Whatsapp

Amplitude térmica

Geografia

Para compreender as características e as variações de um determinado clima, é importante conhecer alguns conceitos, como o de amplitude térmica.
PUBLICIDADE

A amplitude térmica é uma expressão utilizada para indicar a diferença entre a temperatura máxima e mínima registradas em um mesmo lugar durante certo período. Ela pode ser diária, mensal ou anual. É um conceito frequentemente utilizado para comparar diferentes tipos de clima.

Cálculo da amplitude térmica

Como dissemos, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região em um determinado período de tempo, que pode ser um dia, um mês ou um ano. Sendo assim, temos que:

  • AT = amplitude térmica;

  • T = temperatura máxima;

  • t = temperatura mínima.

Tomemos como exemplo o climograma da cidade de Atenas na Grécia* para entender a diferença entre amplitude térmica anual, mensal e diária.

  • Amplitude térmica anual: é obtida a partir da diferença entre a maior temperatura máxima do ano e a menor temperatura mínima do ano.

No caso do climograma da cidade de Atenas, a maior temperatura mínima foi registrada em janeiro (5,2°C) e a maior temperatura máxima em julho (33,5°C).

AP = T – t

AP= 33,5 °C – 5,2 °C

AP = 28,3 °C

Portanto, a amplitude térmica anual da cidade de Atenas é de 28,3°C.

  • Amplitude térmica mensal: é obtida a partir do cálculo da diferença entre a média da temperatura máxima registrada no mês e a média da temperatura mínima desse mesmo mês.

No mês de julho, na cidade de Atenas, a temperatura máxima teve média de 33,5°C e a média da temperatura mínima nesse mesmo mês foi de 20,8°C. Portanto, a amplitude térmica mensal de agosto (AP = T - t) na cidade de Atenas é de 12,7°C, ou seja, a temperatura variou 10,6°C durante o mês de agosto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Amplitude térmica diária: é calculada a partir da diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas naquele dia.

Na cidade de Atenas, no dia 12 de janeiro de 2017, a temperatura máxima foi de 13°C e a temperatura mínima foi de 6°C. Portanto, a amplitude térmica diária (AP = T - t) da cidade do Atenas no dia 12 de janeiro de 2017 foi de 7°C.

Fatores que influenciam a amplitude térmica

A amplitude térmica varia de acordo com os diferentes tipos climáticos existentes no planeta. O clima mediterrâneo, por exemplo, que é o típico da cidade de Atenas, tem amplitude térmica anual acima de 30 °C, pois apresenta verões quentes e invernos frios. Já o clima equatorial possui temperaturas altas durante todo o ano, e sua variação é pequena, pois sua amplitude térmica não costuma ultrapassar os 5°C.

Existem muitos fatores, naturais e antrópicos, que podem influenciar a amplitude térmica de um determinado lugar. Vejamos:

* Fonte - IPMA


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região
Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima de uma região

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Amplitude térmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/amplitude-termica.htm. Acesso em 25 de fevereiro de 2021.

Artigos Relacionados
Clique aqui e aprenda o que é umidade do ar e qual sua importância!
Pressão Atmosférica, relação entre a força exercida em uma dada superfície, regiões de grande altitude, menor quantidade de partículas de ar por unidade de volume, Bolívia, China, Colômbia, Equador, Estados Unidos.
Você sabe quais são os principais tipos de climas do mundo? Clique aqui para conhecer suas características!
Clique aqui e conheça qual é a relação entre vegetação, clima e solo!
Você sabe como descrever a relação entre altitude e o clima? Leia e aprenda!
A diferença entre fatores e elementos climáticos e os seus principais tipos.
Qual é a relação entre a natureza e a ação humana? Como a utilização das diferentes técnicas produz o espaço geográfico? Clique e confira!
Entenda o que é a umidade relativa do ar e qual é a sua especificidade em relação ao conceito geral de umidade atmosférica.
Entenda como se estabelece a relação entre a latitude e o clima e como isso interfere nas temperaturas de todo o planeta.