PUBLICIDADE
Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador (paralelo de 0º), o que faz com que os hemisférios Norte e Sul recebam a mesma quantidade de iluminação solar. Os equinócios são causados pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação que o nosso planeta realiza ao redor do Sol. Eles acontecem duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, e demarcam o início astronômico de duas estações do ano: a primavera e o outono.
Leia também: Como funciona o horário de verão?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre equinócio
- 2 - O que é equinócio?
- 3 - Características do equinócio
- 4 - Por que o equinócio ocorre?
- 5 - Quando ocorre o equinócio?
- 6 - Equinócio e as estações do ano
- 7 - Diferenças entre solstício e equinócio
- 8 - Exercícios resolvidos sobre equinócio
Resumo sobre equinócio
-
Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador.
-
É causado pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação.
-
Durante o fenômeno, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.
-
Os dias e as noites têm a mesma duração no equinócio.
-
Acontece duas vezes no ano: uma vez no mês de março, e outra no mês de setembro.
-
O equinócio marca o início astronômico de duas estações do ano: a primavera e o outono.
-
O equinócio de 20 (ou 21) de março marca o início astronômico da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.
-
O equinócio de 23 (ou 22) de setembro marca o início astronômico do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.
O que é equinócio?
Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre o equador terrestre, proporcionando a mesma quantidade de iluminação solar em ambos os hemisférios demarcados pela Linha do Equador: Norte e Sul. O equinócio é momentâneo, isto é, possui curta duração temporal, e acontece somente em dois dias no ano. A palavra equinócio é derivada do latim equinox, e significa “noites iguais”.
Características do equinócio
O equinócio é um momento astronômico que está diretamente relacionado com a órbita elíptica que o planeta Terra realiza em torno do Sol. Por duas vezes no ano, a inclinação dos raios solares com relação ao plano do equador terrestre é nula, fazendo com que eles incidam de forma perpendicular sobre o paralelo de 0º, que é a Linha do Equador. Nesse momento, tanto o Hemisfério Norte quanto o Hemisfério Sul recebem a mesma quantidade de energia proveniente do Sol.
Durante os equinócios, os dias e as noites têm a mesma duração em ambos os hemisférios, em termos práticos. Na realidade, podemos dizer que os períodos possuem quase a mesma duração.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, durante e nos períodos que antecedem e sucedem o equinócio, o período diurno apresenta a seguinte duração:
-
Na Linha do Equador (0º de latitude): 12 horas, 6 minutos e 3 segundos;
-
Em 30º de latitude norte e sul: 12 horas e 8 minutos;
-
Em 60º de latitude norte e sul: 12 horas e 16 minutos.
Essa diferença é ocasionada por diversos fatores, sendo o principal deles a refração da luz solar promovida pelos gases que compõem a atmosfera terrestre.
O fenômeno do equinócio não dura mais do que um dia, tendo em vista que o planeta Terra continua a se deslocar ao redor do Sol. A partir do momento em que acontece esse deslocamento, um hemisfério passa a receber mais radiação solar do que o outro, e os dias tendem a se tornar mais longos ou mais curtos, a depender da localização. Ao fim de um equinócio, o planeta se encaminha para a posição do próximo solstício.
Veja também: Por que não conseguimos sentir a Terra girar?
Por que o equinócio ocorre?
O equinócio ocorre por dois fatores distintos, mas que estão diretamente associados:
-
O movimento de translação da Terra em torno do Sol. O planeta desempenha sua órbita em torno do Sol, levando cerca de 365 dias para completar uma volta. Nesse percurso, a maneira como a radiação solar chega até a superfície terrestre varia, o que se deve a fatores como o formato da Terra e a sua inclinação axial.
-
A inclinação da Terra em seu próprio eixo de rotação. Sabemos que o nosso planeta possui uma inclinação axial de 23º26’, o que é um fator determinante para a ocorrência das estações do ano. Duas vezes no ano, entretanto, acontece o alinhamento do eixo do planeta com relação à sua órbita em torno do Sol, fazendo com que os raios solares cheguem perpendicularmente ao equador terrestre.
Quando ocorre o equinócio?
O equinócio é um momento astronômico que acontece duas vezes no ano, em dois dias distintos: um no mês de março e o outro seis meses depois, no mês de setembro.
-
Equinócio de março: ocorre no dia 20 ou 21 de março.
-
Equinócio de setembro: ocorre no dia 22 ou 23 de setembro.
Saiba mais: Precessão dos equinócios — movimento da Terra conhecido também como “o grande dia”
Equinócio e as estações do ano
Os equinócios estão diretamente atrelados à ocorrência das estações do ano, demarcando o início astronômico da primavera e do outono. No entanto, é importante lembrarmos que as estações do ano acontecem de maneira invertida em cada um dos hemisférios: enquanto é outono no Norte, é primavera no Sul. Entenda melhor como isso acontece:
-
O equinócio vernal, ou equinócio primaveril, representa o início da primavera, conhecida como estação das flores. Ele ocorre no dia 22 ou no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul. No Hemisfério Norte, a primavera tem início no dia 20 ou 21 de março.
-
O equinócio outonal representa o início astronômico do outono. Ele ocorre no dia 20 ou 21 de março no Hemisfério Norte, e, no Hemisfério Sul, no dia 22 ou 23 de setembro.
→ Videoaula sobre as estações do ano
Diferenças entre solstício e equinócio
Solstício |
Equinócio |
Um dos hemisférios recebe mais radiação solar do que o outro. |
Ambos os hemisférios, Norte e Sul, recebem a mesma quantidade de radiação solar. |
Os dias são mais longos no solstício de verão. Durante o solstício de inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas. |
Os dias e as noites têm a mesma duração. |
Acontece nos dias 20 ou 21 de junho e 20 ou 21 de dezembro em ambos os hemisférios. |
Acontece nos dias 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro em ambos os hemisférios. |
Demarca o início astronômico do verão (solstício de verão) e do inverno (solstício de inverno). |
Demarca o início astronômico da primavera (equinócio vernal) e do outono (equinócio outonal). |
Para saber mais sobre solstício e equinócio, clique aqui.
Exercícios resolvidos sobre equinócio
Questão 1
(UFU 2018) A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação, é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo:
A análise da figura indica que, entre os dias:
a) 21 e 22 de dezembro, como o Hemisfério Sul está recebendo os raios solares perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio, e o centro do hemisfério está voltado para o Sol, a estação do ano que ocorre o Hemisfério Sul é o inverno.
b) 21 e 22 de junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul e, no Hemisfério Norte, o solstício de inverno.
c) 21 e 22 de março, os raios solares incidem sobre a superfície da Terra perpendicularmente ao Equador, quado se inicia a primavera ou o outono, ou seja, ocorre concomitantemente o equinócio dos hemisférios Norte e Sul.
d) 22 e 23 de setembro, ocorre o equinócio da primavera no Hemisfério Norte e, no Hemisfério Sul, o equinócio de outono.
Resolução: Alternativa C. A imagem mostra a ocorrência do equinócio entre os dias 21 e 22 de março, tanto no Hemisfério Norte (quando começa a primavera) quanto no Hemisfério Sul (quando começa o outono).
Questão 2
(Uece 2020) Já é primavera no Hemisfério Sul! E você deve ter sentido a sutil presença da floração dos ipês nas ruas e praças de Fortaleza. A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente segunda-feira, 23 de setembro, e vai até o dia 22 de dezembro. A chegada da primavera se deve a um fenômeno denominado de:
a) solstício, evento que resulta da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, ocasionando dias e noites com a mesma duração.
b) equinócio, quando os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.
c) solstício, quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, e os dias são mais longos do que as noites.
d) equinócio, evento que dá início à primavera em setembro tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.
Resolução: Alternativa B. A chegada da primavera se deve ao fenômeno do equinócio, caracterizado pela chegada perpendicular dos raios solares sobre a Linha do Equador, o que proporciona a mesma quantidade de iluminação para os hemisférios Norte e Sul.
Fontes
EVERS, Jeannie. (Editor) Equinox. National Geographic Education, 14 mar. 2023. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/equinox/.
LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016.
TEIXEIRA, Ramachrisna. (Coord.) Dia e Noite com as Estrelas – Boletim Mensal. Universidade de São Paulo: IAG - Departamento de Astronomia, mar. 2023, n. 3, ano 2. Disponível em: https://www.iag.usp.br/sites/default/files/2023-01/dnce_2021_03.pdf.
WEATHER. The Seasons, the Equinox, and the Solstices. National Weather Service, [s.d.]. Disponível em: https://www.weather.gov/cle/seasons.
WILD, Sarah. What is an equinox? Space, 18 ago. 2020. Disponível em: https://www.space.com/what-is-an-equinox.html.
Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia