Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Qual é a Idade da Terra?

Afinal, qual é a idade da Terra? A idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do urânio.

Esquema ilustrativo sobre a formação da Terra.
Esquema ilustrativo sobre a formação da Terra, cuja idade é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do urânio.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Você sabe qual é a idade da Terra? A idade da Terra é de aproximadamente 4,5 bilhões de anos, de acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico do nosso planeta. Porém, não se trata de uma medição totalmente precisa, pois a margem de erro dessa datação é estimada em 10%. Várias vezes, anteriormente, a idade da Terra foi recalculada à medida que novas evidências eram encontradas e as técnicas eram melhoradas. O que se via é que, a cada medição feita, a Terra era mais velha do que se imaginava.

Leia também: Eras geológicas — uma subdivisão do tempo geológico

Tópicos deste artigo

Como a idade da Terra é calculada?

A idade da Terra é de aproximadamente 4,5 bilhões de anos. O método utilizado para calcular a essa idade é a datação dos átomos de urânio, que se transformam em átomos de chumbo, liberando radiação. Com isso, após certo tempo, que é chamado de meia-vida, resta apenas metade desse urânio. Dessa forma, calculando a quantidade restante de urânio nas rochas mais antigas do planeta, é possível precisar a sua idade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O interessante é observar que essa datação não é realizada sobre as formações rochosas oriundas da própria Terra, mas a partir de fragmentos de meteoritos que caíram sobre o nosso planeta. Isso porque as rochas da Terra estão em constante transformação, através do ciclo das rochas, o que dificulta a precisão da medição de suas idades.

Veja também: Como era Terra primitiva?

História da humanidade em relação à história da Terra

De acordo com a medição da Terra e considerando os sucessivos períodos que marcaram as eras geológicas, podemos considerar que a história da humanidade é muito pequena em relação à história da Terra. Por esse motivo, costuma-se distinguir o tempo histórico do tempo geológico. O primeiro é sempre medido na escala dos milhares, e o segundo, na escala dos milhões e bilhões.

Para se ter uma ideia dessa diferença, se reduzirmos a história da Terra em 24 horas, os primeiros Homo sapiens teriam surgido às 23 horas, 59 minutos e 57 segundos. A história do ser humano, portanto, seria de meros 3 segundos.

Escritor do artigo
Escrito por: Rodolfo F. Alves Pena Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PENA, Rodolfo F. Alves. "Qual é a Idade da Terra?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/qual-idade-terra.htm. Acesso em 23 de julho de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


Homo sapiens

Você sabe quem são os <i>Homo sapiens</i>? Clique aqui e descubra as características dessa espécie, veja quando surgiu e como aconteceu a sua evolução.
Biologia

Chumbo (Pb)

Saiba mais sobre a história do chumbo, suas propriedades, aplicações comerciais e formas de obtenção.
Química

Eras geológicas

Leia nosso texto e entenda melhor o que são as eras geológicas. Conheça também um pouco mais dos principais eventos que caracterizam cada uma delas.
Geografia

Planeta Terra

Aprenda mais sobre o Planeta Terra. Saiba quais são suas principais características e como está dividida sua estrutura interna e externa. Veja também curiosidades.
Geografia

Por que a Lua não cai na Terra?

Você já parou para pensar por que a Lua não cai na Terra? A resposta está na Física! Clique aqui e veja!
Física

Qual é o formato da Terra?

Você sabe qual é o formato da Terra para os terraplanistas? Conheça também cinco evidências simples que comprovam a forma esférica do nosso planeta.
Curiosidades

Tempo cronológico e tempo histórico

Saiba quais sãos as diferenças entre tempo cronológico e tempo histórico e a importância disso para se entender a História e o trabalho do historiador.
História

Tempo histórico e tempo geológico

Entenda as diferenças entre tempo histórico e tempo geológico e adquira uma maior noção da amplitude dos eventos que marcaram a formação e evolução do nosso planeta!
Geografia

Terra primitiva

Entenda como era a Terra primitiva e quais as mudanças que propiciaram o surgimento das primeiras formas de vida.
Biologia

Urânio (U)

Conheça o urânio, bem como suas propriedades, características, formas de obtenção, aplicações, riscos e muito mais.
Química