Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima continental

Típico do Hemisfério Norte, o clima continental é um clima que possui elevada amplitude térmica, temperaturas médias amenas e precipitação bem distribuída durante o ano.

Região do Uzbequistão, na Ásia Central, área de ocorrência do clima continental.
O clima continental é um tipo climático que ocorre predominantemente no Hemisfério Norte.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O clima continental é um tipo de clima típico de países e regiões situados no Hemisfério Norte do planeta Terra, ocorrendo principalmente nas áreas interioranas, onde há a predominância da continentalidade como fator climático. Caracterizado pela acentuada amplitude térmica e pela alternância entre as estações do ano, o clima continental possui temperaturas médias variando entre 10 °C e -3 °C, e precipitação bem distribuída durante o ano, com registro de neve e de geada no inverno.

Leia também: Clima equatorial — um tipo de clima que ocorre nas regiões de baixa latitude do planeta Terra

Tópicos deste artigo

Resumo sobre o clima continental

  • O clima continental localiza-se nas latitudes médias do Hemisfério Norte, no interior dos continentes.

  • Presente no norte da América do Norte, Europa e parte da Ásia e Oriente Médio.

  • Caracterizado pela boa distinção entre o verão e o inverno e pela elevada amplitude térmica.

  • As temperaturas são amenas na maior parte do ano. As mínimas são inferiores a -3 °C, e máximas variam entre 10 e 20 °C, conforme a classificação de Köppen.

  • As chuvas são recorrentes, e há intensa precipitação na forma de neve em áreas mais úmidas.

  • A floresta boreal (ou taiga) e as pradarias são os dois tipos de vegetação que se desenvolvem no clima continental.

  • Ursos, lobos, linces, alces e aves de rapina são exemplos de animais que compõem a fauna do clima continental.

  • Pode ser classificado em continental úmido e continental com inverno seco. No caso do clima mais seco, o que acontece é a redução do volume de precipitação durante os meses mais frios se comparado ao restante do ano.

  • Não é um tipo climático que se observa no Brasil.

Localização do clima continental

O clima continental é uma variação climática que ocorre de forma predominante no Hemisfério Norte do planeta Terra, em localidades situadas nas latitudes médias, o que corresponde à faixa entre 30° e 60° N. Esse clima é encontrado geralmente no interior dos continentes e demais localidades onde a influência da maritimidade é muito baixa ou nula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima continental

Temperatura e pluviosidade do clima continental

Um dos principais aspectos do clima continental é a elevada amplitude térmica diária e anual, isto é, a grande diferença entre as temperaturas máximas e as mínimas que ocorrem tanto em um período de 24 horas quanto no decorrer de um ano.

As máximas registradas durante o ano costumam variar entre 10 e 20 °C, a depender da localidade e do tipo de clima continental, enquanto as temperaturas mínimas são iguais ou inferiores a -3 °C, segundo a classificação climática de Köppen-Geiger.

Apesar da diferença de temperaturas, o tempo permanece ameno durante o ano. Tal fato é condicionado também pela grande incidência de ventos, o que é comum no clima continental.

As estações do ano são bem definidas, marcadas sobretudo pela diferença térmica e pela pluviosidade. As chuvas podem acontecer durante todo o ano, e há ainda a formação e geada e precipitação na forma de neve nos meses mais frios. A presença da neve é ainda mais comum na variação úmida do clima continental. O volume anual de chuvas varia entre 600 e 1000 mm.

Vegetação do clima continental

 Pradaria em Alberta, no Canadá, região de ocorrência do clima continental.
 Pradarias e estepes compõem a vegetação do clima continental em localidades como Alberta, no Canadá.

A vegetação do clima continental varia em conformidade com a distribuição de chuvas e do tipo de solo presente. Nas áreas mais úmidas, há o predomínio da vegetação do bioma taiga ou floresta boreal, que é caracterizada pela presença de árvores decíduas, isto é, que perdem suas folhas em uma determinada época ou estação do ano.

