close
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Anatomia humana

Anatomia humana é a parte da biologia voltada para o estudo da forma e estrutura do nosso corpo. Sem ela seria impossível compreender o funcionamento do organismo.

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.

A anatomia utiliza, principalmente, a técnica conhecida como dissecação, que se baseia na execução de cortes que permitem uma melhor visualização das estruturas do organismo. Essa prática é muito realizada nos cursos da área da saúde, tais como medicina, odontologia e fisioterapia.

Leia também: Fisiologia, e compreenda como esses dois ramos da biologia são interligados

Tópicos deste artigo

A história da anatomia humana

Acredita-se que as primeiras dissecações em seres humanos tenham acontecido no século II a.C., por intermédio de Herófilo e Erasístrato, em Alexandria. Após esse período, a área ficou praticamente estagnada, principalmente em decorrência da pressão da Igreja, que não aceitava esse tipo de pesquisa.

Os estudos na área retornaram com maior força durante o Renascimento, destacando-se, nesse período, as obras de Leonardo da Vinci e Andreas Vesalius. Aquele ganhou notoriedade na anatomia por seus espetaculares desenhos do corpo humano, nos quais trabalhou por 15 anos. Para a feitura deles, esse importante artista fez vários estudos, participando, inclusive, de dissecações.

O estudo da anatomia humana é bastante antigo, mas estagnou-se por muito tempo devido a fatores religiosos.
O estudo da anatomia humana é bastante antigo, mas estagnou-se por muito tempo devido a fatores religiosos.

O primeiro atlas de anatomia, o De humani corporis fabrica, foi produzido, em 1543, por Vesalius, atualmente considerado o pai da anatomia moderna. Seu livro quebrou falsos conceitos e contribuiu para um aprofundamento maior na área, marcando, assim, sua fase moderna.

Saiba mais: Renascimento científico – fim do monopólio da ciência exercido pela Igreja na Idade Média

Divisões da anatomia

A anatomia humana foi e é, sem dúvidas, extremamente importante para a compreensão do funcionamento do corpo humano. Atualmente, podemos dividi-la em várias partes, e duas delas merecem destaque:

Anatomia sistêmica: estuda os sistemas do corpo humano, tais como o digestório e o circulatório. Ela não se preocupa com o todo, realizando uma descrição mais aprofundada das partes que compõem um sistema.

Anatomia regional ou topográfica: estuda o corpo humano por regiões, e não por sistemas. Esse estudo facilita na orientação correta ao analisar-se um corpo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A posição anatômica

Quando estudamos a anatomia humana, devemos obedecer algumas regras para que a descrição das estruturas seja entendida mundialmente. Há uma convenção internacional de que as descrições devem ser feitas considerando-se a chamada posição anatômica.

Na posição anatômica o indivíduo está:

  • Em pé, numa postura ereta;
  • Com a face voltada para a frente e o olhar no horizonte;
  • Com os membros superiores estendidos e paralelos ao tronco;
  • Com as palmas das mãos voltadas para frente;
  • Com os membros inferiores unidos;
  • Com os dedos dos pés voltados para frente.
Observe a chamada posição anatômica do corpo.
Observe a chamada posição anatômica do corpo.

Quando descrevemos uma estrutura, é fundamental que indiquemos sua posição no corpo. Considerando-se a posição anatômica, temos as seguintes direções:

  • Superior ou cranial: parte superior do corpo
  • Inferior ou caudal: parte inferior do corpo
  • Anterior, ventral ou frontal: frente do corpo
  • Posterior ou dorsal: parte de trás do corpo
  • Medial: mais perto da linha mediana do corpo
  • Lateral: mais perto da lateral do corpo e mais afastada da linha mediana
  • Proximal: próxima da raiz do membro
  • Distal: longe da raiz do membro
Observe o desenho para compreender melhor os termos de direção em anatomia.
Observe o desenho para compreender melhor os termos de direção em anatomia.

