PUBLICIDADE
Literatura é uma modalidade artística que tem como matéria-prima a palavra, usada na construção de histórias ou na expressão de emoções e ideias. O texto literário, diferentemente do texto não literário, possui caráter subjetivo e conotativo. Apesar de muitas vezes não ter uma função de uso prático (caráter utilitário), os autores e leitores atribuem à Literatura algumas funções sociais, como a reflexão sobre a realidade.
Veja também: Diferenças entre linguagem literária e linguagem não literária
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre Literatura
- 2 - O que é Literatura?
- 3 - Qual a função da Literatura?
- 4 - Texto literário x não literário
- 5 - Gêneros literários
- 6 - Origem da Literatura
Resumo sobre Literatura
-
A Literatura é a arte da palavra ou a arte da escrita.
-
Ela não possui função necessariamente utilitária, mas os leitores lhe dão funções sociais.
-
Algumas funções sociais da Literatura são: emocionar, divertir, fazer pensar, mostrar a realidade.
-
O texto não literário, ao contrário do literário, possui uma função utilitária e caráter objetivo e por isso possui um “prazo de validade”.
-
Os gêneros literários são: narrativo, lírico e dramático.
-
A Literatura como arte da escrita tem origem na Antiguidade.
O que é Literatura?
A Literatura é uma arte que tem como matéria-prima a palavra. Por isso, ela trabalha com os sentidos, os sons e o poder de sugestão das palavras. Os textos literários têm maior duração do que os não literários, uma vez que não são utilitários. Isso quer dizer que textos utilitários e, portanto, não literários têm um tempo de validade, já que deixam de importar quando cumprem sua função.
No entanto, não existe uma definição de Literatura, como também não existe uma definição de arte. O que há são reflexões a respeito do que seria a Literatura, mas jamais uma conclusão definitiva. O escritor francês Jean-Paul Sartre (1905-1980), por exemplo, em seu livro Que é a Literatura?, demonstra a falta de definição do termo:
E como os críticos me condenam em nome da Literatura, sem dizer jamais o que entendem por isso, a melhor resposta que cabe dar-lhes é examinar a arte de escrever, sem preconceitos|1|.
Dessa forma, Sartre nos indica que a Literatura é a arte de escrever. E isso dialoga com o nosso conceito inicial, isto é, a Literatura como arte da palavra. Portanto, a arte de escrever está associada ao trabalho artístico com a palavra, a qual ultrapassa os limites da denotação para assumir outros sentidos, de forma imaginativa e sugestiva.
Qual a função da Literatura?
Por ser uma arte, a Literatura, em sua essência, não apresenta uma função necessariamente utilitária em sentido específico. No entanto, os autores e leitores atribuem a ela importantes funções sociais, tais como:
-
despertar emoções;
-
divertir;
-
dar asas à imaginação;
-
provocar reflexão;
-
mostrar a realidade;
-
afirmar a identidade de um povo;
-
valorizar a tradição.
Texto literário x não literário
-
Texto literário: apresenta uma perspectiva subjetiva, pois é resultado da visão pessoal de seu autor em relação a algo. Não necessariamente possui uma função utilitária, já que, diferentemente de textos funcionais, não é criado para um determinado propósito de uso prático. Por exemplo, uma bula de remédio tem uma função utilitária que atende a todos os leitores no que se refere a informar possíveis efeitos colaterais do remédio, mas o texto literário não funciona de mesmo modo. Além disso, a linguagem conotativa é predominante no texto literário.
-
Texto não literário: apresenta uma perspectiva objetiva e imparcial do autor. Possui uma função necessariamente utilitária, já que é criado para cumprir um determinado propósito. Por exemplo, a notícia de jornal tem a função de informar algo aos leitores. No mais, a linguagem denotativa é predominante no texto não literário.
Saiba mais: Denotação e conotação — qual a diferença?
Gêneros literários
-
Gênero narrativo ou épico: presença de um narrador, que conta uma história, ocorrida em determinado espaço e tempo, em que a ação é realizada por personagens.
-
Gênero lírico: consiste na manifestação de um eu lírico, ou seja, de uma voz literária que expressa emoções ou ideias, por meio de uma linguagem bastante conotativa.
-
Gênero dramático: está associado a textos que são escritos para serem encenados e, por isso, apresentam falas de personagens e orientações do dramaturgo.
→ Videoaula sobre gêneros literários
Origem da Literatura
Não é possível precisar a origem exata da Literatura. No entanto, podemos afirmar que ela surgiu por meio de um discurso oral. Contar histórias faz parte da tradição de todos os povos. Portanto, a Literatura surgiu quando o primeiro ser humano se dispôs a narrar acontecimentos de forma imaginativa e impressionante, ou quando ele cantou a primeira canção.
Por sua vez, a Literatura escrita tem origem na Antiguidade, e as histórias mais antigas são as epopeias, como a Ilíada e a Odisseia, de Homero, por exemplo. Aliás, tais obras, possivelmente, são registros de histórias orais, como nos indica o filólogo Milman Parry (1902-1935), ao fazer “a sugestão de que os poemas homéricos fariam parte de uma tradição oral”|2|.
Notas
|1| Tradução literal de Warley Souza, da seguinte edição em espanhol: SARTRE, Jean-Paul. ¿Qué es la literatura? 7. ed. Traducción de Aurora Bernárdez. Buenos Aires: Editorial Losada, 1981.
|2| OLIVEIRA, Gustavo Junqueira Duarte. Os poemas homéricos nos manuais de História Antiga: autoria, autoridade sobre o passado e o mito das origens da sociedade grega antiga. Revista de História, São Paulo, v. 181, 2022.
Por Warley Souza
Professor de Literatura