Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Rochas ígneas

As rochas ígneas, que perfazem quase 80% da litosfera terrestre, são constituídas a partir da solidificação de materiais magmáticos fundidos.

Obsidiana, um exemplo clássico de rocha ígnea
Obsidiana, um exemplo clássico de rocha ígnea
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

As rochas ígneas – também chamadas de rochas magmáticas – são aquelas originadas em altas temperaturas a partir da solidificação do magma. Elas constituem formações geológicas altamente resistentes e com elevado nível de dureza, sendo importantes para a obtenção de minérios e produção de materiais derivados de sua composição.

Se considerarmos todo o volume da litosfera terrestre, concluímos que quase 80% de sua composição é formada por rochas ígneas ou magmáticas, o que nos revela a importância de conhecermos um pouco mais desse tipo de rocha existente.

A diferença das rochas ígneas em relação às demais – metamórficas e sedimentares – além de sua origem, está na sua textura, que é influenciada diretamente pelo processo de resfriamento do magma. No entanto, essa característica pode ser modificada em função da velocidade de resfriamento do magma: quando acelerado, há menos estruturas cristalinas e mais estruturas vítreas (não cristalizadas); quando gradual, a presença de cristais é maior.

Por esse motivo, é importante classificar as rochas ígneas, que podem ser subdivididas em dois tipos principais: as extrusivas e as intrusivas.

As rochas intrusivas – também chamadas de plutônicas ou fareníticas – são aquelas que se originam no interior da Terra, quando o magma penetra por entre as fissuras das rochas e solidifica-se. Como esse processo é mais lento, formam-se rochas mais duras e com formações cristalinas maiores e mais bem definidas, a exemplo do granito, do sienito e do diorito.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diorito, exemplo de rocha ígnea intrusiva ou plutônica
Diorito, exemplo de rocha ígnea intrusiva ou plutônica

As rochas extrusivas – também chamadas de vulcânicas ou afaníticas – são aquelas que se formam nas camadas mais altas ou na superfície da Terra, geralmente pela expulsão do magma em forma de lava pelos vulcões. Como as temperaturas da superfície são muito menores do que as do interior da Terra, o magma solidifica-se muito mais rapidamente, formando rochas com granulação mais fina, a exemplo do basalto, do riolito e do andesito.

Andesito, rocha vulcânica que recebe esse nome por ser abundante na região dos Andes
Andesito, rocha vulcânica que recebe esse nome por ser abundante na região dos Andes

As rochas ígneas sempre foram de grande importância para a humanidade. Na pré-história, por exemplo, utilizavam-se essas rochas para a fabricação de ferramentas porque elas eram mais resistentes. Em civilizações antigas, durante a construção de muralhas e edificações, elas também eram amplamente empregadas. Além disso, essas rochas apresentam uma grande quantidade de minerais, além de serem exploradas economicamente para os mais diversos fins.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Rochas ígneas"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rochas-igneas.htm. Acesso em 17 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

De acordo com a sua origem, as rochas podem ser classificadas em três grupos distintos: rochas ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. Marque a alternativa que corresponda a origem das rochas ígneas ou magmáticas.

a) São formadas pelo processo de sedimentação de fragmentos rochosos e detritos orgânicos que, ao se acumularem em áreas de baixa altitude, consolidam-se e originam esse tipo de rocha.

b) São formadas por esqueletos externos de pequenos invertebrados marinhos que se acumulam continuamente ao longo do tempo, originando uma estrutura consolidada composta por calcário.

c) São formadas a partir das transformações que as rochas metamórficas e sedimentares sofrem ao longo do tempo.

d) São formadas a partir da solidificação do magma ao se resfriar.

e) São formadas a partir da solidificação de matéria orgânica.

Exercício 2

São exemplos de rochas Ígneas, exceto:

a) Basalto

b) Granito

c) Gabro

d) Diorito

e) Arenito

PUBLICIDADE

Estude agora


Como fazer ótimos títulos na redação?

Como é possível fazer bons títulos? Nesta aula, o professor Guga Valente vai apresentar ótimas ideias e dar dicas...

Alguma poesia I Análise literária [Fuvest]

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Alguma poesia”, do poeta brasileira Carlos Drummond...