, é considerado o ponto mais distante do centro do planeta. Sua altitude é de 6.263 metros e, apesar disso, está a uma distância de 6.384 km do centro da Terra, cerca de 2 km a mais do que o monte Everest.

  • A região de fronteira entre Chile e Argentina concentra as maiores montanhas da Cordilheira dos Andes.

  • Tomates e batatas são nativos da Cordilheira dos Andes.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Cordilheira dos Andes"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cordilheira-dos-andes.htm. Acesso em 14 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


O que é Estado Democrático de Direito?

Nesta aula aprenderemos que o Estado Democrático de Direito é uma forma de Estado em que a soberania popular é...

Eça de Queirós: vida e obra

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra do escritor português Eça de Queirós....