Principais sistemas da anatomia humana

Normalmente, ao estudar-se anatomia humana no Ensino Fundamental e Médio, o foco maior é dado à anatomia sistêmica. Os sistemas estudados, em geral, são: tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor. Veja um pouco mais sobre eles a seguir.

Sistema tegumentar: formado pela pele, que é responsável por isolar nosso corpo, protegê-lo contra a entrada de patógenos e regular a temperatura.

Sistema esquelético: formado por ossos e cartilagens, fornece sustentação e garante movimento ao nosso corpo.

Sistema muscular: formado pelos músculos estriados esqueléticos que atuam, por exemplo, na locomoção.

Sistema nervoso: formado por encéfalo, medula espinhal e nervos, ajuda na percepção de mudanças no meio externo e interno do nosso corpo.

Sistema cardiovascular: formado pelo coração e por vasos sanguíneos, atua na distribuição de substâncias para todas as células do corpo.

Sistema respiratório: formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões, atua garantindo a entrada do oxigênio no nosso corpo e a eliminação de gás carbônico.

Sistema digestório: formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas acessórias, sua principal função é retirar e absorver os nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Sistema urinário: formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, é responsável por eliminar substâncias tóxicas ao corpo.

Sistema endócrino: formado por todas as glândulas endócrinas do corpo e envolvido com a produção de hormônios, que regulam as mais variadas funções do nosso organismo.

Sistema reprodutor: na mulher é formado por ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; no homem é formado por testículo, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e algumas glândulas. Sua função é garantir a reprodução da espécie.

 

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Anatomia humana"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/anatomia-humana.htm. Acesso em 23 de maio de 2022.

Videoaulas


Artigos Anatomia humana


Biologia

Alvéolos pulmonares

Clique aqui e saiba mais sobre os alvéolos pulmonares. Neste texto falaremos sobre sua estrutura e função e sobre o enfisema pulmonar, doença que os afeta.

Biologia

Aorta

Quer aprender tudo sobe a artéria aorta? Clique aqui e descubra as principais características desse vaso sanguíneo e os problemas que o afetam.

Biologia

Artérias

Clique aqui e entenda o que são artérias, conheça sua estrutura e descubra alguns problemas de saúde relacionados com o acometimento desses vasos.

As articulações são os locais de união entre dois ossos ou mais
Biologia

Articulações

Saiba mais sobre as articulações e aprenda a diferenciar seus tipos.

Biologia

Brônquios

Aprenda mais sobre os brônquios aqui! Neste texto compreenderemos melhor o que é um brônquio e a árvore brônquica e quais são os tipos de bronquite.

Biologia

Capilares sanguíneos

Você sabe o que são capilares sanguíneos? Clique aqui e conheça a sua estrutura e função, bem como seus tipos. Aprenda a diferença entre capilares e outros vasos.

O cerebelo, entre outras funções, controla a nossa coordenação e o equilíbrio
Biologia

Cerebelo

Saiba mais sobre o cerebelo, uma parte do sistema nervoso central conhecida, principalmente, pelo seu papel no equilíbrio e coordenação dos movimentos.

O cérebro é uma região do Sistema Nervoso Central localizada no interior da caixa craniana
Biologia

Cérebro Humano

Saiba mais sobre o cérebro humano, sua anatomia e principais funções.

A circulação nos mamíferos é dupla e fechada.
Biologia

Circulação sistêmica e pulmonar

Aprenda a diferença entre a circulação sistêmica e a pulmonar e entenda de uma vez por todas o trajeto percorrido pelo sangue no corpo.

A coluna vertebral é o eixo central do nosso corpo.
Biologia

Coluna vertebral

Clique aqui e descubra mais sobre a coluna vertebral. Neste texto falaremos a respeito de sua estrutura, curvaturas e doenças que atingem essa estrutura.

O coração é o órgão responsável por garantir que o sangue seja levado para as diversas partes do corpo.
Biologia

Coração humano

Confira tudo o que você precisa saber sobre o coração humano, um órgão oco formado por quatro câmaras que garante o envio de sangue para todo o corpo.

O corpo humano é formado por uma grande quantidade de células.
Biologia

Corpo humano

Saiba tudo sobre o corpo humano clicando aqui! Confira os níveis de organização do corpo, algumas células e suas funções, bem como os principais tecidos, órgãos e sistemas.

Ao sorrir, podemos observar a coroa dos dentes
Biologia

Dentes

Saiba mais sobre os dentes, estruturas importantes no processo de digestão que atuam cortando, rasgando e triturando os alimentos.

Quando um osso quebra-se, temos um caso de fratura
Biologia

Diferença entre fratura, entorse e luxação

Conheça a diferença entre fratura, entorse e luxação, problemas que atingem o sistema esquelético e que podem ocasionar graves dificuldades de locomoção.

Os vasos sanguíneos garantem a circulação do sangue impulsionado pelo coração
Biologia

Diferença entre veia, artéria e capilar

Aprenda mais sobre o sistema cardiovascular entendendo a diferença entre veia, artéria e capilar.

Observe na imagem os doze nervos cranianos
Biologia

Doze pares de nervos cranianos

Conheça os doze pares de nervos cranianos existentes e entenda a atividade exercida por cada um deles em nosso organismo.

A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe
Biologia

Epiglote

Clique aqui e aprenda mais sobre a epiglote, uma aba de cartilagem que atua na proteção do sistema respiratório.

Biologia

Esôfago

Conheça as principais características do esôfago, um importante órgão do sistema digestório. Entenda o que é a esofagite e saiba quais são seus sintomas.

O esqueleto humano é um tipo de endoesqueleto, já que é encontrado no interior do nosso corpo.
Biologia

Esqueleto humano

Saiba os nomes dos principais ossos do esqueleto humano, quantos ossos existem no nosso corpo e quais são as suas funções.

O estômago é um órgão do sistema digestório que atua exercendo funções endócrinas e exócrinas.
Biologia

Estômago

Aprenda mais sobre o estômago e seu papel na digestão clicando aqui. Neste texto exploraremos as características do órgão e de suas secreções.

O encéfalo é uma porção complexa do Sistema Nervoso Central
Biologia

Estruturas do encéfalo

Conheça as estruturas que compõem o encéfalo e as funções que elas desempenham no organismo.

Biologia

Faringe

Aprenda um pouco mais sobre a faringe clicando aqui! Neste texto conheceremos as regiões da faringe e aprenderemos o que são as tonsilas.

O fígado é um órgão anexo do sistema digestório que está relacionado com as mais variadas funções
Biologia

Fígado

Descubra as principais funções do fígado e algumas de suas principais características anatômicas.

A fratura pode ser definida como uma interrupção da continuidade do osso
Biologia

Fraturas

Entenda o que são fraturas, conheça seus principais tipos e saiba como se comportar diante de uma pessoa que teve um osso lesionado.

Curvaturas da coluna humana
Biologia

Funções da coluna

Conheça as funções da coluna e saiba por que ela é tão importante.

A glândula pineal é uma pequena estrutura responsável pela síntese de melatonina.
Biologia

Glândula pineal

Aprenda mais sobre a glândula pineal, aqui. Neste texto falaremos a respeito da estrutura dessa glândula, da sua função e do hormônio por ela produzido.

Observe o esquema da glândula sudorípara na pele
Biologia

Glândula sudorípara

Saiba mais a respeito da glândula sudorípara e aprenda a diferenciar seus tipos.

A hipófise, denominada de glândula mestra por muitos autores, é um exemplo de glândula endócrina
Biologia

Glândulas

Descubra a diferença entre glândulas endócrinas e exócrinas e veja exemplos.

Biologia

Hipófise

Aprenda mais sobre a hipófise, clicando aqui. Neste texto exploraremos um pouco mais sobre essa glândula e os hormônios que ela produz.

Apesar de ser uma estrutura pequena, o hipotálamo apresenta grandes funções.
Biologia

Hipotálamo

Aprenda mais sobre o hipotálamo, aqui. Neste texto aprenderemos as funções dessa estrutura e os hormônios que ela produz.

Até o momento, a compreensão do espaço intersticial era bastante pequena
Biologia

Interstício

Conheça o mais novo órgão do corpo humano: o interstício. Anteriormente identificado como tecido conectivo, o interstício foi identificado e descrito como órgão em 2018, com o uso de novas...

O intestino delgado apresenta três regiões distintas: duodeno, jejuno e íleo
Biologia

Intestino delgado

Saiba mais sobre o intestino delgado, órgão do sistema digestório que se destaca por sua grande capacidade de absorção de nutrientes.

Observe as principais partes do intestino grosso
Biologia

Intestino grosso

Compreenda a estrutura do intestino grosso, bem como suas principais funções, e amplie seus conhecimentos sobre o sistema digestório.

Biologia

Laringe

Aprenda mais sobre a laringe clicando aqui! Neste texto falaremos sobre as principais características do órgão, as pregas vocais e a laringite.

As mamas são os órgãos responsáveis pela produção do leite
Biologia

Mamas

Conheça mais sobre a anatomia da mama, órgão tão importante para o recém-nascido.

Biologia

Medula espinhal

Aprenda mais sobre a medula espinhal clicando aqui! Neste texto explicaremos o que é medula espinhal, sua função e os problemas desencadeados por lesões.

As meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. Sua inflamação causa a meningite *
Biologia

Meninges

Conheça algumas das principais características das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central.

O mesentério prende as alças intestinais à parede da cavidade abdominal
Biologia

Mesentério

Descubra o que é e qual é a função do mesentério, uma estrutura do corpo humano já conhecida, mas que só foi considerada um órgão em 2016.

Biologia

Nervos

Compreenda melhor o que são nervos, conheça sua estrutura, entenda sua importância e descubra como eles podem ser classificados.

O olho é uma estrutura complexa relacionada com nossa visão
Biologia

Olhos humanos

Aprenda mais sobre o olho humano, uma estrutura complexa que garante a percepção do meio.

Biologia

Órgãos do corpo humano

Conheça um pouco mais a respeito dos órgãos do corpo humano. Neste texto falaremos um pouco sobre os diferentes órgãos que compõem nosso corpo.

Os ovários podem ser divididos em duas partes principais: córtex e medula
Biologia

Ovários

Saiba mais a respeito da estrutura dos ovários e suas funções para o organismo feminino.

Observe as partes principais do pâncreas, uma importante glândula do corpo humano
Biologia

Pâncreas

Conheça a estrutura do pâncreas e as principais funções exercidas por essa glândula.

Camadas da pele
Biologia

Pele

Conheça quais são as camadas que formam a pele.

O pelo é formado no folículo piloso
Biologia

Pelo humano

Saiba mais sobre o pelo humano, sua estrutura e as fases do seu ciclo de desenvolvimento!

O pênis é um órgão que faz parte do sistema genital masculino.
Biologia

Pênis

Saiba mais sobre o pênis, sua anatomia, como ocorre o processo de ereção e entenda os fatores que podem levar ao desenvolvimento de câncer de pênis.

Acima são ilustradas as principais glândulas do sistema endócrino
Biologia

Principais glândulas endócrinas e seus hormônios

Saiba mais sobre as principais glândulas endócrinas e seus hormônios por intermédio deste texto!

O pulmão é um dos órgãos do sistema respiratório
Biologia

Pulmão

Conheça as principais características do pulmão, um importante órgão pertencente ao sistema respiratório!

Biologia

Rins

Aprenda um pouco mais sobre os rins, clicando aqui! Neste texto abordaremos a estrutura dos rins, sua função e doenças que podem acometê-los.

A saliva participa do processo de digestão.
Biologia

Saliva

Clique aqui e saiba onde a saliva é produzida e qual a sua função.

O sistema cardiovascular diz respeito ao sistema formado pelo coração e vasos sanguíneos.
Biologia

Sistema cardiovascular

Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema cardiovascular, o sistema do nosso corpo responsável por garantir a circulação do sangue no organismo.

Biologia

Sistema digestório

Aprenda mais sobre o sistema digestório aqui! Conheça os órgãos e glândulas que compõem esse sistema, bem como seus papéis no processo de digestão.

Biologia

Sistema endócrino

Aprenda mais sobre o sistema endócrino clicando aqui. Conheça as glândulas que compõem esse sistema, bem como os hormônios por ele produzidos.

Biologia

Sistema esquelético

Descubra mais sobre o sistema esquelético, clicando aqui! Neste texto falaremos a respeito de ossos, seus tipos, divisão do esqueleto e articulações.

Biologia

Sistema linfático

Aprenda mais sobre o sistema linfático clicando aqui! Neste texto exploraremos os principais componentes desse sistema, como ele atua e sua importância.

Músculos do corpo humano
Biologia

Sistema Locomotor

Conheça o sistema locomotor e saiba como o homem consegue realizar a locomoção.

O sistema muscular inclui todos os músculos do nosso corpo.
Biologia

Sistema muscular

Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema muscular, aprendendo mais sobre os músculos, seus tipos e sua classificação, e conhecendo alguns de seus exemplos.

O sistema nervoso garante que nosso corpo seja capaz de responder a estímulos externos e internos.
Biologia

Sistema nervoso

Aprenda um pouco mais a respeito do sistema nervoso, sua divisão, os órgãos que o compõem e o papel desempenhado por cada uma dessas estruturas.

O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e medula espinal
Biologia

Sistema Nervoso Central

Saiba mais sobre o Sistema Nervoso Central, um sistema importante para o nosso organismo porque garante, por exemplo, a tomada de decisões pelo corpo.

O Sistema Nervoso Periférico é constituído por nervos e gânglios
Biologia

Sistema Nervoso Periférico

Entenda o que é o sistema nervoso periférico e compreenda como seus componentes agem para garantir o fluxo de informações no corpo.

Biologia

Sistema reprodutor

Clique aqui e descubra mais a respeito do sistema reprodutor e sua importância! Aprenda quais os órgãos que compõem os sistemas reprodutores masculino e feminino.

O sistema respiratório garante a captação de oxigênio para o organismo.
Biologia

Sistema respiratório

Descubra mais sobre o sistema respiratório, um sistema responsável por garantir que oxigênio seja disponibilizado para as células do nosso corpo.

O sistema sensorial é formado pelos órgãos dos sentidos
Biologia

Sistema Sensorial

Veja quais são os órgãos que compõem o sistema sensorial.

O sistema urinário possui órgãos que garantem a formação, armazenamento e eliminação da urina.
Biologia

Sistema urinário

Amplie seus conhecimentos a respeito do sistema urinário, um sistema importante para o controle do equilíbrio interno do nosso corpo.

Biologia

Tireoide

Você sabe o que é a tireoide e quais as suas funções? Clique aqui, veja respostas para essas perguntas e aprenda mais sobre essa glândula.

Biologia

Traqueia

Quer aprender mais sobre a traqueia? Clique aqui, conheça mais sobre o órgão, entenda o que é a traqueostomia e confira as particularidades da traqueia dos insetos.

As unhas possuem a função de proteger as pontas dos dedos e ajudar na manipulação de objetos
Biologia

Unhas

Entenda a composição das unhas, suas funções e suas principais partes.

Biologia

Uretra

Conheça mais sobre a uretra aqui. Entenda a diferença entre a uretra feminina e a masculina e também o que é uretrite.

Os vasos sanguíneos são estruturas por onde o sangue do nosso corpo circula.
Biologia

Vasos sanguíneos

Você sabe o que são vasos sanguíneos e qual a função deles no organismo? Clique aqui e descubra mais sobre essas estruturas tubulares do sistema cardiovascular.

Biologia

Veias

Clique aqui e aprenda mais sobre as veias. Neste texto falaremos sobre as características e os tipos de veias. Saiba também sobre a relação entre varizes e circulação.