Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Equinócio

O equinócio é um fenômeno astronômico que indica o início da primavera e do outono. Ele acontece geralmente nos dias 20 de março e 23 de setembro, em ambos os hemisférios.

Raios solares incidindo sobre a Terra durante o equinócio.
Durante os equinócios, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador (paralelo de 0º), o que faz com que os hemisférios Norte e Sul recebam a mesma quantidade de iluminação solar. Os equinócios são causados pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação que o nosso planeta realiza ao redor do Sol. Eles acontecem duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, e demarcam o início astronômico de duas estações do ano: a primavera e o outono.

Leia também: Como funciona o horário de verão?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre equinócio

  • Equinócio é um fenômeno astronômico que ocorre quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador.

  • É causado pela inclinação do eixo da Terra e pelo movimento de translação.

  • Durante o fenômeno, os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de radiação solar.

  • Os dias e as noites têm a mesma duração no equinócio.

  • Acontece duas vezes no ano: uma vez no mês de março, e outra no mês de setembro.

  • O equinócio marca o início astronômico de duas estações do ano: a primavera e o outono.

  • O equinócio de 20 (ou 21) de março marca o início astronômico da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul.

  • O equinócio de 23 (ou 22) de setembro marca o início astronômico do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.

O que é equinócio?

Equinócio é um fenômeno astronômico que acontece quando os raios solares incidem perpendicularmente sobre o equador terrestre, proporcionando a mesma quantidade de iluminação solar em ambos os hemisférios demarcados pela Linha do Equador: Norte e Sul. O equinócio é momentâneo, isto é, possui curta duração temporal, e acontece somente em dois dias no ano. A palavra equinócio é derivada do latim equinox, e significa “noites iguais”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do equinócio

O equinócio é um momento astronômico que está diretamente relacionado com a órbita elíptica que o planeta Terra realiza em torno do Sol. Por duas vezes no ano, a inclinação dos raios solares com relação ao plano do equador terrestre é nula, fazendo com que eles incidam de forma perpendicular sobre o paralelo de 0º, que é a Linha do Equador. Nesse momento, tanto o Hemisfério Norte quanto o Hemisfério Sul recebem a mesma quantidade de energia proveniente do Sol.

Durante os equinócios, os dias e as noites têm a mesma duração em ambos os hemisférios, em termos práticos. Na realidade, podemos dizer que os períodos possuem quase a mesma duração.

Dia e noite em uma paisagem natural, em alusão à duração do equinócio.
Os dias e as noites têm a mesma duração durante os equinócios.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos, durante e nos períodos que antecedem e sucedem o equinócio, o período diurno apresenta a seguinte duração:

  • Na Linha do Equador (0º de latitude): 12 horas, 6 minutos e 3 segundos;

  • Em 30º de latitude norte e sul: 12 horas e 8 minutos;

  • Em 60º de latitude norte e sul: 12 horas e 16 minutos.

Essa diferença é ocasionada por diversos fatores, sendo o principal deles a refração da luz solar promovida pelos gases que compõem a atmosfera terrestre.

O fenômeno do equinócio não dura mais do que um dia, tendo em vista que o planeta Terra continua a se deslocar ao redor do Sol. A partir do momento em que acontece esse deslocamento, um hemisfério passa a receber mais radiação solar do que o outro, e os dias tendem a se tornar mais longos ou mais curtos, a depender da localização. Ao fim de um equinócio, o planeta se encaminha para a posição do próximo solstício.

Veja também: Por que não conseguimos sentir a Terra girar?

Por que o equinócio ocorre?

O equinócio ocorre por dois fatores distintos, mas que estão diretamente associados:

  • O movimento de translação da Terra em torno do Sol. O planeta desempenha sua órbita em torno do Sol, levando cerca de 365 dias para completar uma volta. Nesse percurso, a maneira como a radiação solar chega até a superfície terrestre varia, o que se deve a fatores como o formato da Terra e a sua inclinação axial.

  • A inclinação da Terra em seu próprio eixo de rotação. Sabemos que o nosso planeta possui uma inclinação axial de 23º26’, o que é um fator determinante para a ocorrência das estações do ano. Duas vezes no ano, entretanto, acontece o alinhamento do eixo do planeta com relação à sua órbita em torno do Sol, fazendo com que os raios solares cheguem perpendicularmente ao equador terrestre.

Quando ocorre o equinócio?

O equinócio é um momento astronômico que acontece duas vezes no ano, em dois dias distintos: um no mês de março e o outro seis meses depois, no mês de setembro.

  • Equinócio de março: ocorre no dia 20 ou 21 de março.

  • Equinócio de setembro: ocorre no dia 22 ou 23 de setembro.

Saiba mais: Precessão dos equinócios — movimento da Terra conhecido também como “o grande dia”

Equinócio e as estações do ano

Os equinócios estão diretamente atrelados à ocorrência das estações do ano, demarcando o início astronômico da primavera e do outono. No entanto, é importante lembrarmos que as estações do ano acontecem de maneira invertida em cada um dos hemisférios: enquanto é outono no Norte, é primavera no Sul. Entenda melhor como isso acontece:

  • O equinócio vernal, ou equinócio primaveril, representa o início da primavera, conhecida como estação das flores. Ele ocorre no dia 22 ou no dia 23 de setembro no Hemisfério Sul. No Hemisfério Norte, a primavera tem início no dia 20 ou 21 de março.

Margaridas sob o céu claro, em alusão ao equinócio de primavera.
O equinócio de primavera marca o início astronômico dessa estação do ano.
  • O equinócio outonal representa o início astronômico do outono. Ele ocorre no dia 20 ou 21 de março no Hemisfério Norte, e, no Hemisfério Sul, no dia 22 ou 23 de setembro.

Paisagem repleta de folhas secas, típica do equinócio outonal.
O equinócio outonal demarca o início astronômico do outono.

Videoaula sobre as estações do ano


Diferenças entre solstício e equinócio

Solstício

Equinócio

Um dos hemisférios recebe mais radiação solar do que o outro.

Ambos os hemisférios, Norte e Sul, recebem a mesma quantidade de radiação solar.

Os dias são mais longos no solstício de verão. Durante o solstício de inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas.

Os dias e as noites têm a mesma duração.

Acontece nos dias 20 ou 21 de junho e 20 ou 21 de dezembro em ambos os hemisférios.

Acontece nos dias 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro em ambos os hemisférios.

Demarca o início astronômico do verão (solstício de verão) e do inverno (solstício de inverno).

Demarca o início astronômico da primavera (equinócio vernal) e do outono (equinócio outonal).


Para saber mais sobre solstício e equinócio, clique aqui.

Exercícios resolvidos sobre equinócio

Questão 1

(UFU 2018) A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação, é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo:

Ilustração representando a inclinação da Terra em exercício sobre equinócio.

A análise da figura indica que, entre os dias:

a) 21 e 22 de dezembro, como o Hemisfério Sul está recebendo os raios solares perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio, e o centro do hemisfério está voltado para o Sol, a estação do ano que ocorre o Hemisfério Sul é o inverno.

b) 21 e 22 de junho, ocorre o solstício de verão no Hemisfério Sul e, no Hemisfério Norte, o solstício de inverno.

c) 21 e 22 de março, os raios solares incidem sobre a superfície da Terra perpendicularmente ao Equador, quado se inicia a primavera ou o outono, ou seja, ocorre concomitantemente o equinócio dos hemisférios Norte e Sul.

d) 22 e 23 de setembro, ocorre o equinócio da primavera no Hemisfério Norte e, no Hemisfério Sul, o equinócio de outono.

Resolução: Alternativa C. A imagem mostra a ocorrência do equinócio entre os dias 21 e 22 de março, tanto no Hemisfério Norte (quando começa a primavera) quanto no Hemisfério Sul (quando começa o outono).

Questão 2

(Uece 2020) Já é primavera no Hemisfério Sul! E você deve ter sentido a sutil presença da floração dos ipês nas ruas e praças de Fortaleza. A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente segunda-feira, 23 de setembro, e vai até o dia 22 de dezembro. A chegada da primavera se deve a um fenômeno denominado de:

a) solstício, evento que resulta da mesma intensidade dos raios solares em ambos os hemisférios, ocasionando dias e noites com a mesma duração.

b) equinócio, quando os raios solares incidem sobre a Linha do Equador, iluminando com a mesma intensidade ambos os hemisférios.

c) solstício, quando a incidência solar é maior em um dos hemisférios, e os dias são mais longos do que as noites.

d) equinócio, evento que dá início à primavera em setembro tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul.

Resolução: Alternativa B. A chegada da primavera se deve ao fenômeno do equinócio, caracterizado pela chegada perpendicular dos raios solares sobre a Linha do Equador, o que proporciona a mesma quantidade de iluminação para os hemisférios Norte e Sul.

Fontes

EVERS, Jeannie. (Editor) Equinox. National Geographic Education, 14 mar. 2023. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/equinox/.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016.

TEIXEIRA, Ramachrisna. (Coord.) Dia e Noite com as Estrelas – Boletim Mensal. Universidade de São Paulo: IAG - Departamento de Astronomia, mar. 2023, n. 3, ano 2. Disponível em: https://www.iag.usp.br/sites/default/files/2023-01/dnce_2021_03.pdf.

WEATHER. The Seasons, the Equinox, and the Solstices. National Weather Service, [s.d.]. Disponível em: https://www.weather.gov/cle/seasons.

WILD, Sarah. What is an equinox? Space, 18 ago. 2020. Disponível em: https://www.space.com/what-is-an-equinox.html.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Equinócio"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/equinocio.htm. Acesso em 18 de maio de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Estações do ano

Saiba quais são as estações do ano, por que elas existem e entenda quais são as suas características básicas.
Geografia

Horário de Verão

Saiba o que é horário de verão, como funciona e qual sua origem. Descubra também quando essa medida foi adotada no Brasil e quais são os outros países que também adotam.
Geografia

Movimento de translação

Entenda os movimentos de translação e rotação da Terra e suas consequências para a vida no planeta. Conheça o solstício e o equinócio e como eles acontecem.
Geografia

Movimentos da Terra

Você sabia que o nosso planeta realiza, ao todo, catorze movimentos? Clique e descubra quais são os movimentos da Terra!
Geografia

Outono

Conheça as principais características do outono e como elas se manifestam no Brasil. Entenda também por que ele é conhecido como a estação das frutas!
Geografia

Por que não sentimos a Terra girar?

Você consegue explicar o motivo de a Terra estar em movimento e não conseguirmos percebê-lo? Acesse o artigo e saiba mais sobre esse interessante fenômeno.
Física

Precessão dos Equinócios

Conheça a precessão dos equinócios, um entre os mais variados movimentos que a Terra realiza.
Geografia

Primavera

Aprenda mais sobre a primavera, uma das quatro estações do ano. Saiba suas principais características e por que é conhecida como a estação das flores.
Geografia

Solstício

Entenda como e quando ocorre o solstício. Saiba quais são as consequências desse fenômeno para a vida terrestre e a diferença entre solstícios e equinócios.
Geografia

Solstício e equinócio

Saiba o que são os fenômenos conhecidos como solstício e equinócio, qual a relação entre eles e a existência das estações do ano, bem como as datas em que ocorrerão.
Geografia