Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geleira - Glaciar

A geleira é uma extensa massa de gelo que se acumula durante um longe período, ela é comum em lugares onde há grande acúmulo de neve.

Geleiras são neve cristalizada e compacta em camadas
Geleiras são neve cristalizada e compacta em camadas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A geleira, também denominada glaciar, é uma extensa massa de gelo que se forma durante um longo período, podendo levar até 30 mil anos para se concretizar. São mais comuns em lugares onde ocorre grande acúmulo de neve, sendo que esse fenômeno deve ser superior ao processo de degelo na região. Essa neve é cristalizada e compactada em camadas, formando, assim, grandes blocos de gelo.

Existem grandes geleiras nas áreas planas próximas às altas latitudes, ou seja, nas regiões polares. A Antártica, por exemplo, abriga a maior geleira do planeta: 14 milhões de quilômetros quadrados. Essa região é de suma importância, visto que aproximadamente 90% do gelo, que é uma fonte de água doce, está ali. Outra grande geleira da Terra é a Groelândia, localizada na América do Norte, no entanto, é um território dinamarquês.


Derretimento de parte de uma geleira

Apesar da necessidade de se preservar as geleiras para manter o equilíbrio ambiental no planeta, o homem, através de suas modificações na natureza, tem provocado o degelo de várias delas. O aquecimento global tem promovido uma redução drástica da camada de gelo em torno do oceano Ártico – especialistas afirmam que essa região tornou-se cerca de 40% mais fina e sua área teve redução de 14%.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Antártica, por sua vez, num curto período, registrou um degelo de 3 mil quilômetros quadrados, consequência de uma elevação de 2,5 °C na temperatura. Esse fato gera uma série de transtornos: aumento no nível dos oceanos, alteração na temperatura das águas oceânicas, desequilíbrio na cadeia alimentar, morte de animais, etc.

Portanto, a manutenção das geleiras é uma forma de se preservar a vida de várias espécies e em diversas regiões da Terra. Isso só será conquistado com a mudança no modo de produção e consumo dos humanos, minimizando o lançamento de gases do efeito estufa e contribuindo para a redução do processo de aquecimento terrestre.

Veja também:

A era do degelo

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Curiosidades - Geografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Geleira - Glaciar"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/geleira.htm. Acesso em 03 de julho de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

PUBLICIDADE

Estude agora


Argumento por exemplificação

A exemplificação sempre foi um recurso importante para a explicação de conceitos mais teóricos ou mais difíceis...

Cem anos de solidão | Análise Literária

Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Cem anos de solidão”, um dos romances mais...