Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Clima tropical

O clima tropical é caracterizado pelas altas temperaturas e pela alternância entre uma estação seca e outra estação chuvosa. Está presente nas áreas de média e baixa latitude.

Paisagem típica do clima tropical: praia, céu azul e Sol.
O clima tropical é caracterizado pelas altas temperaturas e pela alternância entre as estações seca e chuvosa.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Clima tropical é um tipo de clima que está presente na zona intertropical do planeta Terra, situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. O clima tropical apresenta uma grande abrangência territorial e diversos tipos de subclimas que são derivados da atuação de diferentes fatores climáticos, como é o caso do Brasil, em que se identifica seis variações desse clima. Em geral, o clima tropical é caracterizado pelas temperaturas médias elevadas e pela alternância entre uma estação seca e a outra estação chuvosa.

Leia também: Quais são os tipos de vegetação do Brasil?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre clima tropical

  • O clima tropical acontece na zona intertropical do planeta, entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. São áreas de média e baixa latitude.

  • Apresenta temperatura média elevada durante o ano, com baixa amplitude térmica anual.

  • Identifica-se a ocorrência de duas estações do ano no clima tropical: uma quente e chuvosa e outra fria (ou amena) e seca.

  • O volume anual de chuvas é de aproximadamente 1500 mm.

  • A vegetação do clima tropical é muito diversa e varia conforme a temperatura e a disponibilidade hídrica. Ela pode ser formada por florestas tropicais, campos e savanas, que no Brasil correspondem ao Cerrado e à Caatinga.

  • A zona intertropical do planeta concentra uma de suas maiores biodiversidades animais, reunindo milhares de espécies de mamíferos, aves, répteis, insetos, peixes e anfíbios.

  • Somente no território brasileiro existem cinco subtipos do clima tropical: úmido, úmido e seco, atlântico, de altitude e semiárido.

O que é clima tropical?

Clima tropical é um tipo de clima que ocorre nas regiões de média latitude do planeta Terra, mais precisamente naquelas áreas localizadas entre os trópicos de Câncer (23°27’ N) e de Capricórnio (23°27’ S). Esse intervalo latitudinal é conhecido como zona intertropical.

Embora suas características sejam bem definidas em todos os locais de ocorrência, o clima tropical apresenta uma ampla diversidade, que depende da preponderância dos diferentes fatores climáticos das áreas onde está presente, como continentalidade e maritimidade, altitude, massas de ar e correntes marítimas atuantes, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do clima tropical

O clima tropical é caracterizado pelas temperaturas médias elevadas durante o ano, ficando entre 24 e 25 °C. A amplitude térmica anual é baixa, o que significa que há uma pequena diferença de temperatura entre o período mais quente e o período mais frio. Isso se deve à área de ocorrência dos climas tropicais, que recebem uma significativa quantidade de calor proveniente do Sol durante o ano.

Identificam-se duas estações do ano nas áreas de clima tropical. Uma delas é quente e chuvosa e pode ser classificada como o verão. Em algumas localidades, as temperaturas podem superar os 30 °C, enquanto boa parte do volume total de chuvas se acumula nos meses correspondentes. A estação seca tende a ser mais longa e duradoura. O inverno é a estação mais curta, marcada por tempo seco e temperaturas amenas, com mínimas entre 20 e 15 °C.

A pluviosidade anual, isto é, o volume total de chuvas que é registrado no período de um ano, é bastante variável. O total acumulado fica em torno de 1500 mm, havendo áreas mais secas que registram máximas de até 750 mm todos os anos e outras que podem receber de 2500 mm a 3000 mm de precipitação na forma de chuva.

Como adiantamos, no entanto, o clima tropical ocorre em diversas localidades situadas mais próximas ou mais distantes do oceano, com terrenos de feições e altitudes distintas, o que condiciona variações na maneira como os elementos do clima tropical se comportam. Em função disso, o clima tropical é subdividido em categorias, que estudaremos mais à frente.

Leia também: Influência da altitude sobre o clima

Vegetação do clima tropical

O clima tropical apresenta diversos subclimas marcados pela maior ou menor disponibilidade hídrica, decorrente da alternância entre estações, e temperaturas que podem ser elevadas ou amenas, como no caso do clima tropical de altitude. Em função disso, existe uma grande variedade de coberturas vegetais e biomas que se desenvolvem nas áreas de domínio do clima tropical.

Entre as principais formações vegetais do clima tropical estão:

  • florestas tropicais, como as florestas ombrófilas (densa, mista ou aberta) e as florestas estacionais (semidecíduas ou decíduas), presentes nas regiões de maior umidade;

  • campos abertos e savanas, presentes em regiões onde há climas mais quentes e com menor teor de umidade. No caso do clima tropical brasileiro, as savanas compreendem os biomas do Cerrado e da Caatinga.

Vista da Mata Atlântica, um exemplo de floresta tropical.
A Mata Atlântica é um exemplo de floresta tropical presente no Brasil.

Fauna do clima tropical

Assim como a vegetação, a fauna do clima tropical é muito diversa e varia conforme a predominância dos biomas, que constituem diferentes hábitats. O que se pode constatar é que a zona intertropical do planeta Terra concentra a sua maior biodiversidade em termos de espécies e indivíduos, especialmente quando levamos em consideração também as florestas equatoriais, que ocorrem em uma variação do clima tropical.

Entre os animais que são encontrados nos mais diversos biomas de clima tropical estão diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, répteis e insetos. Alguns deles são:

Arara
As araras são animais de clima tropical.

Clima tropical do Brasil

Tendo em vista que a maior parcela do território brasileiro está inserida na zona intertropical do planeta Terra, o clima tropical é predominante no país. Em decorrência da atuação de diferentes fatores climáticos, esse clima se encontra dividido em diversos subclimas, que abrangem todas as regiões brasileiras, com exceção do Sul.

Descrevemos abaixo os principais subclimas que caracterizam o clima tropical do Brasil.

  • Clima tropical de altitude: presente nos planaltos e terrenos de maior altitude da região Sudeste. Caracterizado por temperaturas amenas com médias entre 15 °C e 22 °C. Os verões são frescos e chuvosos, enquanto os invernos são secos e frios, com possível formação de geada. A precipitação anual é de 1500 mm.

  • Clima tropical úmido e seco (ou tropical): também conhecido como tropical típico, estende-se pelo Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais, no Sudeste, parte do Nordeste e o noroeste do Paraná. É marcado pela presença de uma estação quente e chuvosa, o verão, e a outra mais fria e seca. As temperaturas variam entre 18 °C e 27 °C, com precipitação anual de até 1500 mm.

  • Clima tropical úmido (ou equatorial): presente em estados onde predomina o bioma Amazônia. Caracterizado por temperaturas elevadas, baixa amplitude térmica anual e umidade do ar muito alta, ficando em torno de 60% a 70%. As chuvas são abundantes e bem distribuídas durante o ano, não sendo possível fazer distinção entre as quatro estações.

  • Clima tropical semiárido: presente na região Nordeste, mais precisamente no leste do Piauí, norte da Bahia, sudoeste do Ceará e parte do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. É marcado pelas altas temperaturas e baixa umidade do ar, com a presença de uma longa estação quente e seca e uma breve estação chuvosa. Os volumes de chuva não superam os 750 mm, e geralmente a precipitação do ano todo ocorre em um breve espaço de tempo.

  • Clima tropical atlântico: presente no litoral leste do Brasil. Caracteriza-se pela elevada umidade do ar, condicionada pela proximidade do mar (maritimidade), o que resulta em alto índice pluviométrico que chega a 2000 mm anuais. As temperaturas variam de amenas a quentes, e a amplitude térmica anual é baixa.

Confira no nosso podcast: O que eu preciso saber sobre os fatores climáticos

Clima tropical no mundo

O clima tropical se distribui por toda a região central do planeta Terra, abrangendo os países e regiões de média latitude da zona intertropical. Como é possível observar no mapa da figura a seguir, o clima tropical é característico das seguintes localidades:

Mapa com distribuição do clima tropical pelo mundo.[1]
Mapa com distribuição do clima tropical pelo mundo.[1]
  • América Central e parcelas central e norte da América do Sul;

  • regiões da África Central, Ocidental e Oriental, compreendendo as ilhas e territórios banhados pelo oceano Índico;

  • Sul e Sudeste da Ásia, onde a dinâmica do clima tropical é dada pelo regime de monções (nessas áreas, recebe o nome de clima tropical de monções);

  • norte da Austrália e outras ilhas da Oceania e do Pacífico Sul, principalmente.

Zonas do clima tropical

O clima tropical se desenvolve na zona intertropical do planeta Terra. Essa zona térmica é assim chamada por estar situada entre dois paralelos notáveis, que são os trópicos de Câncer, no Hemisfério Norte, e de Capricórnio, no Hemisfério Sul. Dessa forma, as zonas de clima tropical se estendem da latitude 23°27’ N até a latitude 23°27’ S.

É importante lembrarmos que o formato da Terra e a incidência diferencial dos raios solares sobre a superfície cria um padrão desigual de distribuição de calor pelo planeta, formando assim as suas zonas térmicas.

A zona do clima tropical é atingida quase perpendicularmente pelos raios do Sol durante todo o ano, o que a torna a região mais quente da Terra, onde se desenvolvem climas como o tropical e o equatorial (ou tropical úmido). A maior proporção de água com relação às terras emersas nessa região proporciona ainda a retenção de calor por maior tempo, o que também influencia no padrão de distribuição climática.

Créditos da imagem

[1] Wikimedia Commons (reprodução)

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Clima tropical"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-tropical.htm. Acesso em 19 de junho de 2024.

De estudante para estudante