Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Magma

Magma é o material pastoso, formado a partir de rochas fundidas, que constitui o manto terrestre. Quando resfriado na superfície, dá origem às rochas ígneas ou intrusivas.

Lava, que no interior do vulcão se chama magma, escorrendo na superfície terrestre após uma erupção vulcânica.
Quando exposto na superfície terrestre, o magma passa a se chamar lava.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Magma é o material de textura pastosa que constitui o manto terrestre, camada intermediária do nosso planeta situada entre a litosfera e o núcleo. O magma apresenta, também, partes sólidas e gasosas, sendo formado a partir da fusão de rochas na astenosfera. A sílica e o oxigênio são os dois elementos preponderantes na estrutura dos diferentes tipos de magma, que são classificados de acordo com a sua composição em basáltico, andesítico e riolítico. Quando extravasado para a superfície através do vulcanismo, o magma passa a ser chamado de lava.

Leia também: Vulcões — detalhes sobre as estruturas geológicas capazes de expelir material magmático para a superfície terrestre

Tópicos deste artigo

Resumo sobre magma

  • Magma é o material pastoso que constitui o manto terrestre.

  • É formado por rochas derretidas que começam o seu processo de fusão na astenosfera, parte do manto superior que fica abaixo da litosfera.

  • Pedaços de rocha sólida e gases dissolvidos são também encontrados nos magmas.

  • O magma é resultado da alteração de temperatura e de pressão sobre as rochas.

  • São compostos por sílica e oxigênio em maior quantidade. Elementos como alumínio, magnésio, cálcio e ferro podem ser identificados no magma.

  • Os tipos de magma são: basáltico (mais fluído), andesítico e riolítico (menos fluído).

  • A lava é o magma que foi expelido para a superfície terrestre por meio do fenômeno conhecido como vulcanismo.

  • O magma é importante para o equilíbrio interno do planeta Terra, para a formação de rochas que constituem a litosfera e para a geração de energia a partir do calor por ele emanado.

O que é magma?

Magma é o material de textura predominantemente líquida e também pastosa que fica armazenado no interior do planeta Terra formando a camada conhecida como manto, situada entre a crosta terrestre (camada mais externa) e o núcleo (camada mais interna). O magma é constituído, essencialmente, por rochas derretidas que passaram pelo processo de fusão em decorrência do elevado calor interno do nosso planeta ou pela alteração na pressão atmosférica do ambiente em que se encontram.

O magma apresenta temperaturas que variam entre 700 e 1.200º C. Em determinadas porções, principalmente em maior profundidade, as temperaturas do magma podem atingir de 2.000º C a 3.000º C.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como se forma o magma?

O magma se forma a partir da fusão gradativa de rochas em estado sólido, processo de transformação esse que acontece na camada superior do manto chamada de astenosfera, situada na transição com a litosfera.

A alteração do estado físico das rochas acontece de forma gradual, razão pela qual se pode afirmar que, em determinadas regiões do manto, o magma é composto, também, por uma porção de material sólido. Gases dissolvidos são igualmente encontrados em meio ao magma, como veremos adiante.

Representação gráfica do magma.
O magma é composto por rochas que foram fundidas por mudanças na temperatura e na pressão.

A fusão das rochas e a formação do magma acontecem por conta da mudança acentuada das características do ambiente a que essa rocha está submetida. Essas características são a temperatura e a pressão, que variam à medida que a rocha derretida avança para maiores profundidades no interior da Terra. Levando isso em consideração, temos que a formação do magma acontece por:

  • aumento da temperatura;

  • alívio de pressão a que a rocha estava anteriormente, ou seja, redução da pressão com relação ao ambiente prévio em que esse material se encontrava.

Essas condições não necessariamente atuam de maneira isolada, e a combinação de ambos os fatores também resulta na formação do magma. |1| Ademais, é preciso ressaltar que a composição da rocha, isto é, o conjunto de minerais de que ela é constituída, também são determinantes para a velocidade em que o processo de formação magmática acontece e para a caracterização de outras propriedades físicas do magma.

Propriedades do magma

Magma é um material de textura pastosa cujo grau de viscosidade depende de vários aspectos, como a composição da rocha que originou esse magma, notadamente a quantidade de sílica nela presente, a sua temperatura, a pressão a que está submetido e os demais componentes encontrados em seu interior. Magmas basálticos, que apresentam menor quantidade de sílica em sua composição, são os mais fluídos, ou seja, apresentam menor viscosidade. Em contrapartida, os magmas rigolíticos apresentam menor fluidez.

Além disso, magma é formado por elementos que se encontram nos três estados físicos da matéria: líquido, que corresponde à rocha derretida; sólido, que corresponde aos minerais cristalizados; e bolhas de gás em meio ao material viscoso, formadas por vapor d’água, dióxido de carbono, sulfatos e metano. |2|

O magma possui temperaturas muito elevadas, sobretudo naquelas porções que estão sobrepostas ao núcleo externo, no chamado manto inferior. Nessa região do interior da Terra, as temperaturas podem atingir 3.700º C. A densidade do magma também depende da sua composição e das demais propriedades físicas que apresentamos até então, o que confere a esse material densidades que oscilam entre 3,2 e 5 g/cm³.

Também, o magma se movimenta no manto terrestre através das chamadas correntes de convecção. Essas correntes são formadas porque o magma em maior temperatura apresenta densidade menor do que o material que o circunda, o que faz com que ele ascenda para as camadas superiores do manto e siga em direção à crosta terrestre. A forma como esses deslocamentos acontecem, bem como o fato de o magma extravasar para a superfície ou permanecer armazenado em bolsões na crosta, varia de acordo com a composição do magma.

Os magmas presentes no planeta Terra apresentam alguns elementos em comum na sua composição, como: silício (Si) e oxigênio (O), que são os dois elementos preponderantes, bem como alumínio (Al), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e ferro (Fe). O que varia é a quantidade em que estão dispostos no magma, e a maneira como se combinam formando os diferentes minerais da rocha fundida. Essas diferentes combinações dão origem a vários tipos de magma.

Tipos de magma

Os magmas são classificados de acordo com a sua composição mineralógica em:

  • Magma basáltico: tipo de magma que apresenta menor teor de sílica e menor teor de gases, motivo pelo qual ele se torna o menos ácido, ou o mais básico, dos magmas. Aproximadamente metade da sua composição é feita de sílica, sendo o óxido de alumínio o segundo componente que aparece em maior quantidade. Apresenta também alumínio e ferro na sua composição, e se forma em regiões de encontro de placas onde há a formação de dorsais, já no manto terrestre. Junto do magma riolítico, está presente em maior abundância na Terra. O magma basáltico é o mais fluído dos tipos de magma aqui apresentados, e tem temperaturas superiores a 1.200º C.

  • Magma andesítico: tipo de magma intermediário entre o magma basáltico e o magma riolítico. Apresenta quantidade de sílica entre 50 e 60%, e é formado em zonas de subducção, na própria crosta terrestre (tanto continental quanto oceânica). Sua temperatura fica entre 800 e 1.000º C.

  • Magma riolítico: chamado também de granítico, trata-se do tipo de magma mais ácido existente. Apresenta elevado teor de sílica em sua composição, que supera os 60%, e também possui muito gás dissolvido, notadamente vapor d’água. A temperatura desse tipo de magma fica em torno de 700 ou 800º C, e é o mais viscoso dentre os três. Sua formação acontece na zona de contato entre duas placas tectônicas continentais.

Diferenças entre magma e lava

Lava, que no interior do vulcão se chama magma, escorrendo após uma erupção vulcânica.
A lava é o magma exposto na superfície terrestre.

É muito comum que os termos magma e lava sejam utilizados de modo sinônimo. Ainda que estejam relacionados, entretanto, faz-se importante saber diferenciá-los conceitualmente. Veja, a seguir, os aspectos que diferenciam o magma da lava.

Magma

Lava

É o material em estado pastoso que se encontra no interior do planeta Terra, formando a camada que se encontra abaixo da litosfera: o manto.

É o magma que extravasa para a superfície terrestre, e recebe a denominação de lava. O extravasamento do magma acontece por meio das atividades vulcânicas (vulcanismo).

Importância do magma

Paisagem composta por basalto, um tipo de rocha formada a partir do resfriamento do magma.
Paisagem composta por basalto, um tipo de rocha formada a partir do resfriamento do magma.

O magma é o material que constitui a maior parcela do volume interno do planeta Terra. Além disso, é a partir dele que são formadas as principais rochas que constituem a litosfera terrestre, sendo elas as rochas classificadas como ígneas (ou magmáticas). Ademais, é sobre o magma que as placas tectônicas se apoiam e se movimentam. O calor proveniente dessa camada da Terra é aproveitado, ainda, para a geração de energia geotérmica, que consiste em uma fonte alternativa e sustentável para a produção de eletricidade.

Vulcanismo

Vulcanismo é o processo natural de saída do magma do interior para a superfície da Terra. Dito de outro modo, esse fenômeno nada mais é do que o extravasamento de lava a partir de uma fratura ou de qualquer outra abertura na crosta terrestre que permite a passagem do magma do manto para a superfície. A depender de como o processo aconteceu, a lava é acompanhada de fumaça, gases e detritos.

Apesar do nome, o vulcanismo não está associado unicamente à erupção de um vulcão, mas abrange todo o qualquer derrame de lava. Para saber mais detalhes sobre o vulcanismo, clique aqui.

Notas

|1| e |2| SZABÓ, Gergely Andres Julio; TEIXEIRA, Wilson; BABINSKI, Marli. Magma e seus produtos. TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 152-185.

Fontes

NATIONAL GEOGRAPHIC. Encyclopedic Entry: Magma. National Geographic, 19 out. 2023. Disponível em: https://education.nationalgeographic.org/resource/magma/.

SZABÓ, Gergely Andres Julio; TEIXEIRA, Wilson; BABINSKI, Marli. Magma e seus produtos. TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 152-185.

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Magma"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/magma.htm. Acesso em 03 de março de 2024.

De estudante para estudante