Tipos de solo no Brasil

Os diversos tipos de solo existentes no Brasil podem ser diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Solo corresponde à decomposição de rochas que ocorre por meio de ações ligadas à temperatura, como o calor, além de processos erosivos provenientes da ação dos ventos, chuva e seres vivos, tais como bactérias e fungos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil destaca-se como grande produtor agrícola, fato proveniente do extenso território e também da fertilidade do solo.

Em razão da dimensão territorial do Brasil, é possível identificar diversos tipos de solo que são diferenciados segundo a tonalidade, composição e granulação.

No Brasil, são encontrados quatro tipos de solo, são eles: terra roxa, massapé, salmorão e aluviais.

Tópicos deste artigo

Quais são os tipos de solo no Brasil?

Terra roxa: corresponde a um tipo de solo de extrema fertilidade que detém uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. É originado a partir da decomposição de rochas, nesse caso de basalto.

Massapé: é um solo encontrado principalmente no litoral nordestino constituído a partir da decomposição de rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcários e filitos.

Salmorão: esse tipo de solo é encontrado ao longo das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, é constituído pela fragmentação de rochas graníticas e gnaisses.

Aluviais: é um tipo de solo formado em decorrência da sedimentação em áreas de várzea ou vales, é possível de ser encontrado em diversos pontos do país.

Resultado da fertilidade da terra roxa.
Resultado da fertilidade da terra roxa.
Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
FREITAS, Eduardo de. "Tipos de solo no Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/tipos-solo-brasil.htm. Acesso em 05 de dezembro de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Ver Todos

Exercício 1

(Uece) Atente para a seguinte descrição: Trata-se de um solo bastante fértil que, por ser originado pela decomposição de basalto, adquire uma tonalidade avermelhada. Esse tipo de solo é muito encontrado em diversas regiões do Brasil, mas se concentra principalmente entre os estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Essa descrição se refere ao solo brasileiro denominado de:

A) massapé.

B) neossolo.

C) terra roxa.

D) aluvial.

Exercício 2

(UFU) O Brasil possui uma grande diversidade de solos, em razão de sua grande extensão territorial, bem como das múltiplas combinações quanto à atuação dos chamados fatores de formação do solo (clima, organismos, relevo, material de origem e tempo). Em relação aos grandes grupos de solos do Brasil, assinale a alternativa correta.

A) Os solos Aluviais, de cor acinzentada, são uma tipologia fértil encontrada principalmente em terrenos de rochas sedimentares, como nos arenitos do Cráton do São Francisco.

B) O Massapê, de cor escurecida, é um tipo de solo infértil encontrado principalmente em terrenos de rochas ígneas, como nos granitos das antigas Faixas de Dobramentos.

C) O Salmourão, de cor clara, é um tipo de solo infértil encontrado principalmente em terrenos de rochas metamórficas, como nas gnaisses da Bacia Sedimentar Amazônica.

D) A Terra Roxa, de cor avermelhada, é um tipo de solo fértil encontrado principalmente em terrenos de rochas ígneas, como nos basaltos da Bacia Sedimentar do Paraná.

Exercício 3

(Urca) Sobre os solos do território brasileiro, pode-se afirmar que possuem características variadas, tendo em vista a complexa combinação de fatores climáticos, geológicos, geomorfológicos e biológicos. A figura a seguir é uma representação esquemática de alguns perfis de solos presentes no Brasil.

Representação esquemática de alguns perfis de solos presentes no Brasil em exercício da Urca sobre solo.

É correto o que se afirma em:

A) Os Latossolos são pouco intemperizados, se desenvolvem sob condições de ambientes tropicais quentes e úmidos.

B) Os Neossolos possuem ausência de horizonte B, são muito intemperizados e se desenvolvem sob condições de ambientes tropicais quentes e secos.

C) Os Argissolos são bastante intemperizados, com acúmulo de argila no horizonte B, se desenvolvem em condições de ambiente tropical úmido.

D) Os Cambissolos possuem elevado desenvolvimento pedogenético, são muito espessos e apresentam horizonte B com acúmulo de argila.

E) Os Latossolos e os Argissolos são as classes de solos com menor extensão espacial no território brasileiro.

Exercício 4

(Uece) No Brasil, as classes latossolos e argissolos ocupam aproximadamente 58% da área superficial. Dentre as principais características desses solos encontra(m)-se:

A) as características hidromórficas e o fato de serem solos rasos.

B) sua natureza predominantemente eutrófica e alcalina, respectivamente.

C) cerosidade moderada a forte, resultante das rochas originalmente básicas e ultrabásicas que os formaram.

D) a baixa fertilidade natural e o fato de serem altamente intemperizados.