Topo
pesquisar

Biologia

Biologia

Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida nas suas mais variadas formas e níveis. O profissional dessa área é denominado biólogo.
PUBLICIDADE

A Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, importando-se em compreender, por exemplo, o funcionamento dos organismos vivos, a relação desses seres com o meio e seu processo de evolução. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como Biologia Celular, Ecologia, Paleontologia, Anatomia, Fisiologia e Evolução.

Significado

O termo biologia vem dos termos gregos bios, que significa vida, e logos, que significa estudo. Desse modo, podemos dizer que o termo biologia significa o estudo da vida.

O que estuda?

Como o próprio nome indica, a Biologia estuda a vida. Seu estudo engloba desde organismos microscópicos até os maiores seres vivos do planeta, analisando-os nos diferentes níveis. Na Biologia, o estudo dos seres vivos realiza-se desde o nível molecular até as interações que ocorrem entre as diferentes espécies do planeta.

Na Biologia, os organismos são estudados em vários níveis. Ao estudar-se uma planta, por exemplo, pode-se analisar sua morfologia, anatomia etc.
Na Biologia, os organismos são estudados em vários níveis. Ao estudar-se uma planta, por exemplo, pode-se analisar sua morfologia, anatomia etc.

Ao aprofundarmo-nos nessa ciência, compreendemos melhor como é e como funciona o corpo dos seres vivos, incluindo o nosso, e também percebemos melhor como os seres vivos interagem uns com os outros e com o meio em que vivem. Somos capazes, ainda, de perceber como as mudanças surgiram ao longo do tempo, como elas favoreceram a sobrevivência das espécies e como os mecanismos evolutivos ainda atuam nos dias atuais.

O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.

Leia também: Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Áreas

A Biologia é uma ciência complexa e que apresenta uma série de áreas de estudo. A seguir, veremos algumas dessas e uma explicação simplificada a respeito do objeto de estudo de cada uma delas:

A Evolução é uma área da Biologia que nos permite compreender melhor como os organismos mudaram ao longo do tempo.
A Evolução é uma área da Biologia que nos permite compreender melhor como os organismos mudaram ao longo do tempo.

  • Anatomia: tem como objeto de estudo a estrutura dos seres vivos.

  • Biofísica: enfoca os processos físicos que acontecem nos seres vivos.

  • Biologia Celular: é relacionada com o estudo das células.

  • Biologia Molecular: tem como objeto de estudo as interações bioquímicas que ocorrem nas células.

  • Bioquímica: é responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos.

  • Botânica: tem como objeto de estudo as plantas.

  • Ecologia: é responsável por estudar a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

  • Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos.

  • Evolução: preocupa-se em conhecer e compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.

  • Ficologia: tem como objeto de estudo as algas.

  • Fisiologia: estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos.

  • Genética: tem como objetivo estudar os mecanismos da hereditariedade.

  • Histologia: estuda os tecidos.

  • Imunologia: estuda o sistema imunológico.

  • Microbiologia: estuda os micro-organismos, tais como os vírus e bactérias.

  • Zoologia: tem por objetivo estudar os animais.

Leia também: Conceitos da Biologia que não devemos confundir no Enem

Curso

O curso de Ciências Biológicas, também encontrado pela denominação Biologia ou Ciências- Biologia, é o curso adequado para aqueles que pretendem ser biólogos. O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e licenciatura e dura, em média, quatro anos (oito semestres).

Na modalidade de licenciatura, o futuro profissional terá contato com as matérias da Biologia e também com matérias voltadas à Educação, como práticas de ensino, políticas educacionais e didática. Ao final do curso, o profissional estará apto a ministrar aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. É importante deixar claro que o licenciado pode registrar-se no Conselho de Biologia de sua região e atuar como biólogo.

Após finalizar um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, o profissional está apto a ministrar aulas no Ensino Médio e Fundamental.
Após finalizar um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, o profissional está apto a ministrar aulas no Ensino Médio e Fundamental.

Na modalidade do bacharelado, o futuro profissional não estudará matérias voltadas à Educação, não ficando apto, ao final do curso, a atuar como professor do Ensino Médio e Fundamental. No final do curso, esse profissional poderá atuar como biólogo. Entretanto, sua atuação só poderá ser realizada após o registro no Conselho de Biologia de sua região.

Nas duas modalidades do curso, o futuro profissional estudará disciplinas voltadas para a área de atuação do biólogo. A grade varia de uma instituição para outra, entretanto, a maioria das instituições de ensino oferece as seguintes disciplinas: Anatomia Humana; Anatomia Comparada; Bioestatística; Biofísica; Biologia Celular; Biologia Molecular; Bioquímica; Botânica; Ecologia; Embriologia; Estatística; Evolução; Física; Fisiologia Animal; Fisiologia Vegetal; Genética; Geologia; Histologia; Imunologia; Microbiologia; Morfologia Vegetal; Paleontologia; Parasitologia; Sistemática Vegetal; e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.

Atuação do biólogo

Para atuar como biólogo, é fundamental que o profissional, após concluir seu curso, registre-se no Conselho Regional de Biologia da sua região. De acordo com o Conselho, o profissional poderá atuar nas áreas de:

O biólogo poderá atuar, por exemplo, na área de análises clínicas.
O biólogo poderá atuar, por exemplo, na área de análises clínicas.

  • Meio Ambiente e Biodiversidade: O profissional poderá atuar em várias subáreas, como bioética, controle de vetores e pragas, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, licenciamento ambiental, saneamento básico, mudanças climáticas, entre outras.

  • Saúde: O profissional poderá atuar em aconselhamento genético, análises clínicas, bioética, saúde pública, reprodução humana assistida, perícia e biologia forense, entre outras.

  • Biotecnologia e produção: O biólogo poderá atuar nas áreas de bioinformática, biologia molecular, biossegurança, cultura de células e tecidos, engenharia genética, melhoramento genético, entre outras.

Leia também: 03 de setembro - Dia do Biólogo

Símbolos do biólogo

Observe o símbolo do biólogo.
Observe o símbolo do biólogo.

  • Pedra: A pedra que representa a profissão de Biólogo é a água-marinha.

  • Cor: A cor da profissão é azul.

  • Simbolo do biólogo (figura anterior): No símbolo, é possível observar a estrutura do DNA, que forma um espermatozoide em sua base. Esse espermatozoide está fecundando o óvulo (círculo azul) e dando origem a uma nova vida. As folhas no desenho representam a natureza, e o detalhe do espiral na folha representa a evolução e o progresso.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

A Biologia é uma área complexa que se destina ao estudo dos seres vivos.
A Biologia é uma área complexa que se destina ao estudo dos seres vivos.

Listagem de Artigos

Lista de Exercícios
Questão 1

Quais são os principais componentes químicos dos seres vivos?

Questão 2

Em Biologia, as definições são muito importantes para o entendimento do estudo da vida. Por isso devemos saber como se organiza a vida, suas diferentes definições e sua hierarquia. Explique.

Ver resposta

Canais Biologia

artigos Biologia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola