Topo
pesquisar

Clima tropical

Geografia

O clima tropical, como o próprio nome indica, é encontrado em regiões de médias latitudes, entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer, portanto, na zona intertropical.
PUBLICIDADE

As regiões de clima tropical estão localizadas, como o próprio nome sugere, na faixa intertropical, isto é, entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. As extensas áreas onde esse clima está presente apresentam paisagens variadas. Além disso, há uma variação significativa da ocorrência de chuvas no decorrer do ano.

Características

Os locais que estão sob o clima tropical sofrem influência de massas de ar quentes – tropicais e equatoriais – durante todo o ano. Ao contrário de outros tipos de clima, as estações do ano resumem-se a duas: uma mais chuvosa e quente no verão e outra mais seca no inverno. Embora habitualmente se utilize a denominação “verão” e “inverno”, essas estações são ampliadas e abarcam os meses de primavera e outono.

Uma característica marcante do clima tropical é a existência de duas estações do ano, uma seca e outra chuvosa
Uma característica marcante do clima tropical é a existência de duas estações do ano, uma seca e outra chuvosa

Em geral, os índices pluviométricos (média da quantidade de chuvas) variam entre 2000 mm e 3000 mm anuais. No entanto, a distribuição das chuvas no decorrer do ano não é uniforme.

As temperaturas mantêm-se elevadas quase o ano todo, com médias térmicas em torno de 26 °C e baixa amplitude térmica anual. A diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima tem pequena variação durante o ano. Observe o climograma de Goiânia:

O clima tropical possui duas “estações” do ano: um período chuvoso e outro de estiagem *
O clima tropical possui duas “estações” do ano: um período chuvoso e outro de estiagem *

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em razão das altas temperaturas e da intensa pluviosidade anual, a vegetação típica do clima tropical é, em geral, formada por florestas de alta densidade com formas densas e exuberantes, como a Floresta Amazônica. A chamada Floresta tropical está presente em regiões com rica biodiversidade.

Outra característica das regiões de clima tropical é uma vasta rede hidrográfica, com rios caudalosos e perenes que são reabastecidos constantemente pelas chuvas.

Localização

No Brasil, o Clima tropical está presente em boa parte do território, especialmente nos estados da porção central do país, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins e outros.

No mundo, o clima tropical é encontrado em diversos países ao longo da zona intertropical. Vejamos:

  • No sudeste da Ásia, em países como Sri Lanka, Tailândia, Malásia, Sumatra, Singapura, Sul da Índia e parte da Indonésia;

  • Na porção central da África, nos países Costa do Marfim, Libéria, Guiné Equatorial, Gabão, República do Congo, República Democrática do Congo, Zaire, Quênia, Angola e Uganda;

  • Na América do Sul e na América Central, o clima tropical pode ser encontrado em países como Venezuela, Bolívia, Peru, Equador, Guiana Francesa, Costa Rica, Cuba, Nicarágua, Honduras, República Dominicana, Haiti, Porto Rico e Belize;

  • Na Oceania, a porção norte da Austrália apresenta clima tropical, além de uma parte de Papua Nova-Guiné e outras ilhas menores.

* Fonte - IPMA


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Nas regiões de clima tropical, a paisagem sofre modificações no decorrer do ano
Nas regiões de clima tropical, a paisagem sofre modificações no decorrer do ano

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Amarolina. "Clima tropical"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/clima-tropical.htm. Acesso em 23 de outubro de 2019.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Brasil Escola