Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Elementos climáticos

Os elementos climáticos são os aspectos que caracterizam um determinado tipo de clima. Dentre os principais elementos do clima estão: temperatura, umidade, pressão e radiação.

Arco-íris e raio sobre nuvem encobrindo parte do Sol, em referência aos elementos climáticos.
Os elementos climáticos são as características próprias do clima: temperatura, umidade, pressão atmosférica e radiação solar.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que definem o clima. Cada tipo climático pode ser descrito por meio de um conjunto de características particulares que correspondem aos elementos daquele clima. São quatro os principais elementos formadores de um clima:

  • temperatura;

  • umidade;

  • pressão atmosférica;

  • radiação solar.

Por meio desses aspectos é possível determinar com maior grau de precisão um tipo de clima e estabelecer comparativos com outras ocorrências climáticas, por isso a sua importância.

Leia também: Quais são os climas presentes no Brasil?

Tópicos deste artigo

Resumo sobre elementos climáticos

  • Elementos climáticos são as grandezas atmosféricas que caracterizam o clima.

  • Os principais elementos climáticos são: temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica e radiação solar.

  • São importantes porque é por meio da análise prolongada do conjunto de elementos que conseguimos determinar o clima de uma área.

  • Os elementos do clima dependem da atuação dos fatores climáticos, que são os aspectos do meio ambiente e da atmosfera que determinam o clima de uma área, como latitude, altitude, maritimidade e continentalidade e relevo.

O que é clima?

Clima pode ser definido como a sucessão de tempos atmosféricos observada em uma determinada localidade por um longo período. Para a definição precisa do clima de uma região, esse tempo de análise deve ser de pelo menos 30 anos. São realizados registros diários das grandezas atmosféricas para, decorrido o intervalo necessário, a caracterização do clima. O conjunto de grandezas atmosféricas que caracterizam um tipo climático é conhecido como elementos do clima.

O que são elementos climáticos?

Os elementos climáticos, chamados também de elementos do clima, são as propriedades da atmosfera que definem um determinado tipo de clima. É por meio desses elementos que conseguimos reconhecer um clima específico e diferenciá-lo de outras ocorrências climáticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os elementos climáticos?

Um clima pode ser descrito por meio de diferentes grandezas atmosféricas, que são passíveis de medição e conferência. Existem quatro grandezas em especial que são os principais elementos definidores de um clima: temperatura, umidade, pressão e radiação. Confira, a seguir, o que é cada um deles e como atuam.

  • Temperatura: é uma grandeza física utilizada para mensurar o grau de agitação das partículas em um corpo. Pensando no clima, a temperatura reflete o calor da atmosfera em uma determinada localidade, o que é influenciado por fatores como a radiação solar e quantidade de água presente no estado de vapor. Para sabermos o padrão térmico de um tipo de clima, é preciso mensurar as temperaturas diariamente em um período de tempo determinado, geralmente de 30 anos.

    A temperatura costuma ser expressa em graus Celsius (°C), mas podemos encontrar essa medida também em Fahrenheit (°F).

Termômetro de mercúrio e céu azul ao fundo.
A temperatura mede o calor atmosférico de uma determinada localidade, e o padrão de temperaturas é o que define o clima.
  • Umidade: é uma grandeza que exprime o volume de vapor d’água em suspensão na atmosfera. O padrão de umidade de um clima é determinante para a sua pluviosidade (volume de chuvas) e para a formação de nuvens, além de influenciar na temperatura. A umidade atmosférica pode ser medida de duas maneiras:

→ Umidade absoluta: volume total de água no estado gasoso presente no ar em uma determinada localidade. Expressa em gramas por metro cúbico (g/m³).

→ Umidade relativa: relação entre a umidade absoluta do ar e a quantidade máxima de vapor d’água que a atmosfera consegue reter até que ele atinga o seu ponto de orvalho e condense. Expressa em porcentagem (%).

Vista aérea de área de florestal com formação de neblina por conta da umidade.
A umidade atmosférica reflete a quantidade de vapor d’água em suspensão na atmosfera.
  • Pressão atmosférica: o peso exercido pela coluna de ar sobre uma superfície recebe o nome de pressão atmosférica. Essa grandeza pode ser expressa em milibares (mb), hectopascal (hPa) ou em atmosfera (atm). No nível do mar, por exemplo, convencionou-se que a pressão atmosférica é de 1 atm. A pressão diminui com a altitude, razão pela qual as áreas mais elevadas apresentam menores temperaturas.

Barômetro, o medidor da pressão atmosférica.
O barômetro é o instrumento utilizado para a medição da pressão atmosférica.
  • Radiação solar: a quantidade de energia emitida pelo Sol que chega à superfície terrestre determina o clima de diferentes regiões. Os raios solares atingem com maior intensidade as áreas mais próximas do Equador, onde ficam os climas mais quentes. À medida que nos afastamos das baixas latitudes e nos aproximamos dos polos, a intensidade dos raios solares diminui e as temperaturas se tornam mais baixas, proporcionando climas temperados e frios.

Vista de céu repleto de raios solares.
A energia que é emanada do Sol é fundamental para a diferenciação dos climas no planeta Terra.

Importância dos elementos climáticos

Os elementos climáticos são importantes porque é por meio deles que conseguimos identificar um tipo de clima. Somente com a análise dos elementos do clima é que conseguimos classificar e descrever uma determinada ocorrência climática, que se distingue de outras por causa de suas características principais: temperatura, umidade, radiação solar e pressão atmosférica. Todos esses aspectos são analisados por um longo período de tempo até a distinção de um padrão, que é chamado de clima.

Leia também: Latitude e o clima — o que explica as regiões polares serem as mais frias?

Diferenças entre elementos climáticos e fatores climáticos

Os fatores climáticos atuam sobre os elementos climáticos, por isso são indispensáveis na composição das diferentes ocorrências de clima presentes no mundo. Apesar de serem codependentes, é importante saber que se tratam de conceitos distintos.

  • Elementos climáticos: aspectos próprios do clima. São as grandezas que caracterizam um clima, utilizadas na sua descrição. Como vimos, os principais elementos do clima são: temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar e radiação solar.

  • Fatores climáticos: aspectos do meio ambiente e da atmosfera que influenciam os elementos do clima e são responsáveis por definir a dinâmica climática de uma área. Os principais fatores do clima são: latitude, altitude, relevo, maritimidade e continentalidade e vegetação.

Exercícios resolvidos sobre elementos climáticos

Questão 1

(Uece 2016) Sabendo que o clima tem uma inequívoca ação dinâmica, manifesta no sistema oceano-continente-atmosfera, pode-se afirmar corretamente que alguns dos seus principais elementos formadores são:

a) relevo, vegetação e temperatura.

b) umidade, solos e hidrografia.

c) temperatura, umidade e pressão.

d) pressão, geologia e massas de ar.

Resolução: Alternativa C. Diversas grandezas atmosféricas podem ser classificadas como elementos formadores do clima. As principais delas são a temperatura, a umidade e a pressão atmosférica.

Questão 2

(Unitau 2016) Os fatores climáticos governam o clima, ao passo que os elementos climáticos o descrevem. São exemplos de fatores e de elementos do clima, respectivamente:

a) os astronômicos e a latitude.

b) a temperatura e a precipitação.

c) o relevo e a temperatura.

d) os astronômicos e o relevo.

e) a temperatura e os ventos.

Resolução: Alternativa C. Dos itens listados, o relevo e a temperatura são, nessa ordem, o fator e o elemento climático.

  • Nas alternativas A e D, somente latitude e pressão correspondem a fatores climáticos.

  • A alternativa B traz dois elementos climáticos.

  • A alternativa E traz um elemento climático e um fator climático, portanto, na ordem inversa àquela pedida pelo enunciado.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Paloma Guitarrara Licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial também pela UNICAMP. Atuo como professora de Geografia e Atualidades e redatora de textos didáticos.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Elementos climáticos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/elementos-climaticos.htm. Acesso em 05 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

As alternativas abaixo apresentam exemplos de elementos climáticos. NÃO é um desses elementos:

a) correntes marítimas

b) radiação solar

c) umidade

d) temperatura

e) pressão atmosférica

Exercício 2

Tradicionalmente, em regiões serranas, as médias termais são mais baixas, ao contrário de regiões mais baixas. Esse cenário é explicado, entre outros, pela relação entre a temperatura e a

a) latitude.

b) altitude.

c) maritimidade.

d) vegetação.

e) umidade.