Estão presentes nas áreas de clima continental árvores de grande e médio porte, como coníferas, a exemplo de pinheiros, espruces e abetos, além de plantas como cedros, bétulas e frutos silvestres, chamados também de berries. Nas regiões de menor umidade, observa-se a formação de pradarias e estepes, com a maior presença de espécies de pequeno porte, como arbustos, gramíneas e herbáceas.

Fauna do clima continental

Alce em uma área de vegetação do Parque Nacional Nahanni, no Canadá, região de ocorrência do clima continental.
O alce é um dos animais que compõem a fauna do clima continental.

A fauna do clima continental é formada por mamíferos de médio e grande porte, roedores, aves migratórias, aves de rapina, insetos e répteis, animais comuns em biomas como a taiga e as estepes. Nas áreas mais frias, encontram-se animais adaptados às baixas temperaturas e aqueles que realizam hibernação durante os meses mais frios do ano. Encontram-se nas regiões de clima continental animais como:

  • lobos;

  • ursos;

  • alces;

  • linces;

  • cervos;

  • renas;

  • esquilos;

  • lebres;

  • águias;

  • corujas.

Tipos de clima continental

O clima continental pode ser classificado de acordo com o teor de umidade presente na atmosfera e com a predominância de temperaturas. Na classificação de Köppen-Geiger, bastante utilizada para a compreensão e análise das diferentes ocorrências climáticas do mundo, o clima continental (D) está subdividido nos tipos que veremos a seguir.

Clima continental úmido ou clima continental sem estação seca (Df)

A variação úmida do clima continental ocorre em áreas onde há maior teor de umidade disponível na atmosfera, o que se dá por influência da presença de grandes superfícies hídricas, como mares, rios e lagos.

A precipitação é mais recorrente, e as variações de temperatura, menos acentuadas, embora presentes. Apresenta intensa precipitação na forma de neve e geadas, com invernos rigorosos e verões frios ou amenos. É comum nas altitudes mais elevadas, entre 40 e 60° N.

Tem como subtipos os climas:

  • continental com verão quente (Dfa);

  • continental com verão temperado (Dfb);

  • continental com verão curto e fresco (Dfc);

  • continental com inverno muito frio (Dfd).

Os climas do tipo Dfc e Dfd são conhecidos também como subártico, em função do frio permanente e da recorrência da neve.

Clima continental com inverno seco (Dw)

Diferentemente do clima continental úmido, a variação continental com inverno seco apresenta uma estação do ano com redução da umidade disponível. Isso acontece pelo menor volume de chuvas, não sendo possível falar em escassez propriamente dita. Essa variação apresenta amplitude térmica mais acentuada do que o clima continental úmido.

Existe clima continental no Brasil?

O clima continental é típico da zona temperada setentrional do planeta Terra, fazendo-se presente nas áreas de menor influência da umidade.

O Brasil fica localizado na zona tropical, onde há o predomínio de climas quentes e alternadamente úmidos e secos, como é o caso do clima tropical. Além disso, mesmo nas regiões mais amenas, a umidade é um importante elemento climático. Sendo assim, o clima continental não está presente no Brasil.

Veja também: Clima subtropical — o tipo climático que ocorre entre as latitudes de 25° e 40° em ambos os hemisférios

Clima continental no mundo

Locais de ocorrência do clima continental (e suas variações) no mundo, segundo a classificação de Köppen-Geiger. [1]
Locais de ocorrência do clima continental (e suas variações) no mundo, segundo a classificação de Köppen-Geiger. [1]

Como é possível observar no mapa, o clima continental se distribui por países do Hemisfério Norte, nas áreas de média latitude, onde há o predomínio de climas temperados. O clima continental e as suas variações estão presentes nas seguintes localidades:

Crédito de imagem

[1] World Köppen Classification / Ali Zifan / Wikimedia Commons (Reprodução / Imagem editada: Texto "Continental climate — World map of Köppen-Geiger climate classification" foi recortado da imagem.)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima continental"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-continental.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante