Topo
pesquisar

Bacias Sedimentares

Geografia

A formação de bacias sedimentares está diretamente ligada ao processo de transporte e deposição de sedimentos, que são partículas de rochas.
PUBLICIDADE

As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares. Essa composição estrutural é importante por tornar possível a formação de fósseis e combustíveis como o petróleo e o gás natural.

Quando as rochas se desgastam em função da ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, elas dão origem aos sedimentos. Um exemplo de sedimento é a areia da praia, formada a partir do desgaste das rochas litorâneas pela água do mar. Outro exemplo é o pó que se forma a partir do desgaste de rochas pela ação da água das chuvas e dos ventos.

Esses sedimentos são “carregados” pelas movimentações do ar e, principalmente, pela água, tanto dos rios quanto das chuvas. Assim, pela força da gravidade, eles tendem a ser levados para as áreas mais baixas e acumularem-se ali, geralmente em regiões oceânicas.

Então, com o passar dos milhões de anos, esses sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos por mais e mais conjuntos de novos sedimentos, que vão exercendo um “peso” cada vez maior. Assim, as camadas mais inferiores vão sendo “esmagadas” por uma pressão que está sempre aumentando, fazendo com que as partículas de rochas unam-se, formando as rochas sedimentares.

À medida que esse processo vai se repetindo ao longo das eras geológicas, mais e mais camadas de rochas sedimentares vão se formando. Quando elas ocupam grandes áreas e significativas profundidades, temos a formação das bacias sedimentares. Confira o esquema explicativo a seguir:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esquema explicativo do processo de formação das bacias sedimentares
Esquema explicativo do processo de formação das bacias sedimentares

Após ou durante a ocorrência desse longo e lento processo, a movimentação das placas tectônicas pode ser responsável por levar as áreas dessas bacias sedimentares para regiões continentais. Isso ocorre porque o planeta está em constante transformação, de forma que áreas que hoje são oceânicas podem daqui a milhões de anos transformarem-se em serras ou até desertos.

A formação de combustíveis e objetos fósseis

Durante esse processo de sobreposição de camadas de sedimentos, é comum que alguns restos orgânicos de animais sejam eventualmente “enterrados”. Assim, eles acabam ficando entre uma camada e outra, de forma que, dependendo das condições de temperatura e pressão, poderão dar origem aos fósseis. Em alguns casos, os restos de animais e plantas podem sofrer uma força tão forte que podem acabar “derretendo” ou, mais precisamente, litificando-se. Esse processo dá origem aos combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural.

É importante, portanto, compreender corretamente o processo de formação e transformação das bacias sedimentares, pois elas guardam uma zona de interesse que vai desde o campo científico (permitindo-nos estudar o passado da terra) até o campo econômico, através da extração de minérios e hidrocarbonetos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

As rochas das bacias sedimentares organizam-se em camadas
As rochas das bacias sedimentares organizam-se em camadas

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Bacias Sedimentares"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bacias-sedimentares.htm. Acesso em 22 de setembro de 2019.

Lista de Exercícios
Questão 1

As bacias sedimentares são estruturas geológicas importantes do ponto de vista econômico e ambiental. A respeito dessas formações, avalie as proposições a seguir:

I) Nas bacias sedimentares, é comum a formação de minerais de importante valor econômico, como o granito, a ardósia e gnaisse, muito utilizados na decoração e construção civil.

II) As bacias sedimentares formam-se em áreas de depressão relativa ou absoluta e são resultantes do acúmulo de sedimentos.

III) A composição estrutural das bacias sedimentares possibilita a formação de fósseis e combustíveis como o petróleo e o gás natural.

IV) A formação das bacias sedimentares resulta do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), que forma várias camadas de rochas e matéria orgânica.

V) As bacias sedimentares são formações recentes. O acúmulo de material e a formação de rochas sedimentares podem ocorrer em algumas décadas, dependendo dos processos de intemperismo e deposição de materiais.

Assinale a alternativa correta:

a) F, V, V, V, F

b) V, V, F, V, F

c) F, V, F, V, V

d) V, V, F, V, F

e) V, F, V, F, V

Questão 2

Estrutura geológica é a classificação da litosfera terrestre conforme as suas diferentes origens e as composições de suas rochas. Por seus processos formativos, as estruturas geológicas com condições mais favoráveis à formação de combustíveis fósseis são:

a) os dobramentos antigos

b) os maciços antigos

c) as plataformas cristalinas

d) as bacias sedimentares

e) os dobramentos modernos

Mais Questões
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola