Topo
pesquisar

Biosfera

Geografia

A biosfera terrestre é fruto da reunião das diferentes partes do sistema da Terra: atmosfera, hidrosfera e litosfera.
A biosfera reúne os elementos naturais do sistema terrestre
A biosfera reúne os elementos naturais do sistema terrestre
PUBLICIDADE

A biosfera é um termo elaborado pelo geólogo sueco Eduard Suess, em 1985, e corresponde ao conjunto de ecossistemas da Terra. No campo das ciências da Terra, ela é vista em conjunção aos elementos do clima, do relevo e da hidrografia, constituindo-se como o campo natural de reprodução das atividades e comportamentos dos seres vivos.

Quando abordamos a complexidade da biosfera, consideramos que ela é uma resultante da presença e harmonia de três outras “esferas” terrestres: a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. Afinal, é a reunião complexa desses sistemas que dá origem e forma ao ambiente natural onde todos os seres vivos habitam e reproduzem-se. Tal perspectiva está mais bem ilustrada no esquema a seguir:

Esquema da estrutura terrestre e da composição da biosfera
Esquema da estrutura terrestre e da composição da biosfera

É, portanto, a combinação dos diferentes extratos da Terra que possibilita a existência dos seres vivos e, consequentemente, da biosfera. Algumas condições extremas resultantes dessa combinação, porém, podem dificultar ou até impedir a existência de vida, tal como ocorre em regiões de climas muito desfavoráveis, de altitudes extremas ou com ausência de água.

Condiciona-se também a presença da biosfera às variações e dinâmicas das diferentes partes que a compõem, como as variações atmosféricas e seus efeitos, as transformações graduais ou abruptas das formas de relevo, entre outros exemplos. Sendo assim, dizer que tudo o que compõe o sistema terrestre é dinâmico é o mesmo que dizer que a biosfera também é dinâmica, modificando suas formas, feições e características ao longo do tempo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas formas de vida conseguem sobreviver às mais adversas condições naturais, a exemplo de algumas bactérias que habitam o Mar Morto, conhecido pela extrema salinidade que torna praticamente impossível a sobrevivência de outras espécies. Em algumas regiões desérticas, por sua vez, vários animais (e até grupos humanos) mantêm-se vivos e, consequentemente, estruturam os seus ecossistemas.

A grande questão atual a respeito da biosfera gira em torno de sua manutenção. Isso porque as atividades humanas e a produção crescente de determinadas atividades no espaço geográfico contribuem para a agressão extrema ao meio natural. Dentre vários casos, podemos citar o desmatamento, a poluição do ar, a extinção de espécies, a alteração do clima, a poluição ou extinção de rios, dentre outros. Como na natureza tudo se estrutura a partir de um equilíbrio, preservar a biosfera é também preservar o meio sobre o qual os seres humanos constroem suas sociedades e extraem o seu sustento.

É importante lembrar que as Ciências da Terra não são as únicas a estudar a biosfera. Vários campos do saber, com destaque para as Ciências Biológicas, também o fazem, porém, com ênfases distintas. Assim, cada “parte” da esfera da vida é compreendida a partir de seus múltiplos aspectos, como os domínios morfoclimáticos, a estrutura dos seres vivos, os biomas, os ecossistemas e muitos outros temas. Conhecer essas disciplinas significa angariar mais conhecimento sobre o espaço que nos cerca.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Biosfera"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biosfera.htm>. Acesso em 16 de novembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

A biosfera inclui todos os ecossistemas que estão presentes desde as altas montanhas (até 10.000 m de altura) até o fundo do mar (até cerca de 10.000 m de profundidade) […]. Na biosfera, portanto, o ar, a água, o solo, a luz são fatores diretamente relacionados à vida.

(Adaptado de Impa)

As três principais camadas que compõem a biosfera são:

a) geosfera, criosfera e exosfera.

b) endosfera, astenosfera e litosfera.

c) ecosfera, hidrosfera e geosfera.

d) litosfera, atmosfera e hidrosfera.

e) hidrosfera, antroposfera, ecosfera.

Questão 2

A biosfera apresenta uma natureza dinâmica em sua composição. Isso significa que todos os seus elementos interagem entre si, modificando-se mutualmente. Um exemplo de como essa ocorrência se realiza de forma completa está expresso na alternativa:

a) o deslocamento das massas de ar, provocando as chuvas.

b) o choque entre placas tectônicas, gerando terremotos.

c) a ação das chuvas, interferindo no relevo e na vegetação.

d) o escoamento dos rios, que deságuam nas áreas oceânicas.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola