Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geografia do Brasil

A Geografia do Brasil compreende os estudos regionais, humanos e naturais do território brasileiro sob a perspectiva do espaço geográfico e suas nuances.

A Geografia do território brasileiro
A Geografia do território brasileiro
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Geografia do Brasil é a área especializada em compreender os aspectos físicos e humanos do espaço brasileiro, envolvendo o seu território, suas regiões, paisagens e lugares. É, portanto, através da Geografia do Brasil que compreendemos melhor a dinâmica de funcionamento das composições territoriais nacionais.

O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois possui uma ampla área territorial, que totaliza 8.514.976 km², o que o torna o quinto maior país existente, atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A título de comparação, a área da Europa (menos a Rússia) é de aproximadamente 6.220.000 km².

Apesar de suas amplas dimensões continentais, a população do Brasil historicamente concentrou-se nas áreas litorâneas, sobretudo na região Sudeste, que, desde o período da economia cafeeira, transformou-se no centro econômico do país. Mesmo com as sucessivas “marchas para o oeste”, ainda a maior parte dos mais de 200 milhões de habitantes do país é de áreas relativamente próximas aos litorais.

A economia do Brasil é considerada emergente, ou seja, a de um país historicamente subdesenvolvido que apresenta padrões relativamente avançados em comparação com boa parte das demais economias periféricas. O PIB de US$2,25 trilhões é o sétimo maior do mundo, podendo subir algumas posições nos próximos anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil está localizado na América do Sul, integrando também o conjunto de países latino-americanos. No geral, o território nacional encontra-se em três hemisférios diferentes: oeste, uma pequena parte no norte e a maior parte no sul. Faz fronteira com todos os países sul-americanos, com exceção do Chile e Equador.

O fato de o país ser cortado pelo Trópico de Capricórnio e pela Linha do Equador – o que evidencia as variações de latitude – é responsável por uma ampla diversidade climática e, consequentemente, em sua vegetação. O Brasil também abriga a floresta com a maior diversidade do mundo: a Amazônica.

A seguir, você poderá encontrar informações mais detalhadas sobre os diversos aspectos da Geografia do Brasil, desde os elementos físicos às características humanas, perpassando pelas configurações regionais. O objetivo é oferecer uma ampla variedade de textos de Geografia do Brasil para uso tanto por alunos quanto por professores do Ensino Fundamental e Médio, auxiliando em aulas e pesquisas escolares.

Confira nossas seções abaixo relacionadas e boa leitura!

 

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Thiago. "Geografia do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil. Acesso em 18 de agosto de 2022.

Estude agora


Revolução Federalista (1893-1895)

Assista a nossa videoaula para conhecer a história da Revolução Federalista ou Guerra das Degolas...

Anthony Giddens

Aprenda tudo sobre o sociólogo britânico Anthony Giddens e sua teoria da modernidade reflexiva.