PUBLICIDADE
A Psicologia é a ciência que se preocupa em estudar a subjetividade humana. Atua tanto nas expressões humanas visíveis (comportamentos) como naquelas que não podem ser vistas, como nossos pensamentos. O termo “psicologia” tem origem grega e é formado a partir da junção de duas palavras:
Psique (mente) + logia (estudo) |
Leia também: Os sonhos
Tópicos deste artigo
- 1 - → Escolas da Psicologia
- 2 - → Curso de Psicologia
- 3 - → O que se estuda em Psicologia?
- 4 - → Símbolos da Psicologia
- 5 - → Juramento do psicólogo
- 6 - → Áreas da psicologia
- 7 - → Código de Ética Profissional do Psicólogo
→ Escolas da Psicologia
Assim como muitas áreas do conhecimento, a Psicologia apresenta diferentes abordagens de estudo. Como exemplo de escolas da Psicologia, temos o Behaviorismo e a Psicanálise.
Entender a mente humana é um dos papéis do psicólogo.
-
Behaviorismo: está voltado para o estudo do comportamento humano. Para os psicólogos que utilizam essa escola, existem dois tipos de comportamentos: o respondente e o operante. No comportamento respondente, o indivíduo comporta-se involuntariamente. Já no operante, o indivíduo apresenta consciência de seu comportamento.
-
Psicanálise: tem como pilares as ideias de Sigmund Freud. Essa escola visa ao estudo da mente e tem como foco o inconsciente do indivíduo. De acordo com essa abordagem, o inconsciente expressa-se de modo velado no consciente. Assim, o inconsciente pode, por exemplo, manifestar-se nos atos falhos e sonhos. A cura de certos problemas, portanto, seria possível por meio da conscientização do inconsciente. De acordo com Freud,
“sofremos de reminiscências que se curam lembrando”. |
Leia também: Consciente e Inconsciente
→ Curso de Psicologia
O curso de Psicologia possui duração média de cinco anos e integra a área de conhecimento das ciências humanas. Esse curso é oferecido em várias faculdades públicas e também na rede privada. Dependendo da instituição de ensino escolhida, além da formar psicólogos, podem também ser oferecidas as opções de cursar as habilitações em bacharelado e licenciatura.
As universidades oferecem formação de psicólogo e também habilitações em bacharelado e licenciatura.
A lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, dispõe sobre os cursos de formação em Psicologia e regulamenta a profissão do psicólogo. De acordo com essa legislação, “a formação em Psicologia far-se-á nas Faculdades de Filosofia, em cursos de bacharelado, licenciado e Psicólogo”. Ainda segundo essa lei, temos:
-
“Art. 11. Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, é conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau médio, nos termos da legislação em vigor.
-
Art. 12. Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia é conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigências legais devidas.
-
Art. 13. Ao portador do diploma de Psicólogo, é conferido o direito de ensinar Psicologia nos vários cursos de que trata esta lei, observadas as exigências legais específicas, e a exercer a profissão de Psicólogo.”
→ O que se estuda em Psicologia?
A Psicologia estuda a subjetividade humana e, portanto, atua na análise dos comportamentos e dos pensamentos humanos. No curso de Psicologia, o estudante terá disciplinas como:
-
História da Psicologia
-
Fisiologia do Sistema Nervoso
-
Anatomia do Sistema Nervoso
-
Gênero
-
Corpo e Sexualidade
-
Neuropsicologia
-
Direitos Humanos
-
Teoria e Técnicas Psicoterápicas
-
Psicologia Geral
-
Genética
-
Psicopatologia
-
Psicofarmacologia
-
Teoria Psicanalítica
-
Psicologia Social
-
Psicologia Genética
-
Ética
Vale salientar que as disciplinas variam de uma instituição de ensino para outra. Além disso, em muitas instituições, é possível cursar matérias optativas.
Leia também: Um estudo psicológico sobre o perfil dos jogadores estratégicos
→ Símbolos da Psicologia
Lápis-lazúli é a pedra do curso de Psicologia.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia,
-
A faixa da beca dos formandos do curso de graduação em Psicologia é da cor azul;
-
A pedra para o anel de formatura é a pedra lápis-lazúli;
-
O símbolo da Psicologia é a letra grega “psi”.
A letra grega “psi” é o símbolo da Psicologia.
→ Juramento do psicólogo
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, por meio da Resolução CFP nº 002/2006, estabelece o seguinte texto para juramento:
"Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida de cada sujeito e de todos os cidadãos e instituições." |
→ Áreas da psicologia
De acordo com a Resolução CFP nº 013/2007, que institui a consolidação das resoluções relativas ao título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro, as especialidades da Psicologia são:
I. Psicologia Escolar/Educacional
II. Psicologia Organizacional e do Trabalho
III. Psicologia de Trânsito
IV. Psicologia Jurídica
V. Psicologia do Esporte
VI. Psicologia Clínica
VII. Psicologia Hospitalar
VIII. Psicopedagogia
IX. Psicomotricidade
X. Psicologia Social
XI. Neuropsicologia
→ Código de Ética Profissional do Psicólogo
O Código de Ética Profissional do Psicólogo visa a determinar os padrões esperados em relação à atividade prática desse profissional. Trata, portanto, dos padrões de conduta esperados para a categoria. De acordo com esse código, os princípios fundamentais são:
O psicólogo trabalhará a fim de promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
I - O psicólogo baseará seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
II - O psicólogo trabalhará visando a promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
III - O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente as realidades política, econômica, social e cultural.
IV - O psicólogo atuará com responsabilidade por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática.
V - O psicólogo contribuirá para promover a universalização do acesso da população às informações, ao conhecimento da ciência psicológica, aos serviços e aos padrões éticos da profissão.
VI - O psicólogo zelará para que o exercício profissional seja efetuado com dignidade, rejeitando situações em que a Psicologia seja aviltada.
VII - O psicólogo considerará as relações de poder nos contextos em que atua e os impactos dessas relações sobre suas atividades profissionais, posicionando-se de forma crítica e em consonância com os demais princípios deste código.
Ainda de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é importante frisar que “é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que tenha acesso no exercício profissional”. Além disso, “o psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão”.
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos