PUBLICIDADE
Existem no mundo diversos tipos de clima que são determinados por muitos fatores, um deles está ligado diretamente à localização geográfica no globo terrestre, como o planeta Terra tem forma esférica, ele recebe luz solar de maneira distinta e é isso que produz as faixas climáticas, que são:
Faixas climáticas de altas latitudes: ocorre a incidência de raios solares de maneira extremamente inclinada, essa característica favorece a formação de temperaturas em torno de 10ºC. A ocorrência de chuva é relativamente baixa, não ultrapassa 500 mm ao ano. As estações do ano são bem definidas, sendo percebidos somente os verões e os invernos. O primeiro tem uma curta duração com temperaturas amenas. O segundo é rigoroso com temperaturas muito baixas.
Faixas climáticas de médias latitudes: as temperaturas médias permanecem em torno de 10ºC, podendo atingir até 20ºC, as massas que exercem influência são polares e equatoriais/tropicais. Nesse caso, estações do ano são percebidas em sua totalidade.
Faixas climáticas de baixa latitude: os raios solares incidem de forma quase que perpendicular, diante desse fator, as temperaturas são elevadas, em média sempre acima de 20ºC. No entanto, os índices pluviométricos possuem um grande contraste, uma vez que há regiões com chuvas acima dos 2.000mm ao ano, já em outros lugares não ultrapassam 25 mm. As massas de ar que prevalecem nessa faixa são a tropical e a equatorial.
Clima das altas montanhas: Nesses lugares as temperaturas não estão ligadas com a latitude diretamente, mas sim com a altitude. Isso varia de acordo com os raios solares e o vento. Nas montanhas as temperaturas são baixas e o ar é úmido.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia