PUBLICIDADE
Os biomas do mundo são conjuntos de vida vegetal e animal presentes em ambientes que possuem condições naturais parecidas e que historicamente foram influenciados pelo mesmo processo de formação. São eles:
-
Tundra;
-
Taiga;
-
Floresta Temperada;
-
Floresta Equatorial;
-
Floresta Tropical;
-
Savanas;
-
Campos;
-
Desertos.
Leia também: Quais são os biomas brasileiros?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre os biomas do mundo
- 2 - Quais são os biomas do mundo?
- 3 - Devastação dos biomas do mundo
- 4 - O que é bioma?
Resumo sobre os biomas do mundo
-
Os biomas são unidades geográficas e biológicas que compartilham aspectos físicos em comum.
-
Os biomas do mundo são: Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Campos e Desertos.
-
A Tundra possui vegetação escassa, constituída principalmente por musgos e líquens e fauna composta por animais adaptados ao frio.
-
A Taiga possui vegetação constituída principalmente por coníferas.
-
A Floresta Temperada possui vegetação abundante e diversificada e fauna composta por grandes mamíferos e animais herbívoros.
-
A Floresta Equatorial possui uma das maiores biodiversidades do mundo, tanto em aspectos vegetacionais quanto em relação às espécies animais.
-
A Floresta Tropical possui vegetação densa e com muita biodiversidade.
-
A Savana possui vegetação constituída por gramas, arbustos e árvores esparsas.
-
Os Campos possuem vegetação constituída principalmente por gramíneas e outras plantas adaptadas ao clima subtropical.
-
O Deserto possui vegetação escassa constituída principalmente por plantas adaptadas à baixa umidade.
-
A fauna de todos os biomas do mundo é extremamente diversa.
-
Apesar da grande importância que os biomas possuem, são áreas muito devastadas. A devastação ocorre, principalmente, para o avanço de atividades produtivas.
Quais são os biomas do mundo?
→ Tundra
O bioma Tundra localiza-se no extremo norte e sul da Terra, sendo encontrado no norte do Canadá, da Europa e da Ásia e nas partes descongeladas da Antártica. Por estar localizada nas zonas polares, apresenta as temperaturas mais baixas do planeta, pouca pluviosidade e dias e noites com longa duração, dependendo da estação estudada (no inverno, as noites são mais longas, e no verão, o dia possui uma maior duração).
Como na maior parte do tempo o solo é recoberto por gelo, a vegetação é escassa, composta principalmente por musgos e líquens, que brotam no verão e praticamente desaparecem no inverno. A fauna é composta por animais adaptados ao frio, como os ursos-polares (no Ártico), pinguins (na Antártica) ou animais que migram para essa região atraídos por sua escassa vegetação no verão.
→ Taiga
O bioma Taiga localiza-se em latitudes elevadas, ao sul das áreas de Tundra, e ocorre na maior parte do território canadense, no Norte da Europa e da Rússia.
A vegetação é pouco diversificada, sendo composta principalmente por coníferas, que possuem folhas em forma de agulhas (aciculares) recobertas por uma cera que conserva a umidade e o calor, evitando, assim, o seu congelamento no inverno. A fauna é composta por diversas espécies de insetos, aves, renas, alces, veados, ursos, raposas e morcegos.
→ Floresta Temperada
O bioma Floresta Temperada origina-se nas zonas temperadas e ocorre principalmente nos países da América do Norte, Europa e em alguns países da Ásia.
Em virtude da existência das quatro estações do ano bastante definidas, a vegetação é abundante e diversificada, possuindo espécies de diversos tamanhos, cascas grossas e folhas largas que caem durante o outono e brotam na primavera. A fauna é muito diversificada, com a presença de grandes mamíferos, como ursos e leões da montanha, e animais herbívoros, como cervos, coelhos, camundongos, toupeiras, insetos, caramujos, etc.
→ Floresta Equatorial
O bioma Floresta Equatorial está localizado em zonas tropicais bem próximo à Linha do Equador, com clima muito úmido e quente e pouca amplitude térmica.
A vegetação é densa (apresenta árvores de grande, médio e pequeno porte), latifoliada (com folhas largas e grandes), perene (as folhas não caem no outono) e, em muitos casos, adaptada à umidade (hidrófila). Apresenta uma das maiores biodiversidades de animais, plantas e insetos do mundo.
→ Floresta Tropical
O bioma Floresta Tropical está localizado em áreas de clima tropical, principalmente próximo do litoral, e possui características semelhantes às da Floresta Equatorial.
