PUBLICIDADE
A amplitude térmica é uma expressão utilizada para indicar a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante certo período. Ela pode ser diária, mensal ou anual. É um conceito frequentemente utilizado para comparar diferentes tipos de clima.
Cálculo da amplitude térmica
Como dissemos, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região em um determinado período de tempo, que pode ser um dia, um mês ou um ano. Sendo assim, temos que:
-
AT = amplitude térmica;
-
T = temperatura máxima;
-
t = temperatura mínima.
Tomemos como exemplo o climograma da cidade de Atenas na Grécia* para entender a diferença entre amplitude térmica anual, mensal e diária.
-
Amplitude térmica anual: é obtida a partir da diferença entre a maior temperatura máxima do ano e a menor temperatura mínima do ano.
No caso do climograma da cidade de Atenas, a maior temperatura mínima foi registrada em janeiro (5,2°C) e a maior temperatura máxima em julho (33,5°C).
AP = T – t
AP= 33,5 °C – 5,2 °C
AP = 28,3 °C
Portanto, a amplitude térmica anual da cidade de Atenas é de 28,3°C.
-
Amplitude térmica mensal: é obtida a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês e a média da temperatura mínima desse mesmo mês.
No mês de julho, na cidade de Atenas, a temperatura máxima teve média de 33,5°C e a média da temperatura mínima nesse mesmo mês foi de 20,8°C. Portanto, a amplitude térmica mensal de agosto (AP = T - t) na cidade de Atenas é de 12,7°C, ou seja, a temperatura variou 10,6°C durante o mês de agosto.
-
Amplitude térmica diária: é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.
Na cidade de Atenas, no dia 12 de janeiro de 2017, a temperatura máxima foi de 13°C e a temperatura mínima foi de 6°C. Portanto, a amplitude térmica diária (AP = T - t) da cidade do Atenas no dia 12 de janeiro de 2017 foi de 7°C.
Fatores que influenciam a amplitude térmica
A amplitude térmica varia de acordo com os diferentes tipos climáticos existentes no planeta. O clima mediterrâneo, por exemplo, que é o típico da cidade de Atenas, tem amplitude térmica anual acima de 30 °C, pois apresenta verões quentes e invernos frios. Já o clima equatorial possui temperaturas altas durante todo o ano, e sua variação é pequena, pois sua amplitude térmica não costuma ultrapassar os 5°C.
Existem muitos fatores, naturais e antrópicos, que podem influenciar a amplitude térmica de um determinado lugar. Vejamos:
* Fonte - IPMA
Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia