Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Linha do Equador

Linha do Equador promove a divisão do planeta em dois hemisférios: Norte e Sul. Trata-se do ponto de partida para a medida das latitudes, sendo, por isso, o paralelo de 0º.

A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.
A Linha do Equador é uma linha imaginária que divide o planeta em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Corresponde ao paralelo de 0º de latitude.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Linha do Equador é o nome dado à linha imaginária traçada na posição horizontal e que circunda o planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios: Norte (setentrional ou boreal) e Sul (meridional ou austral). Corresponde ao paralelo de 0º, com base no qual são determinadas as latitudes — distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação à Linha do Equador.

Veja também: Clima equatorial — o clima encontrado em regiões de baixa latitude próximas à Linha do Equador

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a Linha do Equador

  • É uma linha imaginária traçada horizontalmente e que divide a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul.

  • Corresponde à maior circunferência traçada no plano horizontal do planeta.

  • Possui 40.075 quilômetros de extensão e atravessa 13 países, entre eles o Brasil.

  • Em muitos lugares por onde ela passa, há um monumento indicando.

  • É o marco zero para a determinação das latitudes, representa o paralelo de latitude de 0º.

Localização da Linha do Equador

A Linha do Equador é uma linha imaginária, chamada também de paralelo, localizada exatamente no centro do planeta Terra, dividindo-o em dois hemisférios idênticos. Ela corresponde, assim, à maior circunferência que pode ser traçada no plano horizontal da esfera terrestre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Países em que a Linha do Equador está presente

O paralelo de 0º, ou Linha do Equador, atravessa 13 países em quatro continentes:

E os países são:

Em diversos municípios pertencentes a esses países, foi construído um monumento demarcando o exato local em que a Linha do Equador atravessa, tornando-se assim pontos turísticos tanto para visitantes de fora daquela localidade quanto para os próprios moradores.

Monumento próximo de Quito, no Equador, na chamada Cidade da Metade do Mundo.
A linha amarela no chão indica a passagem do paralelo de 0º e é possível identificar no gramado a posição dos hemisférios Sul (S) e Norte (N).

Extensão da Linha do Equador

A Linha do Equador possui 40.075 quilômetros de extensão. Ela está posicionada na região mais larga do globo terrestre, com raio equatorial medindo aproximadamente 6378 quilômetros.

Função da Linha do Equador

Uma das principais funções da Linha do Equador é a divisão do planeta Terra em dois hemisférios idênticos, nomeados de acordo com a sua posição:

  • Hemisfério Norte, chamado também de Setentrional ou Boreal;

  • Hemisfério Sul, chamado também de Meridional ou Austral.

A Linha do Equador representa ainda o paralelo de referência para a determinação das latitudes, sendo por isso demarcado como o paralelo de 0º. A latitude nada mais é do que a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Em ambos os hemisférios, as latitudes são medidas até 90º, e os valores aumentam quanto maior for a distância da Linha do Equador.

Fundamental para o estabelecimento das coordenadas geográficas, a Linha do Equador também demarca a região da superfície terrestre que recebe maior índice de luz solar durante o ano e, por conta disso, perpassa pelas áreas mais quentes do planeta.

Além disso, esse paralelo se torna importante para:

  • o estudo da distribuição de calor no planeta Terra e de fenômenos climáticos e atmosféricos;

  • a compreensão da existência de diferentes zonas climáticas, uma vez que é utilizado como referência tanto para a localização quanto na definição de nomenclaturas.

Saiba mais: Solstícios e equinócios — eventos relacionados à inclinação da Terra que marcam o início das estações do ano

Linha do Equador no Brasil

O Brasil é um dos países que têm o seu território “cortado” pela Linha do Equador. Esse paralelo passa somente pela região Norte do país, cruzando ao todo quatro estados:

Além disso, destaca-se alguns aspectos interessantes:

  • Somente uma capital brasileira é atravessada pela Linha do Equador, que é a cidade de Macapá, sede do governo amapaense.

  • Somente a cidade de Boa Vista, capital de Roraima, é a sede estadual que fica inteiramente no Hemisfério Norte.

Relação de paralelos e meridianos com a Linha do Equador

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas sobre a superfície terrestre, sendo, portanto, um sistema cartográfico e que apresenta diferentes objetivos, entre os quais está a determinação das coordenadas geográficas.

Os paralelos são linhas dispostas horizontalmente na esfera terrestre. Cada um deles forma, portanto, um círculo completo. Dessa forma, a Linha do Equador é o paralelo central, com medida de 0º, a partir do qual tem início a contagem das latitudes. Além dele, existem outros quatro paralelos importantes, chamados de paralelos notáveis, que são:

  • No Hemisfério Norte: Trópico de Câncer (23º27’) e Círculo Polar Ártico (66º33’);

  • No Hemisfério Sul: Trópico de Capricórnio (-23º27’) e Círculo Polar Antártico (-66º33’).

Os meridianos, por sua vez, são linhas traçadas na vertical, formando assim semicírculos de mesmo tamanho. Eles dividem o planeta em Hemisfério Ocidental ou Oeste, e Hemisfério Oriental ou Leste. São utilizados na medição das longitudes, tendo como referência o Meridiano de Greenwich, que possui longitude 0º. Sua contagem vai de 0 a 180º, sendo a Linha Internacional de Data o meridiano de 180º, chamada, por essa razão, de Antimeridiano de Greenwich.

Os meridianos são utilizados ainda na delimitação dos fusos horários, sistema de padronização da contagem das horas no planeta.

Veja também: Quais são os fusos horários existentes no Brasil?

Relação da latitude e longitude com a Linha do Equador

Latitudes e longitudes combinadas formam o sistema de coordenadas geográficas, essencial para a localização de um referencial sobre a superfície terrestre.

Latitude é a medida em graus de qualquer ponto em relação à Linha do Equador. Quanto mais afastado do paralelo de 0º, maior é o valor da latitude. As latitudes variam até 90º no Hemisfério Norte (N) e até -90º no Hemisfério Sul (S).

As longitudes correspondem à distância em graus de um ponto em relação ao meridiano de 0º, o de Greenwich. As localidades situadas a leste são comumente referidas com números positivos seguido da indicação do hemisfério (L), enquanto, a oeste, indica-se a longitude com números negativos ou pela letra O, variando de 0 a 180º em cada um dos hemisférios.

A determinação da posição exata de um ponto depende de uma medida de latitude e uma medida de longitude. A cidade de Brasília, capital do Brasil, por exemplo, está situada nas seguintes coordenadas geográficas: 15º47’ S (Hemisfério Sul) e 48º08’ O (Hemisfério Ocidental).

Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich são as linhas imaginárias de maior importância dentro do sistema de coordenadas geográficas. Ambas fazem a divisão do planeta Terra em hemisférios, e é com base nelas que as latitudes e longitudes são medidas.

Como vimos, a Linha do Equador representa o paralelo de 0º, enquanto Greenwich corresponde ao meridiano de 0º. O cruzamento dessas linhas acontece na superfície do oceano Atlântico, próximo à costa ocidental africana, na região do golfo da Guiné. Convencionou-se chamar esse ponto de ilha nula, embora não exista nenhum trecho de terra nessas coordenadas.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Linha do Equador"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/linha-equador.htm. Acesso em 05 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

A linha do Equador é uma linha imaginária responsável por dividir o globo em dois Hemisférios. Nesse sentido, os países localizados ao norte da linha do Equador pertencem ao Hemisfério:

a) Hemisfério Ocidental

b) Hemisfério Setentrional

c) Hemisfério Meridional

D) Hemisfério Oriental

Exercício 2

Marque a alternativa que indica, corretamente, o Hemisfério das nações situadas ao sul da Linha do Equador.

a) Hemisfério Meridional

b) Hemisfério Oriental

c) Hemisfério Ocidental

d) Hemisfério Setentrional

PUBLICIDADE

Estude agora


Quem foi Nelson Mandela?

Assista a nossa videoaula para conhecer a história de Nelson Mandela (1918-2013). Confira também, no nosso...

Variabilidade genética

Sempre que falamos de variabilidade genética, analisamos genótipos e fenótipos, observamos novas características,...