Recebe muita umidade e possui uma vegetação densa, com vários extratos (tamanhos diferentes) e grande biodiversidade, a qual também se estende aos animais, sendo um bioma rico em espécies. O exemplo de Floresta Tropical brasileira é a Mata Atlântica, que já foi praticamente toda devastada pela atividade humana.
→ Savanas
O bioma Savana localiza-se entre as áreas de Florestas Tropicais e regiões de climas áridos ou semiáridos, nas zonas tropicais, havendo predominância de uma estação úmida (verão) e outra seca (inverno).
Em razão da alternância entre estações secas e úmidas, a vegetação nas savanas é constituída, principalmente, por arbustos e árvores de médio e pequeno porte com raízes profundas, folhas grossas e troncos retorcidos. Esse tipo de vegetação é comumente adaptado ao período de estiagem e ao fogo. A fauna das savanas é muito diversificada, com a presença de diversas espécies de grandes mamíferos, herbívoros, insetos e aves.
→ Campos
O bioma Campos é muito comum em áreas de clima subtropical e de relevos em que predominam as planícies. São comumente encontrados nos Estados Unidos, no Sul do Brasil e em algumas regiões da Ásia.
Em virtude da irregularidade das chuvas, esse bioma possui poucas ou nenhuma espécie herbácea e arbórea, sendo constituído principalmente por gramíneas e outras plantas que se adaptam a esse tipo de clima. A fauna dessa região também é diversificada. Nos campos norte-americanos, encontram-se espécies de antílopes, bisões, roedores, muitos insetos, gaviões e corujas. No Brasil, os Pampas abrigam vários animais, como as garças, marrecos, veados, lontras e capivaras.
→ Desertos
O bioma Deserto localiza-se em áreas de clima árido ou desértico, com pouca umidade e chuvas irregulares, solos arenosos e uma escassa vegetação, que está adaptada à baixa umidade (xerófilas).
A fauna dessa região também está adaptada a pouca umidade, com predomínio de espécies de répteis (lagartos, cobras, etc.), insetos, camelos (presentes na Ásia, África e Oceania) e outras. Os principais desertos do mundo são: o deserto do Saara, o deserto do Kalahari, o deserto de Gobi e o Grande Deserto Australiano.
Acesse também: Quais são os maiores desertos do mundo?
Devastação dos biomas do mundo
Com a alteração provocada pelo desenvolvimento das atividades humanas, muitos dos biomas do planeta Terra estão bastante devastados. A destruição parcial dos biomas pode comprometer o equilíbrio ecológico dos ecossistemas que os compõem, provocando a destruição de habitat e a extinção de animais e plantas. Assim, é essencial que o ser humano procure promover um desenvolvimento sustentável de suas atividades para não comprometer a existência das várias espécies de plantas e animais que habitam os diversos biomas mundiais e que são essenciais para a vida humana no planeta.
O que é bioma?
De acordo com o IBGE, bioma é o conjunto de vida vegetal e vida animal presentes em ambientes que possuem condições naturais parecidas e que historicamente foram influenciados pelo mesmo processo de formação. Algumas das condições naturais que podem ter em comum são o clima, o relevo e as características geológicas.
É comum vermos em livros e materiais didáticos o conceito de bioma como sinônimo de ecossistema. Contudo, diferentemente da definição de ecossistema, que leva em consideração as interações entre os seus elementos, a classificação de bioma engloba essencialmente as características da vegetação, da fauna e do ambiente.
Como a classificação de bioma leva em consideração as características das formas de vida e do ambiente, um bioma, na maioria das vezes, ocupa grandes extensões do espaço geográfico e inclui diversos ecossistemas. Um exemplo disso é a Mata Atlântica, a Floresta Tropical do Brasil, que ocupa uma grande extensão de terra na faixa litorânea do país, indo do Piauí ao Rio Grande do Sul, e agrega vários ecossistemas, como a Mata de Araucária, os campos de altitude, as restingas e os manguezais.
Atualmente existem diferentes classificações de biomas. A maioria delas classifica-os em: biomas aquáticos e biomas terrestres:
-
Biomas aquáticos: são formados pelos diversos ecossistemas localizados nos rios, mares e oceanos e subdividem-se em: bioma marinho, formado pelos ecossistemas adaptados à água salgada, e bioma de água doce, constituído pelos ecossistemas localizados nas bacias hidrográficas no interior do continente, em rios e em lagos.
-
Biomas terrestres: correspondem originalmente a cerca de 30% da biosfera e são classificados de acordo com as características do ambiente (clima, relevo, tipos de solo), da fauna e, principalmente, da vegetação.
Crédito de imagem