Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Climas do Brasil

Geografia do Brasil

Identifica-se seis tipos de climas no Brasil, sob a influência de diversos fatores climáticos, dentre os quais se destacam latitude, massas de ar e maritimidade.
O Brasil conta com seis tipos climáticos.
O Brasil conta com seis tipos climáticos.
PUBLICIDADE

Os climas do Brasil são bastante variados em função da atuação de fatores climáticos, como a latitude, a maritimidade e as massas de ar. Com base em sua análise, identifica-se a ocorrência de seis tipos:

  • equatorial;

  • semiárido;

  • tropical;

  • tropical de altitude;

  • tropical atlântico;

  • subtropical.

Leia também: Domínios morfoclimáticos do Brasil — regiões definidas com base na sua composição paisagística

Resumo sobre climas do Brasil

  • A latitude, a maritimidade e as massas de ar são os principais fatores condicionantes dos climas no Brasil.

  • Identifica-se hoje seis tipos de climas no Brasil:

    • Equatorial: quente e úmido.

    • Semiárido: quente e seco, com chuvas escassas e mal distribuídas.

    • Tropical: marcado por duas estações do ano bem definidas, uma quente e úmida e a outra mais fria e seca.

    • Tropical de altitude: ocorre em altitudes superiores a 800 m e é caracterizado por temperaturas mais amenas que no tropical típico. Há o registro de geadas no inverno pela ação de massas de ar frias.

    • Tropical atlântico: caracterizado por elevada umidade e chuvas intensas, que se concentram nos meses de inverno.

    • Subtropical: mercado pelas baixas temperaturas, inverno frio e eventual ocorrência de geada e precipitação na forma de neve. Predominante no Sul do Brasil.

Videoaula sobre climas do Brasil

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de climas do Brasil

Os diferentes tipos de clima que ocorrem num determinado território são condicionados pelo que chamamos de fatores climáticos. No Brasil, um país de dimensões continentais, muitos fatores atuam em conjunto e dão origem aos seis tipos de climas de que temos conhecimento hoje. Dois deles se destacam, a maritimidade e as massas de ar.

Não podemos nos esquecer ainda da latitude. A maior parte do território brasileiro está situada na Zona Tropical do planeta Terra, caracterizada pela maior incidência de calor.

Dessa forma, identifica-se seis tipos de clima no Brasil. São eles:

  • equatorial;

  • tropical semiárido (ou simplesmente semiárido);

  • tropical;

  • tropical atlântico (ou tropical úmido);

  • tropical de altitude;

  • subtropical.

Leia também: Como os fatores e elementos climáticos influenciam a dinâmica climática?

Mapa dos climas do Brasil

O mapa abaixo mostra a ocorrência espacial de cada um dos seis tipos climáticos brasileiros.

Mapa com delimitação dos climas do Brasil

Características dos climas do Brasil

Os climas brasileiros são, no geral, quentes e com períodos bem definidos de umidade e de secas ou redução da precipitação. Existem, entretanto, muitas variações locais. Vamos analisar, na sequência, as principais características dos climas do Brasil.

  • Equatorial

O clima equatorial do tipo quente e úmido ocorre na região Norte do país, abrangendo os estados do Amazonas, Pará e parte de Roraima, Rondônia, Acre, Maranhão e Mato Grosso.

Dispõe de elevado grau de umidade, mesmo sob a influência de massas continentais, o que se deve à presença da Floresta Amazônica. Com isso, as médias pluviométricas são bastante elevadas, com a ausência de períodos de seca ou estiagem. Os locais onde esse clima ocorre registram anualmente um volume de chuvas entre 1500 mm e 2500 mm.

As temperaturas são elevadas durante todo o ano, com baixa variação de um período a outro, isto é, apresentam baixa amplitude térmica. As médias variam entre 25 ºC e 28 ºC. Quando a massa polar possui força o suficiente para avançar pelo interior do Brasil durante os meses de inverno e atinge regiões de clima equatorial, observa-se a queda brusca das temperaturas, fenômeno chamado de friagem.

Vista aérea da Floresta Amazônica
O grande teor de umidade do clima equatorial é influenciado pela presença da Floresta Amazônica.
  • Semiárido

O clima semiárido ocorre em parte da região Nordeste do país, abrangendo o leste do Piauí, sudoeste do Ceará, norte da Bahia e uma parcela ou todo o oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

As características mais marcantes desse clima são a baixa umidade e o longo período em que há baixo ou nenhum registro de chuvas, podendo se estender de junho a dezembro. A pluviosidade anual varia na faixa de 250 mm a 750 mm, e as chuvas não ocorrem de forma homogênea no território. Essa é uma das principais razões pelas quais a área de abrangência do semiárido é conhecida como Polígono das Secas.

Além da escassez, esse tipo climático é marcado pelas elevadas temperaturas durante o ano, variando entre 25 ºC e 27 ºC. Tais valores podem cair quando massas de ar frio chegam à região, as quais provocam também chuvas.

Paisagem da Caatinga
Os longos períodos de estiagem que caracterizam o semiárido dão origem a paisagens como a da Caatinga.
  • Tropical

O clima tropical, por vezes chamado também de tropical típico, abrange quase todas as regiões do Brasil. Está presente em todo o Centro-Oeste, exceto no norte do Mato Grosso, em parte da região Nordeste, no Sudeste, abrangendo São Paulo e Minas Gerais, na região Sul, na porção noroeste do Paraná, e também em uma pequena porção de Roraima, no Norte.

Caracteriza-se pela presença marcante de duas estações do ano. Uma delas é quente e úmida, que se estende de dezembro a março e ocorre por influência do avanço de massas de ar úmidas (Equatorial e Tropical Atlântica), ao passo que a outra, o inverno, apresenta temperaturas mais amenas e tempo seco. A amplitude térmica do clima tropical fica na faixa dos 5 ºC aos 7º C no período de um ano, com variação de mínimas e máximas entre 18º C e 27º C, superando 30 ºC nos meses mais quentes. Os registros anuais de chuva variam de 750 mm a 1500 mm.

  • Tropical de altitude

O clima tropical de altitude ocorre nos planaltos elevados da região Sudeste do Brasil, predominando em terrenos localizados acima de 800 metros de altitude nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Assemelha-se ao clima tropical típico, com uma estação do ano quente e úmida, que é o verão, e outra fria e seca, estendendo-se de março a setembro aproximadamente.

Diferentemente do primeiro tipo, entretanto, a altitude proporciona temperaturas mais amenas, que variam entre 15 ºC e 22 ºC, com amplitude térmica anual que pode chegar a 9 ºC. Durante os meses correspondentes ao inverno, sob a influência de massas de ar frias, registra-se em algumas localidades a ocorrência de geadas. Os verões são mais amenos que no clima tropical típico, mas são bastante chuvosos, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. O volume acumulado de chuvas pode chegar a 1500 mm.

  • Tropical atlântico

O clima tropical atlântico, conhecido também como litorâneo úmido, ocorre no litoral leste brasileiro, compreendendo estados do Nordeste até o Sul do país.

Sob forte influência da maritimidade e das massas Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica, esse clima é caracterizado pelo alto teor de umidade e grande volume pluviométrico nos locais onde ocorre. O período chuvoso corresponde aos meses de outono e inverno, registrando anualmente de 1500 a 2000 mm de precipitação. Já as temperaturas variam de amenas a quentes, variando na faixa dos 18 ºC aos 26 ºC.

  • Subtropical

Paisagem de geada na região Sul do Brasil
No inverno, algumas cidades da região Sul do Brasil, onde ocorre o clima subtropical, registram frios intensos, geada e até mesmo neve.

O clima subtropical ocorre nas terras situadas abaixo do Trópico de Capricórnio, portanto, na porção do território nacional situada na Zona Temperada Sul do planeta, que corresponde aos estados da região Sul, ao sudeste de São Paulo e à porção meridional do Mato Grosso do Sul.

