Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Tipos de rocha

Rochas são estruturas sólidas constituídas por minerais e dispostas na litosfera. Elas são classificadas em ígneas, sedimentares ou metamórficas de acordo com sua formação.

Vários tipos de rocha juntos
Os diferentes tipos de rocha são determinados de acordo com o seu processo de formação.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Tipos de rocha correspondem às diversas classes de rochas que podem ser determinadas por meio da identificação do processo de origem de cada uma delas. Assim, classificamos as rochas em:

  • magmáticas (ou ígneas);

  • sedimentares;

  • metamórficas.

Enquanto rochas do primeiro tipo são derivadas da solidificação do magma, as demais são oriundas de rochas preexistentes.

Leia também: Quais são os tipos de solo?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre os tipos de rocha

  • Rochas são materiais sólidos formados por um conjunto de minerais consolidados.

  • Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.

  • Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.

  • Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas.

  • Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

  • Minerais são compostos inorgânicos de origem natural que são encontrados puros na natureza ou na estrutura das rochas.

Videoaula sobre os tipos de rocha

O que são rochas?

As rochas são, por definição, agregados de um ou mais minerais consolidados. Elas são formadas por meio de processos naturais e dispõem de coloração e textura distintas, que variam de acordo com a sua composição mineralógica, origem e formação. Muitas rochas podem apresentar ainda outros materiais de origem natural, como gelo e matéria orgânica.

A exposição das rochas na superfície terrestre pode acarretar no seu processo de intemperismo, dando origem aos solos e a outras rochas, como veremos mais à frente.

As rochas compõem a camada mais externa do planeta Terra, conhecida como litosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de rochas?

A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

  • Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas. Trata-se das rochas formadas pelo resfriamento e consolidação do magma terrestre. Embora tenham a mesma origem, as rochas ígneas apresentam composições distintas, que variam de acordo com o material de que é formado o magma, isto é, da preponderância de elementos que o constituem.

    Dentro da categoria de rochas ígneas podemos identificar ainda duas outras classes de rochas, as quais são estabelecidas de acordo com o seu local de formação. Assim, classifica-se as rochas ígneas em:

Intrusivas (ou plutônicas): são as rochas formadas pelo resfriamento do magma que acontece no interior da litosfera, isto é, em profundidade, sem que haja o processo de erupção desse material para a superfície terrestre. A consolidação dos minerais dessa rocha se dá de maneira lenta, e, por essa razão, os minerais que se formam nessas rochas são maiores e em muitos casos podem ser observados em sua estrutura.|1| O granito é um exemplo de rocha ígnea intrusiva.

Amostra de granito
O granito é um tipo de rocha magmática intrusiva.

Extrusivas (ou vulcânicas): as rochas ígneas extrusivas são aquelas formadas pelo resfriamento da lava vulcânica, isto é, do magma que é expelido na superfície terrestre por meio das atividades associadas ao vulcanismo. Esse processo acontece mais rapidamente do que nas rochas intrusivas, dando origem a cristais muito pequenos e não distinguíveis a olho nu. O principal exemplo de rocha extrusiva é o basalto.

Amostra de basalto
O basalto é um tipo de rocha magmática extrusiva.
  • Rochas sedimentares: são rochas formadas por fragmentos de outras rochas, chamados de sedimentos. Os sedimentos são produto do processo de intemperismo sofrido por outros corpos rochosos na superfície terrestre, depositados nas áreas denominadas bacias sedimentares. Esses depósitos podem conter também restos de animais e plantas, que darão origem a substâncias como o petróleo, e água. Uma vez depositados, os sedimentos passam pelo processo de diagênese, transformando-se pela compactação física (mecânica) ou dissolução química. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.

 Amostra de arenito
O arenito é um tipo de rocha sedimentar.
  • Rochas metamórficas: assim como as rochas sedimentares, as rochas metamórficas são formadas por outras rochas. No entanto, nesse caso, o processo acontece pela transformação que acontece na estrutura e nos minerais presentes na rocha preexistente em decorrência das diferentes condições de pressão e temperatura a que ela está submetida em profundidade. Esse processo é denominado metamorfismo. São exemplos de rochas metamórficas o mármore e a pedra-sabão.

 Amostra de pedra-sabão
A pedra-sabão é um tipo de rocha metamórfica.

Diferenças entre rochas e minerais

Como vimos anteriormente, uma rocha é formada por um ou mais minerais consolidados, constituindo assim uma estrutura sólida e nem sempre homogênea. Os minerais são, portanto, componentes de uma rocha. Além disso, são também encontrados em sua forma pura na natureza.

Os minerais são descritos como estruturas sólidas e homogêneas formadas por um ou mais elementos químicos que foram cristalizados por meio de processos inorgânicos que acontecem na natureza. Eles são classificados em metálicos, como o alumínio e o ferro, e não metálicos, a exemplo do diamante e do quartzo.

Amostra de quartzo
O quartzo é um tipo de mineral comumente encontrado na composição de rochas.

Exercícios resolvidos sobre os tipos de rocha

Questão 1

(UPE) A parte mais superficial da litosfera é composta basicamente por rochas, sedimentos e solos. As rochas são incluídas, segundo os mecanismos genéticos, em três grandes grupos, apresentando composição química e estruturação física bastante diversificadas. Sobre esse assunto, observe a ilustração abaixo:

Esquema ilustrativo mostra um tipo de rocha

Assinale a alternativa que indica o tipo de rochas predominantes que aparecem esquematicamente representadas, de acordo com a gênese.

a) Calcárias.

b) Magmáticas.

c) Metamórficas extrusivas.

d) Sedimentares intrusivas argilosas.

e) Sedimentares organógenas.

Resolução:

Alternativa B

A imagem mostra a presença de magma na litosfera, uma parte do qual está sendo expelido por meio do vulcanismo. O resfriamento desse material magmático dará origem às rochas magmáticas ou ígneas.

Questão 2

(Uece) Analise as descrições a seguir, considerando os tipos de rocha, seus processos de formação e ambientes de ocorrência.

I. Estas rochas podem ser formadas por processos diagenéticos e pelos fragmentos de outras rochas.

II. Rochas desse tipo podem se formar lentamente no interior da terra pelo resfriamento do magma.

III. Estas rochas podem se formar pelos processos de metamorfismo sofridos por outros tipos de rocha.

Assinale a opção que relaciona corretamente os tipos de rochas às suas características.

a) I – ígneas; II – metamórficas; III – sedimentares.

b) I – sedimentares; II – ígneas intrusivas; III– metamórficas.

c) I – metamórficas; II – magmáticas; III – sedimentares.

d) I – magmáticas; II – sedimentares extrusivas; III – metamórficas.

Resolução:

Alternativa B

As rochas formadas por fragmentos ou sedimentos de outras rochas são chamadas de sedimentares. Já o resfriamento do magma no interior da litosfera dá origem às rochas ígneas intrusivas, enquanto o metamorfismo é o processo que origina as rochas metamórficas.

Notas

|1| ANDRES, Gergely; SZABÓ, Julio; TEIXEIRA, Wilson; BABINSKI, Marly. Magma e seus produtos. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 152-185.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Tipos de rocha"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-rochas.htm. Acesso em 06 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

“As ______________, também conhecidas como rochas magmáticas, são formadas pela solidificação (cristalização) de um magma, que é um líquido com alta temperatura, em torno de 700 a 1200ºC, proveniente do interior da Terra. Podem conter jazidas de vários metais (p. ex. ouro, platina, cobre, estanho) e trazem à superfície do planeta importantes informações sobre as regiões profundas da crosta e do manto terrestre”.

Adaptado de igc.usp.br

Assinale a alternativa que completa a lacuna do texto acima:

a) Rochas sedimentares

b) Rochas Metamórficas

c) Rochas Ígneas

d) Rochas Basálticas

e) Cadeias de Montanhas.

Exercício 2

O processo de transformação das rochas preexistentes formou as chamadas Rochas Metamórficas. Sobre esse processo, também chamado de metamorfização, é correto afirmar que:

a) acontece próximo à crosta terrestre

b) é oriundo exclusivamente de regiões oceânicas

c) só atua em rochas magmáticas

d) só pode ocorrer após o processo de sedimentação das rochas

e) ocorre somente em locais de alta pressão e com temperaturas elevadas

PUBLICIDADE

Estude agora


Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...

Apartheid | África do Sul

Assista a nossa videoaula para entender o que foi o Apartheid na África do Sul (1948-1994). Confira também no...