Topo
pesquisar

Erosão

Geografia

A erosão pode ser provocada pela ação dos ventos, das chuvas, das águas dos rios, entre outros fatores naturais. No entanto, as atividades humanas têm acelerado esse fenômeno, gerando vários problemas socioambientais.
Erosão acelerada pela intervenção humana
Erosão acelerada pela intervenção humana
PUBLICIDADE

A erosão é um fenômeno natural provocado pela desagregação de materiais da crosta terrestre pela ação dos agentes exógenos, tais como as chuvas, os ventos, as águas dos rios, entre outros. Essas partículas que compõem o solo são deslocadas de seu local de origem, sendo transportadas para as áreas mais baixas do terreno.

De acordo com sua origem, o processo erosivo pode ser classificado em erosão pluvial (ação das chuvas), erosão fluvial (ação das águas dos rios), erosão por gravidade (movimentação de rochas pela força da gravidade), erosão eólica (ação dos ventos), erosão glacial (ação das geleiras), erosão química (alterações químicas no solo) e erosão antrópica (ação do homem).

A erosão tem se intensificado em virtude das ações antrópicas, pois o homem tem modificado o meio natural de forma desastrosa, e uma das consequências é essa erosão acelerada. Os fatores que contribuem para esse cenário são: desmatamentos, queimadas, urbanização, impermeabilização do solo, drenagem de estradas, linhas de plantio, etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O avanço da erosão desencadeia uma série de problemas socioambientais: deslizamentos, enchentes (através do preenchimento de lagos e rios), assoreamento dos rios, morte de espécies da fauna e da flora, redução da biodiversidade, perda de nutrientes do solo, redução da área de plantio, danos econômicos, entre tantos outros.

Dentre as possíveis formas de proteger o solo contra a erosão estão: preservar a cobertura vegetal do solo, técnicas agrícolas menos agressivas ao solo, curvas de nível no terreno, planejamento de construções, sistemas de drenagem e reflorestamento.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueria e. "Erosão "; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/erosao.htm>. Acesso em 15 de novembro de 2018.

Lista de Exercícios
Questão 1

 “A erosão parece uma serpente

Rachando a terra, devorando o chão

E a riqueza que era da gente

Vai toda embora com a erosão

Por isso, agora estou aqui cantando

Chamando o povo pra esse mutirão

Vamos minha gente, salvar nossa terra

Das rachaduras da erosão”.

(“Erosão”. Composição: Walter Santos e Teresa Souza).

Sobre o processo de erosão dos solos, assinale a alternativa correta:

a) a erosão é um fenômeno exclusivamente antrópico.

b) a erosão glacial é o desgaste do solo provocado pelo congelamento da Terra.

c) a ocorrência de processos erosivos é decorrente, em grande parte, de fenômenos endógenos.

d) a ação das águas não é determinante em ações erosivas.

e) a formação das praias é essencialmente causada pelas erosões eólica e oceânica.

Questão 2

Erosão abre buraco e destrói cerca de 30 casas no Pará

Ao menos 30 casas foram danificadas após uma erosão do solo causar a abertura de um buraco em uma rua em Abaetetuba, no Pará. Cerca de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão abrigadas em um ginásio de esportes.

Uma parte das vítimas vai ficar no abrigo destinado pela prefeitura e a outra parte em casa de parentes. Uma equipe de habitação do Estado do Pará já está em Abaetetuba para fazer um levantamento da quantidade de desabrigados. A Defesa Civil também vai fazer uma vistoria técnica na área.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o desgaste do solo pode ter sido provocado pela cheia do rio na região, resultado das fortes chuvas. Todos os moradores foram retirados das redondezas e ninguém ficou ferido.

(Portal R7. 06/01/2014. Disponível em: notícias.r7.com)

Entre os fatores que influenciaram a ocorrência da catástrofe mencionada na reportagem acima, podemos destacar:

a) ação das águas e dos ventos.

b) ocorrência de erosão pluvial e fluvial e influência das atividades antrópicas sobre o meio.

c) desvio proposital do leito do rio, que intensificou processos erosivos em áreas urbanizadas.

d) ação erosiva das águas das chuvas, fenômeno natural e comum em áreas urbanizadas.

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola