PUBLICIDADE
A idade da Terra é de 4,54 bilhões de anos, segundo calculam pesquisadores. Esse número foi alcançado graças a um método denominado datação radiométrica, que faz uso do decaimento radioativo de elementos químicos para estimar a idade de elementos como rochas e minerais. Da mesma maneira, foi possível também estimar a idade do Universo e dos astros do Sistema Solar.
Leia também: Qual é o formato real da Terra: plano, redondo ou arredondado?
Tópicos deste artigo
- 1 - Resumo sobre a idade da Terra
- 2 - Qual é a idade estimada da Terra?
- 3 - Como é possível calcular a idade da Terra?
- 4 - Qual é a idade do Universo?
- 5 - Quantos anos tem o Sol?
- 6 - Quantos anos tem a Lua?
- 7 - Idade da humanidade
Resumo sobre a idade da Terra
- A Terra tem aproximadamente 4,54 bilhões de anos.
- A técnica empregada para calcular a idade da Terra é chamada de datação radiométrica.
- Por meio dessa técnica, encontrou-se a rocha e o mineral mais antigo do planeta, que têm cerca de 4,3 bilhões de anos. A partir desse dado, foi feita a estimativa da idade da Terra.
- O Universo tem idade estimada em 13,8 bilhões de anos.
- O Sol tem a mesma idade do Sistema Solar, que é de 4,6 bilhões de anos. A Lua, por sua vez, surgiu há cerca de 4,4 bilhões de anos.
- A humanidade surgiu há pouco tempo quando se analisa sob a perspectiva do tempo geológico. Sua idade é de 200.000 anos.
Qual é a idade estimada da Terra?
A idade estimada da Terra é de 4,54 bilhões de anos. Por ser um dado muito difícil de ser expresso com precisão, o cálculo inclui uma margem de erro que é de 50 milhões de anos acima ou abaixo do valor anteriormente citado.
Como é possível calcular a idade da Terra?
O cálculo da idade da Terra e de qualquer outro corpo celeste que vaga pelo espaço é uma tarefa árdua, e várias tentativas têm sido feitas pelos cientistas ao longo de mais de quatro séculos. As técnicas empregadas para a datação do planeta foram sendo refinadas com o passar do tempo e à medida que os cientistas percebiam que se basear em elementos como os sedimentos, as rochas superficiais ou até mesmo o nível dos oceanos não era tão acurado quanto parecia.
A técnica utilizada atualmente para esse tipo de cálculo complexo se baseia no decaimento radioativo de determinados elementos químicos, sendo nomeada de datação radiométrica. Mediante a aplicação dessa técnica, cientistas encontraram algumas das rochas e dos minerais mais antigos do nosso planeta, o que permitiu estimar a idade da Terra.
Algumas das rochas mais antigas do planeta Terra foram encontradas no Noroeste do Canadá, próximo do lago Great Slave. Trata-se da gnaisse acasta, cuja datação chegou a uma idade de aproximadamente 4,3 bilhões de anos. Não somente a rocha mais antiga foi identificada por meio da datação radiométrica – também o mineral mais antigo do mundo teve o seu tempo de existência mensurado por meio dessa técnica. Trata-se de cristais de silicato de zircônio encontrados na Austrália, e com idade de 4,3 bilhões de anos.
Sendo assim, com base na idade dessas rochas e minerais, e levando em consideração todo o processo de evolução do planeta Terra desde o seu surgimento, calcula-se que o nosso planeta tenha idade aproximada de 4,54 bilhões de anos.
Veja também: O que acontece se a Terra parar de girar?
Qual é a idade do Universo?
Tão complexo quanto o cálculo da idade do planeta Terra é conhecer, com o maior grau de precisão possível, a idade do Universo. A dificuldade se encontra no fato de o Universo estar se expandindo constantemente, o que dificulta o cálculo mais acurado do ponto em que as galáxias e corpos celestes se encontravam unificados.
Estima-se que o Universo tenha 13,8 bilhões de anos, mas esse número pode não ser tão exato assim. O que sabemos é que o Universo existe há menos de 14 bilhões de anos, com dados que variam entre 13,5 e 13,8 bilhões de anos.
Quantos anos tem o Sol?
A idade do Sol é equivalente àquela calculada para o Sistema Solar, que é de 4,5 bilhões de anos. Sendo a única estrela desse conjunto de planetas, o Sol e muitos outros corpos celestes nele presentes deram início ao Sistema Solar. O cálculo de sua idade é feito da mesma maneira que a estimativa da idade do planeta Terra, mediante a datação radiônica.
Quantos anos tem a Lua?
A Lua é tão antiga quanto o Sol, e sua idade se aproxima à do Sistema Solar e do planeta Terra: 4,46 bilhões de anos. Esse número foi estimado recentemente em decorrência da datação de uma amostra de cristal de zircônio, um dos mais antigos encontrados no satélite natural.
Saiba mais: Por que o homem parou de ir à Lua?
Idade da humanidade
Quando se considera a idade do planeta Terra e a escala de tempo geológico, podemos dizer que a humanidade surgiu em um período muito recente. Os primeiros Homo sapiens de que se tem registro surgiram no Leste do continente africano há 200.000 anos, no período Neógeno da era Cenozoica.
É interessante notar que existem algumas pesquisas que indicam que os seres humanos surgiram há 300.000 anos com base em algumas evidências arqueológicas, mas essa hipótese ainda continua em debate. Antes do surgimento dos Homo sapiens, havia espécies de hominídeos que passaram a habitar o planeta Terra havia cerca de 6 milhões de anos. Esses são considerados os ancestrais dos seres humanos.
Créditos da imagem
Fontes
COOPER, Keith. How old is the universe? Space, 28 ago. 2023. Disponível em: https://www.space.com/24054-how-old-is-the-universe.html.
TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. 2ª ed. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009.
TILLMAN, Nola Taylor. How old is Earth? Space, 20 ago. 2021. Disponível em: https://www.space.com/24854-how-old-is-earth.html.