PUBLICIDADE

Solstício de verão é o fenômeno que representa a chegada do verão, a estação mais quente do ano. O solstício de verão corresponde ao momento em que, devido a fatores como a inclinação do eixo da Terra e seu movimento de translação, um hemisfério passa a receber mais iluminação solar do que o outro. Ele acontece entre os dias 20 a 21 de junho no Hemisfério Norte e entre 21 e 22 de dezembro no Hemisfério Sul, sendo celebrado, há milhares de anos, por muitas culturas como o início de um período cheio de calor, vida e prosperidade.
Leia também: Por que existem quatro estações do ano?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre o solstício de verão
- 2 - O que é o solstício de verão?
- 3 - Datas do solstício de verão
- 4 - Quanto tempo dura o solstício de verão?
- 5 - Solstício de verão x solstício de inverno
- 6 - Diferenças entre solstício e equinócio
- 7 - Solstício de verão e os rituais místicos
Resumo sobre o solstício de verão
-
Solstício de verão é o fenômeno que marca o início astronômico do verão.
-
Representa o momento em que o Sol passa a iluminar mais um hemisfério do que o seu oposto devido à inclinação do eixo da Terra associada ao movimento de translação.
-
Acontece entre os dias 20 e 21 de junho no Hemisfério Norte e entre os dias 21 e 22 de dezembro no Hemisfério Sul.
-
O dia do solstício de verão representa o período com maior iluminação solar, com mais de 12 horas de duração. A noite, em contrapartida, é a mais curta.
-
É diferente do solstício de inverno, quando um hemisfério é menos iluminado do que o outro, marcando o início da estação mais fria do ano.
-
Difere, também, dos equinócios porque, durante um equinócio, ambos os hemisférios são iluminados igualmente.
-
Apresenta significado místico para muitos povos e culturas ao redor do planeta, sendo uma data marcada por rituais e celebrações.
O que é o solstício de verão?

O solstício de verão é um fenômeno que marca o início do verão astronômico, e representa o momento em que um dos hemisférios terrestres (Norte ou Sul) recebe maior iluminação solar do que o outro. A diferença na incidência dos raios solares acontece pela combinação de dois fatores:
-
a inclinação do eixo vertical do planeta Terra em 23º27’ com relação ao seu plano orbital;
-
o movimento de translação realizado pela Terra em torno do Sol, que tem duração média de 365 dias (um ano terrestre).
A superfície terrestre não é iluminada de forma equivalente, e isso acontece por causa da inclinação do planeta com relação ao seu plano orbital. Na medida em que a Terra realiza o seu movimento em torno do Sol, o ângulo com que os raios solares incidem sobre a superfície se altera.
Em dois momentos distintos dessa trajetória, a estrela estará em seu ponto máximo em um dos hemisférios, estando o mais distante possível tanto do equador terrestre quanto do hemisfério oposto àquele que recebe maior iluminação. Quando isso acontece, os raios solares incidem de forma perpendicular sobre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, ou sobre o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul. Tem-se, com isso, o solstício de verão.
Datas do solstício de verão
Haja vista o formato do planeta Terra e a sua inclinação, é impossível que o solstício de verão ocorra simultaneamente nos dois hemisférios. Eles acontecem em épocas opostas, e marcam o início da estação mais quente do ano. A seguir, saiba quando ocorre o solstício de verão em cada hemisfério:
- Hemisfério Norte: 20 ou 21 de junho.
- Hemisfério Sul: 21 ou 22 de dezembro.
Veja também: Como funciona o horário de verão
Quanto tempo dura o solstício de verão?
O solstício de verão é um fenômeno momentâneo. Entretanto, convencionou-se que o solstício representa a data em que se inicia o verão, sendo ela caracterizada por ser o dia mais longo do ano e apresentar a noite mais curta. Durante o solstício de verão, o período de iluminação solar no hemisfério correspondente tem mais do que 12 horas. Nas latitudes médias e altas, o dia pode ter 15 horas de duração, enquanto, nas áreas acima dos círculos polares, a luz solar permanece por um período de 24 horas.
Solstício de verão x solstício de inverno
Durante o movimento de translação da Terra em torno do Sol, ambos os hemisférios experienciam solstícios e equinócios. Entretanto, fatores físicos como a inclinação do eixo do planeta e o seu formato impedem a ocorrência do solstício de verão, por exemplo, concomitantemente no Hemisfério Sul e no Hemisfério Norte. Dessa forma, quando o solstício de verão se instala em um dos hemisférios, o seu oposto passa pelo solstício de inverno.
O solstício de inverno marca o início da estação mais fria do ano, e acontece entre os dias 21 e 22 de dezembro no Hemisfério Norte e 20 e 21 de junho no Hemisfério Sul. Nesse dia, o Sol se encontra o mais distante possível do hemisfério em que incide o solstício de inverno, motivo pelo qual o período de iluminação solar é menor do que 12 horas. Em latitudes mais elevadas, os dias tendem a ser ainda mais curtos e as noites, longas.
Saiba mais: Por que alguns anos têm um dia a mais do que os outros?
Diferenças entre solstício e equinócio
Solstício |
Equinócio |
A incidência de iluminação solar é diferente entre os hemisférios Norte e Sul. |
A luz solar se distribui igualmente entre os hemisférios Norte e Sul. |
Os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer ou sobre o Trópico de Capricórnio em diferentes períodos do ano. |
Os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador nas suas duas ocorrências. |
Marca o início do verão ou do inverno. |
Marca o início da primavera ou do outono. |
Acontece entre os dias 20 e 21 de junho e 21 e 22 de dezembro. |
Acontece entre os dias 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro. |
Durante o solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já durante o solstício de inverno, a situação se inverte, e as noites são mais longas. |
Os dias e as noites têm a mesma duração tanto durante o equinócio da primavera quanto durante o equinócio de outono. |
Solstício de verão e os rituais místicos
O trânsito incessante dos astros celestes e das estrelas pelos céus sempre foi motivo de curiosidade e de adoração no sentido contemplativo da palavra. O solstício de verão representava um momento de transição para muitos povos de tradições culturais diversas ao redor do mundo, e muitos rituais de celebração dessa data são mantidos até os dias de hoje. Em algumas culturas, o solstício de verão representa o fim do frio e da escassez e marca o início de tempos quentes e da abundância, com a retomada da vida.

Na Inglaterra, principalmente pagãos e druidas celebram há milhares de anos a chegada do solstício de verão assistindo ao nascer do Sol no monumento de Stonehenge, pelo qual acreditam haver a canalização da luz solar. Uma tradição semelhante é reproduzida no Peru, onde se assiste ao nascer no Sol por entre as pedras da Porta do Sol, ou Intipunku, na cidade histórica de Macchu Pichu, durante o solstício de verão. Mesmo em momentos distintos, ambas as culturas celebram a chegada do verão e a sobrevivência em tempos difíceis durante o inverno.
Em países europeus, como aqueles da Península Escandinava (Suécia, Finlândia e Noruega) e do Leste do continente, e em partes da América do Norte acontecem celebrações do Midsommar, quando as pessoas se reúnem para celebrar a chegada do solstício verão por meio de banquetes, músicas e danças folclóricas ao redor de um mastro (majstång) e do uso de vestimentas típicas. Entre os acessórios comuns, estão coroas de flores utilizadas pelas mulheres sobre a cabeça.
Povos tradicionais norte-americanos também celebram a chegada do solstício de verão com a realização da dança do Sol. Religiões pagãs e neopagãs, como a wicca, têm o feriado de Litha para determinar a chegada do solstício de verão, quando realizam um conjunto de práticas para se reconectarem com a natureza e celebrarem o poder do Sol. Algumas dessas práticas são semelhantes àquelas identificadas no Reino Unido e nos festivais escandinavos.
Fontes
DOBRIJEVIC, Daisy. The summer solstice: What is it and when does it occur? Space, 28 maio 2024. Disponível em: https://www.space.com/summer-solstice-when-what.
FRAZIER, Sarah; MERSMANN, Katy. Summer Solstice in the Northern Hemisphere. NASA, 18 jun. 2021. Disponível em: https://www.nasa.gov/image-article/summer-solstice-northern-hemisphere/.