Topo
pesquisar

Tipos de Solo do Brasil

Geografia do Brasil

Os diversos tipos de solo existentes no Brasil podem ser diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.
PUBLICIDADE

Solo corresponde à decomposição de rochas que ocorre por meio de ações ligadas à temperatura, como o calor, além de processos erosivos provenientes da ação dos ventos, chuva e seres vivos, tais como bactérias e fungos.

O Brasil destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo.

Em razão da dimensão territorial do Brasil, é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.

Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.

Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.

Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Resultado da fertilidade da terra roxa.
Resultado da fertilidade da terra roxa.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Tipos de Solo do Brasil "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/tipos-solo-brasil.htm. Acesso em 18 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

Os principais solos do Brasil são:

a) Terra roxa, massapé, salmourão e aluviais.

b) Graníticos, basálticos, cristalinos e areníticos.

c) Basálticos, massapé, salmourão e cristalinos.

d) Sedimentares, magmáticos e metamórficos.

e) Terra roxa, sedimentares, massapé e aluviais.

Questão 2

Sobre a região em que se encontra cada tipo de solo, é correto afirmar que:

a) O Solo Massapé é encontrado na região Norte do país em virtude da grande quantidade de matéria orgânica proveniente da Floresta Amazônica.

b) O Solo Salmourão é encontrado nas regiões Norte e Nordeste e é constituído por decomposição de calcários e basaltos.

c) Os solos aluviais podem ser encontrados em todas as regiões do país, pois são formados a partir da sedimentação em áreas de várzeas ou vales.

d) A Terra Roxa é encontrada em Goiás, Santa Catarina e Amazonas e é constituída pela decomposição de rochas basálticas.

e) Os solos aluviais são encontrados apenas na Bacia do Rio Amazonas, que, por estar totalmente localizada sobre áreas de planícies, favorece a acumulação de sedimentos, formando esse tipo de solo.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola