Topo
pesquisar

Estações do ano

Geografia

As estações do ano, verão, outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um desses períodos apresenta características diferentes dos demais.
Ao longo de um ano, as estações do ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e outono.
Ao longo de um ano, as estações do ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e outono.
PUBLICIDADE

As estações do ano representam quatro subdivisões climáticas no período de um ano: verão, outono, inverno e primavera. As estações não ocorrem de forma simultânea em todo o mundo, já que são determinadas, em cada localidade, pela dinâmica de rotação e translação do planeta.

Leia também: Os movimentos da Terra

Características das estações do ano

As estações do ano apresentam características particulares e definidas. Diferenciam-se em cada hemisfério em virtude da inclinação do eixo da Terra e de seus movimentos de rotação e de translação. Veja abaixo as principais características das estações do ano nos Hemisférios Norte e Sul.

Estações do ano no Hemisfério Norte

  • Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos. No Hemisfério Norte, inicia-se, geralmente, por volta do dia 21 de junho e termina por volta de 23 de setembro. O verão no Hemisfério Norte é chamado de verão boreal.

  • Outono: representa a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. É o período do ano no qual as temperaturas começam a cair, exceto nas regiões que se localizam próximas ao Equador. Nessa estação, as folhas das árvores apresentam tonalidades amareladas e caem, indicando a mudança de uma estação para outra. O outono é considerado, portanto, um período de transição. No Hemisfério Norte, inicia-se, normalmente, no dia 23 de setembro e termina por volta do dia 21 de dezembro. É chamado de outono boreal.

  • Inverno: representa a estação do ano que sucede o outono e antecede a primavera. É caracterizado por apresentar as menores temperaturas do ano. Nessa época, é comum a migração de espécies de animais para regiões em que as temperaturas estão mais elevadas. Em diversas localidades, ocorrem geadas e nevascas nessa estação. Caracteriza-se também por noites mais longas do que os dias em virtude da menor incidência de raios solares na região em que esteja vigente. No Hemisfério Norte, é conhecido como inverno boreal. Inicia-se por volta do dia 21 de dezembro e termina por volta do dia 20 de março.

  • Primavera: representa a estação do ano que sucede o inverno e antecede o verão. Caracteriza-se por temperaturas mais amenas e agradáveis, visto que os índices pluviométricos começam a aumentar. Nessa estação, os dias começam a alongar-se, e a noite a encurtar-se. Caracteriza-se também pelo reflorescimento da flora terrestre. No Hemisfério Norte, é conhecida como primavera boreal. Inicia-se por volta do dia 20 de março e termina por volta do dia 21 de junho.

Estações do ano no Hemisfério Sul

  • Verão: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais elevadas e altos índices pluviométricos. Nessa estação do ano, os dias costumam ser mais longos do que as noites. No Hemisfério Sul, é conhecido como verão austral. Tem início por volta do dia 21 de dezembro e término por volta do dia 20 de março.

  • Outono: caracteriza-se pela gradual queda das temperaturas, exceto nas regiões próximas à linha do Equador. Uma das principais características dessa estação é a queda das folhas das árvores, que apresentam tons amarelados. Essa estação representa mudança, período de transição entre duas estações com características muito distintas. No Hemisfério Sul, é conhecido como outono austral. Inicia-se por volta do dia 20 de março, terminando por volta do dia 21 de junho.

  • Inverno: caracteriza-se pelas temperaturas baixas e, em algumas localidades, pela ocorrência de geadas e nevascas. Ao longo dessa estação, é comum ocorrer a migração de diversas espécias de animais para áreas com temperaturas mais altas. Os dias são mais curtos e as noites mais longas, visto que há menor incidência de raios solares na região em questão. No Hemisfério Sul, é conhecido como inverno austral. Inicia-se por volta do dia 21 de junho, com término por volta do dia 21 de setembro.

  • Primavera: caracteriza-se por apresentar temperaturas mais amenas e agradáveis. Nessa estação do ano, aumentam-se gradualmente os índices pluviométricos. Os dias passam a alongar-se, ao passo que as noites tornam-se mais curtas. A principal característica dessa estação é o reflorescimento da flora terrestre. No Hemisfério Sul, é conhecida como primavera austral. Inicia-se por volta do dia 22 de setembro, com término por volta do dia 21 de dezembro.

    As estações do ano ocorrem em virtude do movimento de translação da Terra, que faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios.
    As estações do ano ocorrem em virtude do movimento de translação da Terra, que faz com que a incidência solar seja diferente nos hemisférios.

Por que existem as estações do ano?

As estações do ano ocorrem em decorrência da inclinação da Terra em relação ao Sol. O movimento de rotação (giro em torno de seu próprio eixo) do planeta possibilita a existência do dia e da noite. A Terra também realiza o movimento de translação (giro em torno do Sol) e, em virtude da sua inclinação em relação ao seu plano orbital, a incidência solar é diferente nos hemisférios. A translação é, portanto, o movimento responsável pela existência das estações do ano, visto que estas são definidas pela posição do hemisfério em relação ao Sol. Por isso, as estações não ocorrem, ao longo do ano, de maneira igual nos dois hemisférios.

Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2019

Estação do ano

Início

Término

Outono

20 de março de 2019 às 18h58min

21 de junho de 2019 às 12h54min

Inverno

21 de junho de 2019 às 12h54min

23 de setembro de 2019 às 04h50min

Primavera

23 de setembro de 2019 às 04h50min

22 de dezembro de 2019 à 01h19min

Verão

22 de dezembro de 2019 à 01h19min

20 de março de 2020 à 00h50min

Solstício e Equinócio

Solstício é um fenômeno do campo astronômico que representa o início do verão ou do inverno nos hemisférios. Representa o período em que o Sol incide com maior intensidade em um dos hemisférios em virtude da maior inclinação latitudinal em relação à linha do Equador. Caracteriza-se, assim, o solstício de verão em um hemisfério e o solstício de inverno, com menor incidência dos raios solares, em outro.

Equinócio é um fenômeno do campo astronômico que representa o início da primavera ou do outono. Representa o período em que a duração do dia e da noite é igual nos dois hemisférios, pois recebem a mesma quantidade de luz. No equinócio, a luz solar incide perpendicularmente à linha do Equador, fazendo com que os dois hemisférios recebam a mesma distribuição de luz. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes ao ano.

Leia mais: Como ocorrem o solstício e equinócio?

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que representam o início das estações do ano.
Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que representam o início das estações do ano.

Estações do ano no Brasil

No Brasil, as estações do ano iniciam-se, oficialmente, nos dias de solstício e de equinócio. São, geralmente, bem definidas em estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, regiões de serras localizadas em Minas Gerais e Rio de Janeiro e na região Sul do país. Nas demais regiões, há duas estações bem-definidas: uma estação quente e úmida e outra quente e seca.

1. Verão: compreende os meses de dezembro a março e representa um período de férias (alta temporada). Caracteriza-se por apresentar dias mais compridos do que as noites. Chuvas de curta duração podem ser observadas ao longo dessa estação, bem como mudanças repentinas das condições climáticas. Isso ocorre em virtude do aumento das temperaturas, que favorece a formação de tempestades seguidas de trovoadas.

2. Outono: compreende os meses de março a junho e representa um período de transição entre o verão e o inverno. Caracteriza-se pela redução dos índices pluviométricos. A temperatura cai gradualmente, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-Oeste em virtude da presença de massas de ar frio atuantes. As condições meteorológicas mudam rapidamente, e podem acontecer geadas e nevoeiros na região Sul.

3. Inverno: representa um período de temperaturas mais amenas em algumas localidades e temperaturas elevadas em outras. Essa estação compreende os meses de junho a setembro. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, essa estação representa o período de menor índice pluviométrico do ano. Frentes frias atuam nesse período em localidades das regiões Sudeste e Sul. Outra característica é a redução da umidade relativa do ar. É comum, nessa época do ano, o aumento de doenças respiratórias em decorrência da baixa umidade.

4. Primavera: representa aumento nos índices pluviométricos. Compreende os meses de setembro a dezembro. Além das chuvas serem mais frequentes, as temperaturas tornam-se mais amenas. Caracteriza-se, portanto, por ser um período de transição entre uma estação muito seca e outra muito úmida. As temperaturas das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul apresentam elevação ao longo dessa estação.

Resumo

As estações do ano são subdivisões climáticas de períodos ao longo do ano. São elas: primavera, verão, outono e inverno. Sua ocorrência deve-se ao fato de que a Terra realiza movimentos em torno de seu próprio eixo (rotação) e em torno do Sol (translação), fazendo com que a incidência de raios solares seja desigual nos Hemisférios Norte e Sul.

O verão representa a estação do ano com temperaturas, geralmente, elevadas e altos índices pluviométricos. Já no inverno, as temperaturas caem significativamente, podendo ter nevascas e geadas em alguns lugares do planeta. A primavera representa a estação com temperaturas mais amenas, representando a transição entre o inverno e o verão. O outono é marcado por mudanças na paisagem, com queda das folhas de árvores e uma diminuição gradual das temperaturas.


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

O movimento da Terra responsável pelas estações do ano é chamado de:

a) Rotação

b) Nutação

c) Translação

d) Precessão

Questão 2

Marque a alternativa correta sobre as quatro estações do ano.

a) As estações do ano são bem definidas em todo o planeta.

b) O outono é a estação do ano que recebe maior quantidade de radiação solar.

c) O verão é a estação do ano que começa com o término do outono e antecede a primavera.

d) O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano orbital, é responsável pelas estações do ano.

e) As estações do ano não alteram a dinâmica natural de um determinado local.

Ver resposta
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola