Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

História da América

A seção de História da América abarca os conteúdos referentes a esse tema, desde o período anterior à colonização até os dias atuais.

Mapa do continente americano datado de 1690
Mapa do continente americano datado de 1690
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A História da América é subdividida, para fins didáticos, em: América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista, Montagem do Sistema Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea. Essa divisão tem uma finalidade esquemática que se ajusta a eixos de estudos específicos, organizados dentro desta seção, que detalharemos nos parágrafos seguintes.

Geralmente, o conteúdo sobre o Descobrimento da América e os mecanismos de conquista é dado com o estudo dos Povos Pré-Colombianos. Desse modo, na medida em que se compreende os meandros da situação europeia, sobretudo da Península Ibérica, no final do século XV, procura-se entender que tipo de culturas e civilizações se desenvolveram no continente americano, que vieram a se “chocar” com os navegantes da Europa.

Nesse sentido, o ano de 1492 foi um marco tanto para a civilização europeia quanto para as civilizações que já habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus. O navegador genovês Cristóvão Colombo fora financiado pelos reis da Espanha (recém-unificada), Isabel e Fernando, para lançar-se à navegação do Oceano Atlântico com o objetivo de chegar às Índias, estabelecendo assim uma nova rota comercial. A partir dessa nova rota, Colombo acabou descobrindo o novo continente, que, à época, foi denominado de “Novo Mundo”. Os povos com os quais os espanhóis travaram contato e, a posteriori, conquistaram foram os Astecas, Maias e Incas.

A Colonização Espanhola foi a primeira a efetivar-se em solo americano. A montagem do seu sistema colonial contou com dispositivos como a hacienda, o repartimiento e a encomienda. A extração de metais preciosos e o estabelecimento de agricultura com base na plantation também foram determinantes na colonização espanhola. A Colonização Portuguesa também se efetivou ainda no século XVI, porém com diferenças muito acentuadas com relação à espanhola. Todavia, esse conteúdo já está incluso na matéria de História do Brasil.

Segue-se à colonização dos países ibéricos a de países de outras regiões da Europa, como Holanda, França e Inglaterra. Dois dos fatores mais importantes para que esses outros países se lançassem à exploração do “novo mundo” foram as guerras civis religiosas, provocadas pela Reforma Protestante, e a busca por matérias-primas e especiarias, como o açúcar. A formação das Treze Colônias nos Estados Unidos está inserida nesse contexto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após o estudo do período colonial da História da América, há o período dos processos de Independência. Esses processos, que ocorreram entre a segunda metade do século XVIII e a primeira metade do século XIX, foram incitados pelas revoluções burguesas da Europa, como a Revolução Inglesa, a Revolução Francesa e os movimentos nacionalistas que, entre outras coisas, culminaram na Unificação Alemã e Unificação Italiana. Personagens como Simon Bolívar e José Martí foram fundamentais no processo de independência da América Hispânica. Antes disso, houve nos Estados Unidos também as guerras pela independência e a busca por expansão rumo ao Oeste.

O estabelecimento de instituições políticas tipicamente americanas ocorreu no momento em que houve uma onda nacionalista global. Além disso, esse momento foi também fundamental para a integração do globo terrestre por intermédio da Segunda Revolução Industrial e da junção do Capitalismo Financeiro com o Capitalismo Industrial (fenômeno que alguns autores denominam Imperialismo). A História da América, a partir desse momento, ficou completamente imbricada com a História Geral.

No século XX, vários fenômenos destacaram-se no contexto da História da América. Temos desde a Revolução Mexicana, a entrada de países como os EUA e o Brasil na Primeira Guerra Mundial, a penetração de ideias políticas fascistas, anarquistas e comunistas em solo americano (cujo momento significativo foi a Revolução Cubana) até fenômenos como o populismo latino-americano, as ditaduras civis/militares durante o período da Guerra Fria e o processo de redemocratização, sobretudo após o colapso da URSS.

A seção de História da América ainda oferece uma subseção específica só sobre os Países da América, apresentando detalhes específicos sobre eles.

Boa leitura!


Por Me. Cláudio Fernandes

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "História da América"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america. Acesso em 18 de agosto de 2022.

Videoaulas


Artigos História da América


A Constituição dos Estados Unidos sofreu poucas alterações ao longo de sua história
História da América

A Constituição dos Estados Unidos

O conjunto de leis e a história do documento que organiza a nação estadunidense.

Foto do ex-ditador chileno Augusto Pinochet no final dos anos de 1980 *
História da América

Augusto Pinochet e a ditadura chilena

Conheça a vida de Augusto Pinochet, militar chileno que liderou o golpe contra Allende e chefiou uma das mais cruéis ditaduras.

A crise na Venezuela tem afetado o país desde 2013, e a situação está cada dia mais grave.
História da América

Crise na Venezuela

Clique no link e saiba mais sobre a crise que afeta a Venezuela desde 2013 e que tem se agravado cada vez mais, levando o país a uma forte crise humanitária.

História da América

Cristóvão Colombo

Clique aqui e conheça a vida de Cristóvão Colombo, conhecido por chegar à América em 1492. Saiba como foram as quatro viagens realizadas por ele.

História da América

Descobrimento da América

Clique aqui e entenda como se deu o descobrimento da América. Veja quais foram os primeiros europeus a chegarem à América e o contexto da expedição espanhola.

Por meio do Destino Manifesto, os americanos iniciaram caravanas para ocupar o oeste da América.
História da América

Destino Manifesto

Acesse o site e conheça mais sobre o Destino Manifesto. Acompanhe como essa crença motivou os americanos a expandirem o seu território para o oeste.

Augusto Pinochet, participou do golpe militar e foi presidente no período da ditadura no Chile*
História da América

Ditadura militar chilena

Entenda como se organizou o golpe militar que destituiu o governo de Allende e iniciou uma ditadura no Chile.

Moeda de 1 dólar americano com o rosto de James Monroe, quinto presidente dos Estados Unidos.
História da América

Doutrina Monroe

Saiba quais motivos levaram os norte-americanos a anunciarem a Doutrina Monroe e compreenda as origens da política imperialista dos Estados Unidos.

Kennedy discursando nas eleições de 1960: uma nova proposta os problemas dos EUA
História da América

Era Kennedy

O governo que prometeu uma nova resolução aos problemas dos EUA na década de 1960.

História da América

George Washington

Clique no link e acesse o texto para saber detalhes sobre a vida de George Washington. Entenda o papel dele na independência e como foi o seu governo.

Os guerrilheiros nicaraguenses, Augusto Sandino e Daniel Ortega e os guerrilheiros da Revolução Cubana, Fidel Castro e Ernesto Che Guevara
História da América

Guerrilhas na América Latina

Saiba mais sobre as guerrilhas presentes na América Latina no século XX, veja casos nos quais os guerrilheiros lograram êxito e conheça os vários fracassos das guerrilhas latino-americanas.

História da América

Harriet Tubman

Acesse este texto para detalhes da vida de Harriet Tubman, uma mulher que fugiu da escravidão e dedicou a sua vida a ajudar outros escravizados.

O bipartidarismo dá a tônica do cenário político nos Estados Unidos
História da América

História dos partidos republicano e democrata dos EUA

Conheça a História dos partidos republicano e democrata dos EUA, bem como sua evolução ao longo de mais de 200 anos.

Machu Picchu é atualmente um dos grandes símbolos da civilização inca
História da América

Incas

Aprenda mais sobre os incas, que constituíram uma civilização pré-colombiana e formaram um grande império na região andina.

Jose Martí, um dos maiores atuantes do processo de independência de Cuba
História da América

Independência Cubana

O processo de emancipação que acabou com a dominação colonial em Cuba.

Toussaint Louverture: figura central no processo de independência do Haiti
História da América

Independência do Haiti

A rebelião de escravos que marcou os processos de independência na América.

Kamala Harris foi a primeira procuradora-geral negra da Califórnia.[1]
História da América

Kamala Harris

Clique para conhecer a trajetória pessoal, profissional e política de Kamala Harris, a primeira mulher negra a ser eleita vice-presidente dos Estados Unidos.

A Lei do Povoamento, de 1862, trouxe graves consequências para a população indígena dos EUA
História da América

Lei do Povoamento e os povos indígenas

Saiba mais sobre a política implantada no século XIX pelo governo norte-americano: a expansão territorial efetivada pela Lei do Povoamento de 1862 e o consequente massacre indígena.

Senador McCarthy exibindo um jornal que elogiava a perseguição aos comunistas
História da América

Macartismo

Uma política dedicada à perseguição dos comunistas.

Malcolm X foi assassinado em 1965 por inimigos pessoais de sua antiga organização, o Nação do Islã*
História da América

Malcolm X

Neste link você terá acesso a detalhes sobre a vida de Malcolm X, um dos principais ativistas pelos direitos dos afro-americanos nos EUA.

Acima, um típico cenário do Velho Oeste americano durante a segunda metade do século XIX
História da América

Marcha para o Oeste nos EUA

Saiba mais sobre a formação da América do Norte compreendendo alguns aspectos da Marcha para o Oeste nos Estados Unidos.

Cerâmica representando membros da civilização mochica
História da América

Mochicas - Economia e Sociedade

As atividades econômicas e a organização social da civilização mochica.

Artefatos em pedra e ouro que adornavam uma antiga múmia mochica
História da América

Mochicas - Introdução

Pontos gerais de uma instigante civilização pré-colombiana.

Pirâmide mochica adornada por pinturas de baixo relevo
História da América

Mochicas - Legado e declínio

A decadência e as contribuições provenientes da civilização mochica.

Réplica do Senhor de Sipán: símbolo da tradição política mochica
História da América

Mochicas - Política e Religião

As instituições e crenças desse povo pré-colombiano.

Integrantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional: unidos pelas questões políticas e sociais mexicanas
História da América

Movimento Zapatista

O movimento revolucionário que tenta dominar o território mexicano.

A negligência salutar instaurou um sentimento de autonomia entre os colonos norte-americanos
História da América

Negligência Salutar

A política britânica que permitiu o desenvolvimento das 13 Colônias.

A chegada e os desdobramentos do Iluminismo no continente americano.
História da América

O Iluminismo nas Américas

Uma experiência cercada de problemas e particularidades.

História da América

Operação Condor

Acesse o site e conheça mais sobre a Operação Condor. Veja como essa operação foi formada, sua articulação e de que maneira foi descoberta e encerrada.

Mapa dos Estados Unidos do começo do século XIX retrata todos os territórios americanos desse período
História da América

Os Estados Unidos no século XIX

Conheça os principais eventos históricos que ajudaram a definir, ao longo do século XIX, o mapa dos Estados Unidos.

A ação dos vikings antecipou em séculos a chegada de Cristóvão Colombo na América.
História da América

Os vikings na América

O processo de ocupação que aconteceu muito antes da expedição de Colombo.

Acima, os pais fundadores dos EUA e signatários da declaração de Independência
História da América

Pais fundadores dos Estados Unidos

Fique sabendo o que fizeram e que importância tiveram os pais fundadores dos Estados Unidos, que atuaram na segunda metade do século XVIII.

Acima, uma réplica do navio Mayflower, usado pelos peregrinos puritanos para fugir da Inglaterra
História da América

Peregrinos do Mayflower

Fique sabendo quem foram e que importância tiveram os peregrinos do Mayflower, considerados hoje como “pais peregrinos”, os primeiros colonos dos EUA.

Juan Domingo Perón foi presidente da Argentina (em seu primeiro governo) entre 1946 e 1955. Ficou conhecido por ser populista e autoritário.*
História da América

Peronismo

Clique no link para saber mais sobre os principais acontecimentos do primeiro governo de Juan Domingo Perón, na Argentina, e entenda as características do peronismo.

Vargas, Perón e Rujas: exemplos dos governos populistas estabelecidos no continente americano
História da América

Populismo

A experiência política que se desenvolveu em diferentes pontos da América Latina.

Fósseis de Lagoa Santa (MG) com idade entre sete e onze mil anos: uma nova hipótese sobre a ocupação da América
História da América

Povoamento da América

Venha conhecer as principais teorias a respeito do povoamento da América

História da América

Povos Pré-Colombianos

Os povos pré-colombianos formaram as diversas civilizações que primeiro habitaram o continente americano.

Daniel Ortega e Augusto Sandino: dois nomes das lutas sociais estabelecidas na Nicarágua
História da América

Revolução Sandinista

Os levantes de esquerda tomaram a Nicarágua durante o século XX.

Estude agora


Como fazer ótimos títulos na redação?

Como é possível fazer bons títulos? Nesta aula, o professor Guga Valente vai apresentar ótimas ideias e dar dicas...

Tempos derivados do infinitivo pessoal

São derivados do infinitivo pessoal os tempos futuro do presente e futuro do pretérito. Assista a esta videoaula para...