Topo
pesquisar

Camadas da atmosfera

Geografia

As camadas da atmosfera constituem divisões da atmosfera terrestre baseadas na variação de temperatura. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
PUBLICIDADE

As camadas da atmosfera representam as divisões da atmosfera terrestre em níveis com características particulares. A divisão mais comum baseia-se na variação da temperatura de acordo com a altitude, mas há outras maneiras de dividir e classificar as camadas, como por meio do critério relacionado com a composição do ar. A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. É importante dizer que essa divisão não apresenta limites estabelecidos entre as camadas, visto que a atmosfera é um meio fluido constituído por diversos gases.


Quais são as camadas da atmosfera?

Troposfera

Corresponde à primeira camada da atmosfera, ou seja, é a que mais se aproxima da superfície terrestre. É nessa camada que os seres vivos podem respirar normalmente. Apesar de apresentar uma extensão inferior às demais camadas, a troposfera constitui cerca de 80% da massa atmosférica. A distância entre a superfície terrestre e o limite da troposfera é de aproximadamente 17 quilômetros. À medida que a altitude aumenta, a temperatura nessa camada apresenta queda (reduz cerca de 6,5º C) e varia verticalmente. É nessa camada que ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos, porque nela se encontra quase todo o vapor d'água da atmosfera. É na troposfera que circulam os aviões de carga e de passageiros. O limite superior da troposfera, conhecido como tropopausa, faz divisa com a próxima camada da atmosfera: a estratosfera.

É na camada da atmosfera conhecida como troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.
É na camada da atmosfera conhecida como troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.

Estratosfera

Corresponde à segunda camada mais próxima da atmosfera, fazendo limite com a troposfera e com a mesosfera, camada que vem logo a seguir. Na estratosfera, diferente do que ocorre na troposfera, a temperatura eleva-se à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, há pouca concentração de vapor d'água, e o ar movimenta-se horizontalmente. A distância entre a superfície da Terra e o limite superior da estratosfera é de aproximadamente 50 quilômetros. É na estratosfera que se encontra a camada de ozônio, responsável por filtrar a radiação ultravioleta, nociva aos seres vivos. O ozônio é um dos gases que compõem a atmosfera. Cerca de 90% de seu volume encontra-se na estratosfera, onde 90% da radiação ultravioleta B é absorvida pela camada de ozônio. Essa radiação está associada a problemas de visão, envelhecimento precoce e casos de câncer de pele. Por apresentar estabilidade, é possível que circulem aviões a jato nessa camada.

Leia mais: Como é destruída a camada de ozônio?

É na camada da atmosfera conhecida como estratosfera que circulam os aviões a jato.
É na camada da atmosfera conhecida como estratosfera que circulam os aviões a jato.*

Mesosfera

Corresponde à camada intermediária entre a estratosfera e a termosfera. Diferente do que ocorre na estratosfera, a temperatura da mesosfera apresenta queda à medida que a altitude aumenta. Nessa camada, as temperaturas podem chegar a -90º C no seu limite superior. É, por isso, considerada a mais fria entre as camadas da atmosfera. Essa redução de temperatura deve-se ao fato de que, na mesosfera, há baixa concentração de moléculas em decorrência da redução do calor que provém da camada de ozônio. Quanto mais se eleva a altitude, mais o ar torna-se rarefeito. Nessa camada, ocorre a combustão que fragmenta os meteoritos, evitando assim que eles cheguem à superfície terrestre. Isso é possível graças à resistência do ar dessa camada. Essa resistência gera calor e possibilita a ocorrência do processo de combustão. A distância entre o limite superior da mesosfera e a superfície terrestre é de aproximadamente 80 quilômetros.

Saiba mais: Os gases que compõem a atmosfera são atraídos pela gravidade

É na camada da atmosfera conhecida como mesosfera que ocorre a combustão de meteoritos.
É na camada da atmosfera conhecida como mesosfera que ocorre a combustão de meteoritos.

Termosfera

Corresponde à camada intermediária entre a mesosfera e a exosfera, última camada da atmosfera. A termosfera é também chamada de ionosfera. Esse nome é dado porque nessa camada concentra-se uma grande quantidade de íons (partículas carregadas de eletricidade), que possibilitam a reflexão de ondas de rádio. O ar na termosfera é extremamente rarefeito, predominando o gás hidrogênio. Diferente do que acontece na mesosfera, a temperatura na termosfera volta a elevar-se à medida que há aumento da altitude, podendo chegar a 1500º C em seu limite superior. Essa camada representa apenas 1% da atmosfera e atua na retenção da radiação solar. É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais e alguns satélites. É nela também que ocorre o fenômeno conhecido como aurora polar. Esse fenômeno óptico, caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes que podem ser vistos no céu no período noturno, é conhecido, no Hemisfério Norte, como aurora boreal. No Hemisfério Sul, o fenômeno é conhecido como aurora austral. A distância entre o limite superior da termosfera até a superfície terrestre é de aproximadamente 600 quilômetros.

É na termosfera que ocorrem os fenômenos ópticos conhecidos como aurora boreal e aurora austral.
É na termosfera que ocorrem os fenômenos ópticos conhecidos como aurora boreal e aurora austral.​​​​​​
 

Exosfera

Corresponde à última camada da atmosfera e representa a transição entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. Inicia-se a cerca de 600 quilômetros da superfície terrestre e não apresenta limite superior visível em decorrência dos gases extremamente rarefeitos que a constituem. Metade dessa camada é composta por gás hélio e a outra metade por hidrogênio. É na exosfera que as partículas presentes começam a se desprender da gravidade da Terra. As temperaturas na exosfera permanecem elevadas, superando os 1000º C. Essa elevação da temperatura requer que naves espaciais sejam construídas com material resistente a altas temperaturas para que possam atravessar essa camada, na qual orbitam os satélites artificiais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É na camada da atmosfera conhecida como exosfera que orbitam os satélites artificiais.
É na camada da atmosfera conhecida como exosfera que orbitam os satélites artificiais.


