Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Biologia

Biologia é uma ciência que se preocupa com o estudo da vida nas suas mais variadas formas e níveis. O profissional dessa área é denominado biólogo.

A Biologia é uma área complexa que se destina ao estudo dos seres vivos.
A Biologia é uma área complexa que se destina ao estudo dos seres vivos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A Biologia é uma ciência que estuda a vida em seus mais variados aspectos, importando-se em compreender, por exemplo, o funcionamento dos organismos vivos, a relação desses seres com o meio e seu processo de evolução. Devido a sua complexidade, a Biologia pode ser dividida em diferentes subáreas, como Biologia Celular, Ecologia, Paleontologia, Anatomia, Fisiologia e Evolução.

Tópicos deste artigo

Significado

O termo biologia vem dos termos gregos bios, que significa vida, e logos, que significa estudo. Desse modo, podemos dizer que o termo biologia significa o estudo da vida.

O que estuda?

Como o próprio nome indica, a Biologia estuda a vida. Seu estudo engloba desde organismos microscópicos até os maiores seres vivos do planeta, analisando-os nos diferentes níveis. Na Biologia, o estudo dos seres vivos realiza-se desde o nível molecular até as interações que ocorrem entre as diferentes espécies do planeta.

Na Biologia, os organismos são estudados em vários níveis. Ao estudar-se uma planta, por exemplo, pode-se analisar sua morfologia, anatomia etc.
Na Biologia, os organismos são estudados em vários níveis. Ao estudar-se uma planta, por exemplo, pode-se analisar sua morfologia, anatomia etc.

Ao aprofundarmo-nos nessa ciência, compreendemos melhor como é e como funciona o corpo dos seres vivos, incluindo o nosso, e também percebemos melhor como os seres vivos interagem uns com os outros e com o meio em que vivem. Somos capazes, ainda, de perceber como as mudanças surgiram ao longo do tempo, como elas favoreceram a sobrevivência das espécies e como os mecanismos evolutivos ainda atuam nos dias atuais.

O estudo da Biologia é extremamente importante, pois, ao compreendermos o funcionamento dos seres vivos, podemos entender, por exemplo, como evitar e prevenir doenças. Podemos também fazer previsões sobre o impacto do ser humano sobre as outras espécies do planeta e mesmo como sua ação impacta sua própria vida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia também: Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Áreas

A Biologia é uma ciência complexa e que apresenta uma série de áreas de estudo. A seguir, veremos algumas dessas e uma explicação simplificada a respeito do objeto de estudo de cada uma delas:

A Evolução é uma área da Biologia que nos permite compreender melhor como os organismos mudaram ao longo do tempo.
A Evolução é uma área da Biologia que nos permite compreender melhor como os organismos mudaram ao longo do tempo.

  • Anatomia: tem como objeto de estudo a estrutura dos seres vivos.

  • Biofísica: enfoca os processos físicos que acontecem nos seres vivos.

  • Biologia Celular: é relacionada com o estudo das células.

  • Biologia Molecular: tem como objeto de estudo as interações bioquímicas que ocorrem nas células.

  • Bioquímica: é responsável por estudar as reações químicas que ocorrem nos organismos vivos.

  • Botânica: tem como objeto de estudo as plantas.

  • Ecologia: é responsável por estudar a interação dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.

  • Embriologia: estuda o desenvolvimento embrionário dos seres vivos.

  • Evolução: preocupa-se em conhecer e compreender as mudanças que ocorrem nos seres vivos ao longo do tempo.

  • Ficologia: tem como objeto de estudo as algas.

  • Fisiologia: estuda o funcionamento do corpo dos seres vivos.

  • Genética: tem como objetivo estudar os mecanismos da hereditariedade.

  • Histologia: estuda os tecidos.

  • Imunologia: estuda o sistema imunológico.

  • Microbiologia: estuda os micro-organismos, tais como os vírus e bactérias.

  • Zoologia: tem por objetivo estudar os animais.

Leia também: Conceitos da Biologia que não devemos confundir no Enem

Curso

O curso de Ciências Biológicas, também encontrado pela denominação Biologia ou Ciências- Biologia, é o curso adequado para aqueles que pretendem ser biólogos. O curso é oferecido na modalidade de bacharelado e licenciatura e dura, em média, quatro anos (oito semestres).

Na modalidade de licenciatura, o futuro profissional terá contato com as matérias da Biologia e também com matérias voltadas à Educação, como práticas de ensino, políticas educacionais e didática. Ao final do curso, o profissional estará apto a ministrar aulas de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Médio, respectivamente. É importante deixar claro que o licenciado pode registrar-se no Conselho de Biologia de sua região e atuar como biólogo.

Após finalizar um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, o profissional está apto a ministrar aulas no Ensino Médio e Fundamental.
Após finalizar um curso de licenciatura em Ciências Biológicas, o profissional está apto a ministrar aulas no Ensino Médio e Fundamental.

Na modalidade do bacharelado, o futuro profissional não estudará matérias voltadas à Educação, não ficando apto, ao final do curso, a atuar como professor do Ensino Médio e Fundamental. No final do curso, esse profissional poderá atuar como biólogo. Entretanto, sua atuação só poderá ser realizada após o registro no Conselho de Biologia de sua região.

Nas duas modalidades do curso, o futuro profissional estudará disciplinas voltadas para a área de atuação do biólogo. A grade varia de uma instituição para outra, entretanto, a maioria das instituições de ensino oferece as seguintes disciplinas: Anatomia Humana; Anatomia Comparada; Bioestatística; Biofísica; Biologia Celular; Biologia Molecular; Bioquímica; Botânica; Ecologia; Embriologia; Estatística; Evolução; Física; Fisiologia Animal; Fisiologia Vegetal; Genética; Geologia; Histologia; Imunologia; Microbiologia; Morfologia Vegetal; Paleontologia; Parasitologia; Sistemática Vegetal; e Zoologia de Invertebrados e Vertebrados.

Para atuar como biólogo, é fundamental que o profissional, após concluir seu curso, registre-se no Conselho Regional de Biologia da sua região. De acordo com o Conselho, o profissional poderá atuar nas áreas de:

O biólogo poderá atuar, por exemplo, na área de análises clínicas.
O biólogo poderá atuar, por exemplo, na área de análises clínicas.

  • Meio Ambiente e Biodiversidade: O profissional poderá atuar em várias subáreas, como bioética, controle de vetores e pragas, ecoturismo, educação ambiental, gestão ambiental, licenciamento ambiental, saneamento básico, mudanças climáticas, entre outras.

  • Saúde: O profissional poderá atuar em aconselhamento genético, análises clínicas, bioética, saúde pública, reprodução humana assistida, perícia e biologia forense, entre outras.

  • Biotecnologia e produção: O biólogo poderá atuar nas áreas de bioinformática, biologia molecular, biossegurança, cultura de células e tecidos, engenharia genética, melhoramento genético, entre outras.

Leia também: 03 de setembro - Dia do Biólogo

Observe o símbolo do biólogo.
Observe o símbolo do biólogo.

  • Pedra: A pedra que representa a profissão de Biólogo é a água-marinha.

  • Cor: A cor da profissão é azul.

  • Simbolo do biólogo (figura anterior): No símbolo, é possível observar a estrutura do DNA, que forma um espermatozoide em sua base. Esse espermatozoide está fecundando o óvulo (círculo azul) e dando origem a uma nova vida. As folhas no desenho representam a natureza, e o detalhe do espiral na folha representa a evolução e o progresso.


Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Biologia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia. Acesso em 01 de julho de 2022.

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

Quais são os principais componentes químicos dos seres vivos?

Exercício 2

Em Biologia, as definições são muito importantes para o entendimento do estudo da vida. Por isso devemos saber como se organiza a vida, suas diferentes definições e sua hierarquia. Explique.

Canais Biologia


Artigos Biologia


Biologia

Botânica

Você sabe o que é Botânica? Clique e entenda o que é essa área, conheça suas principais subdivisões e aprenda um pouco mais sobre os vegetais.

Indivíduos de uma mesma espécie são capazes de se reproduzir
Biologia

Conceito biológico de espécie

Conheça o conceito biológico de espécie proposto por Mayr e entenda quais são as principais falhas apresentadas por esse importante conceito.

Estudar Biologia fica mais fácil quando conhecemos os principais conceitos!
Biologia

Conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem

Clique aqui e veja importantes conceitos de Biologia que não devemos confundir no Enem!

Depressão: um estado vazio, situação de refúgio e isolamento
Biologia

Depressão

Entenda a explicação biológica para esta doença, conhecida como o mal do século 21.

Ao estudar, lembre-se sempre de estar atento aos acontecimentos atuais
Biologia

Ecologia nas provas do Enem

Descubra como a Ecologia é cobrada nas provas do Enem e amplie seus conhecimentos sobre um dos temas mais recorrentes em provas de Biologia.

As glândulas sebáceas são responsáveis por produzir o sebo
Biologia

Glândulas sebáceas

Saiba mais sobre as glândulas sebáceas, estruturas responsáveis pela produção de sebo.

Biologia

Glossário de Biologia

Achou uma palavra ou termo desconhecido? Esclareça suas dúvidas aqui!

Jojo, conhecido como o Garoto com Cara de Cachorro, era um rapaz russo que possuía hipertricose. (Foto: Charles Eisenmann)
Biologia

Hipertricose lanuginosa congênita

Aprenda mais sobre a hipertricose lanuginosa congênita, uma doença extremamente rara.

Excesso de pelos em razão do hirsutismo
Biologia

Hirsutismo

Entenda o que é hirsutismo, suas causas, diagnóstico e tratamento.

Biologia

Ibama

Você já ouviu falar do Ibama? Conhece sua importância? Clique aqui e conheça mais sobre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Biologia

Níveis de organização em biologia

Você conhece os níveis de organização em biologia? Clique aqui e conheça mais sobre os diferentes níveis em que a vida pode ser estudada.

Na hora de estudar para o Enem, lembre-se dos pontos mais importantes da Biologia
Biologia

Os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem

Conheça os 5 temas de Biologia mais cobrados no Enem e verifique, por meio da resolução de questões, o que você sabe sobre eles.

Biologia

Peixes

Clique aqui e conheça as características dos peixes e suas adaptações ao meio aquático. Saiba a diferença entre peixes cartilaginosos e ósseos.

O domínio Archaea inclui organismos extremófilos, ou seja, que vivem em ambientes extremos, como em rios ácidos
Biologia

Três domínios

Entenda a classificação dos três domínios e aprenda a diferença entre Archaea, Bacteria e Eukarya.

Os anti-inflamatórios podem ser perigosos
Biologia

Uso de anti-inflamatórios

Compreenda o que são e os riscos que a má administração de anti-inflamatórios pode causar.

Estude agora


Viúva Negra: o contexto sociopolítico da criação da personagem

Uma das mais importantes peças dos Vingadores, a Viúva Negra (apresentada primeiramente na pele da personagem Natasha...

10 anos da Guerra Civil Síria

Assista a nossa videoaula para conhecer a história dos 10 anos da Guerra Civil Síria. Confira também no nosso canal...