História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado.
PUBLICIDADE
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo. A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.
O conceito de História recebe definições distintas de acordo com diferentes historiadores. O historiador Marc Bloch, por exemplo, considera que a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo|1|. Outros entendem como o estudo das transformações na sociedade humana ao longo do tempo.
Nesse sentido, o papel do historiador é fazer uma análise crítica que o permita chegar a uma conclusão sobre determinado acontecimento passado a partir da investigação de fontes históricas. O historiador não deve glorificar ou demonizar determinado acontecimento, mas deve analisá-lo criticamente, utilizando todas as fontes que estiverem ao seu alcance e empregando métodos de análise que o auxiliem em seu exercício.
Acesse também: Entenda a diferença entre tempo cronológico e tempo histórico
O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios. Um dos eventos da história grega narrados por Heródoto foram as Guerras Médicas, conflito travado durante a invasão da Grécia pelos persas.
Tucídides foi o primeiro historiador a utilizar, de fato, um método de análise que permitisse reconstituir e formular uma análise a respeito de um acontecimento passado. Seu trabalho foi a respeito da Guerra do Peloponeso, conflito travado entre as cidades de Atenas e Esparta.
Ao longo do tempo, os historiadores convencionaram-se a organizar os eventos em períodos. Essa periodização, naturalmente, seguia uma organização cronológica e utilizava acontecimentos marcantes para determinar o fim de um período e o começo de outro. O fim de um período, no entanto, não significava o registro de mudanças profundas imediatas, mas indicava, a partir daquele marco, o acontecimento de mudanças significativas com o passar do tempo.
Apesar de muitos historiadores questionarem a datação dos marcos de cada período, ela permanece em vigência e é utilizada como mecanismo para organizar o estudo da história e facilitar o ensino. Os períodos históricos são Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea.
Período que acompanha toda a evolução histórica do homem, partindo de seu surgimento e estendendo-se até o momento em que a primeira forma de escrita foi criada, por volta de 4000 a.C. A Pré-História acompanha todo o processo de desenvolvimento humano, desde a utilização da pedra e do metal para a produção de ferramentas até o processo de sedentarização.
Tem como ponto de partida a criação da primeira forma de escrita desenvolvida pelo homem: a escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, povo que habitou a Mesopotâmia.
Esse período estuda os acontecimentos que envolveram diferentes povos, como egípcios, sumérios, assírios, persas, hititas, gregos, romanos, etc. O marco do fim desse período é a queda do Império Romano do Ocidente, quando o último imperador romano foi destronado pelos hérulos, em 476 d.C.
Acompanha os eventos históricos do período que se estende de 476 a 1453. Seu marco inicial é o fim do Império Romano do Ocidente, e seu marco final é a queda de Constantinopla para os otomanos.
Nesse período, enfocam-se os fatos acontecidos na Europa com o surgimento do feudalismo e a formação de uma sociedade controlada pela Igreja Católica. Atualmente, o estudo desse período no Brasil tem expandido seu foco para estudos de outros povos, como árabes, povos asiáticos, africanos e pré-colombianos.
É um período mais curto o qual analisa os acontecimentos de 1453 a 1789, com destaque para o processo de colonização do continente americano. São ressaltadas também as diversas transformações que a Europa enfrentou com o surgimento de novas ideias durante o Renascimento e o Iluminismo.
O marco estipulado para o fim desse período é a Queda da Bastilha, evento que iniciou a Revolução Francesa, em 1789.
Período atual em que estamos inseridos. Acompanha acontecimentos do final do século XVIII até a os dias de hoje. Sendo assim, esse período engloba fatos que marcaram grandes transformações para a humanidade, como aqueles causados pelas revoluções industriais.
Acesse também: Saiba qual é a importância da micro-história italiana
A organização dos conteúdos de História em nosso país estipula uma divisão em História do Brasil e História Geral. Na História Geral, estão incorporados todos os assuntos de História relacionados com acontecimentos de outras localidades que não o Brasil, como aqueles relativos à História da América, à Idade Antiga e à Idade Média.
- Independência da América Espanhola
Na História do Brasil, estão relacionados todos os assuntos referentes à história do país. Sendo assim, o estudo e o ensino de História do Brasil abordam acontecimentos que se passaram no espaço geográfico brasileiro ou que interferiram diretamente em nosso país.
Portanto, os povos pré-colombianos que habitavam o território que hoje corresponde ao Brasil antes da chegada dos portugueses fazem parte da história de nosso país. Isso é importante de ser mencionado porque muitas pessoas consideram que a história brasileira iniciou-se com a chegada dos portugueses, em 1500.
- Mineração no Período Colonial
|1| BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002, p. 55.
Por Daniel Neves
Graduado em História
Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:
SILVA, Daniel Neves. "História"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historia. Acesso em 09 de agosto de 2022.
A tensão política envolvendo importantes nações sul-americanas.
Uma breve discussão sobre duas formas de interpretar o passado.
Compreenda o cenário político iraniano das últimas décadas.
Entenda a situação da mulher na Idade Média e perceba como houve uma deturpação dos fatos ao longo da modernidade.
Clique e acesse para saber detalhes sobre o acidente de Chernobyl. Entenda como foi, quais ações foram tomadas para contê-lo e suas consequências.
Uma breve discussão sobre a importância e as características do estudo do passado.
África Portuguesa, como se deu a colonização portuguesa na África, quais eram os interesses dos portugueses na África, a análise histórica da África Portuguesa.
Você sabe o que é anacronismo? Clique aqui e conheça a definição desse termo!
Conheça as Sete Maravilhas do Mundo Antigo, construções listadas pelos gregos por serem coisas dignas de serem vistas.
Saiba como são abordados os temas sobre o Brasil Império nas Questões do Enem e de que modo essas questões são construídas.
Saiba o que foi a Brecha Camponesa no contexto do sistema de plantation no Brasil Colônia.
Obtenha aqui mais informações sobre o misticismo que envolve a existências das bruxas e da sua relação com práticas religiosas.
Entenda como aparecem temas históricos relacionados com as categorias de cidadania e liberdade nas questões do Enem e aprenda a respondê-las de foma correta.
Cuidado: passado em risco, os motivos que estão levando o passado à destruição, a perda do patrimônio histórico da humanidade, o descaso da humanidade para com o passado.
Uma cultura urbana: as Universidades e a arte gótica, como era essa cultura na Idade Média, o que levou ao triunfo de uma nova instituição; a Universidade, universidades na idade média, arte...
Acesse este link para descobrir o que é democracia racial, qual a importância de buscar por uma democracia racial e como isso afeta a composição de nossa sociedade.
Saiba mais sobre o eurocentrismo do Conde de Buffon e de sua importância para o entendimento do pensamento europeu do século XVIII.
Veja as principais características das cidades desde seu surgimento, acompanhando a ascensão e declínio delas como centros de atividades e vivência social durante a História.
Clique no link para conhecer detalhes sobre o governo de Barack Obama, o primeiro presidente afro-americano da história dos Estados Unidos.
Clique no link e acesse este texto para saber mais sobre a história da Catedral de Notre-Dame, catedral francesa do século XII e que foi atingida por um incêndio.
Clique no link e tenha acesso a algumas informações de um dos prédios mais conhecidos de toda a Rússia: a Catedral de São Basílio. Essa catedral foi construída entre 1555 e 1561 por ordem do...
Prato típico nacional, a feijoada teria sido mesmo uma criação dos escravos?
História da Moeda, História Econômica, Economia na Antigüidade, trocas comerciais, escambo, pekus, gado, sal, moedas de metal, prata, ouro, papel-moeda, cartão de crédito, cheque, letras de...
O que você sabe a respeito de uma das cidades mais importantes do mundo, a cidade de Jerusalém? Conheça um pouco da trajetória histórica da cidade que é sagrada para muçulmanos, judeus e...
Clique no link e tenha acesso às principais informações sobre a trajetória histórica da cidade de Moscou, capital e maior cidade da Rússia.
Clique no link e tenha acesso às principais informações sobre a história da cidade de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia.
Uma breve explanação sobre como o comércio apareceu na história do homem.
A história do elevador, os primeiros elevadores da história, os elevadores na Revolução Industrial, o primeiro elevador de passageiros, os elevadores atualmente.
Conheça a História do Perfume e entenda como ela pode ser importante para a compreensão da própria história da humanidade.
A história do shopping center, os primeiros centros comerciais, a disputa para ser o maior shopping center do mundo.
Os caminhos do homem na obtenção de fontes de energia.
Saiba mais sobre a história do sutiã e seu desenvolvimento no século XX.
Ilha Robben, onde a Ilha Robben está localizada, o descobrimento da Ilha Robben, os ocupantes da Ilha Robben, a colonização da Ilha Robben, o ataque do Império Britânico na Ilha Robben, a...
Saiba como o Impeachment foi concebido e como é, hoje, tratado no presidencialismo e no parlamentarismo.
Clique no link e acesse este texto do Brasil Escola que traz algumas informações sobre a história da Rússia. Veja como ocorreu o surgimento e a consolidação da dinastia Rurik, responsável por...
Saiba o que foi o Império Turco-otomano e que importância ele teve tanto na Idade Média quanto nas Idades Moderna e Contemporânea.
Entenda a importância da micro-história italiana e a influência que ela exerceu na década de 1970 do século XX.
Informações gerais sobre a Índia durante a Antiguidade.
A trajetória do mais recorrente problema da economia brasileira.
As diferenças entre as duas teorias que pensaram a sociedade capitalista.
Saiba o que são as múmias do pântano e por que seus corpos foram conservados.
O amor entre iguais, a homossexualidade na história, os ideais amorosos das sociedades antigas, os preceitos da homossexualidade, a discriminação com o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.
Um valor que define o movimento renascentista.
O Legado Romano para o Ocidente, quais as principais lições deixadas pelos romanos para o ocidente, como se deu a adaptação do ocidente em relação ao legado romano.
Saiba mais sobre a origem do termo mecenato e algumas de suas aparições na história.
Uma outra perspectiva de compreensão do tempo pré-histórico.
O sofrimento do Messias, sua peregrinação, morte e ressurreição.
Os Estados paralelos no Oriente Médio, os conflitos no Afeganistão, a invasão norte-amerciana ao Afeganistão, os ataques de 11 de setembro, Osama bin Laden, Taliban, al-qaeda.
Os relatos de guerra são utilizados como importantes fontes históricas sobre a vida cotidiana das pessoas durante os conflitos bélicos.
Clique no link e tenha acesso a algumas informações a respeito de um importante centro turístico e político da cidade de Moscou: o Kremlin.
Leia este texto e fique sabendo quantos golpes de Estado o Brasil viveu desde 1822!
Conheça quatro casais da Antiguidade Clássia e da Idade Média que marcaram a História e saiba detalhes sobre os motivos dessa notoriedade.
Conheça as origens da plantação de café no Brasil e sua importância para o país.
Refletindo sobre um conceito aparentemente simples.
O romance que desperta a curiosidade de historiadores e amantes da literatura.
As características de um regime que alia princípios republicanos e teocráticos.
Saiba mais sobre o Sputnik 1, o primeiro satélite artificial enviado ao espaço. Entenda como nasceu o projeto e quais seus principais acontecimentos.
Clique no link para ver mais detalhes sobre a supremacia branca. Entenda o que é essa ideologia e de que maneiras ela se reproduziu na história.
O monumento que representa uma famosa história de amor.
Saiba quais sãos as diferenças entre tempo cronológico e tempo histórico e a importância disso para se entender a História e o trabalho do historiador.
Saiba mais sobre o que é o terrorismo e conheça suas quatro formas de classificação: o terrorismo revolucionário, nacionalista, de Estado e de organizações criminosas.
Conheça os principais aspectos do desenvolvimento das universidades na Idade Média durante os séculos XII e XIII.
Saiba a importância de estudar sobre o uso de cartoon no Enem. Esse tipo de linguagem visual aparece com muita frequência nas questões de Ciências Humanas.
Entender como funciona o nosso sistema eleitoral é de extrema importância. Leia!
Afinal, quais os motivos que levaram a Rússia a invadir o território ucraniano?
Tire um tempo para conhecer as funções do presidente da República
O território da Crimeia foi disputado por dois países. Descubra quais!
Votar é cooperar para a manutenção da democracia. Entenda!
Nesta aula, trouxemos uma análise de um texto produzido para o banco de...
Assista à videoaula e conheça a América Latina. Compreenda os fatores que...
Fique por dentro de como será o Vestibular 2023 da Fuvest. As datas, obras...