PUBLICIDADE
Existem muitas dúvidas – e, em alguns pontos de vista, até certa polêmica – sobre qual é a maior montanha do planeta. A resposta para essa pergunta, aparentemente óbvia para muitos, depende do referencial daquilo que se considera como “maior montanha”, o que não é muito simples e gera bastante divergência entre as pessoas.
Você provavelmente já deve ter ouvido por aí que o Monte Everest é a maior montanha do planeta, certo? Como já dissemos, isso vai depender do que se analisa.
Tópicos deste artigo
- 1 - Maior montanha em relação ao nível do mar
- 2 - Maior montanha em relação à base
- 3 - Maior montanha do mundo em proximidade com o espaço
Maior montanha em relação ao nível do mar
Quando consideramos o nível do mar (altitude) como referência, aí o primeiro lugar pertence mesmo ao Monte Everest e aos seus imponentes 8.850 metros de altitude. A a região onde ele se encontra – o Himalaia, na Ásia – apresenta um relevo jovem e formado por atividades tectônicas. Assim, todos os dez pontos mais altos do planeta Terra encontram-se nessa mesma área.
Maior montanha em relação à base
Se levarmos em conta o tamanho de uma montanha ou o ponto da Terra em relação a sua base, independentemente do nível do mar, o Monte Everest é facilmente desbancado pelo Mauna Kea, uma montanha formada a partir de um vulcão no Havaí. Do seu topo até o seu “pé”, o vulcão havaiano alcança incríveis 10.023 metros. Essa montanha apresenta 4.205 metros acima do nível do mar, pois o restante fica submerso no oceano, haja vista que estamos falando de uma ilha inteira!
Mas se considerarmos somente as montanhas continentais – pois o Mauna Kea é oceânico –, o título muda novamente e vai para o Dhaulagiri, que também se localiza no Himalaia e possui uma altura de 8.167 metros do topo até a sua base.
O Mauna Kea é um ponto turístico por proporcionar uma bela vista
Maior montanha do mundo em proximidade com o espaço
O formato da Terra, como sabemos, não é uma esfera perfeita, mas sim um “geoide”, com uma configuração ligeiramente disforme e achatada nos polos. Por isso, essa formação muda totalmente a perspectiva da maior montanha do nosso planeta se fizermos a pergunta: qual ponto da Terra está mais perto do espaço sideral?
O que acontece é que as áreas mais próximas da Linha do Equador encontram-se naturalmente em uma faixa mais externa do planeta. Por isso, com base nesse quesito, o ponto mais externo do nosso planeta fica no Monte Chimborazo, localizado no Equador. Cálculos afirmam que ele está 2,4 km mais próximo do espaço do que o Everest. No entanto, em relação ao nível do mar, ele possui “apenas” 6.268 metros.
Monte Chimborazo, o ponto da Terra mais próximo do espaço*
Curiosidade: a montanha mais alta entre os planetas e luas do sistema solar encontra-se em Marte e é chamada de Monte Olimpo, com mais de 27 km de altura, o que dá mais do que três vezes o Everest! No planeta vermelho, essa formação natural manteve-se nesse estado de altitude elevada porque lá praticamente não atuam os agentes exógenos do relevo, responsáveis pelo desgaste das formas externas da superfície.
*Créditos da imagem: amalavida.tv | Wikimedia Commons
Por Me. Rodolfo Alves Pena