Trata-se do clima mais ameno entre todos os descritos até então, com temperaturas que variam de 18 ºC até valores negativos durante o inverno, estação que registra intensas ondas de frio pela influência da Massa Polar Atlântica. Os verões, entretanto, podem registrar temperaturas bastante elevadas. A pluviosidade fica em torno de 1250 mm anuais, sendo as chuvas bem distribuídas durante o ano. No inverno, entretanto, há o registro de geadas e, em determinadas localidades, precipitação na forma de neve.

Mapa Mental: Tipos de Clima no Brasil

Mapa Mental: Tipos de Clima no Brasil

* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Leia também: Qual a diferença entre tempo e clima?

Exercícios resolvidos sobre clima no Brasil

Questão 1

(UEA)

Mapa do Brasil com delimitação das áreas com mais e menos tempo de seca

Considerando a classificação dos climas no Brasil, o mapa reforça que

a) o clima subtropical úmido predomina na maior parte da Amazônia, com até 3 meses de seca ao ano.

b) o clima tropical compreende as parcelas centrais do país, com verões quentes e chuvosos e invernos secos.

c) o clima litorâneo úmido ocorre no extremo norte do país, sob influência da maritimidade e com poucos meses sem chuvas.

d) o clima equatorial úmido contempla quase a totalidade da região Sul, sem registrar meses de clima seco.

e) o clima semiárido abrange o litoral nordestino, com chuvas escassas e mal distribuídas ao longo do ano.

Resolução: Alternativa B. A segunda afirmativa é a única que descreve corretamente o clima, o local de ocorrência e o regime alternado de seca e chuvas. O clima tropical, predominante na porção central do Brasil, apresenta uma estação marcadamente seca, que pode variar de março a setembro, a depender da região, durando entre quatro e cinco meses, conforme indicado no mapa na cor cinza.

Questão 2

(Udesc) A região Sul do Brasil difere das demais regiões brasileiras no que diz respeito ao clima. Nessa região o clima é controlado por massas de ar tropicais e polares, e, nas demais regiões do país, os climas são controlados por massas de ar equatoriais e tropicais. Analise as proposições sobre o clima da região Sul:

I. Predomina a Massa Tropical Atlântica, que provoca chuvas abundantes, principalmente no verão.

II. No inverno é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais — precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria, ocorrendo a condensação do vapor de água atmosférico.

III. O índice médio anual de pluviosidade é alto, e as chuvas são bem distribuídas durante o ano, inexistindo uma estação seca.

IV. É um clima que pode ser classificado como mesotérmico, isto é, de médias temperaturas.

V. A amplitude térmica anual é elevada, a maior dos climas brasileiros.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Resolução: Alternativa E. Todas as alternativas apresentam características que bem descrevem o clima subtropical, predominante na região Sul do Brasil.

 

Por Paloma Guitarrara
Professor de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Climas do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/os-climas-brasil.htm. Acesso em 19 de outubro de 2021.

Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios
Questão 1

O que é clima?

Questão 2

Quais os fatores que influenciam no clima de uma região?

Mais Questões
Artigos Relacionados
Entenda como se estabelece a relação entre a latitude e o clima e como isso interfere nas temperaturas de todo o planeta.
Clique aqui e conheça as principais características do clima semiárido no Brasil e no mundo. Entenda os problemas ambientais e socioeconômicos a ele associados.
Descubra quais são as diferenças entre tempo e clima, conceitos comumente empregados como sinônimos pela maioria das pessoas. Além disso, o texto a seguir irá apresentar a definição e a diferenciação entre condições meteorológicas e condições climáticas.
Entenda o que são domínios morfoclimáticos e como eles se distribuem no território brasileiro. Conheça suas principais características e os atuais problemas ambientais.
Entenda a diferença entre fatores e elementos climáticos e os seus principais tipos.
Você já ouviu falar em rios voadores? Sim, eles existem! Leia e descubra como eles funcionam!
Você sabe quais são os principais tipos de climas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!