Fundo Menu
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Altitude

A altitude é uma medida vertical determinada sempre em relação ao nível do mar. Ela influencia diretamente o clima de uma região e é considerada um fator climático por isso.

Vista do Monte Ama Dablam, no vale Khumbu, no Parque Nacional Sagarmatha, no Nepal.
A altitude é a distância vertical medida a partir do topo de um objeto ou de um ponto em relação ao nível do mar.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A altitude é a distância vertical entre um determinado ponto ou objeto na superfície do planeta Terra e o nível médio do mar, sendo este um referencial fixo. Trata-se de uma medida utilizada na descrição do relevo e que pode ser obtida por meio dos altímetros e também dos aparelhos GPS. O clima de uma região é diretamente influenciado pela sua altitude, que atua em conjunto com outros fatores climáticos.

Confira nosso podcast: O que eu preciso saber sobre os fatores climáticos

Tópicos deste artigo

Resumo sobre altitude

  • Altitude é a distância vertical entre qualquer ponto da superfície terrestre e a superfície do mar (nível do mar).

  • A medição da altitude é feita com o auxílio de um instrumento chamado altímetro.

  • Altitude e altura são conceitos distintos. A altura diz respeito à medida vertical do topo à base de um objeto, sem referencial fixo.

  • A altitude influencia diretamente a dinâmica climática dos lugares, sendo por isso considerada um fator do clima.

  • O território brasileiro apresenta altitudes modestas devido ao seu substrato geológico antigo, moldado pela ação dos agentes erosivos, e relativamente estável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é altitude?

A altitude pode ser definida como a distância vertical entre qualquer ponto da superfície terrestre e o nível do mar. Ela é expressa em metros, sendo uma medida muito utilizada na geomorfologia para a caracterização das diferentes formas de relevo.

Como se mede a altitude?

A medição da altitude é feita com o auxílio de um instrumento chamado altímetro. Ele pode funcionar de diferentes maneiras, sendo a mais comum delas por meio da pressão atmosférica. Nesse caso, o altímetro contém um barômetro no seu interior, formado por um compartimento que dilata ou contrai conforme a pressão do ar que o preenche. Esse movimento provoca a reação da mola e mexe o ponteiro, que indica a altitude de um lugar, em metros ou em pés.

Ilustração de um altímetro analógico.
Os altímetros podem ser digitais ou analógicos, como o da imagem, que é um altímetro muito comum em aeronaves.

O altímetro ainda pode obter informações de radares ou de sistemas de posicionamento global (GPS), que realizam a coleta de informações por meio dos satélites. Atualmente, os instrumentos modernos de localização na superfície terrestre, como o próprio GPS de navegação, já nos indicam, além das coordenadas geográficas, a altitude do ponto em que estamos.

Altitude do Brasil

O Brasil está situado em uma área de formação geológica muito antiga e relativamente estável, sem movimentos orogenéticos responsáveis pela constituição dos dobramentos modernos. Com isso, as forças exógenas são as principais modeladoras do relevo brasileiro, predominando processos de erosão e deposição de sedimentos.

Desse modo, planaltos, planícies e depressões são as três principais formas de relevo observadas no território, com a maior parte dos terrenos apresentando altitudes modestas que variam entre 200 e 600 metros acima do nível do mar.

Apesar disso, o ponto de maior altitude do Brasil é o Pico da Neblina, que possui 2995,3 metros de altitude e está localizado no estado do Amazonas, na região Norte do país, próximo da fronteira com a Venezuela. Ele está inserido na unidade dos planaltos residuais norte-amazônicos. Além disso, a cidade de maior altitude do país é Campos do Jordão, no estado de São Paulo, situada a 1628 metros acima do nível do mar.

Junto de Campos do Jordão, integram a lista de cidades mais altas do Brasil:

  • Camanducaia (Minas Gerais): 1554 metros;

  • Senador Amaral (Minas Gerais): 1505 metros;

  • Urupema (Santa Catarina): 1425 metros;

  • Bom Repouso (Minas Gerais): 1360 metros.

Qual a diferença entre altitude e altura?

Embora pareçam conceitos semelhantes, é preciso se atentar para as diferenças entre as definições de altitude e altura. Isso porque a altitude é medida tomando como base a superfície do mar, ou seja, esse referencial é fixo e utilizado para a determinação da altitude de qualquer ponto ou objeto. Por sua vez, a altura corresponde à medida vertical de um corpo, ponto ou objeto da sua base até o seu topo. Trata-se da dimensão individual que tem como referência os pontos extremos de um mesmo objeto.

Relação entre a altitude e o clima

A altitude é o que chamamos de fator do clima ou fator climático, uma vez que ela exerce influência direta nas características do clima de uma localidade. Isso acontece em decorrência da pressão atmosférica, que é diferente em áreas mais altas e mais baixas, e também pela incidência de ventos e precipitação.

Em áreas de maior altitude, o ar é rarefeito e a pressão atmosférica é mais baixa. Nessas condições, as temperaturas tendem a ser menores, devido à menor capacidade de retenção de calor. A cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 °C. Dessa forma, quanto maior a altitude de um lugar, mais frio ele é. Além disso, é maior a ocorrência de ventos e precipitação na forma de chuva e neve.

Já sobre as áreas de menor altitude a coluna de ar é maior, o que resulta em maior pressão atmosférica. As temperaturas tendem a ser mais elevadas devido à maior capacidade de retenção de calor.

Veja também: Fatores e elementos climáticos — qual a diferença?

Qual a diferença entre altitude e latitude?

Tanto a altitude quanto a latitude são fatores que influenciam no clima de uma área, cada uma atuando à sua maneira, visto se tratarem de conceitos distintos.

Enquanto a altitude corresponde à elevação de uma área com relação ao nível do mar, a latitude diz respeito à posição de uma área na superfície terrestre em relação ao paralelo de 0°, que é a linha do Equador. A latitude é definida como a distância em graus de qualquer ponto no planeta Terra com relação ao Equador e é utilizada na determinação das coordenadas geográficas, que são fundamentais para a localização e orientação no espaço.

Com relação à sua atuação no clima, áreas de latitude mais baixa recebem maior incidência de calor do Sol, ao passo que as regiões mais afastadas da linha do Equador são muito mais frias, devido à menor incidência dos raios solares.

Exercícios resolvidos sobre altitude

Questão 1

(Fuvest) O Monte Everest é o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estações meteorológicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estação mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, geógrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estação meteorológica em tal condição adversa em menos de 90 minutos.

Disponível em https://www.climadeensinar.com.br/. Adaptado.

A dificuldade de instalação da estação na altitude citada deve-se:

A) às elevadas condições de umidade provenientes do derretimento de neve.

B) à ocorrência de chuvas intensas, que aumentam os riscos de avalanches.

C) às temperaturas reduzidas e à baixa concentração de oxigênio nessa altitude.

D) aos dias mais curtos nessa altitude, o que reduz o brilho solar.

E) à elevada pressão atmosférica, que produz ventos intensos nessa altitude.

Resolução:

Alternativa C

O ar nas áreas de maior altitude é rarefeito, dificultando a respiração. Além disso, as temperaturas registradas nos pontos mais elevados do Monte Everest são muito baixas. Por essa razão, houve dificuldade para instalar a estação.

Questão 2

(PUC-Rio)

Cartograma indicando variação de temperatura.

Disponível em: <http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/climatologia/fatores-do-clima/latitude-e-altitude>. Acesso em: 30 jul. 2012.

A variação de temperatura observada no cartograma acima é explicada:

A) pela diferença de pressão atmosférica nas diversas altitudes.

B) pela correção da maior latitude pelas variações longitudinais.

C) pela variação da longitude que afeta a mudança de latitude.

D) pela menor concentração de pressão nas altitudes mais baixas.

E) pela mudança climática nas camadas de gelo das maiores altitudes.

Resolução:

Alternativa A

Os termômetros indicam a redução das temperaturas com o aumento da altitude, o que é decorrente da diferença de pressão atmosférica.

 

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

GUITARRARA, Paloma. "Altitude"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/altitude.htm. Acesso em 14 de agosto de 2022.

De estudante para estudante


Qual o menor país do mundo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

O que é tectonismo?

Por Brasil Escola
Responder
Ver respostas

Lista de exercícios


Exercício 1

Assinale corretamente a alternativa que apresenta o conceito de altitude:

A) Distância latitudinal entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

B) Distância transversal entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

C) Distância vertical entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

D) Distância longitudinal entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

E) Distância horizontal entre um ponto da superfície terrestre e o nível do mar.

Exercício 2

Qual o instrumento utilizado para medir a altitude?

A) Barômetro.

B) Altímetro.

C) Paquímetro.

D) Multímetro.

E) Micrômetro.

PUBLICIDADE

Estude agora


O que é Estado Democrático de Direito?

Nesta aula aprenderemos que o Estado Democrático de Direito é uma forma de Estado em que a soberania popular é...

Transgênicos

Se tornou bastante comum a utilização de alimentos transgênicos em nossa alimentação. Alguns produtos são...