Whatsapp

Tipos de Rochas

Geografia

Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
PUBLICIDADE

A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo.

Para compreender a estrutura geológica de um lugar é preciso analisar e conhecer os tipos de rochas presentes no local.
Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre.
Veja alguns exemplos de minerais: quartzo, grafita, calcita, mica, feldspato, talco, diamante.

As rochas são classificadas em:
 

• ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.

Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
As mais antigas rochas são as do tipo ígneas e metamórficas, que surgiram respectivamente na era Pré-Cambriana e Paleozoica. Essas rochas são denominadas de cristalinas, por causa da cristalização dos minerais que as formaram.
Ao contrário das outras, as rochas sedimentares são de formações mais recentes, da era Paleozoica à Cenozoica. Essas são encontradas em aproximadamente 5% da superfície terrestre.
Dessa forma, os minerais e as rochas compõem uma parcela primordial da litosfera, que corresponde ao conjunto de elementos sólidos que formam os continentes e as ilhas.
 

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Uma jazida de minérios
Uma jazida de minérios

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Tipos de Rochas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm. Acesso em 04 de março de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

“As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.

Adaptado de igc.usp.br

Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:

a) Rochas sedimentares

b) Rochas Metamórficas

c) Rochas Ígneas

d) Rochas Basálticas

e) Cadeias de Montanhas.

Questão 2

O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:

a) acontece próximo à crosta terrestre

b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas

c) só atua em rochas magmáticas

d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas

e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas

Mais Questões
Artigos Relacionados
Clique aqui e saiba mais sobre a importância econômica das rochas.
Compreenda, de forma simples e direta, como se estrutura o ciclo das rochas.
Veja o que são os crátons, como se formaram e qual a sua classificação. Entenda a importância deles na formação dos recursos minerais e energéticos do planeta Terra.
Conheça as rochas sedimentares, suas classificações, suas propriedades, além de alguns exemplos e importâncias.
Conheça as principais características das rochas ígneas, como elas se formam e quais seus os seus tipos e classificações.
Descubra como se formam e quais são as principais características das rochas metamórficas.
Venha conhecer um pouco mais sobre a unidade de relevo conhecida como depressão. O conteúdo do texto a seguir contém informações sobre a definição dessa forma de relevo, processos que a originam, sua principais características e algumas curiosidades. Conheça também as principais depressões do mundo e do Brasil.