​​​​​​Curiosidades sobre camadas da atmosfera

1. Qual é a primeira camada da atmosfera terrestre?

A primeira camada da atmosfera terrestre é a troposfera. A distância de seu limite superior até a superfície terrestre é de, aproximadamente, 17 quilômetros.

2. Qual é a camada mais fria da atmosfera terrestre?

A camada mais fria da atmosfera terrestre é a mesosfera. As temperaturas em seu limite superior podem chegar a -90º C. A variação de temperatura acontece à medida que a altitude eleva-se.

3. Qual é a última camada da atmosfera?

A última camada da atmosfera é a exosfera. Essa camada faz a transição da atmosfera terrestre com o espaço sideral.

4. Em qual camada da atmosfera ocorrem os fenômenos meteorológicos?

Os fenômenos meteorológicos, como chuvas, granizos, nevoeiros, tempestades, ocorrem na camada conhecida como troposfera.

5. Em qual camada da atmosfera terrestre localiza-se a camada de ozônio?

A camada de ozônio – responsável por filtrar os raios solares nocivos à saúde – localiza-se na estratosfera.

6. Em qual camada ocorre o fenômeno conhecido como aurora polar?

O fenômeno óptico conhecido como aurora polar ocorre na termosfera. Esse fenômeno pode ser observado no fim da tarde e início da noite. É caracterizado pelo conjunto de luzes brilhantes no céu, provenientes da interação entre as partículas do Sol e os ventos solares.

7. Em qual camada da atmosfera circulam os aviões de carga e de passageiros?

Os aviões de carga e de passageiros circulam na camada da atmosfera conhecida como troposfera.

8. Em qual camada da atmosfera orbitam os satélites artificiais?

Os satélites artificiais orbitam na exosfera.

Mapa Mental: Camadas da Atmosfera

Mapa Mental: Camadas da Atmosfera

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!


Composição da atmosfera terrestre

Conhecida como a camada gasosa que envolve a Terra, a atmosfera terrestre é constituída por oxigênio, nitrogênio, gás carbônico, argônio e outros gases. Em decorrência da atuação da gravidade, esses gases não se dissipam. Na atmosfera, há também concentração de vapor d'água, elemento que se reduz à medida que a altitude diminui. O vapor d'água influencia a dinâmica das temperaturas, pois tem a capacidade de absorver e emitir calor. A atmosfera não possui limite físico com o espaço sideral por ser um meio fluido constituído por gases.

As principais funções da atmosfera são proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à saúde; evitar que meteoritos atinjam a superfície terrestre, fragmentando-os por meio do processo de combustão; permitir que ocorra o chamado efeito estufa, que mantém as temperaturas do planeta estáveis.

A atmosfera terrestre divide-se em camadas segundo alguns critérios, como composição do ar e variação de temperatura. A divisão mais comum é a que se baseia nas temperaturas, que variam de acordo com a elevação da altitude. Essa classificação divide a atmosfera em cinco camadas:

  • Troposfera

  • Estratosfera

  • Mesosfera

  • Termosfera

  • Exosfera

Leia também: A origem da atmosfera

A atmosfera terrestre é a camada de gás que envolve a Terra, protegendo-a dos raios solares nocivos à saúde e dos fragmentos rochosos que podem atingir a superfície.
A atmosfera terrestre é a camada de gás que envolve a Terra, protegendo-a dos raios solares nocivos à saúde e dos fragmentos rochosos que podem atingir a superfície.


Exercícios sobre camadas da atmosfera

1. (UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) Estratosfera

b) Troposfera

c) Mesosfera

d) Termosfera

e) Exosfera

RESOLUÇÃO: Alternativa B

É na troposfera – camada mais próxima à superfície terrestre – que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.

2. Faça a correspondência das camadas da atmosfera com suas respectivas características e assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

( ) Troposfera

( ) Estratosfera

( ) Mesosfera

( ) Termosfera

( ) Exosfera

(1) É nessa camada que se localiza a camada de ozônio, responsável por filtrar os raios solares nocivos à saúde.

(2) É a última camada da atmosfera, e nela orbitam os satélites artificiais.

(3) É a camada mais fria da atmosfera terrestre.

(4) Essa camada apresenta elevação de temperatura, que pode alcançar 1500º C.

(5) É a primeira camada da atmosfera, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos.

a) 2, 3,1,5,4

b) 5,1,4,3,2

c) 5,1,3,4,2

d) 2,3,1,4,5

RESOLUÇÃO: Alternativa C

___________________
*Crédito da imagem: Fasttailwind / Shutterstock


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rafaela. "Camadas da atmosfera"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/a-dinamica-atmosfera.htm>. Acesso em 21 de abril de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos.

Estamos falando da:

a) Troposfera

b) Ionosfera

c) Mesosfera

d) Estratosfera

e) Biosfera

Questão 2

Dentre os elementos abaixo enumerados, assinale aquele que não é um fenômeno atmosférico:

a) Variação de temperatura

b) Índice de umidade

c) Formação de nuvens

d) Derretimento de geleiras

e) Formação de neblinas

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola